ou

Bom dia, Thaís! Tudo bem?
Adorei a novidade dos temas por mês. Gostaria de sugerir um post para orientar as mães de filhos que estão começando a levar lição para casa. Esse é o meu caso. A minha filha está entrando no 1º ano do ensino fundamental e a partir de agora trará lições de casa todos os dias. Ela estuda à tarde, porém às terças e quintas tem que ir para a escola no período da manhã também.
Sempre achei que fazer lições de casa à noite não seria muito produtivo pois as crianças costumam chegar cansadas, sem contar que a rotina noturna é corrida. Jantar, banho, e quando vemos já são 20h00. Super tarde para as lições de casa, concorda?
Além disso, os médicos indicam atividades físicas para as crianças pelo menos 3 vezes por dia o que todos nós sabemos que é importante e muito saudável. Ou seja, que tempo sobra para as lições e estudos em casa para uma criança de 6 anos em diante?
Sei que o seu filhinho ainda não está nessa fase, mas você vai ver que dilema é esse, Thaís. Uma loucura!
Beijinhos e muito obrigada por tudo o que você tem feito de bom na minha vida e na de tantos leitores do seu blog.

Queria leitora,

Nossa vida é uma correria, não é mesmo?

A pergunta é: pela manhã, você está disponível para ficar com ela? Se sim, certamente esse horário é o melhor para fazer as lições. Quando ela tiver aula pela manhã, excepcionalmente será necessário fazer as lições à noite. Cheguem em casa, tomem um banho e, logo após o jantar, façam a lição. Mas explique direitinho para ela como as coisas funcionarão. Já viu aquele quadro de rotina da Supernanny? Talvez seja uma boa ter um desses em casa. Eu sou louca para fazer, mas meu filho ainda não entende.

Será cansativo fazer a lição à noite? Sim, mas são dias excepcionais. Nunca, nunca tome situação que são exceção como regra geral para pensamentos e preocupações na sua família. Existirá uma regra geral, que é fazer a lição pela manhã e, quando não for possível, e somente se houver lição, esta será feita à noite.

Quanto à atividade física, ela já não faz aulas na escola? Em muitos casos, essas aulas são suficientes. Se não, talvez seja o caso de fazer algo de curta duração pela manhã – mas tente não complicar!

Certamente outros leitores ficarão muito contentes em te dar mais sugestões pelos comentários. =)

Obrigada por ter escrito.

Thais Godinho
21/02/2013
Veja mais sobre:
14
Dúvida da leitora: qual o melhor horário para fazer a lição de casa com os filhos?
Checklist de volta às aulas
Dia das Crianças

 

  1. Daiane 21/02/2013

    Achei essa criança meio atarefada de mais, e a mãe ainda quer colocar mais coisa. Eu não sei, é fácil falar sem estar dentro do problema e sem conhecer nada além do comentário aí da postagem, mas acho que essa mãe precisa dar uma desacelerada.

    Até onde me lembro eu sempre estudei a tarde quando era bem criança, e sempre fazia a lição a noite. E de manhã é um período em que a filha poderia brincar “la fora” bem melhor do que a noite.

    E, na minha visão, manter um padrão de horários (sem ficar mudando de um dia par outro) é melhor para a compreensão da criança de como as coisas funcionam. Então, na minha visão, o melhor horário para estipular como “horário oficial da lição de casa” seria depois do banho, depois da janta, depois da louça lavada. Terminou, cama. Ou filminho depois cama, sei lá. Afinal, acho que ela não coloca a menina para dormir as oito e meia, né? deve ser lá pelas nove, no máximo nove e meia.

    Se sobrar lição faz no dia seguinte, mas será uma consequência de uma carga maior de lição de casa.

    Agora, na real, tudo depende de como sua criança vai aceitar tudo isso, então acho que o melhor seria a mãe tentar por umas 2 semanas um certo horário e depois tentar outro.

    Sei lá se minha opinião faz diferença também, não tenho filhos.

