No mês passado, eu comentei que, apesar de ter me acostumado a usar a agenda do Google, eu queria fazer novamente o teste com a agenda de papel em 2013, que foi minha boa companheira de tantos anos. Pois bem. Janeiro mal acabou e eu estou aqui para dizer que voltei à agenda do Google por vários motivos:

  1. Eu fico o tempo inteiro no computador, ou pelo menos quando preciso atualizar a agenda, então para mim é muito fácil atualizá-la;
  2. No meu trabalho, utilizamos a agenda do Google para agendar reuniões, então eu centralizo tudo em um mesmo lugar. Além do mais, se alguma reunião for alterada, a atualização é automática – eu não preciso passar para o papel ou, pior, correr o risco de perdê-la porque não vi a alteração de última hora;
  3. Meu marido também usa a agenda do Google;
  4. Também temos uma agenda do nosso filho, controlada por nós dois;
  5. Eu uso várias agendas lá ao mesmo tempo, dividindo por categorias, e isso é muito útil quando quero visualizar somente o que eu preciso.

O principal motivo pelo qual eu queria voltar à agenda de papel era ter sempre comigo a agenda, independente de baterias de celular ou conexões 3G. Porém, durante esse mês inteiro, eu precisei dessa disponibilidade somente uma vez. Será que vale a pena prejudicar toda a praticidade da agenda do Google em detrimento de situações que são exceção? Eu acho que não, e por isso voltei à agenda do Google.

Mas não tem problema, pois a minha agenda de papel está funcionando como uma excelente caixa de entrada. Não será desperdiçada.

Outra coisa que eu queria organizar há tempos era o nosso arquivo. Na nossa outra casa, eu costumava organizar a papelada por pastas, pois achava mais prático e com poder de armazenamento melhor (cabem mais coisas). Desta vez, com o espaço reduzido no apartamento, decidi voltar para as pastas suspensas e reduzir ao máximo. Comprei as pastas e o compartilhamento na Kalunga e ficou assim:

arquivos

Dentro de cada pasta (12 categorias, no total), eu coloquei divisórias de fichário transparentes para servirem como sub-divisórias. Então, em carro, por exemplo, tem: IPVA, seguro, acessórios, financiamento etc. Cada categoria tem suas sub-categorias próprias. Todas estão etiquetadas.

Gostei bastante do sistema, mas acredito que o ideal seja usar pastas em vez de divisórias de fichário, pois as folhas ficam mais presinhas. Como eu estava com o orçamento bem limitado, acabei optando pelas divisórias e elas funcionam bem também. Só não são o ideal. Por enquanto, elas são o suficiente.

Para quem não tem um arquivo organizado em casa, recomendo que faça o quanto antes. A sensação de saber onde estão todas as papeladas importantes é única!

Também mudei o meu esquema das 43 pastas do GTD:

43pastas

Utilizei o mesmo tipo de compartimento usado para os arquivos, para padronizar. Só as pastas suspensas que são de cores diferentes – as dos arquivos são pretas e as das 43 pastas, cor de rosa.

Já falei muitas vezes desse esquema de 43 pastas do GTD, também conhecido como arquivo de referência rápida. Eu não sei mais viver sem ele, basicamente. É uma das técnicas mais úteis do GTD. Todos os dias, eu vejo na pasta do dia em questão o que há de papelada para lidar ou levar para a rua, quando eu sair para o trabalho. E é incrível como em todas as vezes que eu vou pegar a pastinha do dia eu me deparo com algum papel que me faz pensar: “nossa, tinha me esquecido completamente!”. Se não fosse por esse sistema, certamente teria esquecido e ai de mim.

Eu tenho uma pasta fina de plástico transparente que levo todos os dias para a rua, e é nela onde eu coloco toda a papelada que preciso levar e depois trazer de volta. Fiz isso porque não gosto de deixar papel dobrado e misturado com o resto das coisas na bolsa. Quando eu chego em casa, o que está na pasta vai para a caixa de entrada e, sempre que eu tenho um tempo, eu processo esse material, arquivando o que for necessário, e cada coisa em seu lugar.

