ou

Este texto foi enviado pela leitora Luciana Vaz, do blog Carmim & Café.

Os apaixonados por livros sabem bem que manter seu acervo organizado de forma eficiente não é tarefa das mais simples. Conheça algumas dicas para manter esse tesouro a salvo da bagunça do dia-a-dia.

O primeiro passo é separá-los de acordo com a frequência de leitura. Este é um bom momento para separar aqueles que já não são lidos há muito tempo, não apresentam mais interesse ou estão desatualizados.

Dependendo de qual situação se encaixam, podem ser vendidos para sebos, doados ou até mesmo reciclados.

Feito isso, a sugestão é que os livros sejam agrupados pelo gênero (romance, drama, biografia, etc.) e posteriormente por ordem alfabética (primeiramente por título e posteriormente por autor).

Uma outra forma, mais simples e também bem interessante, é organizá-los por tema (culinária, viagens, arte, fotografia, etc.). Se você possui muitos livros que se encaixam nesse perfil, arrume-os em ordem alfabética (novamente por título e posteriormente por autor) e coloque-os em uma prateleira a parte.

Imagem encontrada no blog Decorar: Aproveitando e Organizando

Para os que gostam de adotar na decoração um estímulo mais visual, uma boa opção é organizar o acervo pela cor das lombadas. Neste caso, esqueça tudo que mencionei acima e apenas separe-os pela cor, dispondo-os nas prateleiras de forma divertida.

Imagem encontrada no portal Mundos das Tribos

Livros infantis devem sempre ser mantidos nas prateleiras mais baixas, facilitando o acesso das crianças e incentivando a leitura. Neste caso, basta guardá-los do maior para o menor.

Imagem encontrada no site Mães à obra

Para decorar e ao mesmo tempo organizar, separe alguns livros bem interessantes e disponha-os em cima de uma mesa de centro, dentro de cestos de vime pela casa ou em aparadores.

Imagem encontrada no site Tudo para meninas

Onde guardá-los? Essa de fato é uma boa pergunta. O local escolhido para colocá-los influencia diretamente na conservação e na durabilidade das obras.

O essencial é que o local escolhido seja muito bem ventilado, preferencialmente, em estantes com fundo protetor ou a uma distância razoável de paredes úmida, evitando assim qualquer contato da superfície úmida com o papel.

Feito isso, literalmente, “mãos às obras”!

Thais Godinho
20/02/2013
Veja mais sobre:
12
Selo de aprovação: amaciante Comfort Concentrado
Lixeira da cozinha
Banheiro rústico

 

  1. Marcela 20/02/2013

    “O primeiro passo é separá-los de acordo com a frequência de leitura” – Ok!!! Até aí tudo bem, mas não entendi a parte “posteriormente por ordem alfabética (primeiramente por título e posteriormente por autor).” Então eu organizo por título por ordem alfabética e depois TAMBÉM por ordem alfabética por autor???? desculpe a ignorânia mas acho que não convem os dois por ordem alfabética, ou um ou outro, não é???
    Bjs…ah e seja bem vinda

  2. nina 20/02/2013

    Eu organizo os meus por autor – em ordem de afeição – e depois por ordem de lançamento, haha. Do mesmo jeito dos cds e discos. Gosto de lembrar da ordem cronológica das obras 🙂

  3. Nina 20/02/2013

    Adorei o post, especialmente sobre os usos decorativos dos livros. Eu organizo os meus por gênero. Como não tenho tantos livros, não tenho qualquer critério de organização dentro do mesmo gênero, pois é fácil de localiza-los ali.
    Beijos e bem vinda!

  4. Deborha 20/02/2013

    Organizo os meus por tipo (religiosos, seculares e profissionais). Depois, disponho do maior para o menor para ficar bonitinho na estante, levando também em consideração a temática central quando são da mesma altura. Ex. Faço um “estirão” de “livros religiosos” do maior para o menor e, dentro desse estirão, nos livros que são praticamente da mesma altura faço mini sessões como “religiosos feminininos”, “religiosos de aconselhamento”, “religiosos de vida cristã” etc. Assim, minha estante ficou super prática, organizada e harmônica esteticamente. 🙂

  5. Gabi 20/02/2013

    Eu organizo os meus por cores, pois a enstante fica bem na sala,à vista de todos….Todo mundo que chega aqui em casa se espanta, acha lindo!

    Eu tenho uma facilidade incrível para decorar as cores das capas/lombadas dos livros,então localizá-los não é problema para mim…

    Mas confesso que para que não é assim, o sistema pode complicar muito a vida…rs.

  6. Dona 20/02/2013

    Organizar livros em casa é uma coisa bastante pessoal, eu geralmente coloco os meus em ordem de tamanho por motivos de conservação. Se alguém tiver interesse em organizar livros de forma mais profissional, a maior parte das bibliotecas utiliza 2 códigos classificatórios para organizar os livros na estante: a CDD ou CDU (que são dois códigos distintos que organizam por área de conhecimentos)+ a tabela Cutter (que na prática é basicamente uma classificação por ordem alfabética por sobrenome do autor, e titulo do livro).
    Na prática organiza-se pelo primeiro código para manter livros do mesmo assunto reunidos no mesmo lugar, e o segundo para que fique mais fácil localizar um livro específico na estante.
    Aqui tem o endereço da tabela de Cutter online
    http://www.davignon.qc.ca/cutter1.html
    CDU online:
    http://www.udcc.org/udcsummary/php/index.php?id=13358&lang=pt
    E a CDD, bom só comprando os livros mesmo, mas para organizações em que não apareceram assuntos muito específicos acho que basta saber as classes principais, ou “colocar” dessa biblioteca que utiliza a CDD como código classificatório:http://200.9.84.221/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl82.xis&cipar=phl82.cip&lang=por
    Qualquer coisa posso escrever alguma coisa sobre o assunto, pois tenho formação na área de biblioteconomia.

  7. Maria Carla 20/02/2013

    Adorei as dicas Luciana! Eu organizo por temas e estou satisfeita, mas também amei a dica da organização por cores (embora dificulte a busca de um determinado livro depois).

    Bem-vinda!

  8. MARCIA 20/02/2013

    eu amo livros e as dicas são boas! no meu escritorio eu tenho um sonho realizado, uma parede repleta de livros, separados por temas.
    mas tb tenho lido maneiras de manter a limpeza, como tirar o pó e evitar traças…

  9. Gabi 21/02/2013

    Como uma apaixonada por livros eu amei as dicas e já vou começar a usa-las: no quarto e na sala!!! Por enquanto eles estão separados apenas por autor mas pra varias vou separa-los por cor da lombada. Adoreimcomo ficam visualmente. Caso dificulte muito minha vida faço a organização por ordem alfabética.
    Beijos e seja bem vinda!!

  10. Cristiane 21/02/2013

    Sempre fico em dúvida: é melhor guarda-los em um armário fechado ou numa estante aberta para conservá-los melhor?

    Outra dúvida: é melhor coloca-los em pé ou podemos coloca-los deitados?

    Adorei o post!!! =)