ou

Hoje eu quis contar um pouco sobre como é a minha rotina de organização com o blog, pois tenho recebido alguns e-mails pedindo um post sobre isso e também porque estou fazendo algumas mudanças nessa rotina, conforme falei em um post anterior.

O Vida Organizada, há quase dois anos, vem mantendo uma frequência diária de postagens. Isso é muito bom porque consigo me organizar e planejar o que vou escrever em cada dia mas, ao mesmo tempo, gera uma pressão enorme. Quando não publico um post, recebo MUITOS e-mails, comentários e mensagens perguntando o motivo. Quando escrevemos esporadicamente, sem um dia certo, a pressão é muito menor. Como eu sempre gostei de passar essa “segurança” para os leitores, de todo dia ter um post, fui levando dessa forma.

O que acontece é que, hoje em dia, eu tenho me dedicado a tarefas que estão demandando mais tempo da minha vida. Antes, eu dedicava algumas horas da minha semana ao blog porque eu podia fazer isso. Hoje, preciso aproveitar esse tempo de forma mais vantajosa para a minha família. Por favor, não me levem a mal. Eu adoro o blog, adoro pesquisar para escrever aqui, leio feeds e tudo o que for relacionado. Mas a dedicação que eu tinha era enorme mesmo, quase que um segundo emprego, e hoje infelizmente não posso mais me dar a esse luxo.

Vou contar um pouquinho para vocês como eu faço.

Calendário editorial

Há cerca de dois anos, decidi definir um calendário editorial para o blog. Basicamente, eu dividi as categorias ao longo do mês e, sempre que tivesse uma ideia para um post, eu encaixava no dia em que estivesse a sua categoria. Em pouco tempo, eu já tinha planejado o ano inteiro e até mesmo posts para o ano seguinte. Isso é bastante comum quando eu tenho ideias para posts de ano novo, por exemplo, mas já passou a época.

O ano inteiro de 2013 já tem posts planejados, por exemplo. Falta somente escrevê-los. Sempre que eu vejo algo que pode ajudar em algum post ou servir como referência, eu faço anotações no rascunho do post. Isso me ajuda bastante na hora de escrever.

Como antigamente eu fazia alguns poucos publieditoriais, ter um calendário foi fundamental para que eu pudesse controlar as ações, especialmente nos casos em que os publis eram uma sequência de posts. Isso também garantia que eu não deixasse um publi perto do outro, decaindo a qualidade dos posts. Para a agência que me procurava, ter esse calendário era essencial, pois eu tinha dados certeiros para lidar com eles. Quem quiser ter um blog profissional precisa fazer isso, não pode “postar quando der na telha”.

Com esse calendário planejado, eu escrevia os posts com o passar dos dias. Tirava uma hora hoje, duas horas amanhã, mais algumas horas no final de semana e mantinha uma anterioridade de uma semana a um mês de posts prontos já agendados. O WordPress (ferramenta que eu utilizo para gerenciar o conteúdo do blog) permite que você programe as postagens para entrar no ar quando você preferir. Assim, eu já deixava agendados os posts para até um mês à frente, pois assim eu garantia o post diário independente dos imprevistos que eu tenha tido.

Como vocês podem imaginar, isso também demanda muito tempo.

A outra vantagem de ter o calendário editorial é garantir que as categorias estejam sempre sendo “alimentadas”, sem que nenhuma seja deixada de lado. Eu acredito que tenha sido uma boa opção fazer desse jeito por esse motivo.

Em 2013, eu optei por definir um tema por mês para ajudar no foco das postagens. Não que todos os posts sejam relacionados ao tema do mês – a ideia serve somente para eu tentar focar nesse tema quando for escrever.

Para controlar o calendário, eu utilizava o Google Calendar, até descobrir um plugin fantástico chamado WordPress Editorial Calendar.

Gestão de comentários, e-mails e mensagens

Minha única regra sagrada é responder os comentários. Porém, como o volume é grande, tenho algumas regras, que são:

  1. Dúvidas são sempre respondidas, a não ser que já tenham sido respondidas no mesmo post.
  2. Perguntas sobre o post também.
  3. Perguntas sobre conteúdo que já existe no blog e pode ser encontrado via busca, respondo somente se der tempo.
  4. Elogios, sugestões e críticas, respondo se necessário.

