ou

Quem trabalha e estuda sem voltar para casa no intervalo precisa se virar com uma mochila e o mundo inteiro nas costas. Durante muito tempo, eu só usei mochila, pois gosto de ter os braços livres, especialmente ao pegar ônibus e precisar ficar me equilibrando. Ainda hoje, prefiro usar mochila algumas vezes, por todos esses motivos citados. Quem trabalha e estuda não tem muita opção, e eu nunca entendi quem preferia levar uma bolsa e todo o restante do material nos braços, ou em uma sacolinha. A mochila adianta bem a vida.

Para fazer isso, no entanto, é preciso ter atenção a alguns detalhes. A mochila, por exemplo, precisa ser boa, aguentar o peso sem rasgar e sem machucar (muito) a sua coluna. Existem diversos modelos mais anatômicos que podem ser mais caros, mas compensam pelo conforto. O tamanho também deve ser adequado e proporcional a cada corpo.

Uma técnica que eu utilizava na época da faculdade, quando ia direto do estágio, era ter um pequeno kit de sobrevivência na mochila composto por:

  • Escova e pasta de dente;
  • Guarda-chuva dobrável;
  • Blusa extra, caso acontecesse algum acidente, tipo derrubar café ou molho na hora do almoço;
  • Desodorante;
  • Escova pequena para cabelo;
  • Pequeno espelho.

Todo o restante era o material que eu utilizava diariamente, como o meu caderno de caixa de entrada (que utilizo até hoje tanto para o trabalho quanto utilizava para a faculdade), agenda (hoje utilizo a eletrônica, do Google), minha pasta com as disciplinas e algumas canetas sobressalentes. Além de, é claro, livros, apostilas necessárias, pendrive, chaves, celular, carteira etc.

Hoje em dia, para começar, eu substituiria toda a papelada por um tablet, o que já me faria economizar cerca de 3kg na mochila. Me dei de presente de Natal um tablet da Samsung que vem com uma caneta para notas e usaria ele sem dúvida nenhuma. Junto com o Dropbox (para armazenar os arquivos na nuvem), eu não precisaria nunca mais carregar apostilas para lá e para cá. Além do mais, eu também poderia fotografar anotações feitas pelo professor na lousa ou outros documentos importantes para estudo posterior.

A ideia é levar menos peso possível, mas sem deixar faltar nada no dia a dia.

E você, passa por isso? Como otimiza o uso da mochila para ir do trabalho ao curso?

Thais Godinho
07/02/2013
Veja mais sobre:
Em casa, Meia hora, Organizar
60
2 maneiras de saber se você é bem-sucedido(a)
Uma tarefa por dia
Como organizar: Currículo

 

  1. Gaby 07/02/2013

    No meu caso é um pouquinho diferente, e talvez mais complicado… Eu muitas vezes vou do trabalho pra academia ou pras aulas de dança. Não posso trabalhar de tênis (muito³ informal até mesmo pro meu “trabalho informal”) e também não pega bem vir de mochila (super esportiva).

    Em geral venho de roupa normal e preciso trazer tênis (ou sapato, da dança),meia, legging e uma camiseta.Sem falar no desodorante. A mochila mais arrumadinha que eu tenho não cabe tudo isso (e mais as coisas da bolsa e a agenda) então acabo trazendo a bolsa normal ou essa mochila e uma sacola de papel. É ruim, pesa, é péssimo pra carregar no ônibus (sempre cheia de “tranqueiras” caindo) mas não vejo outra opção =/

    • Thais Godinho respondeu Gaby 07/02/2013

      Verdade, Gaby. Lembro que teve uma época que eu fiz isso também: trabalho e depois academia. Não tem jeito, tem que levar tudo em uma mochila grande mesmo.

