No meu trabalho, costumo viajar ocasionalmente. Algumas vezes, vou no mesmo dia e volto de noite, precisando trabalhar normalmente no dia seguinte. É cansativo, mas existem algumas dicas que você pode seguir para tornar todo o processo menos desgastante:

1. Faça o check-in online

O check-in através do site da companhia aérea já fica liberado 24h antes do vôo (algumas liberam até 48h antes). Faça o check-in, imprima seu cartão de embarque e economize tempo ao chegar no aeroporto. Se você for viajar de ônibus, compre a passagem com antecedência. Mesmo viagens curtas com frequência maior podem ter algum problema ou atraso e deixar você sem o bilhete.

2. Não despache bagagem

Leve somente uma mochila com tudo o que for necessário, lembrando que não pode passar dos 5kg. O simples fato de não precisar despachar bagagem fará você economizar tempo na ida (sem precisar pegar fila) e na volta (sem aguardar uma eternidade na esteira), além de se prevenir contra eventuais perdas e roubos que podem acontecer. De ônibus, vale o mesmo: leve pouca coisa com você, em vez de colocar na parte de baixo do ônibus.

3. Use uma roupa confortável

Se você vai e volta no mesmo dia, precisa de uma roupa não só apresentável, como também confortável. Se precisar usar gravata, deixe para colocar quando chegar ao seu destino. O mesmo vale para os sapatos de salto alto. Dia de viagem não é dia de experimentar sapato novo e usar calça apertada.

4. Leve algo para se distrair

Nada que um smartphone ou tablet não resolvam, mas um livro ou uma revista também ajuda. O importante é ter pelo menos uma opção. Não se esqueça de levar fones de ouvido para não incomodar as outras pessoas.

Não se esqueça de carregar todos os seus dispositivos um dia antes.

5. Deixe documentos à mão

Quando vou viajar de avião, costumo deixar tudo o que vou precisar guardado junto em um compartimento separado da minha mochila, para encontrar mesmo se não estiver enxergando. Você pode colocar tudo em uma pastinha ou simplesmente prender com um clipe ou elástico. Depois de usar o documento, guarde-o se não for mais utilizá-lo para que ele não fique atrapalhando.

6. Verifique a previsão do tempo

Sei que a dica parece boba, mas viajar para outra cidade significa encontrar um clima desconhecido. Portanto, verifique um dia antes no Climatempo como estarão as coisas quando você chegar ao seu destino.

7. Seja paciente

Quem viaja em horário comercial sabe que está sujeito a uma série de imprevistos. Mantenha a calma e gerencie seu nível de estresse. Você está indo trabalhar, já ficará cansada(o) por causa da viagem, então não vale a pena se desequilibrar. Se você se organizar a chance de isso acontecer também será ínfima, dependendo somente de fatores externos.

Boa viagem!

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA