ou

Este post foi enviado pela leitora Daniela de Freitas Guedes, do blog Sem Formol Não Alisa.

É cada vez mais comum jovens saírem da casa dos pais para estudarem fora. Nesse caso, a volta às aulas é um pouco mais complicada porque envolve todo um planejamento para voltar à cidade-escola. Nesse meu primeiro post, quero compartilhar algumas dicas para organizar a volta às aulas para universitários que moram fora, assim como eu.

Agora, cá estão as minhas dicas para universitários que moram fora organizarem sua volta às aulas.

Malas

Se é recomendado fazer as malas com antecedência para viajar, imagine então para voltar para a cidade onde você mora durante a maior parte do ano! Comece fazendo uma lista com tudo o que se lembrar, incluindo não somente roupas, mas também roupa de cama, mesa e banho e objetos pessoais. Comece o quanto antes e deixe a lista sempre por perto para ir escrevendo-a conforme se lembra de tudo. Lave e passe o que for necessário e vá separando o que deve ir para a mala. Se você visita a sua cidade de origem com frequência, considere levar somente o que precisará para passar os primeiros dias até a próxima visita, para diminuir o tamanho da mala.

Data da viagem

Não é interessante viajar em cima da hora, às vésperas do primeiro dia de aula. Precisamos de tempo para desfazer as malas; limpar e organizar o apartamento ou república e resolver pendências. A data da viagem ideal depende muito da quantidade de coisas que você tem para fazer antes das aulas, mas, em geral, uma semana é o suficiente.

Faça uma to do list

Geralmente, temos muitas coisas a serem resolvidas antes das aulas começarem. As tarefas vão desde comprar material para a faculdade até limpar o apartamento ou república e abastecer a geladeira, passando por renovar passes de estudante e descobrir onde suas aulas serão. Aqui, fazer uma to do list é indispensável.

Comece com tarefas mais gerais como “renovar passe escolar” e vá destrinchando-as em tarefas menores como “preencher formulário”, “xerocar documentos”, etc. Uma boa ideia é separar essas tarefas por contexto, como no método GTD (se você já não o usar).

O ideal é fazer essa lista de tarefas bem antes de as aulas começarem. Ela te dá uma boa noção de qual a melhor data para viajar, além de que, você pode adiantar o que pode ser feito na sua cidade de origem, como comprar material, imprimir a sua grade horária e passar datas importantes do calendário letivo para sua agenda.

Preparação para a viagem

É importante determinar a data da viagem com certa antecedência também, para que você possa se preparar. Se você viaja de ônibus e/ou avião, compre as passagens antes para não correr o risco de elas se esgotarem. Se você tem carro, é importantíssimo prepara-lo para viajar, conferir se está tudo certinho, resolver qualquer problema e, claro, encher o tanque antes de pegar a estrada. Se você pretende dar carona, procure as pessoas o quanto antes, já deixando claro a data e a hora da viagem, o espaço disponível no carro (para a bagagem) e o preço que você cobra.

Apartamento ou república

Quando saímos de férias, nosso apartamento ou república tende a ficar fechado por muito tempo. Não se esqueça disso quando for fazer sua to do list. Além de planejar uma faxina (se vai fazê-la sozinho, se vai dividir as tarefas com os colegas, se vai contratar uma faxineira, etc), não se esqueça de abrir todas as janelas para entrar sol e circular o ar. Também abra os armários e ponha as roupas e roupas de cama, mesa e banho que deixou guardadas para tomar sol, troque as roupas de cama e toalhas e vire o colchão. Aproveite também para fazer declutter, principalmente na papelada da faculdade e na sua escrivaninha. Além disso, a geladeira provavelmente estará vazia. Se não, jogue fora o que estiver estragado ou vencido. Faça uma lista de compras e vá ao supermercado.

