A volta às aulas influencia em toda a rotina familiar, mesmo a de pessoas que não estejam estudando. Assim, é importante se organizar para que o estresse não se instaure e as atividades cotidianas possam ser feitas de forma clara e previsíveis (na medida do possível).

1. Cantinho do estudo

É fundamental que os estudantes da casa tenham um espaço para estudar com qualidade. Esse espaço deve, dentro do possível, ser isolado do restante da casa (por causa do barulho), com uma boa iluminação e uma cadeira confortável. Todos os materiais necessários devem estar por perto, para que o estudo não seja interrompido. O canto de estudo dos filhos pode ser no próprio quarto deles. O ideal é que cada um tenha o seu próprio lugar para estudar, até mesmo para que consigam estudar ao mesmo tempo, sem “rodízios”.

2. Organize a papelada

Quem estuda sabe que a papelada é frequente. Por isso, é necessário pensar em soluções que atendam cada caso. Eu já escrevi aqui como se organizar no ensino médio (que serve para as outras séries também) e na faculdade. Outros arquivamentos podem ser relevantes também, como no exemplo que eu dei outro dia sobre o arquivo de referência rápida. Todos esses métodos podem ser utilizados.

3. Estoque alguns materiais

Muitas vezes precisamos comprar materiais que servirão durante o ano todo, como lápis, borracha, canetas, marca-textos etc. Verifique se não fica mais em conta comprar em quantidade maior, mas veja também se você tem espaço para armazenar esses itens. Se tiver, certamente é uma boa opção.

4. Fique de olho no planejamento

Tenha agendados todos os compromissos escolares do seu filho para o ano inteiro. Se é você quem está estudando, agende-os também. Outro ponto importante para quem organiza seus próprios estudos é planejar o que está sendo estudado. Isso é excelente para quem está prestando vestibular, por exemplo.

5. Organize a entrada de casa

A entrada é o filtro da casa. Ela deve servir toda a família assim que chega da rua. Estabeleça um lugar para colocar os tênis, as mochilas, os casacos, as solicitações escolares que chegam, os trabalhos, os brinquedos feitos à mão. Aqui no blog já foram postadas algumas dicas para organizar esse cantinho da casa.

6. Organize a cozinha

Compre com antecedência e já deixe separados os lanches na geladeira. Planeje um menu semanal para não perder tempo de noite pensando no que vai cozinhar.

7. Tenha uma rotina de lavanderia

As crianças precisam de uniformes sempre limpos. Ou você compra a mais, para sempre ter reservas, ou instaura uma rotina de lavagem de acordo com as necessidades da sua família e a quantidade de filhos.

8. Tenha uma rotina pré e pós escola

Definir o que será feito antes de as crianças irem para a escola e depois que elas chegam é fundamental para garantir que elas estejam vestidas, alimentadas, que façam a lição de casa e por aí vai. Para criança pequenas, vale a pena fazer um cartaz com desenhos indicando a sequência.

A volta às aulas sempre mexe com a rotina e é importante se organizar para não ficar estressada(o). Quais suas dicas para facilitar esse momento?

6 Comentários

  1. Oi Thais,
    Em casa meus tres filhos (11,5 e 3 anos) tem rotina antes de ida e volta da escola. Quando acordam já tem que vestir os uniformes, porque quando tomavam café ainda de pijamas demoravam muito, o fato de vestirem os uniformes antes do café os fazem “despertar” mais rápido(eles estudam de manhã e entram as 7:15). Ao chegar em casa, cada um deve colocar suas malas nos ganchos que coloquei na parede do quarto e pegar a agenda escolar para eu ler. Enquando leio as agendas eles tiram o uniforme, vão para o banheiro lavar as mãos e sentam a mesa para almoçar. É claro que eles não são assim, meio que “robozinhos”, as vezes tenho que lembrá-los da rotina, mas mesmo assim a ida e a volta da escola ficam mais calmas. O horário da lição de casa, foi escolhido por eles, as 16h, pois neste horário não passa nada na TV que os agrade e os amigos estão na escola. Então as 16h programei o alarme do meu celular e quando toca eles ouvem e gritam: Mããããe! Já to indo fazer lição…rsrsrs…é bem engraçado. O de 3 anos ainda não tem lição de casa, mas ao ver os irmaõs fazendo, pede papel e lápis para fazer a “lição dele”. A rotina é ótima para tirar deles a ansiedade, pois já sabem o que está por vir. Bjs.

  2. Thais, Help Plis!!!
    Por favor passe alguma dica dos lanchinhos da escola, para que possamos organizar um menu semanal de lanchinhos.
    Trabalho fora e as vezes que tentei mandar frutas ou sanduiches, minha pequena nem chegou a tocar.
    Conto com vc.
    Bjossss

  3. Oi, Thais!
    Concordo com a Mell: dica de lanches seria perfeito!
    Estou no ensino médio (segundo ano) e, por conta do horário que saio da escola, tenho que levar algo que me sacie bastante para comer no intervalo. Normalmente fico na linha das barras de cereral ou o salgado eQlibri, mas dicas de opções mais saudáveis são muito bem vindas 🙂

  4. Primeira vez que eu vejo no seu Blog e estou Gostando muita das suas dicas.
    Gosto muito das suas dicas com relação a casa,trabalho,filhos e Estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA