090413-google-tarefas

Gosto de fazer testes com diversas ferramentas de organização para postar minhas impressões aqui no blog. Como já utilizo a agenda do Google, achei que seria interessante fazer um teste com o Google Tasks, ou Google Tarefas, em português.

Trata-se de um serviço online do Google para criação de listas de tarefas. É gratuito e pode ser integrado ao Google Agenda. Ele também pode ser acessado via smartphone e tablet, além da versão web. O serviço não só é integrado à agenda do Google como também ao Gmail, a ferramenta de e-mails gratuita do Google.

O serviço de gerenciamento de tarefas é muito simples, então inevitavelmente trará algumas desvantagens.

Uma das funções que mais me atraem no Toodledo é a possibilidade de estabelecer repetições para as tarefas. Afinal, há tarefas que eu faço diariamente, semanalmente, mensalmente e por aí vai. No Google Tarefas, não é possível configurar isso. Logo, se eu quero repetir uma tarefa, tenho que inserí-la em todas as datas que eu quiser.

Para mim, o ponto forte do Google Tarefas, além da integração com todos os serviços do Google, é justamente a sua simplicidade. É possível criar categorias de listas e sub-tarefas, mas sem segredos. E, se você quiser usar uma única lista, pode ser que você acabe colocando ali somente o que for realmente necessário. Eu, pelo menos, acabava colocando muitas tarefas no Toodledo, porque ele é realmente um “desabafo diário” de tudo o que eu pensei em fazer ou que preciso com uma certa urgência. Ele gerencia completamente todos os meus projetos. O Google Tarefas não. Ele é mais parecido com aquela velha listinha de coisas a fazer que fazemos no papel quando precisamos colocar a cabeça em ordem. Para quem não gosta de sistemas complicados, então, ele pode ser excelente. Para quem busca simplificar o processo, também recomendo.

Estou usando exclusivamente a ferramenta nas últimas duas semanas e tenho notado que perdi menos tempo ao priorizar tarefas. Mesmo que eu tenha que passar os olhos em todas as tarefas diariamente (no Toodledo, eu estou acostumada a definir prioridades para cada tarefa, o que não dá para fazer no Google Tarefas), isso leva muito pouco tempo.

Minhas considerações finais então:

  • Ferramenta simples, boa para quem não está acostumado a ferramentas mais complexas, não tem um método de organização mais “rígido”, busca simplicidade ou/e utiliza muito os serviços do Google. Se você se enquadrar em umas das situações citadas, a ferramenta pode servir para você.
  • Ela não serve para quem busca algo mais bem formulado, com outras funções avançadas (como a questão da repetição). Também não serve para gerenciamento de projetos em equipe.
  • Você pode visualizar as tarefas realizadas, o que eu considero algo bom para revisões e visão geral de um projeto em particular.
  • Também pode adicionar uma extensão do aplicativo no seu Google Chrome, caso você utilize este navegador para acesso à Internet.
  • Para habilitar a função em sua agenda do Google, basta selecionar a opção “Tarefas” no menu das agendas. No Gmail, clique em “Gmail” (no canto superior esquerdo) e selecione “Tarefas”.
  • Você pode transformar um e-mail em uma tarefa. Com o e-mail aberto, clique em “Mais” e selecione “Adicionar às tarefas”.
  • Na janela de tarefas, você pode clicar em “Ações” e conhecer diversas opções relacionadas às suas tarefas. Imprimir a lista toda, por exemplo, ou enviar a lista por e-mail.

E você, já usou o Google Tarefas? O que achou?

40 Comentários

  1. Oi, Thaís! Sempre acompanho o seu blog!
    Quando estava me decidindo entre o Google Tarefas e o Toddledo, eu estava também pensando em algo que eu pudesse sincronizar com o celular para quando eu tivesse uma tarefa cumprida na rua, só ticava e pronto. Depois de muito apanhar, descobri que tem para Android (deve ter para iTodos também) um programinha chamado Google Task Organizer (Lite, que é gratuito). Ele oferece opção de reminder, de repetição e outras que não mexi porque estas duas são as mais interessantes.

  2. eu tentei usar o google tasks mais de uma vez, mas não me adaptei. não sei, não gosto do formato dele. por um bom tempo usei o astrid (web e celular) e agora migrei para o wunderlist e estou achando ótimo, perfeito para minhas necessidades. uso via web e celular, tenho um plugin no chrome para facilitar adicionar coisas para minhas listas e dá pra compartiilhar listas tb. https://www.wunderlist.com

  3. Eu só uso o gtasks para tarefas que devo necessariamente fazer num dia específico. As demais, gerencio no trello.com.

  4. Olá 🙂

    Gosto imenso deste blog e aproveito para dizer que no Google task dá para criar repetições.

