clutter-rehab

Há alguns meses encontrei na Livraria Cultura o livro “Clutter Rehab”, da autora do blog I’m an organizing junkie, Laura. Eu gosto bastante desse blog, mas ele é em inglês. Quem não tem facilidade com o idioma pode acessar utilizando o navegador Google Chrome, que possui uma extensão para tradução do conteúdo, ou utilizar o Google Translator, que funciona sempre bem e é online, então você não precisa instalar nada no seu computador.

Como é esse livro? Ele é dividido por capítulos curtos que trazem uma dica de organização em cada um deles. Em sua grande maioria, as dicas são relacionadas ao destralhamento da casa, o que leva à organização no geral.

O livro é pequeno (um pouco maior que a minha mão) e tem 128 páginas. Porém, a diagramação é bonita, as folhas são de boa qualidade e há fotos que ilustram muito bem as dicas.

Na introdução, ela fala sobre os conceitos de tralha, como começar a se organizar, o processo de organização e dá a dica: sorria, relaxe e curta o seu trabalho pesado! =)

Alguns exemplos de capítulos, com tradução livre minha:

  • Faça-se perguntas sobre a sua tralha
  • Pare de dar desculpas para manter a tralha
  • Não crie um sistema muito complicado
  • Organizar não precisa ser caro
  • Se você não gosta de algo, mude-o ou pare de reclamar
  • Guarde suas coisas onde você as utiliza
  • Abrace o plano B e deixe o perfeccionismo ir embora
  • Organize enquanto está assistindo TV
  • Entre outros

Na verdade, é mais um livro com dicas de organização, mas o interessante é que foi escrito por uma blogueira, com suas dicas pessoas. Particularmente, já li tantos livros de organização que costumo considerá-los todos iguais e a leitura até enfadonha, pois muitas dicas se repetem. Isso não acontece com esse livro, pois a Laura sabe dar um tom diferente às dicas, com muitas tiradas interessantes.

Eu o comprei na Livraria Cultura, mas acredito que seja facilmente encontrado no Ebay e na Amazon.

Organizo as minhas leituras via Skoob. Quem quiser, pode me adicionar lá.

32 Comentários

  1. Thais, vc lê muitos blogs, não sei se já postou, se não, poderia fazer um post dos seus blogs prediletos e compartilhar com os leitores, até.

  2. Thais, só para compartilhar uma coisa que acabei de descobrir. O Google Reader traduz automaticamente os feeds que pedimos. =]

    Incluindo alguns gringos por lá agora!

    Bom dia =]

  3. Bem interessante as dicas Thais, todas bem diretas e bem práticas. Dos que você citou, só não sei se concordo com o último item: “organize vendo TV”.. Acho que se não tiver foco a organização vai acabar levando 3 vezes o tempo necessário… E se tiver passando um filme bom, pode ser que ela ainda pare no meio! 🙂

  4. Thais, bom dia!

    Sabe que eu ainda não tinha reparado na barrinha lá de cima? Agora fui procurar o “Recomendo”, que listinha boa, valeu!
    Beijocas,

  5. Olá Thaís!!!

    Descobri o Skoob a pouco mais de um mês, é uma ferramenta fantástica, mas não consegui te encontrar por lá, vc poderia me dar o caminho?
    Uma outra dúvida é a respeito do livro, Clutter Rehab, também é inglês?

    E Rafael, não me leve a mal, mas as mulheres possuem essa habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo sem perder o foco, acho que com persistência os homens também podem!!!#ficaadica

  6. Que legal o Recomendo! Tb não tinha reparado nesse baú de tesouros… Vou explorar aos poucos, à medida que tiver tempo. E que bom saber que há mais alguém neste mundo que tenha lido e gostado do “Como arrumar a casa”…:)

  7. Oi Thais, adorei a dica do livro. Vou add voce no skoob. A dica de arrumar vendo algo na tv, funciona bem comigo. Uma coisa que eu fico protelando é o que vou fazer com isso? Geralmente são anotações soltas da faculdade. Meu escritório ainda tem várias delas. Bjs!

  8. Ah gostei da dica do livro, vou procurar ler. Depois que resolvi mergulhar fundo nesse universo de planejar, organizar e destralhar, tenho encontrado muita coisa boa principalmente nos blogs portugueses e aplicado. É uma beleza!!

  9. Oi Thais … boa dica essa do livro, mas você não mencionou se ele é em inglês ou em português. Abraço!

      • ah Obrigado … desculpa ai viu Thais, é que eu fiquei em dúvida se somente o blog era em inglês … mas valeu … bom fim de semana pra VC … super abraço!!!

  10. Sintonia total com você! Neste mês de férias fui navegar na seção “Recomendo” e fiquei muito interessada no blog da Laura. Bom saber que tem o livro na Cultura. Vou colocar na minha lista futura de compras. Este mês já estrapolei todos os gastos!!
    Muito boas as dicas! Bjs.

  11. Ola thais, primeiramente parabéns pelo blog, adoro seus textos, mudaram muito minha vida 🙂 . Li nesse post que vc segue outro blog sobre organização, quais outros você indica? Bjs

  12. Tem o bonitinho pelo Book Depository, um site incrível de venda de livros no Reino Unido que manda pro mundo todo com frete grátis, olha lá:

    http://www.bookdepository.co.uk/Clutter-Rehab-Laura-Wittmann/9781569758632

    (Eu já comprei diversos livros nesse site, mais de 15, e todos vieram sem defeito algum, em um prazo entre 3 a 4 semanas. Super recomendo e eles realmente não cobram frete e tem os melhores preços)

    (Sim, parece bom demais pra ser verdade, mas é isso aí)

  13. “Quando nos sercamos de limpeza, mantemos o espírito arejado. Limpar e organizar as coisas nos ajuda a por em ordem nosso interior” Allan Percy

    • super verdade … quando vivemos num ambiente bagunçado nossa vida fica caótica e bagunçada em muitos aspectos. Viver num ambiente limpo e organizado contribui inclusive para que a gente fique mais calma, centrada e equilibrada.

    • Uai, não sumi não, estou respondendo os comentários. =) Só dei uma diminuída no ritmo dos posts, como comentei que faria há alguns dias. Mas obrigada por se preocupar. =)

  14. Olha que legal! Peguei sua dica de livro e vi que só tinha sob encomenda no site da cultura. Fui no site da Kobo (ebooks da cultura) e tinha lá disponível por 18 reais. Comprei, baixei e comecei a ler na hora 😉 bjs

    • Camila, o que achou da diagramação? Eu peguei uma amostra para o kindle e vi no celular. Meu celular a tela é 2.3 polegadas, muito menor que esses novos de telas de 4″, achei que as imagens ficaram pequenas demais.

DEIXE UMA RESPOSTA