Este post resume bem como eu tenho lidado com a papelada atualmente.

81 Comentários

  1. Então adeus agenda de papel???
    Sobre as pastas suspensas coloridas, são lindas onde vc comprou? Tenho as pardas são tão sem sal.

  2. Sempre inspiradora! Por mais que não faça exatamente como vc (muito avançado para mim.. rs), algo sempre me inspira para melhorar o meu método de organização! Obrigada! 😉

  3. Preciso urgentemente organizar minha papelada…afffff coloco contas pagas em uma caixa até lotar e depois arquivo. Contas a pagar em uma gaveta e documentos em uma pasta simples tudo junto.Meta para fevereiro: ORGANIZAR PAPEIS.

  4. Oi… tudo bom?? Sei que pode ser pedir demais, BUT…
    será que você tem como disponibilizar as divisórias do seu arquivo de documentos e as subcategorias?? Meu, me pareceu tão ótimo… também quero um pra mim! Mas, como começar?

    Este ano, eu comprei uma (na verdade, eu falei pro meu marido que o esquema era usar uma por ano, por 5 anos, e ele comprou logo 5 de uma vez) pasta sanfonada pra guardar as contas por mês, sabe? Já é melhor do que nada… Mas achei muito legal de arquivo para arquivar outras coisas, mesmo… como a papelada do carro, esses dias fiz um curso de oratória, e não sei o que fazer com o diploma… Se tivesse um arquivo como o seu, era só arquivar na “aba” de estudos…

    Ah… e já que o negócio é pedir…as 43 pastas do GTD também poderiam ser nomeadas, né? 🙂

    Beijo grande e obrigada por tudo!

  5. Thaís, esse arquivo que você comprou na Kalunga pra colocar as pastas suspensas é tamanho médio ou estreito?

    Obrigada!

  6. Olá Thais, parabéns pelo prêmio, super merecido. Bem, gostaria de saber se você não usa mais o Toodledo, ou seja, só está usando a agenda do Google? Abs

  7. Oi Thais!

    Eu organizo os meus documentos da mesma forma que você citou nesse post e acho uma beleza, é muito fácil de manusear e nunca mais fiquei horas procurando um documento, uma conta, um contrato, ou algo do tipo. Só o meu arquivo de referência rápida que ao invés de pastas suspensas preferi fazer em um fichário. Tanto ele, quanto a agenda e o caderno de entrada aprendi a manusear com os seus posts, portanto, muito obrigada =D

  8. Thais querida, eu tenho muuuita dificuldade com agendas, desde o ano passado, graças as suas dicas, eu tenho “tentado” usar a agenda do google, mas sem muito êxito. Por exemplo, tenho consulta médica amanhã as 08h. Se eu marcar esse compromisso no dia e horário corretos quando eu receber o e-mail de aviso do google agenda já vai ser muito tarde pra me arrumar e chegar ao consultório. Me dá umas dicas, como você faz?
    Muitíssimo obrigada!
    Abraços, e continue nos inspirando!

    • Acho que dá para ajustar quando você recebe o alerta.

      Mas eu não utilizo os alertas. Fico o dia todo com a agenda aberta, pois uso-a o tempo todo com outros compromissos de trabalho.

    • Eu utilizo muito os alertas, como trabalho com prazo, eles me são muito úteis.

      Quando vc lançar o evento, embaixo de cor do evento tem lembretes, pop-up que vai para o seu celular e e-mail, ali vc pode editar como quer, em horas, dias, se quiser pode lançar um email para receber dois dias antes do evento, outro um dia, outro 10 min, aí vc faz como achar melhor.

      Espero ter ajudado.