  2. Erika 07/02/2013

    Thais, eu estudo e trabalho no mesmo lugar (estudo quimica e trabalho em um laboratório de pesquisa), e meio que não tenho horário fixo pra ir trabalhar: qualquer janela que tenho, eu vou, ou então vou pra biblioteca estudar. Eu levo uma mochila com um caderno de 10 matérias (faço 5, mas nao conheço cadernos menores que esse – tirando o de 1 matéria), uma pasta com plasticos, caderno de laboratório (pras anotações do trabalho), caderninho GTD, agenda Moleskine, estojo, carteira, óculos, guarda-chuva, blusinha de frio, … Tenho uma bolsinha com um kit também: lencinho umedecido íntimo (que eu uso pra tudo, na verdade), desodorante, escova/pasta/enxaguante bucal, um rímel e um lápis de olho, coisas pra prender o cabelo e uma farmacinha bem básica, com os remédios que eu tomo com frequencia ou poderia vir a precisar (não tem farmácia dentro do campus, aí é bom estar prevenida). Ah, eu divido as coisas na bolsa por saquinhos/estojinhos e ponho tudo dentro de uma necessaire maior que eu tinha dando sopa por aqui! É bom que as coisas não ficam sambando na bolsa e fica fácil de achar! aproveitei que essa necessaire tem uma alça e pendurei a chave de casa e do carro nela, aí fica fácil de achar também! Fiz isso da necessaire porque a minha mochila só tem um bolsinho pra celular e canetas (??) no compartimento maior e um compartimento menor que não é tão menor assim, que eu uso pra por uma roupinha de frio ou algo assim, porque lá na USP é bem mais frio que no resto da cidade, em especial no meu instituto… Ah, também levo algum lanchinho industrializado, que possa ficar dias na bolsa, pra casos de emergencia… Em um saquinho, eu coloco umas barrinahs de cereal, um chocolatinho, umas balinhas… Em geral eu como na cantina de lá, mas nem sempre eu quero comer lá/gastar dinheiro. Estou sonhando com o dia que vá ter um microondas que eu possa usar, aí eu vou levar comida de casa… Muito mais gostoso, saudável e barato 😀 Gostei da sua idéia da blusinha adicional, às vezes acontece mesmo da gente derrubar algo (comigo, com uma frequencia meio grande hehehe). Beijos!!

    • Marcela respondeu Erika 07/02/2013

      Bem parecida com minha bolsa…seria interessante fazer um post com esses detalhes de compartimentos hein!!!

  3. Erika 07/02/2013

    Ah, eu mantenho uma ecobag dobradinha na bolsa pros dias em que eu precisar trazer algum peso extra (livro da biblioteca, por exemplo), ou quiser dividir o peso. Quando eu não vou precisar levar tantas coisas assim, eu uso uma bolsa normal e ponho o resto na ecobag, fica a dica 😀

  4. Shirley 07/02/2013

    Ainda uso minha agenda de papel…rsrsrs. Por que tenho medo de perder contatos ou Compromissos em dispositivos como o tablet … tenho um, gravo nele também .quando a mochila esta sobrecarregada com livros levo ele. É muito importante manter a organização, principalmente na mochila, em tempos de estágio, trabalho e faculdade.
    Belo artigo.

  5. Flora Castro 07/02/2013

    Eu sempre levo meu kit bucal com escova, pasta de dente e fio dental. Uma blusa de frio (porque ar condicionado vai me matar dia desses) e um guarda chuva. Além dos meus dois óculos (normal e de sol) e sempre prendedores de cabelo extra.
    Como eu posso trabalhar de forma informal, em dias normais vou de tênis, calça jeans e uma blusa básica (sempre tendo a de frio na bolsa). Em dias de chuva, vou de bota pra evitar que meu sapato se molhe. Sempre levo um kit de remédios básicos (para dor de estômago, dor de cabeça e enjoo – eu tenho gastrite, então é sempre necessário) e também band-aid de tamanhos diferentes, dois de cada. Vou direto do estágio para a faculdade e só então pra casa. Vou começar a colocar uma blusa extra na mochila, um desodorante e uma escova de cabelo, que são ótimas dicas. A
    A partir de hoje, vou começar a levar também um lanchinho (geralmente passo 5 a 6 horas sem comer depois do almoço e chego em casa muito mal).
    Na segunda eu tenho treino de Roller Derby e é sempre um inferno quando eu consigo ir porque tenho que levar meu equipamento pro trabalho E pra faculdade, e ele deve pesar uns 5 quilos, mas nesse caso, não tem muita alternativa.
    Estou no ciclo básico da faculdade, então a quantidade de xerox que tiramos é imensa. Mesmo assim eu tenho um kindle em que consigo passar os podfs e ler nele e pros que não tem digital eu comprei uma pasta grande e que cabe na minha mochila. Também tenho uma agenda semanal pra me organizar (tipo moleskine, só que da Cícero) e sempre uso o calendário do celular pra me localizar. Tenho sempre no meu estojo, tesoura, grafite, lapiseira, lápis, canetas, masrcadores e borracha.

