ou
Imagem: blog.wickerparadise.com

Imagem: blog.wickerparadise.com

Sempre que você estiver procrastinando no trabalho, leia essas 10 dicas:

  1. Liste todas as tarefas que você tem em mente em uma única caixa de entrada. Não deixe bilhetinhos, post-its e papéis espalhados pela mesa do trabalho, em casa ou no carro. Centralize em um só lugar.  Por pior que esteja a situação, você sabe que naquele único lugar está tudo o que você precisa fazer.
  2. Use suas listas continuamente e confie nelas. Se você acompanhar sempre direitinho, elas serão sua melhor fonte de informação sobre o que você precisa fazer.
  3. Certifique-se de que tem tudo o que precisa para começar a trabalhar nas tarefas pendentes. Muitas vezes, procrastinamos alguma ação porque existe um passo simples, porém chato, antes. Você pode adiar uma revisão, por exemplo, porque ainda precisa baixar o arquivo do e-mail. Pode parecer simples, mas muitas pessoas adiam algo assim somente por causa dessa pequena tarefa anterior.
  4. Garanta que sua lista de tarefas tenha tarefas, e não lembretes como “amanhã fulano enviará relatório X”. Isso não é tarefa. tarefa é o que você fará com o relatório depois que recebê-lo.
  5. Quando finalizar uma reunião, pergunte quais são os próximos passos. Se você for o(a) mediador(a), defina você quais serão esses passos. Nunca saia de uma reunião sem essas definições, senão de nada terá adiantado a reunião.
  6. Pare de anotar na agenda tarefas para fazer no dia de hoje, de amanhã e por aí vai. Tarefas devem entrar na agenda somente quando realmente for necessário. Por exemplo: você precisa arrumar a sua mala até um dia antes de viajar, impreterivelmente! Não existe situação mais frustrante que estabelecer um dia para determinada tarefa (que não precisava de data certa) e ter que ficar jogando a coitada de um dia para o outro, porque nunca consegue cumprir seus prazos. E tem um motivo: esses prazos não são reais! Então pare de estabelecê-los. Colocando prazos somente no que realmente precisa de prazos, você passa a confiar mais no seu sistema. Se alguma tarefa está naquele dia em questão, é porque realmente precisa ser feita naquele dia e em nenhum outro.
  7. Sempre que não conseguir dar andamento a uma tarefa, desmembre-a em tarefas menores.
  8. Se uma tarefa levar menos de dois minutos para ser feita, faça imediatamente. Não adie o que for rápido, pois essa pequena tarefa pode brecar todo o resto.
  9. Revise suas listas de tarefas semanalmente. Não precisa revisar todos os dias, assim como não pode passar mais de uma semana sem revê-las. A ideia é não perder tempo com isso assim como não deixar faltar nada.
  10. Sempre reveja seus objetivos de longo, médio e curto prazo para ter perspectiva. Às vezes, para trazer a motivação de voltam tudo o que precisamos é de uma visão mais abrangente. Faça isso!

Eu ia colocar como item 11. Não acessar as redes sociais, mas como eu sei que ninguém aqui faz isso durante o trabalho, não precisei.

E você, o que costuma fazer quando sente que a procrastinação está tomando conta no trabalho? Comente!

Thais Godinho
10/04/2013
Veja mais sobre:
19
Linkagem de domingo {63}
Dá para viver sem pressa hoje em dia?
Depoimentos dos leitores {1}

 

  1. Anderson 10/04/2013

    Excelente texto.
    Como trabalho na indústria, as dicas referentes a trabalho não se aplicam ao meu, mas servem muito bem para meus afazeres domésticos.
    Acho que das acima a que mais me acompanha é a “Regra dos Dois Minutos”. Eu realmente reduzi MUITO das etapas da organização acumulada na casa com essa regrinha.
    Muito obrigado por tudo Thais, e sucesso para vocês!!

  2. cintia 10/04/2013

    thais, adorei as dicas.

  3. Vania Lacerda 10/04/2013

    Muito bom!
    Gosto especialmente das dicas 1 e 8. Funcionam meeesmo!

  4. Cecília 10/04/2013

    Item 6… Eu sempre faço isso! É tão frustrante! Tenho um milhão de tarefas que precisam ser cumpridas, mas que não têm prazo, como descartar roupas velhas, por exemplo. Está lá na agenda, no dia X, “separar roupas para descarte”, e então chega o tal dia, não cumpro a tarefa e a postergo para o dia X+1. Olho para o meu planejamento e tenho vontade de chorar! Minha agenda está cheia de obrigações soltas, não prioritárias, e que assombram minha força de vontade de ser minimamente organizada. Frustrante!

  5. Marcela 10/04/2013

    Caramba!
    O item 6 é tudo que faço de errado. Caramba mesmo!

    Olhando pra agenda aqui do lado e pensando: precisamos rever isso.