    • Você pode ajustar o Google Calendar pra mandar SMS com antecedência.
      Desde que eu fiz isso (uso um prazo padrão de antecedência, um dia antes), não esqueço mais os compromissos!

      Pra mim funciona assim pois não fico com email aberto ou computador ligado o tempo todo. Mas o celular está sempre comigo.

  9. Olha Thais o novo visual ficou muito bom, “clean” mesmo… Esta simplezinho na minha opinião mas tá muito bom. O meu sistema de organização é um pouco diferente, mas para já, como não tenho muita papelada vai funcionado bem para mim. O que estou a tentar adaptar agora é o sistema do GTD, confesso que já li aquele seu post sobre isso umas 3 vezes, pois para mim é muita informação, mas vou tentar adaptar. O que me confunde mais é as 43 pastas mesmo, acho coisa de mais, mas vou ver… Bjs e parabéns pelo seu prémio, mais que merecido!

    • Quando você recebe um documento que vai precisar no dia 14 de março, onde você o arquiva?

      É para isso que ele serve. =)

      • Thais vejo que essa dúvida das 43 pastas é recorrente, eu entendi só depois que li o livro, quero te dar uma sugestão, vc poderia fazer um vídeo explicando e mostrando e postar para nós.

  10. Eu nçao consigo me adaptar com agenda pe papel. Primeiro, acho disperdício. Depois, é tão prático hoje em dia, com celular 3G, IPad, PC… Você sincroniza tudo e tem a agenda em todos os dispositivos! A mesma coisa com o bloco de notas. Uso o Evernote, e tem sido maravilhoso, tenho todas as informações que preciso em qualquer lugar ou dispositivo.

  11. Eu ainda não me adaptei totalmente a agenda do google. Uso somente para o trabalho, agendar contas a pagar da empresa, renovação de seguro dos carros da empresa. Para minha vida pessoal, sincronizo a agenda de papel e do celular. Estou usando para arquivar as contas pagas uma pasta sanfonada com 12 divisórias e coloco por assunto. No ano passado eu coloquei por mês de não gostei muito. Minha caixa de entrada é minha agenda de papel. As contas que chegam já são colocadas na data de vencimento, então eu estou sempre com todas as contas a pagar comigo. No escritório eu tenho pasta AZ com saquinhos para arquivar as contas pagas da empresa. Como eu não tenho aqueles armários de pasta suspensa, então por economia de espaço faço assim com saquinhos na pasta AZ. No final do ano eu tenho 2 pastas AZ com todas as contas pagas. Organizo as pastas pela data de vencimento das contas, então a primeira pasta vai do dia 01 a 15 e a segunda vai do dia 16 a 31. Antes eu arquivava as contas pagas todas juntas numa grande pasta de elástico e era trágico ter que procurar algo nessa bagunça.

  12. A ideia da Karoline é super bacana mesmo. Só que depende (e muito) da disponibilidade da thais para fazer o video, ela anda sempre tão ocupada que… Mas se pudesse era uma boa, afinal deve ter gente que se percebesse na prática mesmo como o sistema funciona, o aplicaria muito melhor. Bom, de qualquer forma, a gente já entende direitinho os textos então… Eu uso a agenda do google também e recomendo. Passei a me organizar muuuito melhor depois que implementei o hábito de escrever lá, ele organiza melhor o meu dia, o tempo que eu tenho para determinada tarefa, etc. Muito bom mesmo!

  13. Você me lembrou de quem também está na hora de eu atualizar a minha pasta de contas, que guarda as papeladas de 2012.
    Thais, eu também uso a agenda do Google. Acho superprática e tem alguns pontos que facilitam a vida, como escolher a cor dos compromissos. Assim não precisamos carregar trocentas canetas de cores diferentes pra marcar cada um.
    Beijo!