    Quando fazes criar evento podes criar repetições diária, mensais, anuais, de 2 em 2 meses, mesmo dia da semana etc.

    Se precisar ajuda com isto é só dizer 🙂

      • Bem talvez 🙂
        Se calhar sou eu que ainda não cheguei ai.
        Eu ponho tudo no google agenda com repetições.
        Por exemplo dar remédio aos gatos todos os meses, virar o colchão de 6 em 6 meses, trocar escova de dentes de 3 em 3 meses.
        Depois quando a data chega recebo um mail a avisar.

        Se não estamos a falar da mesma coisa peço desculpa 🙂

          • Thais,
            O Gtasks é o aplicativo para celular do Google Tarefas.
            Ele permite criar tarefas com repetição, e sincroniza com a versão web.
            Já na versão web, realmente não encontrei como criar tarefas com repetição, somente eventos de agenda como a Belinha comentou…

  5. Nossa, que linguagem diferente para o meu humilde dia-a-dia. Querida, sendo vc antenada nos aplicativos do Google, gostaria de saber se já existe um “Google Alerta”. Meu marido está precisando urgente. Ele se esquece da água no fogo, de tomar café, de buscar meu filho na escola. Tudo eu tenho que avisá-lo. Ás vezes tô na academia e tenho que ligar em casa para “alertá-lo” de certos compromissos que cabem á ele. O Facebook o distrai muito. Fico sendo a chata que o interrompe. O Google bem podia ter uma luzinha vermelha lembrando que a vida segue lá fora. Grata e desculpe pelo desabafo. Zilda.

    • Zilda, na google agenda você pode configurar pra mandar sms, email ou pop-up pra alertar dos eventos. Vc põe a forma q quer ser avisada (pode ser várias) e quantos minutos/horas/dias antes do evento quer que o alerta seja enviado.

  6. Oi Thais, utilizo o Google agenda, queria saber sobre uma dúvida minha, eu configurei para receber alguns compromisso em meu celular (sms) vc sabe se é cobrado?

  7. Olá Thais
    Sigo o seu blog há muito tempo e adoro e já adoptei muitas das duas dicas. Continue assim!
    Quanto ao google tarefas eu uso faz um ano e adoro. Gosto de aplicativos simples e principalmente da sua integração com o calendário do google, que também uso.
    Na versão web não dá para fazer repetição de tarefas nem priorizar mas com a app “Gtasks” para android (e iphone também tenho quase a certeza) é possível fazer isso. Claro que depois não fica disponível via web mas como trato das tarefas quase tudo pelo android, para mim serve.
    Não sei já sabia mas há uma janela própria para as tarefas (sem ser acoplada no email ou na agenda) Veja aqui:
    mail.google.com/tasks/canvas
    Eu adoro. Não quero outro gestor de tarefas.
    🙂

  8. Não gostei do Google Task. Para mim tem cara de uma ferramenta que não foi acabada, e nunca será.

    Não gostei da “sincronização” dele nem com diferentes plataformas, nem com diferentes serviços do google.

    Atualmente, eu preferiria que o google me desse a opção de desabilitar esse tasks que só ocupa espaço.

    Eu venho usando o Producteev. Mas ainda não é uma ferramenta pela qual eu seja apaixonada. Gostei muito do Astrid, cheguei até a começar a me apaixonar, quando eu perdi 95% das tarefas num backup mal resolvido.

    • o wunderlist tem muitas coisas similares ao astrid, mas eu acho melhor. usei muito o astrid e adorava, mas agora mudei pro wunderlist e não me arrependo.

      • eu já tenho conta no wunderlist. parei de usar na época em que eles iam cobrar. daí depois eles resolveram não cobrar mais.

        Talvez eu deva rever o wunderlist….

  9. Tais, uso o Google Tasks e acho uma pena não investirem em mais ferramentas ou num aplicativo pra ele. Uso o GTask, aplicativo android que funciona superbem, bem simples e com alarme, repetição, ordenação em diferentes formas (nome, data, ordem…)
    O bom é que consigo acessar no pc, no celular, no tablet… Meu medo é uma hora abandonarem este serviço como já foi feito com outros do Google, pq ele sempre fica tão no cantinho… Espero que acordem pro potencial desta ferramenta.
    Bom, no Google Tasks faço a seguinte alternativa pra resolver a questão da repetição:
    1) quando cumpro a tarefa, já altero a data para a próxima semana ou mês em vez de apagá-la.