    Ah e o item que eu mais gosto e tenho dois na minha bolsa diária (um na mochila e outro no estojo): protetor labial. Meus lábios racham e sangram com muita facilidade, então eu uso o tempo todo.

    Thais, uma última coisa: seu blog é MA-RA-VI-LHO-SO. Ajuda muito mesmo.

  6. Tathiana Machado 07/02/2013

    O que é “caderno de caixa de entrada” ?

    • Thais Godinho respondeu Tathiana Machado 07/02/2013

      Tem um montão de posts antigos falando sobre isso, dá uma olhadinha pela busca. =)

  7. Angela 07/02/2013

    Oi Thaís, queria te parabenizar pelo seu blog, tem me ajudado muito para me organizar. Confesso que me apaixonei pelo blog, rs
    E essa matéria de organizar a mochila, a minha grande correria que além de trabalhar e estudar eu ainda faço academia.
    Não é fácil essa vida de “peão”, mas tudo bem. rs
    Beijos!

    • Mayara respondeu Angela 31/12/2016

      Achei o site justamente por isso: Vou começar a trabalhar, estudar e fazer academia. Não sei bem como organizar a mochila pra isso sem que fique com dor nas costas depois, e apesar de ter pegado várias dicas aqui, estou a procura de soluções ainda. Como faço arquitetura, tenho que levar pastas/ folhas A3 grandes, sem contar aquele canudo e a régua T e demais coisas de desenho (réguas normais, escalímetros, esquadros) e até aquele tubo. Minha mãe é costureira, e fez uma ecobag no tamanho A3 com um bolsinho na frente, o que salva DEMAIS a minha vida. Quanto menos coisas na mão, melhor. Além disso, tenho que encaixar o estojo de maquiagem básica (base, pó, batom), kit higiene (escova de dentes, pasta, desodorante), a marmita e a roupa da academia + toalhinha e garrafa d’água dentro da mochila. Nada fácil essa vida de peão mesmo! Mas a vida não para né glr 😀

  8. Marcela 07/02/2013

    Thaís, muito complicado, bolsa para mim sempre foi uma MALA.

    Minha bolsa é bem parecida com a Erika, pois faço 1001 coisas e por isso tenho que estar preparada para toda e qualquer eventualidade que possa acontecer.

    Malho pela manhã, vou direto para o serviço, almoço fora do serviço e nesse horário resolvo mais mil coisas, e vou dar aula a noite. Ou seja, não tenho bolsa, mochila, tenho messmo é uma MALA revestida de bolsa.

    Alguma dica a respeito? Quando num post vc mencionou organização de carteiras, fiquei me deliciando com a vontade de ter um post somente para bolsa de pessoas assim como eu!!!! E aí o que vc acha????

    • Thais Godinho respondeu Marcela 07/02/2013

      Usar mochila. =)
      Bolsa realmente é para quem leva pouca coisa, a não ser que você vá trabalhar de carro e possa deixar algumas coisas lá.

      • Marcela respondeu Thais Godinho 07/02/2013

        Thaís, pois é trabalho com roupa social, então com mochila não rola!!Vou trabalhar de carro e consigo administrar as bolsas da academia e a bolsa de professora, mas mesmo assim continuo com problema. 🙁

        • Thais Godinho respondeu Marcela 07/02/2013

          Em SP muita gente trabalha de mochila e roupa social por causa do notebook. Pelo menos, costumo ver bastante gente.