  14. Adorei esse post. Eu uso a minha agenda de papel como caixa de entrada’ tb e para anotar alguns gastos, vcto de contas e pagtos. Já tentei fazer orçamento no notebook mas sempre deixo ele no meio do caminho e pra mim é mais importante saber pra onde foi os pagtos do cc entao comecei a fazer uma planilha pra me organizar e planejar. Ainda tá no começo mas já estou me sentindo com a minha minima organização financeira. Ah, comprei aquelas pastas sanfonadas para guardar as contas pagas, isso está me ajudando muito.

  15. Thais. Desculpe… Imagino o quanto deve ser chato responder a mesma pergunta mil vezes, mas não encontrei resposta pra minha dúvida.
    As 31 divisórias que estou visualizando na foto (28, 29 e 30) com certeza são os 31 dias do mês. Quando o mês termina, você as reutiliza na pasta do mês seguinte? Ou todas as pastas (jan a dez) tem 30/31 divisórias? E quando o mês termina, de acordo com o seu processo, resta algo dentro dessas pastas? Algo ainda não resolvido.
    Tô completamente perdida em meus papeis. Vou copiar tudo do jeitinho que você faz e depois adaptar ao meu jeito, ao meu estilo de vida e minha prioridades. Por favor… ajudaaaaa!!!

    • Assim que eu uso a pasta do dia (por ex, hoje, dia 29), eu já jogo ela para fevereiro. À medida que os dias passam, elas vão passando para o mês seguinte. Ou seja, eu só tenho UM conjunto de 31 divisórias, que vou usando ao longo dos meses.

      Tem tudo no livro do GTD!

      • Eu também uso o método das 43 pastas, mas simplifiquei um pouco, em relação às divisórias dos 31 dias: quando o mês acaba, pulo todas juntas para o mês seguinte. Quando preciso arquivar algo do mês subsequente (sem divisórias de dia), faço uma anotação a lápis sobre o dia a que corresponde. Quando chegar naquele mês, insiro cada qual em sua data!

  16. E naquele imenso post que vc fez sobre o GTD não é? Rsrsrs. Desculpe mas é que minha cabeça ferve com tantas coisas… filha pequena, faculdade, namorado, mãe longe, trabalho… me perco nas minhas prioridades. Há momentos em que… leio, leio, leio mas nada entra na cachola… rsrs. De qualquer forma obrigada pela atenção!!!

    • Não, o livro se chama “A arte de fazer acontecer”, do David Allen. É o livro do autor do método, onde ele explica tuuudo. =)

  17. Hummm… Tenho que passar na livraria hoje para buscar os livros didáticos que encomendei para minha filha e se ele estiver lá… vou cair na tentação e comprar. Ah!!! Comprei o do Alexandre Meirelles por indicação sua aqui e realmente é excelente! Obrigada!

  18. Já li e reli o post – vou usar, adaptando à minha realidade, é claro. Embora eu seja bastante organizada (acho que vc aprovaria meus armários, Thais!), tem duas áreas em que a bagunça resiste bravamente: a papelada e as fotos. Agora estou bem “armada” para atacar a papelada…rsrs.

  19. Oi Thais!
    Nossa, confesso que tentei por inúmeras vezes usar a agenda do Google! Uso o computador todos os dias quase o dia todo, fora o acesso pelo Smartphone, mas não consigo de maneira nenhuma me adaptar a agenda do Google! Não consigo abandonar a minha agenda de papel! Minha última tentativa sera pelo Ipad, minha futura aquisição! *-*
    Apesar da agenda de papel gerar um peso a mais na bolsa ela ainda é a minha aliada favorita!
    🙂

    Super parabéns pelo prêmio!!! Mais do que merecido! Com certeza uma conquista pessoal por tanta dedicação!