Eu costumo ter uma rotina semanal para responder mensagens no Facebook, pois recebo um volume grande também. E não consigo responder todas de uma vez.

No Twitter, procuro responder diariamente, se não houver nenhum imprevisto.

Mas a maior quantidade de mensagens mesmo é recebida por e-mail. Costumo receber, em média, de 30 a 40 mensagens por dia relacionadas ao blog. Sugestões de posts, dúvidas, contatos de marcas etc. Eu precisaria dedicar mais de 1h todos os dias se quisesse responder todos os e-mails que chegam, pois alguns demandam longas respostas. Por isso priorizo os comentários do blog, pois assim outras pessoas podem ler as respostas. Costumo responder alguns e-mails por dia, mas fatalmente eles se acumulam.

Conteúdo nas redes sociais

Antigamente, eu postava dicas de hora em hora no Twitter. Tirava 2h do meu final de semana para criar o conteúdo e agendar as postagens da semana inteira. Eu adorava fazer isso, sei que todo mundo também gostava, mas não pude continuar porque levava muito tempo para fazer. Hoje, posto esporadicamente.

No Facebook, também posto esporadicamente na fan page do blog. No grupo, estou sempre acompanhando o que está sendo postado, apesar de não conseguir participar tanto quanto eu gostaria.

Pesquisas

Acompanho diariamente todos os feeds bacanas sobre organização através do Google Reader. Eu tinha muitos, muitos feeds a respeito, mas estava impossível de acompanhar. Assim, há um tempo eu fiz uma limpeza geral e deixei somente os meus preferidos (que estão basicamente na página Recomendo).

Sempre que vejo algum livro sobre organização, procuro ler. Como não dá para gastar muito dinheiro todo mês com isso, vou fazendo um “rodízio” dessas aquisições.

O mesmo vale para revistas. Antes, eu costumava comprar mais, mas atualmente estou procurando reduzir o número de papelada em casa. Compro somente as que eu acho interessantes para guardar ou alguma nova que eu queira conhecer. Como há muita coisa na Internet, não há necessidade de comprar tantas. De qualquer forma, todo mês eu procuro ver o que tem de interessantes nas edições das principais, a fim de tirar algumas ideias para o blog.

A principal fonte de pesquisa, no entanto, são os próprios comentários, e-mails e mensagens que recebo dos leitores. Não existe fonte melhor para ter ideias para o blog.

Gerenciamento do blog

Tenho um fichário para o blog, como se fosse um control journal, onde separo por conteúdo, financeiro, design, servidor etc. Lá eu guardo tudo o que for relacionado ao blog.

Algumas pessoas me perguntaram se eu precisei tirar um CNPJ para o blog, e a resposta é: sim. Fiz o cadastro no MEI (Microempreendedor Individual), pago uma taxa mensal e posso enviar nota fiscal. Mas, como não fiz mais publis desde que o tirei, acabo deixando somente para quando houver a necessidade. Mas é importante, caso você tenha um blog que realize ações com marcas. Tudo isso precisa ser gerenciado, porque são contas e você precisa fazer uma declaração de IR diferente da sua pessoal.

Muitas pessoas também me perguntaram sobre o design e a programação do blog. Eu comecei minha carreira trabalhando como webdesigner, mas hoje não mexo com mais nada disso. Não tenho sequer os programas necessários no meu computador. Sendo assim, o design é extremamente simples (o que eu acho suficiente, para falar a verdade) e, quando preciso mexer na programação, eu pesquiso bastante e vou tentando a sorte, mas não é algo que eu “sei” fazer – só o mínimo mesmo.

Produção de conteúdo

Como eu comentei anteriormente, eu costumava tirar 1h ou 2h do meu dia ou algumas horas no final de semana para escrever. Não estou mais fazendo assim. Atualmente, estava dedicando cerca de 2h no sábado e 2h no domingo para pesquisar e escrever, e algumas horas distribuídas durante a semana. Como agora diminuí o ritmo, não tenho uma rotina ainda definida. Estou em fase de experiência e vendo o que funciona melhor. O que eu posso dizer é que consegui fazer muito mais coisas no final de semana. =)

Assim como tem dias que eu passo o tempo inteiro na frente do computador escrevendo posts, porque estou inspirada. E acho que é assim que tem que ser.