  10. Thais,
    Eu tenho usado o toodledo.
    Acho o google tasks simples demais, mas ao mesmo tempo o totdledo tem opcoes demais, as quais nem uso. Talvez fosse ideia tentar usar o GT novamente.

    Mas uso o google tasks para tarefas relativas a emails..
    Ao abrir a msg no gmail, se vc quiser criar uma tarefa, vc pode adicionar aquele email às tarefas (na área de botoes “arquivar, spam, marcadores, etc, tem um Mais, dentre as opcoes tem “adicionar às tarefas”.
    E outra coisa é que as tarefas podem ser visualizadas na agenda do google, aparece como um marcador separado, apesar de nao podermos fazer as repeticoes e nem colocar lembrete para envio de sms ou popup como faço com os eventos da agenda.

  11. Oi Thais e leitores! 🙂
    Eu estou nessa busca pelo que melhor me atende! O app do Toodledo para iPhone só deixa eu add 5 tarefas, depois fala que para add mais, tem que comprar a outra versão! É isso mesmo?
    Por enquanto estou com o meu caderninho pequeno como caixa de entrada e minha agenda diária para compromissos. Estou lendo o livro GTD e estou aprendendo aos poucos o método. Minha vontade é de engolir o livro e ler todo de uma vez, mas n tenho como! rs
    Enfim, tem o “Any do” tb, mas é muuito simples, mas o Toodledo acho complicado. Mas vc fala tão bem dele que estou disposta a ler o Help para aprender a mexer. O que eu acho muito importante é a parte de contextos, que acho que só ele tem, n é?
    Bjus!!!

    • Jura, Carla? Não ver a cara da pessoa quando fala com ela pela internet é complicado, porque interpretamos somente as palavras. Mas tento responder todas as dúvidas e demais comentários do pessoal, e nunca sequer passou pela minha cabeça que eu posso ter sido grossa com alguém, porque sequer é da minha índole isso… O que eu procuro é ser sempre direta, especialmente porque, por causa do tempo escasso, respondo muitos comentários pelo celular e não consigo digitar direito nele. Se você puder me dar um exemplo para que eu não faça mais isso, eu agradeço.

  12. Tais, posso sugerir que o Remember the Milk seja testado oor ti?
    Usei por um tempo e gostei, mas não cheguei a usar a versão pro.
    No mais, adoro seu blog! 🙂

  13. Já tentei usar o google tasks e o toodledo, mas o que mais gostei foi o Remember the milk. Tem um visual simples, é fácil de adicionar tarefas, pastas, tags, repetir eventos e pode ser integrado com o gmail e o google calendar. O único porém é que o app gratuito tem limitações e a versão paga, além de cara, exige renovação anual :/

    • Oi Monica,
      São configurações do próprio Toodledo.
      É necessário entrar na área de Tools > 3rd party tools e navegar de acordo com as suas necessidades.
      Espero que curta o Toodledo pago! Tem muita coisa pra se divertir. 🙂
      Abs

  14. AMO este blog, está me ajudando a colocar a vida em ordem!
    Na empolgação, antes de testar a versão free, comprei o TODOIST, mas não me adaptei. Acabei abandonando a ferramente e claro, me perdendo nos compromissos MAIS UMA VEZ.
    Estou usando o GCalendar, mas tudo acabou virando compromisso, e fica dificil mensurar minha produtividade.
    Com base nos comentários, vou testar o Wunderlist, free primeiramente rsrsrsrs.

    Beijos, parabéns por compartilhar seu conhecimento e facilitar nossas vidas!!

  15. Boa tarde, tudo bem?

    Infelizmente não consigo ver minhas tarefas criadas no Google Agenda na internet do PC quando entro no aplicativo Google Agenda do Android.

    O que devo fazer?

    Obrigado!

  16. Gostei das sua avaliação e considerações.
    Também acho não repetir tarefas periódicas e não organizar por tema impede de ampliar o uso para projetos em equipe.
    Mas, vou tentar usar em função das interfaces com agenda e o Gmail.
    Na verdade vou começar a usar a agenda e tarefas do Google . Vou usar no desktop no trabalho e no celular Andróide, tanto para trabalho como participar.
    Gostaria, se possível , que me desse algumas dicas sobre configurações e conexão para facilitar meu uso
    Obrigado, abs.Renato

  17. Gostaria muito de usar essa ferramenta, mas não estou conseguindo sincronizar as tarefas do Google com o S Planner(calendário do celular) () e nem as tarefas do S Planner com as tarefas do Google. Quando essa sincronia for possível, o Google Tarefas se tornará uma ferramenta perfeita para mim!

DEIXE UMA RESPOSTA