  20. Eu faço o arquivo do mesmo jeito mas para separar s categorias eu uso envelopes plásticos (tipo aqueles de pastas de papel de carta rsrs) pq assim não faz volume…

  21. Oi Thaís!
    Também uso uma agenda online e o caderninho como caixa de entrada, e está dando muito certo! Obrigada pela dica 😉
    Ah, gostei muito do visual novo do blog, mas sinto falta daquele ‘verdinho’ rs
    Um beijo

  22. Nossa, Thais… Deve ser uma sensação maravilhosa ter tudo sob controle… Aqui em casa não é o caos total, pois coloco a papelada em uma pasta sanfonada… Não é a organização perfeita, mas pelo menos está tudo separado por categoria e os papéis não ficam perdidos… Acho que preciso ler o livro GTD. Não conheço esse sistema de pastas que citou. Parece ser interessante. Beijo e parabéns pelas dicas! Sempre dou uma passadinha por aqui! 😉

  23. Menina, você é danadinha! Eu não tinha pensado na divisória de fichário. Brilhante!
    quanto a agenda, outro dia fui no Café com Vinil (vem a Brasília que eu te levo lá) e fiquei olhando a parede que eles lotaram com vinil (é uma estante de fora a fora) e fiquei pensando como os Dj eram ninjas! E pra lembrar a música tal, no disco tal, puts!
    Bem, sigamos em nossas facilidades digitais e nossas soluções analógicas. abração, Cintia

  24. ah, Thais, queria te contar, esse ano (em parte, inspirada pelo seu blog, em parte pelas circunstancias da vida) eu ganhei uma etiquetadora de aniversario. pra uma pessoa como eu, isso representa uma mudança verdadeiramente essencial!

    obrigada pelo seu esforço altruísta em dedicar tempo, energia, criatividade e amor aqui nesse canal. você realmente faz um trabalho muito importante. bj, cintia

  25. Olá meu arquivamento é um pouquinho diferente mas acredito que seja prático, gosto mais das pastas de A-Z, acho que ocupa pouco espaço e é fácil arquivar, em uma única pasta arquivo todas as contas e boletos separados por aqueles separadores de fichário cada tipo em uma divisória,as notas fiscais eu deixo separadas em outra pasta com a garantia, documentos pessoais, diplomas,receitas, algum exame que ainda será usado tudo que é relacionado a somente um membro é arquivado na aba da pessoa em uma pasta sanfonada. Adoro ler os comentários e conhecer as leitoras do blog, Thais você é uma querida.

  26. Acho esse método de 43 pastas pouco prático para mim, pois eu ficaria com um excesso de pastas vazias. Eu tenho apenas uma pasta onde guardo todos os papéis que serão utilizados no futuro e na noite do dia anterior pego o papel que tenho que utilizar e para lembrar dele uso o alerta do meu celular. Por exemplo, se tenho que levar um exame no médico no dia 19 na noite do dia 18 meu celular dá o alerta para eu colocá-lo na bolsa, se eu não estiver em casa no momento, reprogramo o alerta para a hora em que eu chegar. E toda vez que eu adicionar um papel à pasta programo um alerta no calendário do celular. Acho mais simples, visto que não são todos os dias que eu tenho papéis para lidar, já que todas as minha contas são em débito automático.

      • É que na verdade eu não tenho tantos papéis assim, no máximo quatro ou cinco, por isso eu digo que ficaria com um excesso de pastas vazias ocupando espaço, não preciso lidar com papéis todos os dias. Acho que o sistema das pastas funciona mais pra quem tem filhos e/ou está estudando porque aí o volume de papéis e atividades é maior, mas por enquanto esse não é o meu caso. Mesmo assim adorei a dica e se um dia eu precisar também adotarei esse sistema.
        Ah e eu gostaria de dizer também que descobri seu blog há pouco tempo e estou amando, passo todo meu horário de almoço lendo seus posts. Sou recém casada e esse blog está salvando minha vida, kkkk! Beijos.

        • Entendi, Deisy. Nesse caso, acho que funciona com uma pasta simples sim.

          Hoje peguei a pastinha do dia e vi nela mais um exemplo: a lista de compras do supermercado! Coloquei ali no domingo e, como hoje é dia de mercado, coloquei ali.

