ou
Imagem: La maison d'Anna G.

Imagem: La maison d’Anna G.

Acredito que nossa relação com os objetos deva ser resgatada. Sim, sabemos que “da vida não se leva nada” e “o que realmente importa não é material”, mas os objetos fazem parte da nossa vida e precisamos manter vários deles conosco – muitas vezes, por um longo período de tempo.

Compartilhei a foto acima porque ela é um excelente exemplo de como utilizar a decoração a seu favor na decoração da casa. Muitos livros? Que tal arrumá-los em uma disposição diferente? Uma caixa para chapéus? para que guardar no armário se ela pode fazer parte da decoração da sala? Fotos? para que manter em álbuns se elas podem virar quadros?

Leve esse pensamento adiante. Toda vez que vir algum objeto fora do lugar porque ele simplesmente não tem lugar em casa, pergunte-se se ele não poderia ser exposto e utilizado na decoração. Muitos decoradores fazem isso com malas antigas, cadeiras, chaleiras, vasos, bonecos etc.

Isso é legal porque às vezes deixamos algo guardado porque é importante para nós e queremos deixar guardado, ok. Então por que não incorporar esse objeto à casa?

Será que você não tem alguma coisa em casa que poderia fazer parte da sua decoração? Essa é uma solução de organização também!

Thais Godinho
10/01/2013
Veja mais sobre:
11
Faça você mesma(o): móvel para armazenar discos
2 regras de ouro para lidar com a papelada em casa
Planejando uma mudança sem perder a sanidade

 

  1. Aline Rebelo 10/01/2013

    Eu fiz isso com o violão de estimação do marido!
    http://rebelit.tumblr.com/post/39516671656/o-velho-violao-virou-decoracao

    Bjs

  2. Thais 10/01/2013

    Super apoiado! Essa eh minha principal birra com o minimaslimo. Stuff matters! Tem um meio-termo entre dar importancia as coisas materiais e deixarmos elas dominarem nossa vida.

    Aqui em casa uma coisa que entrou na decoracao foram as coisas referentes a avo do meu marido, que faleceu ano passado e era muito importante pra gente. Em um dos armarios/prateleiras da sala colocamos um porta-retrato com uma foto dela, marido e nossa filha, um cachorrinho de ceramica bem kitsch que a nossa filha adorava quando a visitavamos no asilo. Fiz tambem um quadro com uma flor que eu tirei da coroa de flores no velorio e sequei. Por fim, na parede do lado coloquei 2 quadros de ponto cruz que ela bordou. Sao itens de certa forma “desnecessarios” ou tralha? Para um minimalista sim. Mas faz muito bem pra gente ter aquele canto e conseguimos integrar na decoracao. Se quiser depois te mando uma foto.

    Bjos

  3. Helena 10/01/2013

    O meu guarda-roupa tem 6 nichos abertos e eu encontrei na Meu Móvel de Madeira uns puffs que são caixas e caixas abertas da mesma cor. São super úteis e bonitos. Como eu queria comprar puffs, essa foi a melhor opção.

    Eu usei uma caneca grandona que tinha em casa para plantar flores. Ela ia ficar paradas no armário mas não queria me desfazer. Virou um lindo vasinho 🙂 Ela e um baldinho vermelho de alumínio.

  4. Nilza 10/01/2013

    Eu adoraria ver o canto que a Thais (leitora) arrumou com as coisas da vovó.
    Aqui em casa tenho a antiga máquina de costura Singer da minha avó (falecida há mais de 20 anos). Ela fica logo no hall de entrada, com dois candelabros branco lavado, cada qual com velas azuis. Logo acima pendurei uma aquarela que foi pertencia ao meu pai, também falecido.
    Acho que ficou muito bonito.
    Se a Thais (dona do blog) quiser postar as fotos das leitoras, também terei prazer e compartilhar a minha.
    Bjs,

  5. Renata Oliveira 10/01/2013

    Estou adorando todas as dicas, não consigo parar de ler, todos os dias tiro ideias legais!!!!!!! Parabéns pela iniciativa!!

  6. Tatyane 10/01/2013

    Thais,
    Tenho uma dúvida sobre o toodledo. Vc usa algum aplicativo no celular pra sincronizar com o site ou vc entra no site utilizando o celular? Qual aplicativo vc usa?

  7. Wanice Bon'ávígo 10/01/2013

    Muito bom! Adorei também o comment da Thais “Tem um meio-termo entre dar importância às coisas materiais e deixarmos elas dominarem nossa vida” – é bem o que eu também penso! Vi no blog da Melina (A series…) que ela tem uma câmera analógica que faz parte da decoração. Tinha pensado em vender a minha, uma Pentax MZ50 para um colecionador, o que me renderia uns 200,00…Bobagem, gosto dela, acho super romântica, vai virar peça decorativa do meu escritório e me lembrar permanentemente dos momentos felizes da minha história, onde ela deu o clique. A nossa casa precisa ser uma representação do nosso interno, então que traduza o nosso melhor! Bjs

  8. Fabiana Pacola Ius 10/01/2013

    Thais, fiz isso ontem! Arrumando a dispensa encontrei três objetos que estavam guardados(e esquecidos!). Um deles é um prato de cerâmica, pintado à mão, lembrança de um restaurante que visitamos em Maceió séculos atrás. A ideia sempre foi pendurar na parede, mas eu não curto muito e ele foi esquecido. Agora decidi que vou usá-lo pra colocar bolo. Imagino que delícia será comer um bolo e lembrar de Maceió.
    Vc tem ajudado muito na minha busca pela organização da casa! Bjs

  9. Dalvania 10/01/2013

    Minha estante é cheia de frufrus na frente dos livros 🙂
    Já pensei em dispor os livros pela cor da lombada, fica lindo, mas pra encontar um deve ser horrível. E na minha cabecinha as séries devem estar sempre juntas haha
    As bijus também ficam expostas, numa prateleira com porta bijus fofos <3

  10. Raquel Souza 01/02/2013

    Bom Dia!!!
    Gostaria de enviar umas fotos de como usei caixas de sapato para fazer divisórias nas gavetas da minha filha.. Baseado em suas dicas de utilizar coisa simples para ajudar na organização como faço para te enviar?!
    Bjos!!

    • Thais Godinho respondeu Raquel Souza 01/02/2013

      Raquel, pode me enviar pela página de contato que eu te respondo o e-mail e você manda. =)