          • Marcela respondeu Thais Godinho 07/02/2013

            Uhmmm vou analisar o estilo, quem sabe? Obrigada sempre por sua atenção.

          • Erika/SP respondeu Thais Godinho 07/02/2013

            Eu tbm vejo e pelo menos aqui em SP eh praticamente normal usar roupa social com mochila. Lah na regiao da Paulista tem mta gente assim!

  9. Joanna 07/02/2013

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog, muito bom!!!
    Estou pegando várias dicas super bacanas e práticas 🙂
    Adorei esse post, porque esse ano para mim vai ser bem corrido, e vou ter que optar pela mochila.

  10. Giselle 07/02/2013

    Que legal, minha dúvida respondida! Porém, já faço mais ou menos isso, mas não tem jeito, não tenho como me livrar do peso. Agora, fazendo curso técnico, estou levando menos peso (eles têm um site que colocam todos trabalhos, boletim etc, o que ajuda bastante na redução). Ainda assim, levo caderno, estojo, carteira, guarda-chuva, casaco, lanchinho pro curso pra não morrer de fome, fora quando eu não tenho que levar o uniforme do trabalho pra lavar. Enfim… valeu a dica! Obg, Thais.

  11. Silvana Freire 07/02/2013

    Muito bom esse post.No meu tempo tudo seria mais facil e mais leve se já existisse Tablet. Vou procurar saber mais sobre esse Dropbox e ver se serve pra minhas necessidades.
    Ah, acho que esse pessoal que leva bolsa e cadernos nas mãos pensa mais na estetica do que no pratico e no conforto.

  12. Angela 07/02/2013

    Bom eu realmente estou pensando em formas de economizar dinheiro, ainda mais com VR.
    A única coisa chata é que no meu trabalho não tem lugar e nem microondas para esquentar marmita.
    E como eu faço academia logo que eu saio do escritório e depois vou pra aula. Ainda tava pensando comprar uma garrafa térmica de 1 litro ou um 1,5 e levar sopa.
    Porque daí dá para economizar VR e comprar coisas mais saudáveis pra poder emagrecer.
    Thaís, você tem alguma dica legal para quem tem um problema parecido com o meu?
    Sei lá, queria algumas dicas legais e práticas poder ter mais praticidade no meu dia-a-dia

    Bjs

  13. Natália Puga 07/02/2013

    Para quem usa fichário, a dica é levar apenas as folhas das matérias que precisar no dia + folhas para copiar novas anotações. Se sobrar espaço ainda conselho levar uma prancheta que fica bem mais confortável 🙂

    • Fernanda Bauer respondeu Natália Puga 08/10/2013

      Oi, prima!
      Eu fazia muito isso na época da UERJ. Depois que fui pra outra facul, mudei pra caderno de 1 matéria. Acredite se quiser, sempre sobra no fim do período…

  14. Angela 07/02/2013

    Obrigada!
    Aproveitando, caso alguém deseja fazer a dieta da sopa, é só trocar a batata pela cenoura que tem menos carboidrato e trocar o repolho branco pelo roxo, porque ele é mais indicado para emagrecimento.
    Beijão!

  15. Natália Puga 07/02/2013

    Opa, esqueci de outras coisas! Em épocas de mochila muito cheia acabava dispensando o estojo e levava apenas o ESSENCIAL (duas canetas, uma lapiseira, uma borracha e um marca-texto) em um daqueles estojinhos de plástico e com fecho tipo ziploc. Também comprei uma mochila com 3 divisórias. Na maior colocava os livros/cadernos, na do meio estojo, carteira, agenda e necessaire (só com o básico tbm) e na da frente, menor, colocava lanchinhos para o dia, como um sanduíche, uma fruta, uma barrinha…

  16. Jordana Araújo 07/02/2013

    Thais,

    Tenho vivido isso. A tecnologia resolve boa parte dos meus problemas.
    O desafio tem sido carregar os lanches para não cair nas tentações gastronômicas que existem na faculdade.
    Parabéns pelo tema.