          Bjo.

  27. Olá Thais! Tenho uma dúvida sobre esses dois arquivos que você usa. Vou dar um exemplo porque fica mais fácil de você entender qual é a minha dúvida.

    Por exemplo a divisória CONTAS no seu arquivo (o preto), quando você transfere as contas que estão no arquivo de referência rápida para ele? Porque, pelo de “modo de operação” do arquivo de referência, depois de paga a conta deve ir para a pasta do mês, não é isso? Ou eu estou confundindo tudo?!

    Abraços!

    • Ainda estou fazendo o teste de arquivamento com contas. Até 2012, arquivei por anos. Agora vou tentar arquivar por “temas” para falar a respeito no blog.

      Mas sim, referência rápida é só a pagar. Não é arquivo.

      • Então depois que eu uso os papéis do dia que estavam na pasta de referência rápida do dia, estes documentos devem ir para o arquivo por temas ou por anos (como eu preferir). É isso?

        • Os papéis do dia são papéis que vc precisa para tomar alguma providência. exemplo prático: segunda meu filho começou na escolinha. No domingo, eu precisaria deixar a mochilinha dele pronta, então deixei ali uma lista de tudo o que eu precisava colocar dentro. Eu só precisaria dessa listinha no domingo mesmo. Contas são só uma forma de usar. Eu não coloco no dia do vencimento, mas no dia em que eu vou ao banco, entendeu? =)

          Tudo o que for arquivo, ou seja, um documento que vc não vai precisar realizar nenhuma ação a respeito, é para ser arquivado em outro lugar, dependendo do seu sistema de arquivamento. As 43 pastas são para docs correntes.

  28. Oi Thais tudo bem? Sei que você não utiliza mais agenda de papel, porém, se não me engano, li em algum post no blog que você já utilizou agenda Filofax… quero muito comprar uma, estou muito entusiasmada devido as diversas possibilidades que ela proporciona! Mas, como nem tudo é perfeito, não estou encontrando para comprar… achei uma loja que vende on line, mas não gostei nada dos preços! Por acaso você sabe onde comprar mais barato aqui no Brasil?

    • Depende do quanto de papel você vai colocar em cada uma…

      No site da kalunga tem as medidas certinhas. Eu creio que caibam umas 30 pastas vazias.

  29. Thais, você aproveita as divisórias de um mês para o outro? E quando o mês acaba os papéis já se destinam ao arquivo?

  30. Faz um tempo já que quero comprar um arquivo de pastas suspensas, e esse post me deu o incentivo que faltava. Faço faculdade = papéis e mais papéis se acumulando aqui!
    Mudei de casa há 2 anos, e no processo de mudança, percebi a quantidade de coisas que acumulava, e depois disso comecei a me organizar melhor. Confesso que estou indo à passos lentos, mas com certeza já diminui metade das coisas que tinha na outra casa, jogando fora coisas inúteis, organizando melhor as coisas, arquivando documentos no computador.
    Uma coisa que faço é uma vez por semana, escolho um canto, uma gaveta, uma caixa, e faço uma limpeza geral, separando o que é importante, o que deve ser guardado, o que não vou usar mais. Passos lentos, eu sei, mas eficientes.

  31. Olá Thais! Encontrei o seu blog por acaso, mas numa boa hora 🙂 Muitos parabéns pelo seu trabalho. Já estou a seguir!
    Vinha apenas fazer uma perguntinha, que é a minha maior dor de cabeça todos os dias… Tenho uma agenda, planeio os meus dias quase ao minuto para conseguir ter tempo para tudo… o meu horário de trabalho é chato, das 16h à 00h e perco 1h no caminho todos os dias. A minha maior frustração são as mudanças de planos imprevistas… É muito frustrante para mim eu ter a semana toda planeada, com todas as actividades que preciso, e por qualquer motivo tenho que alterar tudo (porque tenho de levar a avó ao médico, ajudar em algum trabalho agrícola, fazer algum recado)… É que depois não consigo mais encaixar as tarefas que tinha planeadas num outro dia.. Tenho tudo priorizado e não consigo mesmo alterar tudo… O que acontece muitas das vezes é que ficam estas tarefas por fazer ou ficam outras por concluir porquevou estar sempre a “roubar” tempo a outras. Não sei qual a sua experiência em relação ao assunto, ou se alguém que lê o blog me pode ajudar e dar algumas dicas… Ando a dar em maluca! Agradeço a atenção neste meu desabafo desesperado… 🙂
    Cumprimentos desde Portugal *

