ou
Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

É engraçado falar sobre sonhos, porque são tão poucas as pessoas que conseguem alcançá-los. Todos temos sonhos, mas na maioria das vezes acabamos deixando de lado por que mesmo? Ah sim, por causa da correria.

Eu gostaria de propôr aqui, então, que você transforme os seus sonhos em objetivos. Isso significa basicamente torná-los possíveis e trazê-los para mais perto de você. Mas como fazer isso?

Objetivos de longo-prazo: Comece exercitando a sua imaginação: o que você gostaria de dizer que fez no dia em que estiver morrendo? Você gostaria de, nesse momento, ser reconhecido(a) como uma pessoa que fez o quê? Eu chamo esses de objetivos a longo-prazo. Os meus são, basicamente, ser a melhor mãe possível, ser uma boa companheira, ter estabilidade financeira, conhecer os meus lugares preferidos no mundo, dentre outros, totalizando 10.

Meios: Depois disso, faça um mapa mental de cada um desses objetivos, ligando a eles tudo o que você acredita ser necessário fazer para alcançá-los. Neste momento, você elencará os objetivos que batem com as suas resoluções de ano novo. por exemplo, se seu objetivo de longo-prazo é ser uma pessoa saudável, você pode colocar agora que um meio para chegar lá é praticar uma atividade física. Defina meios para todos os objetivos. Não tem importância a quantidade de meios para cada objetivo – o essencial é que cada objetivo tenha pelo menos um meio.

Projetos: Agora sim vem a parte divertida, que é começar a estabelecer objetivos mais palpáveis, que basicamente se tornarão os seus projetos. Continuando o exemplo acima, você pode dizer que, para praticar uma atividade física, você deseja caminhar 30 minutos todos os dias pela manhã. Isso é um projetinho. Ou seja: o que efetivamente você precisa fazer se quiser praticar uma atividade física? Quais suas ideias? Academia, caminhar, praticar um esporte? Agora é a hora de pensar a respeito de acordo com a sua personalidade e as coisas que você sabe que gosta de fazer.

Tarefas: Por último, você destrinchará os seus projetos em pequenas tarefas. Se seu projeto é caminhar todos os dias pela manhã, você pode definir como tarefas: mudar o horário no trabalho, acertar o alarme para acordar mais cedo, deixar a roupa de ginástica separada de noite, avisar os familiares que sairá mais cedo etc. São tarefas imediatas, para fazer já ou umas na sequência das outras.

Quem diria que fazer um único telefonema hoje poderia contribuir para um objetivo de longo-prazo? É exatamente assim que se começa. Dando um passo de cada vez, sem perder de vista o horizonte. O nome disso é foco.

Thais Godinho
26/01/2013
Veja mais sobre:
Objetivos
21
7 anos de Vida Organizada – o número da sorte!
Empreendedor: aprenda a gerenciar o seu tempo
10 maneiras rápidas de reduzir a tralha

 

  1. Mafalda S. 26/01/2013

    Este ano, estou mesmo a concretizar os meus objectivos, como nunca antes o fiz. Dá-nos uma felicidade imensa!

    Excelentes dicas as deste post… como sempre.

  2. Evelyn 26/01/2013

    Janeiro já está acabando e os sonhos estão sendo realizados, graças a Deus! Algumas é preciso um pouco mais de organização [beeeeem mais] pq falta tempo e dinheiro, mas outras a organização que o blog está ensinando já saem do papel de fininho.

    Uma boa dia que vc deu foi escrever… escrevi as metas do ano no primeiro dia da agenda e releio pra não esquecer e ver o quão próximos de realizar estão ficando. E como é bom ver que falta pouco pra alguns! [que era de longo prazo e agora estão pra médio!]

    Só posso dizer: OBRIGADA THAIS! Vc é uma inspiração em amadurecimento e organização!
    Bom final de semana! [com o filhote!]