    Um grande abraço!

  17. Pâmela Helena 07/02/2013

    Oi Thais, adoro seu blog, me identifico muito com tudo que você posta e aprendo cada dia mais as novidades pra se manter organizada! Esses dias mesmo estava falando que carrego a casa dentro da mochila, mas não consigo sair apenas com uma bolsa. Sempre levo a necesserie com coisas de higiene, uma toalha de rosto, remédio pra dor de cabeça, além das coisas da faculdade e uma meia! acredita? Detesto pegar chuva e ficar com o pé molhado, então, ando com a meia pra todos os lados. Tenho meia reserva em todas minhas bolsas, rs. Parabéns! Beijos

  18. Patricia 07/02/2013

    Thais … VOCÊ É D+++++ … pensa em tudo!!! Essa de tirar foto da anotação do prof com o tablet é simplesmente genial!!! Que bom que temos você!!! Abraço!!!

  19. Erika/SP 07/02/2013

    Costumo colocar tbm na mochila um pacote de lencos umedecidos vaginais, pq vai que dah vontade de ir ao banheiro e no local nao tem papel higienico? E tbm levo alcool em gel e lenco umedecido para limpar as maos. Ajuda bastante qdo a gente come na rua.

  20. Tati 07/02/2013

    Não vejo a hora de ter o meu carro e resolver boa parte do problema de ter que carregar o mundo nas costas, como vc mesma disse. O meu caso não é de estudar, mas tenho um trabalho de manha e outro a tarde, e na seqüência vou pra academia. Ou seja, quilos e quilos de bagagem! Queria ao menos poder ter uma bolsa só da academia e deixar no carro, bem como facilitar o transporte dos meus lanches e marmitinha do almoço, o que me causa boas dores nas costas..

  21. liza 07/02/2013

    Thaís,

    sabe que, mesmo sendo mais confortável a mochila, eu SEMPRE levo bolsa, especialmente pelo fato de usar transporte coletivo. é a mochila me dá uma sensação de que vou ser furtada a qualquer momento, sabe?

    por isso, ainda prefiro usar uma bolsa gigante, que posso por no ombro, ou uma bolsa carteiro, que deixo mais pra frente no ônibus/metrô.

  22. Eliana 08/02/2013

    Quando estou trabalhando levo na mochila o material da faculdade (ano passado eu não levava nenhum livro, mas esse ano não terei escapatória), uma bolsinha com maquiagem e escova de dente, remedios para dor, garrafa de água, sombrinha, blusa e cachecol (quem tem sinusite e volta de madrugada pra casa precisa de um sempre rsrs) e um lanchinho as vezes.

  23. Vinicius Ragghianti 08/02/2013

    Thais,

    Vi que você utiliza o galaxy note 10.1 pra anotações. Eu estava interessado em comprar um para usar como caixa de entrada. O que você acha? Será que funciona?

    • Thais Godinho respondeu Vinicius Ragghianti 08/02/2013

      Com certeza. Eu ainda prefiro papel porque não levo o tablet pra qualquer lugar mas, se é o seu caso, perfeito.

  24. Valéria Fernandes 09/02/2013

    Olá Thaís, boa noite!!!
    Adoro seu blog!
    Também me presenteie com um note 10.1.
    No entanto, sinto que não uso todas as suas potencialidades, o que é uma pena…
    Vc se adaptou bem com ele?
    Estava querendo algumas dicas, do tipo, como configurar a agenda para que os compromissos ficassem marcados de cores diferentes, ou se repetissem em intervalos fixos, que não apenas os disponíveis nas configurações. Vc saberia me ajudar?
    Um abraço e ótimo carnaval!!!