    Obg Thais

  6. Marta 10/04/2013

    Uma coisa que percebi é que procrastino quando tem uma tarefa chata pra fazer que dá preguiça. Daí respiro fundo, fecho tudo e foco em resolver essa tarefa primeiro. Então, o resto do dia corre muito mais leve 🙂

    Adorei as dicas!

  7. Organiza-se 10/04/2013

    Post perfeito!!!
    Fora procrastinação…na minha opinião a dica 11 melhor não há. Embora não listado, mas sim mencionado.

    P.S: Thaís o texto cita 12 dicas, mas na verdade são 10, ou melhor 11 rs

  8. Carol Santana 10/04/2013

    Essa dica 11 me fez cair do cavalinho…
    😀
    Abraços,

  9. Telma Maciel 10/04/2013

    MUITO BOM! Eu adotei essa semana o método GTD, que copiei lá da Lola (entrei nos enta), q copiou daqui mesmo. Realmente é mais prático anotar tudo num lugar só e a partir dali ir encaminhando as coisas, separando por categoria e produzindo.
    Tô entrando nos eixos! Ufa! Mas o difícil mesmo é a dica 11… rs
    Bjks

  10. Ana Cristina 10/04/2013

    Oi Thais, primeiramente deixa eu me apresentar: sou Ana Cristina, tenho 33 anos e moro em CAMPINAS. Li seu Post sobre as dificuldades que vc encontrou quando chegou na nossa Camp City e compartilho todas elas contigo hehe.

    Conheci seu blog tentando dar um jeito na minha desorganização, já que tenho a jornada de casa, da empresa e agora estou grávida de 6 meses do meu segundo filhote (meu primeiro tem 12 aninhos rsrs) e me surpreendo a cada dia com os seus posts. Super profissionais, didáticos sem perder o carinho.

    Me cadastrei no Fly Lady, mas não sei se vou conseguir para falar a verdade, mas estou tentando.

    Com relação à procastinação – amei seu post, porque vivemos em um tempo que é muito fácil dispersar não é mesmo? Então eu tento deixar a visitinha dos blogs para a hora do almoço e hora de embora.

    Redes sociais – não gosto – e tento dar um bom exemplo para o Yan.

    Obrigada pela oportunidade e pela grande ajuda.
    Um beijo enorme. Se quiser falar mais com alguém da terrinha, eis me aqui. Bjs

    • Thais Godinho respondeu Ana Cristina 11/04/2013

      Oi Ana Cristina! Obrigada por comentar. Vamos nos falando. =)

  11. Zilda Stock 11/04/2013

    Oi Thaís, realmente quando anoto na agenda, procuro por o OK quando chega à noitinha. O que sobra fica anotado p/ o dia seguinte. Tem um porém…por não anotar coisas simples, elas vão ficando…ficando… Por exemplo, tirar o pó da rack, ajustar a cortina, passar roupa. Eu não consigo anotar tudo em detalhes. Faço coisas aleatórias, senão a minha casa não anda.
    Adoraria ser organizada e até metódica, mas não consigo.
    Beijos e continue me ajudando. Obrigada.

    • Elis Lutz respondeu Zilda Stock 11/04/2013

      Zilda,
      você nao precisa anotar na agenda se nao é um compromisso inadiavel/impreterivel, assim evitas o trabalho de no final do dia ter de copiar todas as tarefas que nao conseguiu executar na página seguinte. Faca uma lista de tarefas a fazer à parte, ou tenha, como a Thais já sugeriu, um caderno de tarefas. Eu, por exemplo, anoto: passar roupa, pois se nao anotar a pilha fica lá por dias seguidos pois eu odeio passar roupa, mas se está na minha listinha de tarefas, eu quero resolver, quero poder riscar! dá uma satisfacao! Experimente! 😉

    • Thais Godinho respondeu Zilda Stock 11/04/2013

      Mas essas tarefas de rotina não vão na agenda, Zilda. Agenda é para compromissos e tarefas pontuais, tipo devolver um DVD na locadora ou buscar uma roupa na lavanderia, porque tem data certa. Você pode ter listinhas com atividades de rotina para essas outras tarefas, especialmente as de casa.

  12. Roberta 12/04/2013

    HAHAHHA Adorei o gatinho 🙂

  13. ana 12/04/2013

    Deletei uma de minhas redes sociais, pra que mais de uma? Agora só tenho aquela que vemos “apenas” pelo celular, o que dificulta as “desopiladas” no expediente!
    Estou adorando seu blog e com certeza vou trazer suas dicas para minha vida!
    Obrigada!
    Beijos!

  14. Tânia 08/03/2014

    Thais, suas dicas estão me ajudando muito a me organizar… bj

  15. Helissa 29/12/2014

    Thais, seu blog entrou na minha vida para me ajudar em 2015!
    É impressionante como encontro solução para tudo aqui!
    Obrigada pelas dicas!