  3. wellington 26/01/2013

    Esse post me lembrou uma música chamada “Dreams for Plans” – Sonhos por planos… Confere, acho que você vai gostar, fala literalmente sobre essa substituição, é mais romantica, mas bem escrita: https://www.youtube.com/watch?v=0IrqPutA7dg

    • Lanna Freitas respondeu wellington 10/02/2015

      Shakira! *-* linda música

  4. Andrea Oliveira 26/01/2013

    Ai Thais, que saudade de ler seu blog. Ando apurada que so vendo… realizando meus projetos e ideias para este ano…=)
    Decidi arrumar minha casa (alem de baguncada ta tudo descoordenado em materia de decoracao). Dai, decidi pintar meus moveis, ja que nao tenho dindin pra comprar tudo novo. E como ter tempo para fazer tantos moveis tendo um bebe de um ano e casa pra cuidar???? Aiiii, esses anos de Vida Organizada me ajudam muito nessas horas.
    Bom…Quero pintar a comoda, cabeceira, mesas de cabeceira, fazer saia para a cama, colocar cortinas (meu quarto ta um desastre). Organizei assim: Na hora da sonequinha do bebe:
    1) vou pintar a comoda. na Segunda eu lixo (comprei lixadeira neahm), na terca eu passo primer, na quarta comeco a pintar, quinta pinto outra camada, sexta encero e coloco os puxadores. Aiiiii, e nao e que deu certo?
    2) Vou pintar a cabeceira
    3) Fazer saia da cama

    e tudo nesse esqueminha. Porque se eu nao fizer assim o tecido e as tintas que comprei vao ficar juntando po ate o ano de 2016, mas com essa organizacao vai ficar tudo feito em no maximo dois meses!
    Obrigada Thais pelos seus sabios ensinamentos (hohohoho)… aiiii to tao feliz que as coisas estao indo como quero.
    A, e as baguncinhas, que ainda nao arrumei na casa, cada vez que vejo me vem: uma casa para cada coisa…ou, isso ta fora da casa, tipo, tenho que organizar lugar para cada coisa, mas, vou fazendo devagar e sempre. Minha casa vai ficar lindaaaaaa…=)

  5. Andrea Oliveira 26/01/2013

    Mais uma coisa… vai tomar banho, vai cacar sapo, vai ver se eu to na esquina… mas como sempre Thais, aiiiii, vai tomar banho, que post bom! Ja to fazendo a listinha de sonhos de VIDA, de valores reais para a eternidade, e me animei que muita coisa vai mudar na minha vida!
    Obrigada Thais, mesmo, mesmo, mesmo… voce e inspirada por Deus para escrever essas coisas! Aiiii que bom,,, queria poder dizer como e bom ler isso, mas nao da, entao, vou ali fazer meu mapa mental que, serio, me animei total!!!!

  6. Wilma 26/01/2013

    Estou nesse caminho mesmo, dando um passo de cada vez e vendo lá longe mais sonhos realizados. Em janeiro eu listei algumas coisas para dá início, a metade ou menos eu dei o primeiro passo, resolvida só uma completamente, as outras em andamento, mas dei um prazo de 3meses para todas estarem concluídas dessa lista. Porém uma coisa que sempre me atrapalha nessa época, e não sei se você já falou do assunto, é o Horário de Verão, eu não me acostumo e dessa vez então, me parece pior, e olha que comprei até um saquinho de Camomila pra ir dormir mais cedo e nada, durmo tarde e gostaria imensamente de levantar às 6hs e NUNCA consigo, e se levantar não me sinto produtiva e aí não forço meu organismo, já que tenho o privilégio da opção, nesse momento. Quando o sol desce e eu olho pro relógio são 20hs e aí como dormir às 22hs, impossível pra mim. Não gosto desse horário de verão e torço pra chegar ao fim, em 17/02. Tem, Thais alguma dica pra passar melhor esse período?? Eu continuo tentando…

  7. Fernanda 26/01/2013

    Bom como sempre, adoro seus post, adoro mesmo, bjsss
    Gostaria que falasse mais sobre finanças, se der é claro.

  8. Vania Lacerda 26/01/2013

    Este post veio em boa hora! Vou desdobrar meu projeto em tarefas. Inspirada em algumas leituras, tenho evitado dar tiro pra todo lado, ter metas demais, e acabar atingindo poucas. Estou focando num projeto apenas. Desafiador, mas um só… Está sendo ótimo!

  9. Wanice Bon'ávígo 26/01/2013

    Posso dar 11 para esse post? Sim, porque 10 é pouco! Maravilha, adorei! Eu elegi 2013 como o ano da Saúde e Bem-Viver e tracei objetivos. Um deles, praticar Pilates, já está em prática. Mais do que nunca, preciso fazer atividade física, mas não adianta querer frequentar academia – não gosto. Encontrei no Pilates o que eu queria: uma espécie de musculação inteligente para pessoas inteligentes. Uma aula que não termina, pois você traz para a vida o que recebe lá. Também tenho caprichado na minha alimentação, já estou há mais de 2 semanas sem comer glúten, o que está me fazendo muito bem. Preciso por mais foco na minha vida profissional, não estou conseguindo retomar plenamente o meu ritmo, mas isso será o eixo norteador de fevereiro. Adoro MAPAS MENTAIS e tenho usado bastante. Aquela sua frase “isso realmente está me levando para perto do meu objetivo?” sempre me leva os filtros. Que bom! Beijos e gratidão sempre

  10. Nina 26/01/2013

    Amei.