  2. Dianick 21/02/2013

    Acho que o melhor seria fazer a noite, nem que fosse uma parte, assim a criança não vai se acostumando a deixar as coisas pro outro dia, por mais que ela esteja cansada.

  3. Juliana Mendes 21/02/2013

    Não acho tarde fazer a lição de casa às 20:00, acho um horário bom e melhor do que pela manhã, pois evita que, caso aconteça algum imprevisto, a criança fique sem a lição. Meu filho tem 5 anos e está entrando nessa fase de lições. Pelo menos duas vezes por semana traz lição para a casa, e tenho uma rotina muito puxada, cheia de afazeres, assim, procuro sempre dividir essa tarefa com meu marido. Enquanto faço a janta ele já vai orientando a lição do nosso filho e assim, geralmente, a lição é feita de uma maneira tranquila. Existem algumas lições que ele já consegue fazer sozinho, basta uma pequena orientação e ele consegue fazer numa boa, então acho que o melhor é tentar conciliar à noite mesmo, e deixar as manhãs livres para brincadeira e o que mais ela gostar. Dessa maneira ela já vai se habituar e não deixar as coisas para o dia seguinte. Essa consciência será muito importante para a vida adulta dela.

  4. Luciana Colaço 21/02/2013

    Bom… minhas filhas estudam pela manhã e ficam período integral na escola. Então já fazem a lição de casa na escola. Excepcionalmente a lição precisa da ajuda dos pais e então nós fazemos à noite. Nesses dias eu chego com elas por volta das 19hrs, dou banho e já vamos fazer a lição (elas jantam na escola).
    A questão da disponibilidade que a Thais colocou é bem válida, pois eu não tinha essa disponibilidade com meu filho no período em que ele estudou à tarde. Como eu trabalhava e ele ficava com a empregada pela manhã, a lição de casa sempre era feita à noite.

  5. Nilza 21/02/2013

    Olá,
    Ouvir especialistas é bom, mas a gente precisa seguir um pouco as próprias convicções, caso contrário, 24 horas não bastam para todas as atividades recomendadas.
    Horário bom é o que serve para cada família. Para mim, a lição era à noite e as manhãs para brincar. Funcionou muito bem.

  6. dani77cano 21/02/2013

    Minha filha começou a estudar a tarde somente esse ano (1º ano). Nossa rotina tem sido assim: chega em casa 17:45. Toma uma água, vai no banheiro, se precisar come uma coisinha qualquer e já vai fazer a tarefa. Eu ou meu esposo auxiliamos, depende do dia (qdo preciso fazer a janta ele auxilia). Acabou a tarefa, banho, janta e as vezes sobra um tempinho para ela ver um desenho ou ler um livro (geralmente eu leio, apesar dela estar aprendendo a ler). Raramente deixamos a tarefa para outro dia.
    Nas 3ª e 5ª tem natação às 18h, então saímos direto da escola para aula de natação, então nesses dias as tarefas são feitas pela manhã.
    Cada criança tem um ritmo. A minha filha nunca conseguiu dormir antes das 21h. Isso desde bebê. Era um parto tentar fazer ela dormir mais cedo. E sempre acordou cedo também (qdo bebê acordava as 5h, agora c/ 6 anos acorda por volta das 8h).
    Acho que se a criança tem por hábito dormir cedo, talvez ela não renda tanto para fazer tarefa quando chega da escola. Então o horário melhor seria pela manhã.