Como vocês sabem, sou a única autora do blog. Sempre defendi muito isso, por ele ser pessoal, mas confesso que não estou achando a pior coisa do mundo ter mais colaboradores.

Bom, é basicamente assim que eu me organizo. Em breve eu farei um post sobre como tem sido a “nova fase” com relação a essa mudança de frequência de postagens no blog. Sim, ele poderá ter um post por dia, assim como pode ter três posts em um dia ou nenhum. A obrigatoriedade é que foi deixada de lado.

Boa semana para vocês!

Thais Godinho
21/01/2013
Veja mais sobre:
Blogging, Como eu me organizo
52
Fim de março: revisão e planejamento do mês e do trimestre
Como eu organizo as minhas finanças
Das coisas que deixamos de fazer

 

  1. kiki 21/01/2013

    A gente lê blogs e não imagina todo o “backstage” que acontece, né? Eu nunca pensei que precisaria ter firma aberta, mas faz todo o sentido por conta dos publi.

    Eu tenho blog desde 2004, mas sempre “diarinho”, uma válvula de escape. Acho que se eu tivesse um blog profissionalizante, penaria pra me organizar, ou então teria que me dedicar somente a ele. Não é uma coisa que eu tenha vontade, gosto de ter como hobbie. (Eu custo conseguir comentar nos blogs que eu sigo! kkkk)

  2. Nina 21/01/2013

    Impressionante a sua dedicação! Parabéns mais uma vez, e sinta-se à vontade para nos deleitar nos seus momentos de melhor inspiração, sem qualquer pressão!
    Bjs e boa semana pra vc tb!

  3. Michelle Amorim 21/01/2013

    Adorei o post Thais! Realmente responder comentários, emails e tudo mais demanda muito tempo e muita dedicação. Além da dedicação com o blog em si.

    Uma dúvida: como você se encaixou lá no MEI? (no atividades permitidas)

    Bjoo

    • Thais Godinho respondeu Michelle Amorim 21/01/2013

      Coloquei umas seis atividades! Não existe nenhuma específica pra blog ou site. =(

  4. Patricia 21/01/2013

    Olá Thais,
    Parabéns pela sua dedicação e fidelidade aos seus compromissos. Tenho três filhos (11, 5 e 3 anos) e no final do ano passado, decidi que neste ano de 2013, me organizaria melhor para ter mais tempo com eles. As pessoas me acham organizada, mas ainda acho que posso melhorar muito, e tive esta certeza quando descobri o seu blog. Fiquei entusiasmadíssima em colocar em prática. Faz uma semana que estou destralhando meu lar. Comecei pela área de serviço, passei pela cozinha, sala, os dois quartos das crianças e agora estou no meu quarto, o banheiro é bem pequeno então não há o que destralhar. Depois do destralhamento total do apto, passarei ao projeto de “transformar” cada cômodo, preciso fazer o espaço que temos ficar funcional e bonito claro. O seu cantinho/escritório ficou o máximo. Também faço artesanato (bem de vez em quando) e tenho muita vontade de ter o meu cantinho também. Caso você tenha sugestões de móveis e idéias para apartamentos pequenos, aceito. O Fly Lady e o GTD já estão acontecendo aos poucos aqui, o caderno e o fichário já estão comprados. Um beijo e que Deus te abençoe grandemente. Ah, fique tranquila quanto as frequencias dos seus posts, pois o seu blog já está tão recheadinho que nos deixam satisfeitas por alguns dias.

  5. Jacqueline Campos 21/01/2013

    Thais, ficaria feliz em ajudar com o Twitter e o Facebook, se for de sua preferência!

    • Thais Godinho respondeu Jacqueline Campos 21/01/2013

      Obrigada, Jacqueline. Vou ver aqui como vou me organizar e pensar direitinho.

