ou

novidades-marco

Todo mês eu posto no blog sobre as novidades que eu vou colocando por aqui. Desta vez, foram poucas modificações, mas achei importante postar aqui pois nem todo mundo pode ter reparado.

#1 Os posts de colaboradores passaram a ser guest posts, ou seja, posts de convidados. Dessa forma, não é necessário ser um colaborador fixo para participar – se você tiver vontade de publicar um texto aqui no blog, basta me mandar pelo formulário de contato que eu vou avaliar e, se for bacana, vou publicar. =) Gostaria apenas de dizer que recebo muitos textos de leitores (obrigada!), mas muitos acabam não entrando por já serem sobre temas abordados no blog ou em outros, exaustivamente. Então peço que não fiquem chateados caso o seu texto não seja publicado. O envio do texto não significa que o mesmo será publicado aqui obrigatoriamente, ok?

#2 Fiz algumas mudanças nas categorias ali em cima. Algumas pessoas notaram que o menu mudou, ficou estático um tempo, mas agora ele voltou a ser dropdown – ou seja, quando você passa o mouse por cima, ele mostra as outras opções. Por enquanto, tem sido a melhor maneira de dispor as categorias. Porém, saibam que eu estou estudando melhorias.

#3 Existe uma categoria nova no menu, chamada Você. A ideia é inserir ali o cantinho do leitor: textos enviados, fotos, dicas, antes e depois, responder dúvidas etc. Não sei se o nome é o melhor, mas por enquanto deixarei assim, está bem? Aceito sugestões de vocês. =) Essa categoria ainda está sendo construída, então há poucas subcategorias por enquanto. À medida que eu tiver um tempinho, vou categorizando os posts que já existem dentro dela.

#4 Algumas categorias tiveram seus nomes alterados. Organização virou Organize-se, Comece a se organizar virou Comece agora! e Simplicidade voluntária virou Simplifique! Pretendo fazer novas alterações, com o único objetivo de aproximar os temas da praticidade do dia a dia e para melhorar a navegação de vocês.

#5 Sobre os temas mensais, eles continuam, mas de forma mais sutil. O tema de fevereiro, Volta às aulas, trouxe uma enxurrada de posts sobre o assunto, o que acabou sobrecarregando o blog com um tema só. Com isso eu aprendi a usar os temas apenas para nortear o meu planejamento de posts, mas sem deixar claro aos leitores qual será. Os temas já estão definidos para o ano inteiro, mas vou procurar variar bastante os posts para que ninguém enjoe de determinados assuntos. O que é importante vocês saberem: para definir os temas, eu fiz uma pesquisa sobre épocas, estações, comportamento humano, entre outros fatores, para definir o que seria mais importante abordar em cada mês (relacionado a organização), de forma que os posts sejam intuitivamente sobre tais assuntos. Por exemplo, é claro que, em dezembro, vou falar sobre Natal, festas de fim de ano, planejamento para o ano seguinte, férias, porque é por isso que a maioria de nós passa nessa época. Também tentarei adequar o conteúdo, sempre que possível, aos nossos amigos do hemisfério norte, que vivem com estações ao contrário das nossas, para que ninguém fique de fora. Então um post sobre volta às aulas em setembro poderia ficar fora de contexto para nós brasileiros, mas fazer todo o sentido para quem mora nos Estados Unidos, por exemplo. Em junho, quando é nosso inverno, eu abordarei mais temas que envolvam atividades internas, pois ficamos mais em casa, nos abrigando. Enfim, são esses pequenos detalhes que eu utilizo para definir os temas.

Espero que tenham gostado das novidades.

Thais Godinho
06/03/2013
Veja mais sobre:
17
Este não é um blog sobre organização da casa
Workshop: Todoist em setembro! Inscrições abertas
Todos os cursos online do blog agora disponíveis

 

  1. Jaqueline Mariano 07/03/2013

    Que trabalho bem feito! Todo dia dá gosto de entrar aqui Thais, porque é um blog aconchegante, você faz tudo com tanta dedicação que faz com que as pessoas voltem de novo e de novo. Achei bacana as melhorias desse mês!!

  2. Mafalda S. 07/03/2013

    Só ideias interessantes. E nós, leitores, claro que gostamos.

  3. Erika/SP 07/03/2013

    Adorei!! Continue assim! Beijos, Erika/SP

  4. May 07/03/2013

    Acho tudo válido, menos adequar o blog para o hemisfério norte. Não tem sentido, já que as brasileiras buscam TANTO algo em português sobre organização e lifestyle – o que os americanos já estão lotados de sites e informações, como o FlyLady, por exemplo. Como o I Heart Organizing, por exemplo. Como a nossa querida Martha Stweart, por exemplo. Eles tem informação de qualidade, acesso a essas informações e, além de tudo, custo barato com utensílios, pois sabemos que no Brasil tudo que é bom, é caro. Comer bem é caro (eu sigo lowcarb paleo em casa), viver organizado é caro, por mais que tentemos “simplificar” o nosso dia-à-dia. Com certeza você ralou muito pra alugar esse apto, pra decorar esse apto, pra fazer o seu “escritório”… não sei, aprendi dar muito valor em cada centavo investido depois que tive filho, e por isso digo que as coisas aqui não são baratas. Além disso, já morei fora do Brasil, mobiliei meu apto com acessórios de “$1,99”, tudo muito cute e com qualidade (nem de longe se compara aos 1,99 do Brasil!!!). Enfim… só cuidado pra não esquecer que por mais que se tente agradar a todos, o público-alvo principal é brasileiro. 🙂

    Beijão Thais!

