Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Nós sempre lemos por aí dicas para melhorar o sono e ter uma noite mais tranquila, mas dificilmente vemos dicas para a hora de acordar. Sinceramente, é a pior de todas as horas do dia, pois geralmente ainda estamos com sono, precisamos levantar muito cedo etc. Se você é da turma que não tem horário para acordar ou que acorda sempre de bom-humor, excelente! Mas existem pessoas que realmente têm dificuldade com esse momento, então quis postar algumas dicas que testei comigo e que deram certo para tornar a hora de acordar mais fácil:

* Eu baixei um aplicativo no iPhone chamado Sleep Cycle (infelizmente não sei se existe algum similar para Android). Este incrível aplicativo funciona da seguinte maneira: você seleciona o horário que precisa acordar e deixa o celular ao lado do seu travesseiro, enquanto você dorme. Pelas vibrações da cama, ele calcula em que estágio do sono você está para despertar no momento em que o seu sono esteja em um estágio mais leve, fazendo com que você acorde melhor. Esse intervalo pode ser ajustado por você (eu deixo 30 minutos). Você já reparou como, às vezes, levantamos antes do horário normal por qualquer motivo e nos sentimos melhor do que se tivéssemos dormido uma hora a mais? É por causa do ciclo do sono. O app não é perfeito mas, desde que eu o instalei, acordei muito melhor. Ele também mostra estatísticas do seu sono de acordo com as suas “mexidas” durante a noite. Isso é bem legal! Além de mostrar quantas horas você dormiu no total. Recomendo, achei bem interessante e melhorou muito as minhas manhãs.

* Agora que está calor, tenho tomado um banho morno antes de dormir, bem rápido, coisa de cinco minutos, somente para relaxar o corpo e, na manhã seguinte, tomo um banho completo, lavando o cabelo etc. Nunca fui adepta de tomar banho pela manhã, mas descobri que, fazendo isso, eu fico muito mais revigorada do que quando somente acordo e troco de roupa. Então recomendo isso também: tomar banho ao acordar.

* Outra dica que eu testei e que funciona muito bem comigo: ao acordar, ficar durante uns dois ou três minutos somente se espreguiçando na cama, alongando todo o corpo. Parece que essa “esticada” dá uma acordada geral no corpo e não sentimos tanta vontade assim de ficar na cama.

* Também li que é legal beber bastante água quando acordarmos, pois isso ativa o organismo. Já tinha lido essa dica em uma entrevista da Costanza Pascolato, depois em uma entrevista com alguma outra pessoa que não me lembro, até que finalmente li uma reportagem com um médico falando sobre isso. bom, eu resolvi aplicar, e tenho gostado do resultado. O legal é que a água dá um efeito imediato não só no corpo, mas no cérebro também. Então pode ser uma boa deixar uma garrafa com água ao lado da cama para beber antes mesmo de colocar os pés no chão.

* Uma outra dica que eu não sigo sempre mas sei que é boa, é a de “saudar o sol” logo que acordar. Abrir a janela e tomar um minuto de banho de sol faz com que você desperte imediatamente e não sinta mais sono, pois automaticamente você manda uma mensagem ao seu cérebro que já é dia e hora de acordar.

* Às vezes, quando acordo, também gosto de sentar durante um minuto na cama e fazer um exercício de respiração, como se fosse uma meditação, mas mais rápido. Isso tira um pouco da “euforia do alarme”, que é aquela sensação de pressa que nos bate quando o despertador toca. Isso me permite fazer a rotina matinal de forma mais tranquila.

E você, tem alguma dica que faz com que você acorde bem? Compartilhe nos comentários! =) Afinal, acordar bem faz toda a diferença para conseguirmos dar conta das nossas tarefas no dia a dia.

31 Comentários

  1. Outra dica que pode funcionar: estabelecer algo muito legal pra fazer nos primeiros 15, 30 minutos após acordar. Por exemplo, eu acordo cedinho e assisto um episódio de Dexter, ou de outro seriado legal. Isso funciona pra mim. Quando o episódio do dia anterior foi muito bom, eu levanto da cama assim que desperto!

  2. Gostei bastante das dicas, mas estranhei o fato de você não ser “adepta ao banho matinal”… deve ser porque moro em Fortaleza e aqui é quase regra faze-lo.
    Estou curtindo cada vez mais o blog, parabéns.