  6. Joana 21/01/2013

    Olha Thais, você tem razão. O blog é seu e é você que decide com que periodicidade posta. Todo mundo gosta de saber que todo o dia terá um novo post para ler, uma novidade mesmo. Mas só quem tem um blog sabe o difícil que é mantê-lo, por isso… Escreva sempre para os leitores, porque muitos, poucos, ou só de vez em quando sempre vou estar aqui para ler. Vou fazer uma pergunta meio que indiscreta, desculpa, ta? Você nunca pensou em o seu marido também participar do seu blog? Afinal de contas, “quem cuida” da doméstica da casa é ele por ter tempo (pelos motivos profissionais que você já disse claro). Obvio que são os dois, mas talvez ele por ter mais experiência e mais tempo também possa querer entrar na onda do blog, mas isso vocês dois é quem sabem, claro, desculpa mesmo. Foi só um comentário. Um bj grande e se sinta à vontade para postar só quando puder.

    • Thais Godinho respondeu Joana 21/01/2013

      Já pensei sim, mas ele não gosta de escrever.

  7. Mary 21/01/2013

    Puxa Thais, que trabalheira! Uma trabalheira gostosa, já que você ama o blog, mas como a Kiki (do comentário lá de cima), eu também não imaginava que tinha tantas ferramentas assim envolvidas. Aprendi muito com o seu blog, cheguei aqui pensando que seria um blog só sobre organização doméstica e aprimorei praticamente todas as áreas da minha vida. Já me chamaram de bitolada por eu ter um cardápio semanal (!!), um aplicativo de lista de compras, por ter rascunhado um calendário semanal pro meu blog (esse ainda está começando, heh) e coisas assim, mas isso me ajuda demais, então eu só ignoro, afinal de contas isso me ajuda, né? Só tenho a dizer: Muito obrigada! 🙂

  8. Rô! 21/01/2013

    Thais, eu realmente não entendo porque as pessoas cobram tanto. Você faz um trabalho maravilhoso aqui! Sem receber nada. Você ajuda tanta gente. E isso é lindo, mas você tem família, emprego… enfim, uma vida!

    Acho que se o blog virar (ou voltar a ser) essa pressão que você comenta, não vale a pena para você. De verdade. E continuo achando que você devia gerar renda com o blog, nada mais justo por toda dedicação que você dá para nós, leitores.

    Beijos e que você encontre o equilíbrio que quer para o blog, sem se estressa quando não puder postar e trazendo coisas legais quando der na telha.

  9. Oi Thais! Ainda não tinha visto a página das recomendações – obrigada pela referência ao meu blog!!!
    Eu também fazia postagens diárias, excepto ao fim de semana, mas não dá mais… Prefiro postar 3 posts bons por semana, e agora como estou a fazer uma série de guest posts à sexta-feira, só tenho que me preocupar em escrever 2 posts por semana. Geralmente tenho posts agendados para as próximas 2 ou 3 semanas. Quando tenho ideias para posts, aponto e vou fazendo rascunhos. Decidi cortar na frequência de postagem porque quero dedicar mais tempo à escrita do meu livro, um projecto que abracei agora em Janeiro.
    Adoro o teu blog! Parabéns e continua, mesmo que com menos frequência!

  10. Leonardo 21/01/2013

    Oi Thais, eu leio seu blog já tem um tempo e tento usar muitas das coisas que você passa aqui na minha vida. Porém muitas pessoas ignorantes falam que isso é coisa de mulherzinha. Ou que é frescura ficar usando agenda… ou ser organizado. Isso é coisa para mulher… me falam. Qual a dica que você passa para lidar com pessoas assim, que são muito próximas de mim e sendo que são difíceis de ignorar.
    Aproveita e passa algum tipo de organização que sirva exclusivamente para os homens. kkk
    Adoro seu blog. E por mais que muitas pessoas falem jamais deixarei de lê-lo.

    • Ariane respondeu Leonardo 21/01/2013

      Oi, Leonardo.

      Desculpa me intrometer, mas como esse post da Thais tem tudo a ver com a questão das respostas etc, acho que posso ajudá-la e a você também. 😉

      Enquanto ela não te responde, dê uma olhada neste link que está na página de recomendados aqui do blog:
      http://odomestico.blogspot.pt/

      Espero que possa ajudá-lo de alguma forma. Gostaria que meu marido fosse o mínimo organizado! rs

      • Nina respondeu Ariane 21/01/2013

        Boa! Isso não tem nada a ver! O meu noivo é bem mais organizado que eu, e tenho tanto orgulho!