  7. Nivea 21/02/2013

    Meu filho sempre teve que fazer a lição a noite, mesmo quando estudava de manhã, trabalhamos o dia todo e esse é o único horário que podemos acompanhá-lo. Esse ano passou a estudar a tarde, então chega em casa e já pega para fazer a lição, enquanto preparo o jantar vou dando algumas orientações para ele e se for algo mais complicado, terminamos depois do jantar. Na verdade o melhor horario é aquele que se enquandra na sua rotina. Bjs

  8. Gabrielle B. 21/02/2013

    Thaís, ainda não sou mãe, mas gostaria de indicar um livro Aprendendo a Inteligência do Prof. Pier. Quando eu estava no ensino médio vi uma palestra desse professor, e no seu livro ele explica como é fundamental estudar no horário mais próximo a aula possível para que o aluno fixe o conteúdo! Atualmente faço faculdade de Direito e tento seguir o melhor que posso os ensinamentos desse professor, e realmente percebo a diferença com relação ao aproveitamento do conteúdo! Espero ter ajudado

  9. Silvana 21/02/2013

    Em casa minha filha estuda à tarde e faz a liçao assim que chega da escola, enquanto preparo o jantar. Os professores da escola dela sempre falaram que a lição deve ser feita no mesmo dia da aula, para poder fixar o conteúdo. De manhã estou no trabalho e não poderia auxilia-lá na tarefa e ela aproveita a manhã para brincar e assistir um pouco de TV. Ah, ela também faz karatê 3 vezes na semana.

  10. cintia 21/02/2013

    que quadro de rotinas da supernanny? não achei foto… vc não pilha fazer um post com um passo-a-passo?
    ou vc fala o que tem de informação e lança um desafio. a gente manda fotos e vc pública umas 3. 🙂
    abraço, adorei o post!

  11. Raquel 22/02/2013

    Identifiquei minha rotina com a da leitora Nivea, meu filho estuda pela manhã eu trabalho o dia inteiro, optei pelo almoço na escola daí por volta das 13:30 ele esta em casa (fica com o pai, q trabalha a noite). Neste período ele descansa um pouco, come um lanchinho brinca e toma banho e por volta das seis e meia eu chego em casa oriento na lição (ele prefere fazer comigo)e vou fazendo a janta. Fazemos a refeição e depois lemos para dormir umas 9 e meia. Ufa, é cansativo mais temos que nos adptar para otmizar as coisas.

  12. Vanuza Silva 10/05/2013

    Meu filho de 04 anos estuda de manhã, quando chega da escola, já olho a mochila pra ver se tem a agenda de recados ou tarefinha, se tiver coloco em cima da mesa do computador,onde sempre olho rsrs,após isso ele vai direto pro banho,almoça, toma seu leitinho, e dorme um soninho de 02 horas,levanta, deixo ele brinca ou assistir um pouquinho para despertar, e o coloco para fazer as tarefinhas da escola(q vem só de vez em quando).
    ai ele tem a tarde inteirinha para brincar.
    A noite arrumo a mochila dele e preparo o lanchinho e separo um brinquedinho(Só leva uma vez por semana, na sexta feira esse é um jeito dos professores ensinarem as crianças a compartilhar)ele vai dormi as 21:00hs

    Obs: bom pra mim é facil, pois temos o escritório em casa…

  13. Naíze Rodrigues da costa 24/08/2016

    Ola, comecei a acompanhar o blog a pouco tempo, e tenho gostado muito.
    Bom eu faço com minha filha o seguinte: ela estuda a tarde, quando chega do colégio deixo ela descontrair, fazer o q quiser tipo brincar, assistir, ate eu chegar em casa assim q chego ela toma banho, enquanto eu arrumo o jantar ela faz a tarefa, e eu vou auxiliando, depois jantar e dormir, pela manhã como não fico com ela é livre para brincar e assistir, porem na segunda e na quarta ela vai pro bale. Não acho pesado pois ela se diverte fazendo todas as atividades e ela tem muita energia, é assim desde os 3 anos hoje ela tem 6 anos. Agora só esta um pouquinho mais difícil seguir a rotina da noite pois tenho um bebê de 5 meses, então tenho q dar banho nele primeiro, e colocar pra dormir, mais ate ele esta entrando na onda de ter rotina… rsrs. E eu tenho uma ajuda super especial do meu marido que em assunto de organização ele é d+++.