  3. Conheço dois equivalentes para o sleep cycle para o Android: Sleep as Android e Eletric Sleep. O primeiro tem melhor usabilidade, mas as estatísticas são meio ruins (conta mal o tempo em sono REM. No segundo as estatísticas são bem boas, mas tem uns clicks a mais e umas coisinhas assim que dão preguiça.. 🙂

  4. Uma dica boa é colocar um despertador com um toque mais calmo, em vez de colocar um com barulho de escola de samba, pois este causa um certo nervosísmo (pelo menos pra mim) logo ao acordar. Adorei as dicas e vou tentar aplicá-las no meu dia-a-dia, pois costumo acordar com bastante mau humor.

  5. Existe um aplicativo para Android que parece fazer a mesma coisa que o Sleep Cycle e está disponível gratuitamente na loja do Google. O nome dele é “Sleep as Android”. Peguei hoje para testar e ver se funciona mesmo.

    Um Abraço!!

  6. Nossa, Thaís, amei as dicas.
    Eu tenho tido muita dificuldade ao acordar pois não tenho dormido bem.
    Vou testar algumas delas! Veio bem a calhar!

    Quanto ao aplicativo que você falou para iPhone, pesquisei no Google Play e achei alguns para Android:
    – Sleep as Android (Já usei esse, só que ele é gratuito por 2 semanas depois você tem que comprar pra continuar usando. Era muito bom, mas não fui pra versão paga.)
    – Sleep Cycle Calculator Lite
    – Ciclos de sono
    – Relaxe Timer (Relógio Sleep)

    Vou testar esses outros pra ver se gosto!
    Obrigada Thaís!
    Beijo

  7. Dormir é sempre bom, acordar é sempre difícil. Quando estou com aquele soninho trapaceiro durante a tarde, ou mesmo quando acordo de manhã, costumo escovar os dentes rapidinho. A sensação do frescor da menta da pasta de dentes também ajuda a despertar :).

    • Boa dica! Acordo super bem (às 5h15), mas daí à tarde, fica difícil…já li sobre “limpar o nariz” e foi super boa, mas acho que essa de escovar os dentes vai ser ainda melhor! Obrigada!

  8. Minha técnica favorita era usar um rádio relógio como despertador. Ai eu colocava ele meia hora antes da hora que eu queria levantar mas com volume bem baixo mesmo. Ai eu ia despertando aos poucos e quando percebia estava acordada e de bom humor. Claro que por via das dúvidas, eu colocava um despertador normal na hora limite.
    Infelizmente, desde que casei não posso mais usar esta técnica, pois meu marido tem horário diferente e quer me matar com a música acordando ele antes da hora DELE! Em compensação, ele cedeu quanto à dormir com a janela semi aberta, de forma que entre luz no quarto. Ai vou acordando lentamente com a claridade, o que também funciona para bem mim para acordar aos poucos e melhor. Essa dica, claro, depende da hora que cada um levanta e da época do ano.

  9. Para o android existe o “relax timer” para quem se interessar. Estou tentando baixar, mas ainda não consegui. Quando testar, deixo aqui a minha opinião tb!
    Em relação a hora de acordar, normalmente coloco o despertador para alguns minutos antes do horário que tenho que acordar. Assim posso acordar com calma, espreguiçar, fazer as coisas com tranquilidade e sofrer um impacto menor do que o despertar com pressa. Normalmente funciona bem, a não ser que eu esteja extremamente cansada. Aí tem que levantar e sair correndo mesmo.
    Thaís, cada dia mais adoro seu blog. Parabéns!!

  10. Acordo com o despertador do celular.

    Escolho sempre musicas calmas para tocar no alarme e, normalmente, programo pra tocar 15 minutos antes do horário de levantar pra acordar e me espreguiçar a vontade.

  11. A maioria das pessoas tem dificuldade em acordar cedo, o meu é o contrário, eu tenho problema para dormir tarde… dificilmente consigo dormir além das 7:30 da manhã, além disso é nesse período que fico mais produtiva. Por isso tenho sofrido bastante com o meu serviço, cujo horário é das 13h às 22h.