  25. Fernanda Serafim 09/02/2013

    Olá Thaís,
    Sempre tive esse problema de colocar tudo dentro da minha mochila, sempre prefiri mochila, pois além de todas as vantagens que vc citou tem tb o fato de que com a mochila o peso fica distribuido igualmente entre os ombros, e evita problemas maiores nas costas. Para diminuir o peso da mochila eu coloquei (perfume, protetor, creme p/ as mãos, paste de dente, remédios, etc) em pequenos potes, desses que se acham em kits necessérie, bem baratinho! Outra coisa que para mim não pode faltar é uma bolsa pequena e leve pois assim se eu tiver que sair para o almoço, ou de repente surgiu uma oportunidade de sair com o pessoal do trabalho, enfim, vc não vai precisar levar toda sua mochila. Muito obrigada por suas dicas elas me ajudam muito.

  26. Maysa Gois 10/02/2013

    Nossa adorei a dica, por que vou começar a faculdade, até dá pra parar em casa, mas mesmo assim eu prefiro levar algumas coisinhas e essa de usar a agenda do google é uma ótima! Deixar tudo no Skydrive também ajuda!

  27. Sandra 10/02/2013

    Ótimo post, Thaís! Me pego sempre pensando sobre esse assunto, pois tô sempre buscando otimizar a bolsa, reduzindo o peso e mantendo o essencial. Uso uma bolsa de ombro + uma sacola ecológica de tecido para levar a garrafa d’água,a lancheira e pesos eventuais, tipo catálagos e comprinhas. Também levo um casaco – que seguro na mão mesmo junto com a ecobag – para quando o ar condicionado estiver insuportável nos meses de inverno (sou friorenta, mesmo no clima de Recife…rs). Guardo quase todos os pertences em um organizador de bolsa que tem bolsos internos e laterais. Meu kit básico conforme meu Sistema de Classificação Pessoal é: documentos, dinheiro (notas, moedas e cartões de crédito), chaves, saúde (óculos, medicamentos eventuais, curativos, hidratante labial, soro fisiológico e uma solução de própolis com soro fisiológico – os 3 últimos para prevenir minha sinusite por causa da exposição ao ar condicionado), cabelo (reparador de pontas, pentinho, espelho e prendedor de cabelo), rosto (batom-gloss e os já citados hidratante labial e espelho), dentes (escova, creme e fio dentais), corpo (desodorante, lenços de papel, absorventes íntimos), mãos e unhas (gel anticéptico, cortador de unha, lixa, às vezes um hidratante para as mãos), eletrônicos e informática (celular e carregador, pendrive), comida-bebida (garrafa d’água e “lancheira” que na verdade é um porta sanduíche de 2 andares com divisórias..rs), ferramentas-utilitários (bloquinho de papel, caneta 3 cores, isqueiro – só porque achei um em casa sem uso e já serviu para acender vela de bolo de aniversário..rs -, guarda chuva dobrável q não sai da minha bolsa em nenhuma estação do ano). Por fim, o que for papel, fica em pequenos envelopes em “L” que fiz com papel durinho. Ainda tenho o que chamo de “kit de banheiro” que é uma necesseire pequena que levo ao banheiro do trabalho e onde guardo o reparador de pontas, os absorventes, o batom, o gel anticéptico (q uso depois de ir lavar as mãos e volto pegando nas maçanetas antes de lanchar na copa..rs) e o soro fisiológico que borrifo nas narinas para assepsia e fluidificação da secreção interna(frasco pequeno de 100ml que recarrego quando tá chegando ao fim). Uso o sabonete líquido e o papel do banheiro mesmo, mas quando faltam, tenho que levar os meus (às vezes faltam suprimentos em órgãos públicos, quem é servidor público deve saber). Como não almoço no trabalho, não costumo levar sempre o kit de higiene bucal. Também como vou de carro para o trabalho, prefiro levar e trazer de volta tudo o que preciso, não tendo o costume de deixar o casaco nem a necessaire básica nas minhas gavetas do trabalho, como algumas colegas costumam fazer. É isso. Bjs e obrigada sempre!

