ou

Oi gente! Muitas pessoas me escrevem diariamente, seja através de comentários aqui no blog, seja através de e-mails e mensagens nas redes sociais. Algumas dúvidas acabam gerando assunto para posts, como é o caso deste aqui, em que resolvi falar sobre como organizo as ideias para o blog. Já comentei um pouco aqui sobre como eu me organizo com o blog, mas a dúvida é sobre a organização das ideias, então vamos lá:

Caderno “caixa de entrada”

Caderno e caneta

Como eu já comentei em outro post, carrego sempre comigo um caderno e uma caneta. Esse caderno serve como caixa de entrada, ou seja: escrevo TUDO lá! Tarefas, ideias, notas, lembretes. Prefiro centralizar tudo em um só lugar para garantir que o caderno esteja sempre comigo e para não ter que carregar diversos cadernos para cima e para baixo. Praticidade. Mas é claro que, diariamente, ou a cada dois dias, eu preciso fazer uma revisão e processar o que eu coloquei ali, senão cai no esquecimento. Falo sobre isso no post sobre como eu utilizo o método GTD.

Enfim, eu anoto minhas ideias nesse mesmo caderno. Quando vou processar a informação (favor ler texto linkado acima, onde eu explico o que isso significa), passo para “o lugar certo”.

O lugar certo: calendário editorial do blog

Tenho um calendário editorial no gerenciador de conteúdo do blog, que fica online. É um plugin do WordPress chamado WordPress Editorial Calendar, que considero excelente. Antes, eu anotava no Google Calendar (serve também). Se a ideia para o post já cabe em uma data específica, já incluo no calendário. Se não, deixo sem data específica e, quando eu estiver procurando ideias para postar, basta dar uma olhada nessa lista.

Isso me ajuda muito quando eu tenho uma ideia para uma série de posts, por exemplo, mas tenho medo de esquecer e não planejo escrever em uma data específica. Escrevo ali e, quando for o caso, escrevo o post.

Outras fontes

Acompanho as atualizações de diversos blogs que eu gosto através do cadastro de feeds e, sempre que tenho uma boa ideia a partir de outro post de outro blog, já anoto o que eu pensei. Outras vezes, tenho a ideia na rua, ou no trabalho, ou lendo um livro ou revista. Sempre que isso acontece, anoto no que estiver mais perto: no meu caderno ou no calendário direto.

Não tem muito segredo. Sei que é uma graça ter um caderninho bonitinho e cheio de divisórias, mas não acho nada prático. Não estarei sempre com ele (e posso ter uma ideia logo quando ele não estiver por perto) e uma divisória pode acabar antes da outra, por exemplo. A experiência ensinou que, para mim, uma caixa entrada com texto corrido funciona melhor.

Thais Godinho
21/03/2013
Veja mais sobre:
Blogging, Como eu me organizo
16
Como estruturar uma semana com somente três dias de trabalho
Dicas de volta às aulas para universitários que moram fora
Viver em casa

 

  1. Emanuella 21/03/2013

    Thais, amo suas dicas, confesso que ainda estou muito longe de ser altamente organizada mas, algumas coisas do cotidiano que estou conseguindo mudar aprendi com vc, ou seja, com seu blog, dicas no face, etc… Bjão!

  2. Julia Lima 21/03/2013

    Uso também essa ideia a muito tempo, desde do trabalho, até hoje tenho o meu caderninho… comprei aqueles post coloridos para marcar as paginas, e assim vou me organizando… qq reunião levo, qq coisa levo.. amo escrever e todos os dias, vou fazendo as ideias… muito boa dica!

  3. luana 21/03/2013

    ‘texto linkado acima’, onde?

    • Marcela respondeu luana 21/03/2013

      Thaís também não vi o texto linkado, acho que fugiu! rs rs rs

  4. Marcela 21/03/2013

    Mas como sou uma leitora sempre presente e estudiosa, aqui está

    http://vidaorganizada.com/organizacao/comece-a-se-organizar/como-eu-utilizo-o-metodo-gtd-e-o-toodledo/

    Fantástico! Esse post para mim é completo!!!!

    • Thais Godinho respondeu Marcela 22/03/2013

      Obrigada, Marcela. Estou de férias e só consegui corrigir agora.

  5. Adriana 21/03/2013

    Taís, eu aprendi essa técnica da caixa de entrada única quando comecei a acompanhar o teu blog, e desde então, sempre deu muito certo pra tudo. Todas as informações em um só lugar. Excelente.

    Bjs.

  6. Daisy 21/03/2013

    Oi, Thais

    Gostaria de saber se você tem algum post ou dica para a organização quando a hora do parto está chegando… Estou no segundo filho, e com 30 semanas de gravidez. Queria tanto coisas para o hospital quanto para a casa, se você tiver. Obrigada!

  7. Juliana 22/03/2013

    Adoro seu blog
    Amanha tenho tantas coisas para fazer que nao sei por onde começar, queria ser um pouco mais organizada para não ficar tudo para um dia só!
    Bjss

  8. Sandra 22/03/2013

    Já tenho meu caderninho e vou instalar o plugin no blog, adoro blogar mas a falta de organização está me deixando afastada do meu blog e dos blogs que eu gosto também.
    Como sempre, ótimas dicas!
    Beijos

  9. Vanguedes 03/04/2013

    Tais, bom dia. Sabe se esse plugin do WordPress, citado no texto, ainda existe? Procurei ele pra me ajudar em algumas coisas e não achei mais.

  10. Valéria Moreira 15/05/2013

    Parabéns pelo Blog Thais !!! Achei a sugestão do Plugin fantástica. Acabei de instalar e adorei ! Acredito que a organização é primordial em qualquer atividade e este plugin ajuda muito !!! Abraços.

  11. Marilene 08/06/2015

    Amei seu texto. Comecei recentemente neste universo de blogueira e já tive todas estas incertezas comentadas. Não pretendo desistir. É muito bom inspirar outras pessoas, mesmo que tenhamos dificuldaes de expor nossos pensamentos e ideias. Ainda estou aprendendo e amando todo o aprendizado. Bjãoooo.

  12. Iniciei meu blog a pouco tempo e tenho usado para me organizar o Blog Planner que a Loma do blog sernaiotto.com disponibilizou para download. Vale a pena conferir 🙂