    • Thais Godinho respondeu Leonardo 22/01/2013

      Leonardo, olha, a dica é mandar as pessoas irem passear, rsrs. Organização só nos ajuda. Se uma pessoa acha isso ruim, azar o dela…

  11. Ariane 21/01/2013

    Oi, Thais.
    Sei bem como são essas coisas! Fiquei feliz em saber que estou no rumo certo. 😉
    Queria sugerir algo para você que já tem uma agenda programada do que vai falar no blog. Que tal uma coluna do “Que vem por ai”?

    Pode ser com o título das postagens (caso elas já estejam completas) ou apenas o assunto. Acho que deixará suas leitoras mais assíduas (imagino que isto não seja um problema para você, mas pode ser para outras pessoas), sem contar que pode ajudar de algum jeito com o trabalho que você tem por trás do blog. Imagine que algum assunto vai entrar ainda esse mês e é justamente a dúvida/e-mail/msg no FB ou twitter de alguém?

    Beijos e Parabéns!

  12. Patricia 21/01/2013

    Thais, que trabalheira! Você poderia considerar diminuir a frequência das postagens, como por exemplo, não postando nos finais de semana, e quem sabe, se desfazer da conta do twitter e outros meios que você quase não utiliza (eu particularmente nunca entrei no twitter do blog). Sei que o blog é um passatempo seu, mas você também tem outras áreas da sua vida que precisa se dedicar. Por mim, você pode postar 1x por semana, que continuarei visitando seu blog sempre. 🙂

  13. Léslie 21/01/2013

    Oi Thaís, fiquei impressionada de saber que as pessoas “cobram” quando não tem post…
    Você está mais do que certa em diminuir a frequência, deixar a obrigatoriedade de lado, acho que desse jeito até flui melhor a inspiração por não ter aquela (auto)cobrança e tals.

    Tem épocas da vida que a gente demora a perceber, mas às vezes é necessário reduzir algumas atividades ou a gente não dá conta de tudo.
    Continuo te seguindo aqui!

    Beijo!

  14. Prig 21/01/2013

    Oi Thais!

    Foi com você que dei meus primeiros passos pra organizar minha vida, e agora, me identifico com o calendário editorial que você fez. Tenho um mindmap que também controlo meu blog, bem desse jeitinho!

    Como não tenho publis (ainda) rsrsrs não preciso ter empresa e tal… Mas blog, com certeza, dá um pouquinho de trabalho e toma um tempo!

    Um dia serei profissional!

    Parabéns pelo VO!

    Beijos

    Prig

  15. Letícia 21/01/2013

    Oi Thais,
    Muito útil esse post, eu comecei um blog outro dia e estou completamente perdida, tenho tantas ideias de coisas pra postar mas não faço a menor ideia de como organizá-las ou se elas cabem de verdade no mesmo blog. Já pensei até em fazer dois blogs diferentes, mas vi que isso não ia dar certo e só ia me complicar. Não sinto a necessidade de ter uma rotina fechada de posts (por enquanto pelo menos), mas sim de separar categorias e assuntos de que quero falar. Eu comecei no blogspot mas estou pensando em mudar logo pro wordpress, porque o blogger é cheio de bugs e mais limitado (por outro lado, o wordpress.com tem anúncios obrigatórios e layout fixo, o que pra mim é inaceitável, e não sei se é a hora, com 5 posts, de mudar pra hospedagem própria).
    Enfim, não tenho a intenção de profissionalizar o blog, mas tenho muita curiosidade pra saber como funciona essa parte do contato das marcas e de constituir empresa com o blog. Será que você poderia esclarecer mais sobre isso em um post?
    Beijos 🙂

    • Thais Godinho respondeu Letícia 22/01/2013

      Letícia, se mudar para o WordPress, use servidor. Mudar do Blogger para o WordPress.com é trocar vinho pela água, pois o WordPress.com é bem limitado. O problema do Blogger é unicamente “dar” seus textos para o Google, em termos de direitos autorais. Fora todas as outras facilidades de se ter um blog no WordPress, que é o sistema mais usado do mundo. Mas vc também pode usar o Tumblr, por exemplo. =)

      Sobre o contato com as marcas, eu nem pensaria nisso. Quando o blog é bom, as marcas começam a entrar em contato.