Contas

Se você ainda não tem um sistema para organizar as contas que chegam, aproveite o começo do ano para criar um. Uma boa ideia é seguir o exemplo da Thais: ter uma pasta normal para colocar as contas que devem ser pagas e uma pasta sanfonada com 12 divisórias, uma para cada mês do ano, onde ficarão as contas já pagas. Outra coisa que faço para não perder os prazos é usar post its. Tenho um post it para cada conta com o nome e a data de vencimento (por exemplo: aluguel, dia 14) e os coloco na agenda, cerca de 5 dias antes do vencimento no mês atual. Quando a conta chega, eu reposiciono o post it no mês seguinte.

Planejamento anual

Provavelmente, sua faculdade disponibiliza o calendário do ano letivo online. Aproveite para verificar quais serão os feriados e recessos para planejar suas visitas a sua cidade de origem. Se você viaja de avião, é interessante saber essas datas com antecedência para aproveitar promoções para comprar as passagens.

O que vocês fazem para se organizar para a volta às aulas?

Thais Godinho
14/02/2013
Veja mais sobre:
De férias/folga
22
GTD e Estudos: Aprendendo a esclarecer tudo o que você captura
Contra o conceito da mulher multi-tarefa
Como organizar: Estudar em outra cidade

 

  1. Nina 14/02/2013

    Oi, Daniela!
    Bem vinda ao vida organizada. Começou muito bem!
    Adorei o post e as dicas.

  2. Joana 14/02/2013

    Olá Daniela. Seja bem vinda. É sempre bom ter novidades aqui no blog, esperamos pelas suas 😉 E sim, o post está mesmo bom!

  3. Karla 14/02/2013

    Parabéns Daniela, ótimo post. Seja muito bem vinda.

  4. Thais Godinho 14/02/2013

    Bem-vinda, Dani. =)

  5. Danusy 14/02/2013

    Parabéns ótimo texto. Gostaria de deixar uma sugestão para a Thais colocar logo abaixo do texto o nome da colaboradora porque hoje a Daniela se apresentou mas acredito que será apenas da primeira vez, pra não correr o risco da leitora ler o post e só no final descobrir a escritora, eu gosto de saber quem escreveu durante a leitura. Um abraço.

    • Thais Godinho respondeu Danusy 14/02/2013

      Danusy, a caixinha do autor fica no final para não prejudicar a leitura do post para quem lê através de dispositivos para pessoas com deficiência visual.

    • Daniela de Freitas Guedes respondeu Danusy 14/02/2013

      Obrigada, Danusy! 🙂

  6. Danusy 14/02/2013

    Correção logo abaixo do título.

  7. Danusy 14/02/2013

    Entendi, obrigada Thais.

    • Thais Godinho respondeu Danusy 14/02/2013

      Vou colocar uma pequena indicação. Será que já ajuda? Me fala.

  8. Danusy 14/02/2013

    Perfeito, se não atrapalha as pessoas com deficiência, ficou ótimo. Com o tempo a gente acostuma a olhar e ver qual amiga nos escreveu.

  9. Ana 14/02/2013

    Parabéns pelo post Daniela, escreva mais sobre isso. Adorei!
    Eu também moro sozinha por causa da faculdade, tem pouco tempo e ainda não me acostumei com essa nova rotina.

    Bj bj

    • Daniela de Freitas Guedes respondeu Ana 14/02/2013

      Obrigada, Ana! Escreverei, sim. Logo você se acostuma, acho uma delícia morar sozinha e fazer faculdade. 🙂

  10. nati 14/02/2013

    uhul, dani, que sucesso! (: parabéns! também acredito que só vai trazer coisas boas pro blog!!

    boa volta as aulas! :*

    • Daniela de Freitas Guedes respondeu nati 14/02/2013

      Obrigada, Nati! Também vai trazer coisas boas pra mim, com certeza. Aliás, já está trazendo. Estou muito feliz com o apoio e o carinho de todo mundo. 🙂

  11. Anna Kuhl 14/02/2013

    Adorei o texto, Daniela !
    Quando eu estudava fora, eu tentava fazer um pouco de tudo que você citou e sistematizou muito bem !
    Bjos