  28. Carla Tamer 13/02/2013

    Adorei as dicas!!! Hoje moro em Manaus e aqui eu tenho carro e assim posso abusar do peso que o carro me garante. Contudo em março irei para São Paulo fazer algumas disciplinas do meu mestrado na USP e vou morar em Santo André (sem carro)… Como vou ter que pegar ônibus e metrô, ando muito preocupada com o como carregar minhas tralhas, principalmente o Notebook, sem atiçar ladrões… Vocês não acham que essas mochilas chamam muita atenção? Estava pensando em levar meu notebook enrolado em um jornal em um saco plástico, hehehe… Bjos e adoro seu Blog!!!

    • Thais Godinho respondeu Carla Tamer 13/02/2013

      Compre uma mochila que não seja mochila de notebook, mas normal. Evite aquelas tipo Targus.

  29. Caroline 24/03/2013

    Thais! Penso muito em comprar um tablet para mim, mas fico pensando e tenho um certo medo de não ter mais minhas apostilas da faculdade, parece que não sendo no papel eu não vou conseguir estudar e entender o que tá escrito direito! Não sei se estou falando besteira, mas me ajuda nessa questão, pls?! Como vc faz?

    bjus!!!

  30. Caroline 24/03/2013

    Thais! Penso muito em comprar um tablet para mim, mas fico pensando e tenho um certo medo de não ter mais minhas apostilas da faculdade, parece que não sendo no papel eu não vou conseguir estudar e entender o que tá escrito direito! Uso muito o marca texto, gosto de sublinhar o que eu acho importante… Uso um caderno de uma matéria e divido em seis, é normalmente o número de matérias que tenho por semestre, e uma pasta tipo colorbook, mas que é espiral, dá para comprar refil, e cada plástico coloco as apostilas da matéria e no final, os boletos pagos.
    Quando acaba o semestre guardo no arquivo (estou testando um método nesse semestre)
    Não sei se estou falando besteira, mas me ajuda nessa questão, pls?! Como vc faz?

    bjus!!!

  31. Caroline 24/03/2013

    Thais! Penso muito em comprar um tablet para mim, mas fico pensando e tenho um certo medo de não ter mais minhas apostilas da faculdade, parece que não sendo no papel eu não vou conseguir estudar e entender o que tá escrito direito! Uso muito o marca texto, gosto de sublinhar o que eu acho importante… Uso um caderno de uma matéria e divido em seis, é normalmente o número de matérias que tenho por semestre, e uma pasta tipo colorbook, mas que é espiral, dá para comprar refil, e cada plástico coloco as apostilas da matéria e no final, os boletos pagos.
    Quando acaba o semestre guardo no arquivo (estou testando um método nesse semestre)
    Não sei se estou falando besteira, mas me ajuda nessa questão, pls?! Como vc faz?

    bjus!!!

    • Thais Godinho respondeu Caroline 24/03/2013

      Os tablets têm muitas opções de aplicativos para grifar textos e fazer anotações.

  32. cidinha 22/04/2013

    Thais,

    Inspirada por você, comprei um note 10.1, mas acho que não usufruo de todos os recursos que poderiam facilitar a minha vida profissional e meus estudos. Com a sua experiência, você teria como dar algumas dicas de aplicativos e de uso dos recursos dos tablets? Como você usa o seu, por exmplo?
    Abraço,
    Cidinha

  33. Dianety 10/09/2013

    Olá Thais!

    Além de fazer de levar as coisas básicas que você falou (necessaire com itens de higiene pessoal, carteira etc.), eu também sempre levo um saquinho de lenços descartáveis, daqueles bem pequenos, de R$1, e um mini álcool em gel. Os lencinhos eu uso quando preciso limpar algo (limpar uma mesa que vou por meus livros, p. ex.) e o álcool em gel pq pessoas que ficam muito tempo na rua nem sempre tem a oportunidade de higienizar as mãos.. Quanto ao guarda-chuva e roupa de frio, olho no app do celular todo dia a previsão de tempo e com base nela decido o tipo de roupa de frio, e guarda-chuva só se for chover mesmo (:

  34. Lara 28/02/2014

    Olá Thais, estou trocando a bolsa pela mochila mas onde vocês guardam carteira e celular??? Já comprei a minha mochila e ela só tem bolso na parte frontal e nas laterais, estou me perguntado onde e como guardar a carteira e o celular, pego trem e metro todos os dias, tenho receio de ser furtada. Com a bolsa eu coloco o celular em um bolso externo (aquele que é rente ao corpo da gente). ME AJUDEM PLEASEE

    • Thais Godinho respondeu Lara 06/03/2014

      Eu realmente nunca guardo nos bolsos de fora, justamente por esse motivo. Você pode usar pequenas necéssaires dentro da mochila para organizar miudezas semelhantes.