  16. Wilma 21/01/2013

    É mesmo um trabalho e tanto ter um blog com perfil profissional ou mesmo profissional. Não entendi bem quando isso se tornou dessa forma e nem faço idéia se o que se recebe financeiramente é compensador. Alguns blogs que leio e percebo serem profissionais, alguns são explícitos, na verdade não me atraem muito, porque, por fim nunca sei se o que dizem é conversa de “vendedor”. Gosto dos blogs com pegada pessoal, vivência, coisas reais, porém com toda essa logística, realmente não dá pra levar por muito tempo sem remuneração, é de fato difícil. Mas faça o que for melhor pra você, e fiquei pasma de saber que as pessoas cobram, hahaha, incrível!! Fiquei feliz de ver a Rita nos comentários, conheci o blog dela antes do seu, e admiro os dois e sou muito agradecida por tudo que aprendi e aprendo com vocês. Boa Sorte em sua nova empreitada, mas o que importa é que você já ajudou muiiiiito!!!! Obrigada sempre!!

  17. Vivian 21/01/2013

    Nossa como voce consegue preparar um plano para o ano inteiro, voce coloca os Posts como rascunho e ai voce quanto quer escrever sobre o tema ai voce publica ?
    Penso em fazer um blog mas nao vi a real necessidade de abrir uma MEI.
    A unica fonte de renda sua é esta area de publicidade, e tem dado algum retorno ? qual voce utiliza?

    • Thais Godinho respondeu Vivian 22/01/2013

      Isso mesmo, Vivian. O plugin que eu citei monta um calendário dentro do WordPress e você vai só remanejando os posts. Excelente!

      Minha fonte de renda é o meu emprego, rsrs. O blog é só hobbie mesmo, por isso não faço mais publis etc. Prefiro focar no conteúdo.

  18. Monalise 21/01/2013

    Eu também me organizo para publicar sempre conteúdos bons mas diferente de você eu não tenho muito compromisso com as postagens porque não tenho o desejo de torná-lo blog Profissional.

  19. Mariana Santana 21/01/2013

    Oi Thais!

    Acho seu blog o máximo e confesso ser do time dos que entram todos os dias lá pelas nove da manhã para conferir se tem post novo. Mas quando não tem, sabe o que eu faço? Releio algum antigo relacionado a alguma coisa que eu busco no momento: motivação para trabalhar, para organizar a casa ou os estudos. Ou leio de novo os posts sobre GTD. Nunca falta coisa para ler aqui. A qualidade dos seus textos é muito boa. Você costuma dizer que está sempre lendo o livro do Allen, não é? Pois eu estou sempre lendo você! Fique tranquila com a frequência de posts, sempre haverá algo para aprender neles, a cada leitura!

    Obrigada por compartilhar sua vida, suas dicas e seu talento pra escrever!

  20. Fernanda Rocha 21/01/2013

    Olá. Nossa eu parei para ler esse post inteirinho porque parece que foi feito para mim, hehehe. Bom, explico: tenho um blog que fala entre várias outras coisas sobre livros. Amo meu blog e não tenho renda com ele, estou desempregada e precisando dar um jeito na vida por mais perdidinha que eu ande, heheh, mas o que ando reparando é que o blog anda me consumindo mais do que eu queria , apesar de amar ele. Ano passado minhas notas no curso de inglês que faço, despencaram porque fiquei pensando durante todo o semestre: mais um postzinho e vou estudar, mais um e-mail respondido e vou estudar e no fim passaram meses e não estudei muito. Outra coisa: hj não to trabalhando mas preciso trabalhar logo então tenho que me dar conta que minhas manhãs e tardes serão preenchidas, também vi que ando querendo muito fazer uma segunda faculdade – jornalismo – , mas isso depois de terminar o inglês que será em julho desse ano. Enfim, tenho planos para minha vida pessoal e quero muito meu lugar ao sol mesmo que os ventos estejam contra. Nisso tudo sinto que passo o dia ansiosa, atrapalhada porque fico em voltas com meu blog, estou precisando de um equilíbrio sei disso, mas acho que me sinto pressionada devido as parcerias. As vezes dá vontade de excluir tudo mas sei que não é esse o caso, o que vi hoje é que preciso me reorganizar urgenteeee com minhas atividades na internet e desgrudar um pouco do blog…só não sei por onde começar.