    • Oi Damiana, tudo bem?
      Olha, eu não acho certo usar a agenda dessa forma. Tenho alguns posts no blog sobre o uso da agenda, dê uma olhada. No geral, realmente não é recomendado colocar tarefas na agenda, a não ser que elas realmente tenham prazo, justamente pelo que você falou.
      Abs.

  32. Thaís, tenho uma dúvida que é meio boba, mas não tenho encontrado solução para ela.. Tentei organizar meus papéis em pastas suspensas e, dentro delas, utilizar plásticos ou pastas L para evitar que os papéis “caiam” no fundo da pasta suspensa, ficando tortos. Nenhum dos dois deu certo! Gostaria de saber se você usa algo para manter os documentos das pastas suspensas sem amassar, ou só deixa as pastas suspensas bem perto uma das outras mesmo.. Ah, e já pensei em furar e por no trilho da própria pasta suspensa, mas a maior parte dos documentos não me permite fazer isso pelo fato de eu necessitar deles no formato original.. :/

  33. Oi Thais! Faz um tempo que leio seu blog mas comento pouco… Comprei o livro do David e já li 2 vezes mas confesso que tenho tido uma grande dificuldade de implementar o GTD na minha vida e na última tentativa creio ter identificado o primeiro grande empecilho: o arquivo! Eu coleto, processo, mas não consigo organizar por não tenho um sistema de arquivos eficiente!!
    Eu tenho uma enorme quantidade de papel acumulado que simplesmente não sei como arquivar, no quesito categorias e sub-categorias, digo. Chego a criar divisões, mas estou sempre mudando pq acho que e ainda não está exatamente como deveria e/ou volta e meia encontro algo que não sei em qual categoria classificar… A minha maior dificuldade no momento é como classificar as notas de compra (que ainda estão no prazo para troca), manuais de instruções e os livros de endereços das assistências técnicas que sempre acompanham os produtos, cartões de visita, folders e propagandas de estabelecimentos e profissionais que posso vir a precisar, bem como aquelas matérias e textos de jornais, revistas e mesmo impressas da internet que trazem uma ou outra informação interessante e que queremos guardar apenas como referência para uma aplicação futura.
    Como você arquiva ou arquivaria esse tipo de coisa? Pode me dar uma luz?? Sei que o arquivo deve ser adaptado as necessidades de cada um, mas queria muito um modelo pq não estou sabendo por onde começar… Desde já agradeço, pois seu blog tem sido de grande inspiração na minha tentativa de me tornar uma pessoa organizada!

  34. Thais, boa noite! Nossa amei sua organizaçãp em tudo que faz. Queria saber se vc poderia me enviar por e-mail, uma foto dessa pasta rosa, para eu ter ideia de espessura? Obrigada

  35. Adorei esta postagem. Os nossos documentos e papeladas são o que está mais desorganizado e muitas vezes não encontramos coisas importantes, mas eu nunca consegui organizar. Contudo, ainda não tinha entendido como este arquivo de referência funcionava… também gostei muito do arquivo de referência rápida. Sei que demorará um pouco para chegar no seu nível, mas gostei muito e vou começar a organizar assim que comprar as caixas e pastas, aos poucos, dia após dia. Obrigada por compartilhar.

DEIXE UMA RESPOSTA