Um novo ano se aproxima e a vontade de fazer planos e buscar objetivos vai se tornando cada vez mais forte. Outro dia eu fiz um post sobre tipos de agenda, e espero que tenha te ajudado a escolher o melhor modelo para você (ano novo sem agenda? nem pensar!).

Hoje eu gostaria de falar sobre como você pode se organizar de forma geral para 2013.

Calendário do mês

calendario-mes
Imagem: Pinterest

Primeiro, é importante, independente de ter qualquer agenda, que você tenha em casa, para a sua família, uma visão mensal dos seus compromissos.

Isso significa ter um calendário do mês em questão com os compromissos da família (escolares, aniversários, consultas médicas, feriados, viagens) onde todos na casa poderão conferir o que está programado para cada um. Essa visão é importante pois nem todos usam agendas. O calendário deve estar visível a todos.

Na minha casa, tenho um calendário do mês logo na entrada, o que considero uma boa opção. Outra alternativa é colocar na área onde fica o telefone, pois muitas vezes precisamos conferir uma data enquanto estamos em alguma ligação.

Você não precisa de dinheiro para ter esse calendário – entre no Google Calendar e imprima a página do mês. Eu costumo fazer assim e nunca tive problemas. O importante é que todos que morem na mesma casa possam ter uma visão geral dos seus compromissos.

Visão semanal

calendario-semana
Imagem: Pinterest

Em segundo lugar, é importante ter uma visão semanal. Esse calendário semanal pode ficar somente com você, no seu control journal. Não é necessário mostrar para todo mundo. Nele, você poderá esquematizar sua semana com relação ao menu semanal e às rotinas de limpeza. Adicionará detalhes como essas duas coisas, que não precisam ficar atrapalhando o calendário mensal.

É legal ter uma visão de todas as semanas do mês com você. Para imprimir, basta usar a dica do Google Calendar e usar a visualização por semana. Eu tenho sempre de quatro a cinco semanas impressas, pois assim dá para ter uma boa base do que será feito.

Cores

calendario-cores
Imagem: Pinterest

Para facilitar a visualização e identificação de todos em ambos os calendários, use canetas coloridas. Você pode utilizar uma cor por pessoa no calendário mensal ou então grifar com canetas marca-texto de cores diferentes. Nosso cérebro trabalha bem nesse formato e facilitará para seus familiares também.

O que você está esperando para começar? =)

14 Comentários

  1. Oi Thais, posso estar sendo chata, mas na tentativa de não me perder com tantos recursos de organização, é possível manter apenas um calendário familiar mensal e a agenda que carrego comigo? Bjs.

  2. Muito bom! É engraçada a sensação de ler seus posts… É sempre inspirador! Dá um alívio de ter soluções práticas para o dia-a-dia. Parabéns e Feliz Ano Novo!

  3. Oi adorei a ideia. Não tenho muita pratica com computador. Como você faz pra ficar com um calendário grande como o que está na foto?

    • Liz, na Kalunga vende um quadro desse tamanho. É daqueles brancos, que pode escrever com caneta e apagar.

  4. Olá Thais, já venho acompanhando seu blog desde junho desse ano quando estava procurando no google algo que me ajudasse a ser mais organizada sou de manaus e estou casada a quase 2 anos e nesse periodo tenho tentado melhorar nessa area, muito obrigada por suas dicas! Feliz ano!

  5. Thais, venho lendo seu blog há uns 3 meses mais ou menos. Ainda não consegui colocar muita coisa em prática, mas adoro ler seus textos… eles me inspiram a cada dia! Resolvi escrever somente para lhe desejar um Feliz Ano Novo e que Deus abençoe muito você e sua família! Grande Abraço!

  6. Olá, Thaís! Acompanho o Vida Organizada desde novembro, quando li uma reportagem na revista Época.A partir de então, seu Blog tem me ajudado muito, pois peco muito no item organização. Suas matérias me auxiliaram em meu planejamento mensal e a destralhar tudo que impede a organização. Também já tracei as metas para 2013 e as atividades a serem realizadas no próximo mês. Mas, uma dúvida impera. Sou professora de Língua Portuguesa e sofro muito quando chega a época de provas e trabalhos, pois sempre acabo perdendo o prazo para entrega de notas. Como posso organizar isso? Seria o calendário mensal, a ser afixado futuramente em meu armário, a solução?
    Parabéns pelo site!
    Uiara Ruiz

    • Uiara, dá uma olhadinha no post sobre a aplicação do GTD sem tecnologia. Creio que pode te ajudar!

  7. Eu já estava procurando calendário mensal antes de sair esse post, e quando li lembrei da imaginarium, estou decidindo entre a versão imã de geladeira:
    http://loja.imaginarium.com.br/ima-de-geladeira-todo-mes.html

    e a versão um dia por linha:
    http://loja.imaginarium.com.br/calendario-2013.html

    Resolvi colocar justamente porque o marido não usa, quando comentei que estava procurando uma agenda em papel, ele sugeriu um bloquinho de notas, como se agenda fosse para anotações 🙂

  8. Oi Thais tudo certo com vc…Adorei esse post ainda nao tinha visto…to meio atrasada por causa das festas de fim de ano…como achei super maneiro a ideia do calendario, fui procurar alguns para imprimir e axei uma ideia bem legal, da uma
    olhada…

    http://www.roadtripdanina.com/2011/04/decoracao-calendario-mensal.html#.UOSO5m_Af0c

    Super facil de fazer e fica bem legal…

    Um ano novo maravilhoso para vc, te desejo tudo de bom, e principalmente saude, porque o resto a gente corre atras né….

    Super beijo…

    Feliz 2013

DEIXE UMA RESPOSTA