ou
Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Uma prática que me ajudou muito no ano passado e que eu implementei de vez na minha vida foi o ato de registrar todas as minhas atividades no trabalho. Eu faço isso utilizando o Google Calendar – a ferramenta de agenda do Google (gratuita). Dá para criar várias agendas e eu intitulei uma delas como “registro de trabalho”. Ali, ao longo do dia, vou registrando em forma de compromissos tudo o que vou fazendo ao longo do dia.  Exemplo: se das 9h às 9h30 eu li meus e-mails novos e respondi os mais urgentes, eu crio esse compromisso nesse horário para registrar o que foi feito. E assim vai, durante todo o meu horário de trabalho.

Ter feito isso me fez ver quanto tempo eu gastava em determinadas atividades (e programar atividades futuras com base nessa duração), se tinha ficado algum período inativa, se tinha feito atividades demais etc. Tem sido fundamental para a minha produtividade fazer esse registro, então eu gostaria de deixar aqui a dica para que vocês tentem fazer também.

Thais Godinho
03/01/2013
Veja mais sobre:
8
Somos todos terceirizados
Organizando os papéis da faculdade
10 coisas simples que fazem toda diferença na produtividade

 

  1. Cris 03/01/2013

    Thaís! Um dos meus “goals” para 2013 é esse: organização e gestão do meu tempo resultando em maior produtividade e maior felicidade e qualidade de vida. Dá para ter uma noção muito maior através do registo de actividades e planeamento do dia anterior das 3 tarefas mais importantes. Tenho seguido o seu site e tenho aprendido muito! Obrigada por partilhar tantos conhecimentos 🙂 Bjs, Cris

  2. Tiago Baciotti 03/01/2013

    Bom dia!
    Também faço isso. Porém uso uma planilha no Google Docs onde coloco as principais atividades do dia no trabalho. Não controlo por horário.
    Agora, eu anoto o horário de início e fim de meus estudos, para chegar na tal “horas líquidas de estudo”
    Abraço

  3. Gabriela 03/01/2013

    Oi Thais!
    Faço isso também, mas criei uma planilha própria no Excel. Sou desenhista técnica e meu trabalho é de assistência aos engenheiros e arquitetos da empresa onde trabalho então dividi a minha planilha em atividade/quem solicitou/dia e horário da solicitação/dia e horário de início/dia e horário de término/ observações referentes à execução da tarefa. Também gosto de ter uma lista de checagem no excel própria para as tarefas com coisas que não posso esquecer de verificar em cada uma, com os desenhos isso facilita muito, já que são muito detalhes. Gostei da ideia de usar o Google Calendar.

  4. Gabi 03/01/2013

    ai Thais, por isso que eu AMO este blog! ja tava cansada de controlar meus horários de estudo pelo excel, ooootima ideia essa da agenda google!!! tks tks tks! bjos

  5. Rafael Danigno 03/01/2013

    Thais, você não acha que acaba perdendo tempo demais apenas para registrar as atividades? Qual o limite você usa? Se as atividades tiverem apenas 15 minutos de duração, como são alguns dias, você vai registrar todas? 30 vezes por dia?

    • Thais Godinho respondeu Rafael Danigno 03/01/2013

      Demoro cerca de 10 segundos para registrar cada atividade, então não perco tempo não. =) E eu preciso fazer esse registro porque envio relatórios semanais para a minha gerente, e isso facilitou muito. De qualquer forma, eu faço esse registro com atividades pessoais também. Não demora nada e você controla bem o seu tempo.

  6. Lilian 05/01/2013

    Oie, Thais! Adoro o seu blog e adoro ler seus artigos sobre o GTD, mas vocé já ouviu falar sobre o Zen To Done, do Leo Babauta? Está aí uma nova ferramenta, derivada do próprio GTD, segundo o autor. Tenho lido muito sobre o GTD, tendo seu blog como fonte e os dois livros do Allen, mas descobri o Zen To Done há uma semana e fiquei impressionada com a simplificação do método GTD. O Zen To Done propõe uma redução do nível de complexidade do GTD e procura focar em Tarefas Mais Importantes do Dia (TMIs) nas listas que servem como caixa de entrada, ou seja, usa o conceito de contexto do GTD, porém foca em cerca de 3 tarefas realmente importantes que vc deve fazer naquele dia para não deixar que se percam na lista de tarefas que se acumula na caixa de entrada. A filosofia do ZTD transmite uma atmosfera mais relaxante, de maior proveito da vida e concentração e foco apenas em poucas itens que sejam realmente relevantes. O resto ele considera como tarefas complementares. E o mais importante é o desenvolvimento dos 10 hábitos que se deve ter para ser uma pessoa organizada, focada e que aproveita melhor a vida, em todos os seus aspectos. Te digo, virei fã de carteirinha. 😉 Beijos!

  7. Ana 06/01/2013

    Também uso a agenda do google para tudo e recomendo: para trabalho, tarefas, aniversários e coisas pessoais 🙂
    Depois como sincronizo com o android tenho sempre tudo à mão. Dá muito jeito.