    • Thais Godinho respondeu May 07/03/2013

      Oi May. Eu sei disso. Citei esse aspecto somente para explicar um pouco como eu defino os temas e os posts de cada mês. Não é adequar o conteúdo inteiro, mas um post ou outro. Há MUITOS visitantes do hemisfério norte, geralmente brasileiros que foram morar no exterior. Não acho legal ignorar ninguém. Se há muitos visitantes de Portugal, por exemplo, (como há!), eles precisam ser levados em conta. =) Mas o blog nunca deixará de ter sua característica local. Não foi esse o sentido da colocação.

      • May respondeu Thais Godinho 07/03/2013

        HAHAHA! A gente vai achando que o blog faz parte da nossa vida e fica dando pitaco, rs.

        Eu acho válido! Me referia mais a países de inglês como língua materna! Mas obviamente sabia que você não iria mudar o blog TODO. 🙂

        Tem bastante gente de Portugal na comunidade FlyLady! Adoro!

        Que venham as mudanças! ^_~

        Beijão!

  5. Cristiana 07/03/2013

    Oi Thais. Descobri vc e seu blog há muito pouco tempo, mas posso dizer da revolução que fez na minha vida. Pena que não tirei foto do antes e depois. Eu tinha pastas e pastas de elástico de documentos, comprovantes, pagamentos que há anos estavam entulhidas e agora consegui arrumá-las, em pastas suspensas, separadas por assuntos e prazo de arquivo. Meu guarda roupa diminuiu quase pela metade e ainda sobrou uma gaveta vazia… Muitas roupas e sapatos que eu tinha, às vezes novos, há anos sem usar foram separados. 80% mandei pra doação e o restante, as coisas novas ou mais “tchans” eu tô (tentando) vender na net (opa, já consegui 300 dilmas nessa história). Sem contar criado-mudo, estante e armário de lavanderia (com produtos de limpeza separados por geral, cozinha e banheiro)… Com quase 40 anos finalmente vi o porquê de usar uma agenda e tô adorando. Como não tenho muitos compromissos, ou os que tenho não tem hora marcada, não tô usando os outros métodos pq acabo perdendo mais tempo fazendo as listas do que executando as atividades. Então vai tudo pra agenda mesmo, são coisas mais de casa, dia-a-dia… É muito engraçado que na hora que vc coloca as coisas no papel, gera no subconsciente uma obrigação de realizá-las. Tipo, coisinhas mesmo que normalmente eu deixaria pra depois, e acabavam rolando pela semana, agora na hora que vejo na agenda corro pra fazer pra ser mais um “check”. Enfim, já falei bastante, quero agradecer por todo esse seu trabalho e dizer que eu gostei mais das categorias separadas dessa maneira, acho que ficou mais fácil navegar mesmo. E quanto aos posts por temas, eu particularmente não gostei do jeito que rolou no mês de fevereiro, justamento pq não estudo, não tenho crianças em casa e depois de um mês de janeiro devorando seu blog, em fevereiro eu me vi “carente” pq foram posts sempre do mesmo assunto e que para mim não interessavam. Espero que essa sua nova ideia, de tornar o tema mais sutil, dê certo. Obrigada por tudo e um grande beijo.

  6. Adriana 07/03/2013

    Olá Taís. Concordo em tudo com a Cristiana. O teu blog dá um norte para muitas pessoas e nos ajudam a mudar hábitos. Quando li a primeira vez sobre a agenda, aconteceu a mesma coisa comigo. Deixei de usar a tradicional e hoje tenho um caderninho inseparável, e olha que nunca passei um ano sem agenda, rsrsrs, mas não tenho muitos compromissos com horário certo. Enfim, também não gostei de como rolou no mês de fevereiro e espero que volte ao normal. Mesmo tendo filho nessa fase escolar e tendo também falado sobre o tema em meu blog, mas também me senti carente de diversidade de assunto. Março vai ser melhor, eu torço.
    Em tudo isso, vale ressaltar teu esforço gigante. Nem de longe sou assim tão determinada e te admiro por isso. Parabéns sempre.

  7. Organiza-se 07/03/2013

    Eu adorei! Como sempre inovando! Parabéns

  8. Léslie 07/03/2013

    Ah! Eu notei que o menu ficou estático por um tempo, pois fui procurar um post que eu sabia exatamente onde estava e não achei o menu que queria.
    Daí acabei procurando no google e achei (não lembrava o título do post).
    Eu gosto mais do dropdown.
    Eu não era do time contra os colaboradores, mas ficou legal dessa forma, os ‘guest posts’.

    Beijo!

  9. Carla 07/03/2013

    Adorei! vai com fé! bjos

  10. Brenda 07/03/2013

    Dá gosto de vir aqui e ver que tudo que você faz é pensando em nós: leitores. Nota-se de longe que é feito com muito carinho. Adorei as mudanças, Thais.

    Beijos!