  11. Mariana 27/01/2013

    Olá thais! Só o título desse post ja me deu um animo! Amanha sai o resultado do vestibular da faculdade que eu quero e estou com muito medo, acabei de sair do 3o colegial e mesmo sabendo que cursinho é algo que só faz bem e amadurece, nao quero fazer, to totalmente desanimada, mas tambem nao quero fazer uma faculdade particular sem tentar ao menos mais uma vez a faculdade publica. Enfim, voce me ajuda demais nesse processo de organizacao! E se nao for dessa vez que eu passei no vest, vou me organizar e fazer meu sopnho virar objetivo!
    Fique com Deus.

    • Eliana respondeu Mariana 28/01/2013

      Mariana,
      Não querendo ser intrometida mas já sendo rs. Te aconselho sim a continuar tentando a universidade publica, e caso tenha condições de ir ao cursinho vá! minhas duas irmãs foram, e eles super ajudam na hora de organizar os estudos tanto lá como em casa, então com as dicas deles mais as dicas da super Thais, vc vai passar com certeza! E em casa todas nós estudamos em universidade publica, elas com a ajuda do cursinho e eu na raça mesmo rs.
      Espero que tenha sucesso, e que vc consiga 🙂

      Thais,
      2013 mal começou e já elegi esse post como post do ano. Parabéns

    • Juliana respondeu Mariana 06/02/2014

      Me metendo também, hehe… Mariana, não desista! Eu precisei de 3 vestibulares para entrar na faculdade pública. Tb não queria ir para a particular, mesmo com meus pais forçando a barra para eu não ter q fazer mais um ano de cursinho. Fui bem persistente (trabalhei para pagar meu cursinho, e como ganhava pouco, tudo que consegui foi fazer um intensivo à noite, por apenas 5 meses) e, no meu último ano de vestibular, passei para todas as universidades públicas para onde apliquei, ou seja, ainda pude escolher onde estudar! O que mudou? Apenas minha organização na rotina de estudos. Me dediquei muito mais e levei a sério a rotina criada por mim mesma. Enfim, só depende de você alcançar seus objetivos!

  12. Mariana 27/01/2013

    Mandei meu namorado ler, porque ele quer tudo-ao-mesmo-tempo-agora, sabe? E acha que as coisas vão cair do céu. Espero que ele aprenda, antes que seja tarde, que a vida não é assim.
    Beijão, Thais.

  13. 28/01/2013

    Olá! Estou feliz por ter começado o ano bem ativa, cuidando de coisas que estavam meio esquecidas, deixadas de lado, como o meu ap, por exemplo. Agi meio assim… como posso dizer… impulsivamente! MAs valeu super apena, pois meu ap está todo reformado (pintado, decorado, arrumado)!!! Concluída esta etapa, agora quero cuidar de mim, do meu casamento, e muito mais da minha família!

  14. Rafael Danigno 31/01/2013

    Muito legal Thais. Acho que os sonhos são realmente o combustível da vida…

  15. Lorena Germano 05/02/2013

    Que legal!
    Eu estou fazendo, e é incrível como no mapa mental os sonhos se dividem em fragmentos do que pode ser feito agora, e como você disse, batem com as resoluções de ano novo! Pensar em sonhos como coisas distantes e gigantes é o que faz muita gente desistir ou achar que vai cair do céu. O segredo é um passo de cada vez, e começar a caminhar AGORA! 🙂
    Obrigada pelo post super inspirador e prático ao mesmo tempo!

  16. Juliana 06/02/2014

    O post é muito interessante. Modéstia a parte, sempre fui muito focada no que eu queria, mesmo tendo em mente que poderia demorar anos para realizar. Meu maior sonho no momento é morar fora, e estou há 3 anos lutando para realizá-lo, especialmente na questão financeira.

    Acredito que tendo foco, paciência e determinação, você pode conseguir alcançar muita coisa na vida!

  17. […] Precisa de ajuda? Comece por aqui. […]

  18. Raquel 26/07/2016

    Thais,

    Você ainda organiza seus objetivos assim ?

    • Thais Godinho respondeu Raquel 27/07/2016

      Organizo de acordo com o GTD, cujo post é uma versão resumida. 🙂