  21. Vivi 21/01/2013

    Thais! Parabens! Vc e perfeita! Gente onde fica este link ” recomendo”?? Nao achei…

  22. Narinha 21/01/2013

    Acho que vc tem razão, deve fazer seu horário de acordo com sua vida mas….. Nao ter a linkagem de domingo me faz a maior falta!!
    Quando puder vc faz?
    A gente fica procurando post novo todo dia, mas a gente se acostuma. O importante eh que vc continua blogando e nos queremos ler!
    Bjos e sucesso sempre.

  23. Vania Lacerda 21/01/2013

    Puxa vida…é mesmo um gasto de tempo enorme. Nem sei o que dizer, faça como for melhor pra vc, faça o que te dê prazer. Do ponto de vista de leitora, acho o blog bem mais importante que FB e TWT. É que o blog dá mais espaço para vc expor suas idéias, é amigável pra gente procurar coisas que foram publicadas em algum momento, tenho certeza de que ajuda um numero grande de pessoas. Pra mim, seu blog é praticamente um livro, que está sendo escrito aos poucos, aqui sob nossas vistas…

  24. Tatiane 21/01/2013

    Thais, seu blog é maravilhoso, e uma das coisas que o tornam tão especial é a autenticidade.

    Eu adoro ler cada nova postagem, claro, mas em minha opinião não deve ser um processo obrigatório mesmo. E criatividade e inspiração não tem hora marcada, não é?

    Beijos!!!

  25. Jaqueline 21/01/2013

    Olá Thais,

    Acompanho há um mês e pouco o blog e pra mim ele é ótimo! Você é uma inspiração para todos (principalmente por ser mãe, esposa, trabalhar fora, ter seus projetos pessoais e conseguir dar uma controlada em tudo isso se organizando, isso é fantástico!)

    Não tenho costume de comentar mas depois desse post (que me fez me identificar bastante, pois possuo um site há 7 anos) eu resolvi deixar uma dica valiosa que tem me ajudado bastante: Utilizo o software Sendible. Ele é um gerenciador de redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, Tumblr, etc) e até de WordPress. Ele é pago (9,99 dólares por mês para adicionar 15 redes sociais), já tentei passar horas procurando um grátis que faça as mesmas coisas, existem, mas não da forma completa como o Sendible que é um verdadeiro canivete suíço.

    Por que facilitou pra mim?
    – Porque só necessito logar uma única vez
    – Porque através dele consigo responder quem fala comigo pelo Twitter (Retweet e mensagem privada) ou Facebook (Comentários e mensagens privadas)
    – Consigo criar post de WordPress com categoria que já existe (Acho que é possível criar também), também consigo colocar tags
    – Possui chat online com suporte. É um app confiável pois, se não me engano, eles já estão por aí desde 2008
    – Tem app pra Iphone (não tenho certeza se pra Android tem)

    Há outras possibilidades que nunca usei (tenho que testar, ele é um canivete suíço)

    E ele é muito intuitivo.

    Relutei em pagar, mas pensei: “É uma coisa que vai facilitar pra minha qualidade de vida então é muito válido!”

    Espero que essa dica te ajude (ou ajude quem quer que estiver lendo).

    Abraços

    • Thais Godinho respondeu Jaqueline 22/01/2013

      Eu uso o Hootsuite.

    • Marcela respondeu Jaqueline 23/01/2013

      Uhmm fiquei com a maior curiosidade de conhecer o seu site!!!
      Valiosa dica!

  26. Dalila Silva 22/01/2013

    Olá Thais, tudo bem?
    Eu sou super fã do seu blog e olha, você ajuda muito com todas as suas dicas e dedicação. Mostra que é possível simmmmmm ser organizada e que qualquer coisa fora disso é desculpa. Mudei hábitos, estou realizando coisas e isso é reflexo do trabalho lindo e gratuito que você oferece àqueles que tem interesse de correr atrás e melhorar seus pontos fracos. Eu indico seu blog para todos os meus amigos. Isso quando não envio o link dos posts que eu mais gosto.