  35. Beatriz Luiza 31/07/2014

    Vou começar a rotina trabalho – academia – faculdade e cheguei até aqui procurando uma ajuda sobre que mochila milagrosa usar… Cheguei a conclusão que farei o que eu pensava: optar por uma mala de viagem pequena.
    Mochila é muito prática, mas é também um sofrimento pras nossas costas e dependendo da mochila, muito difícil de organizar.
    Vou pro trabalho de uniforme da empresa + sapatilha, na mala vou levar uma troca de roupa pra academia, tênis, toalha de banho (estou pensando em comprar aquelas esportivas que secam rápido e ocupam pouco espaço, não sei o nome dessa tecnologia), o “kit viagem” de shampoo, condicionador, escova e pasta de dentes (com os potinhos pra encher com os produtos de casa), a necessáire com maquiagem e afins, uma camiseta para a faculdade, uma blusa de frio, tablet, caderno 10 matérias, estojo, Kobo, celular e chaves. Provavelmente o tênis eu vou levar numa ecobag pra economizar espaço da mala…
    Pensei em tudo que eu precisava levar e achei que uma mochila seria muito pequena ou a experiência seria sofrida… rs
    Então talvez uma mala pequena solucione os problemas pra quem camela por aí de ônibus como eu. rs

  36. Daniele Paoli 17/11/2014

    Thais, obrigada pelas dicas!
    me ajudou muito com vários itens, fiquei super feliz!!
    gostaria de perguntar uma coisinha, eu venho pro trabalho, do trabalho pra academia e da academia pra faculdade, então já deve estar imaginando, caderno livros roupas toalha(que ocupa meia bolsa rs), alimentos, e tudo mais..
    Gostaria de uma dica, um modelo de uma mochila que seja grande e boa, porque não sei escolher muito bem ;/
    é a segunda mochila que compro com essa intenção e acabo gastando dinheiro, ou rasga fácil ou só aparenta ser grande e não cabe nada no dia a dia.
    Help Please !!

    • Thais Godinho respondeu Daniele Paoli 17/11/2014

      Difícil. Eu compraria sempre de boas marcas, tipo Samsonite ou Deuter, e tentaria levar coisas menores no dia a dia. Existem algumas toalhas menores que servem para camping, por exemplo.

  37. Cassiano 01/03/2015

    Thais, boa tarde,

    Tudo bem? Ótimo post esse seu viu…

    Meu problema é que eu trabalho (levo carregador de celular, chaves, crachá, necessairé com escova de dente, pasta, desodorante, pente, perfume, óculos pra ficar na frente do pc, óculos de sol e meu mp3), vou para academia (roupas, toalha, sabonete, esponja de banho, coqueteleira com suplemento, pote com suplemento extra, relógio, 1,5 kg de marmitas todo dia), garfo, colher… E ainda estudo (caderno e estojo com canetas e tal)… Já comprei 3 mochilas, uma sem marca (foi a q mais durou), uma Mizuno (lixo) e agora uma targus (mais lixo de todas… Durou 3 meses e já ta indo pro saco)… Tu tem alguma noção de mochila q agüente isso? Falaram q essa targus seria a melhor… Melhor bosta só se for hahahaha!

    Agradeço por sua ajuda!

    Valeu!
    Cassiano.

    • Thais Godinho respondeu Cassiano 01/03/2015

      Eu só uso e recomendo Samsonite. Além de ter boa qualidade, tem garantia de 10 anos.