  12. eu sempre tomo o banho ao acordar, parece que tira o “freio”…
    as outras dicas sao otimas, principalmente a de tomar água (tenho dificuldade, mas sei q preciso, e tomar logo cedo vai ser uma boa)
    beijos

  13. Olá, Thais! Olá pessoal! Primeira vez que comento no blog mas venho acompanhando as postagens e comentários há algumas semanas. Esse post, sem dúvidas, será muito útil pra mim (já começou). Após sua leitura, fui em busca de um aplicativo para Android. Ao analisar os comentários no Google Play, optei pelo Sleep as Android (versão paga = R$ 5,39). Estou muito satisfeito, apesar do pouco tempo de uso. Ultimamente venho dormindo mal. Na hora de levantar da cama é sempre com sacrifício, abusando da função “soneca” do despertador. Com o aplicativo, “meus problemas acabaram” rs. O mesmo permite associar o desligamento do alarme à leitura de um código de barras (QR CODE) que você imprime e coloca na parede do banheiro ou outro cômodo da casa. Qdo o despertador dispara, vc só consegue silenciá-lo se levantar e levar o smart até o código de barras para fazer a leitura através da câmera. Pronto, já que está em pé, fica mais fácil iniciar as atividades do dia. No meu caso “caiu como uma luva”, além de ser até um pouco divertido. Já tinha tentado colocar o despertador distante mas, após travá-lo, voltava a deitar “só mais um pouquinho” que virava “um pocão”. Esse é apenas um dos inúmeros recursos do aplicativo, como o de despertar aos poucos, com sons de pássaros, cachoeiras, etc, com volume aumentando gradativamente.

    Parabéns, Thais, pelo blog! Suas postagens são ótimas!

  14. Olá Thaís, adorei as dicas! Já descarreguei a aplicação para android, vamos ver se resulta. E hoje vou colocar a água na mesinha de cabeceira. Bjs!

  15. Acho que tomar banho pela manhã é imprescindível! Pra mim é o que separa meu sono do meu pique pro trabalho. Utilizo também a dica dos 20 a 30 minutinhos fazendo algo que eu goste. No meu caso, leio blogs como este 🙂

    Thais, utilizei o Sleep Cycle mas não acho que tenha ajudado tanto… Desisti a algum tempo. Você acha que ele está realmente fazendo a diferença pra você?

  16. Adorei as dicas. Especialmente agora que tenho que levantar muito cedo e de repente por causa do meu bebê. Vou testar!

  17. Fiquei curiosa pra saber…com este “ritual” todo…rs! Qnt tempo vc tem gastado nas suas manhãs? Contando este despertar mais amigável, rotina matinal…tudo, até a hora de ir para o trabalho?
    Grata!

  18. Caramba!!! Preciso descobrir o q estou fazendo de errado…pra fazer tudo isto eu levo 1h30!! Tenho filho pequeno…mas, vc tbm tem…tlz a diferença seria o cachorro, mas não gasto mais q 15 minutos limpando os potinhos de água e ração, abastecendo os msm…acho q vou cronometar passo a passo e ver, onde está indo meu tempo… :\ obrigada por me inspirar sempre! 🙂

  19. Oi, Thais (xará!) e pessoal! É a primeira vez que comento aqui! Conheci o blog por uma amiga e estou amando!
    De manhã, depois de tomar um copão de água (costumo fazer isso na janela, tomando um minutinho de sol, quando o tempo colabora!), comecei a praticar os ‘ritos tibetanos’. São 5 posturas de ioga (pode-se começar repetindo cada postura apenas 3 vezes, depois vão aumentando as repetições) que dão uma “despertada” e, dizem, rejuvenescem o organismo como um todo. Li uma vez numa entrevista a Letícia Spiller dizendo que praticava todos os dias pela manhã, foi assim que conheci e fui pesquisar mais sobre o assunto. (Esse mês, coincidentemente, saiu uma reportagem a respeito na revista Bons Fluidos também – ainda não li). Tem vídeos no youtube ensinando a fazer. É rapidinho. Com pouco tempo já notei que me dá uma “centrada” pra começar o dia. Gostei!

  20. Olá Thaís,

    Conheci o seu blog hoje e o achei muito interessante pois sou psíquica com organização e rotinas programadas.
    Sou a rainha do soneca, e deligo meu despertador umas 10x antes de realmente levantar, o que realmente irrita muito o meu marido. Isso acontece principalmente depois que me acostumo com a música do despertador. Melhorei muito depois que comecei a mudar todo dia a música. Antes de dormir, escolho uma música nova, do estilo que gosto…aí de manhã, fico meio “perdida” até entender que é o despertador, e acabo acordando mesmo. Rs.

    Bjos

DEIXE UMA RESPOSTA