    Agora a revelação é: depois desse post, eu refleti muito sobre o que tenho realizado e o que quero de verdade da vida. Eu adoro escrever e tenho uns 4 blogs (ou mais! ) que comecei e deixei de lado.Deixei de lado o que mais gosto de fazer q é escrever!Veja bem!rs Tenho 27 anos, sou analista de RH, formada em administração de rh, pós graduada em gerenciamento de projetos (a parte de gerenciamento do tempo era uma dificuldade…rs) e em gestão pública e penso agora em focar em comunicação social! Olha só! Vou amadurecer a ideia, mesmo assim, obrigada Thais!

    Ps.: adoro seus posts diários,no entanto, concordo que você tem que fazer por vontade e não obrigação:) Ficarei acessando diariamente, tem muita coisa pra eu ler, considerando que “te encontrei”a menos de um mês.

    Grande abraço e sucesso em todas as suas escolhas. Thanks for all.

  27. Obrigado Thais!

    Seu post foi o empurrãozinho que faltava para eu me organizar para começar a escrever para o meu blog.

    Abcs,
    Almir F Rivas Jr

  28. Rafael Danigno 22/01/2013

    Adorei a ideia do Calendário Editorial! Sua organização me assombra! No bom sentido! 🙂
    E obrigado pela dica do “WordPress Editorial Calendar”, vou testá-lo assim que possível!

  29. Carla 22/01/2013

    parabéns por tudo, de verdade!
    e, se isso te ajudar financeiramente, volte com os publi, pq do jeito que tu fazia não achava uma chatice, achava q eram algumas sugestões para nós, pobres desorganizados.
    sucesso!

  30. Mariana 22/01/2013

    Você está mudando! Que legal dividir isso com a gente! Faz parte da vida abrir mão de algumas coisas diariamente. Como já comentei no outro post, a obrigatoriedade acaba tornando tudo muito chato. Como o blog é seu, você tem liberdade (e o direito!) de fazer como quiser, postar quantas vezes quiser…
    Adorei as dicas de organização. Às vezes dou umas patinadas no meu blog… Mas é questão de organização, mesmo.
    Um beijo, Thaís!

  31. Thaís,

    Vc é inspiradora!!! Esse post foi fundamental para a organização do meu blog que está em fase de reformulação geral.

    Uma perguntinha: vc conhece algum plugin parecido com o WordPress Editorial Calendar que seja compatível com a plataforma do Blogger?

    Bjs e obrigada por tudo!

  32. Daniela 25/01/2013

    Achei muito interessante esse post, Thais. Eu sou blogueira há 10 anos. Meu blog é pequeno e eu o escrevo por prazer, sempre que dá na telha. Ainda assim, ele me consome tempo e dedicação. É muito gostoso, mas entendo sua decisão de dedicar menos tempo ao VO e deixar a obrigatoriedade de postar diariamente. Acredito que com mais liberdade, fica mais prazeroso blogar e você conseguirá criar um conteúdo ainda melhor.
    Eu adoraria colaborar com o VO, se você decidir mesmo buscar por colaboradores. Moro sozinha e sou universitária, e adoro escrever sobre organização para estudantes e pessoas que moram sozinhas também, dividindo minha modesta experiência.
    🙂

  33. Camila Mabeloop 25/01/2013

    Muito importante o post, amei ♥

  34. […] Vida Organizada – Como eu me organizo com o blog […]

  35. […] A Thais, do blog Vida Organizada, fez um ótimo post sobre como organizar seu blog. Me ajudou muito, quem sabe não ajuda […]

  36. Marisa 29/01/2013

    Descobri hoje o seu blog e estou gostando muito !!! Há tempos quero iniciar meu blog e suas dicas me incentivaram bastante. Obrigada por dividi-las conosco.

  37. Rose Soares 15/09/2014

    Amadaaaaaaa top dos tops esse post, superrrrrrrrrrrr ameiiiiiiiiiiii. Eu já tinha ouvido falar que precisaria sim de cnpj para blog, mais como ainda meu blog esta no começo, só 4 meses hehe @ agora ficou a dúvida, preciso já correr atrás disso minha flor? E como fazer? Se puder passar o link desse que você pagar a taxa vou agradecer. Beijao,, super ameiiiiiiiiiiii no aguardo.

    • Thais Godinho respondeu Rose Soares 16/09/2014

      Rose, eu conto com o auxílio de uma contadora. Recomendo o mesmo.

      Eu fui ter CNPJ somente quando meu blog passou a ser contatado por empresas.

      Boa sorte.