ou

É normal todos(as) nós ficarmos com vontade de renovar a casa no final do ano. Veja algumas dicas para você destralhar e organizar a sua casa para 2013:

1. Não se desespere

Destralhar a casa é um exercício contínuo. Podemos fazer uma limpeza geral agora no final do ano e deixar o cenário muito melhor, mas a tralha não para de entrar na nossa casa. Sempre teremos embalagens vazias, revistas novas, correspondências, lembrancinhas e outro objetos que aparecem no decorrer do ano. Portanto, é importante ter em mente que você precisa ter “o olho voltado ao destralhamento”. Assim, todos os dias, você poderá pegar 5, 10 minutinhos do seu tempo e verificar o que pode ser doado, reciclado, pois não está sendo usado.

Veja também:

2. Para desapegar

Ok, mas você pode me dizer que precisará de determinado objeto algum dia. Há coisas e coisas. Eu, por exemplo, tenho uma barraca de camping que não uso há quatro anos, desde que engravidei, mas não vou doá-la porque é uma atividade que pretendo retomar quando meu filho for um pouco maior. Diferente disso é guardar, por exemplo, uma caixa cheia de retalhos há mais de dois anos porque espero conseguir fazer uma colcha daqui a algum tempo, mesmo não tendo máquina de costura. Precisamos ter perspectiva e ser bem realista na hora de selecionar o que vai e o que fica.

Veja também:

3. Você não precisa perder tempo com isso

Como eu comentei acima, destralhar é um processo que não precisa tomar mais de 15 minutos do seu dia. Mesmo que a sua casa esteja realmente cheia de tralhas, você pode fazer aos poucos. Sua casa não ficou cheia da noite para o dia, então não pense em esvaziá-la rapidamente também. Se você conseguir fazer isso, no entanto, bacana! Mas não é necessário. Não precisa perder um dia inteiro para fazer isso, se você não puder.

Veja também:

Destralhar a casa abre espaço para o que há de bom para vir! Faça isso por você e receba 2013 de braços abertos!

Thais Godinho
10/12/2012
Veja mais sobre:
12
Interruptor de luz forrado
Cama na frente da janela
Facilitando a rotina de lavanderia para quem não tem máquina de secar (e ainda economizando água)

 

  1. Emanoel Dias 10/12/2012

    Excelentes dicas, mais uma vez.

    Comecei um “destralhamento”, de verdade, semana passada no meu guarda-roupas. Hoje é dia de atacar o armário onde guardo meu material de trabalho (sou professor e imagine a quantidade de papel que possuo), mas desejo realmente destralhar minha vida.

  2. Nina 10/12/2012

    Thais querida, depois de tanto você bater nesta tecla, sinto (e comemoro) que o destralhamento já se incorporou a meu estilo de vida e, claro, às minhas rotinas diárias. Obrigada, mais uma vez!

  3. claudete 10/12/2012

    Ótimas dicas, Thais. E em ótima hora. Você me motivou a pegar mais firme (ainda) no destralhamento. Obrigada!

  4. Letícia R. 10/12/2012

    Efeito instantâneo: enviei o link pro meu marido, dizendo que tinha achado o texto muito interessante. Eu desejava que em algum momento ele parasse pra ler e, quem sabe, se deixasse influenciar pela ideia de destralhar. Estávamos os dois em casa quando enviei. Não se passaram dez minutos até que ele me chamasse: “amor, me ajuda a colocar essas coisas num saco?”.

    Fiquei boba: havia 18, eu disse dezoito pares de calçados fora do armário dele!!! Mais que depressa, tratei de ajudar e, claro, contar. Eram tênis, sapatênis, sandálias, chinelos, pantufa… muitos com apego emocional, como o par que ele usou no casamento da irmã, quinze anos atrás! Como nenhum está caindo aos pedaços (nem o de 15 anos rs), serão todos doados. Já estão guardadinhos no carro dele: sairão de lá direto pro bazar que a nossa paróquia organiza. Serão adquiridos por valores módicos por pessoas que realmente irão usar, e o dinheiro ainda vai ajudar obras sociais. Um grande negócio, não? 😉

    Há muitas outras coisas aqui em casa que pre-ci-sam sair… estamos casados há 2 anos e meio, ele já morava aqui quando cheguei e juntava muito cacareco! Até hoje tenho alguma dificuldade pra me organizar aqui, porque meus livros, por exemplo, precisam disputar espaço com a coleção de squeezes que ele reuniu em muitos anos coordenando ações promocionais. Há diversas outras coleções. Ele tem melhorado bastante, mas agora que vamos reformar o apê a necessidade de liberar espaço se tornou urgente.

    Quando vi seu post, tive esperança hahaha! Eu já havia mostrado o blog pra ele outras vezes, mas nunca vi um efeito tão rápido! Vir aqui tem sido muito bom pra mim, também: minha tendência é ser desorganizada em casa e procrastinar… some a isso os desentendimentos que já tive com meu marido por causa do hábito dele de juntar coisas e imagine a que estado estava chegando a nossa casa. Muito obrigada! Venho mudando desde que descobri seu blog, uns meses atrás. Deus abençoe seu dom e a sua disposição em dividir esse talento aqui. 🙂

    Beijo!
    Letícia.

  5. Isa 10/12/2012

    THAIS
    AMO SEU BLOG,VISITO TODOS OS OS DIAS,RECOMENDO PRA TODO MUNDO.
    TODAS AS DICAS SAO OTIMAS!!!!!!!!!
    MENINA VC FAZ ISSO COM TANTO CARINHO,NÃO IMAGINA O QTO TEM ME AJUDADO.
    BEIJO GRANDE ISA

  6. Aline 10/12/2012

    Oi Thais, sempre visito teu blog e acho super legal. Até citei ele no vídeo que coloquei no meu blog. Se sentir vontade visite: http://www.preguicademalhar.blogspot.com.br

    Sucesso!

    Aline

  7. Wanice Bon'ávígo 11/12/2012

    Oi,Thais! Grande verdade,destralhar deve ser um verbo de uso contínuo!Aproveitando a vibe de final de ano, postei no blog uma matéria falando da importância da limpeza física e energética da casa, segundo o Feng Shui. A propósito,2013 promete! Ano de vibração 6, totalmente voltado para casa, família, relacionamentos, saúde, bem-estar, requer disciplina, responsabilidade e equilíbrio.Vou falar sobre todas as energias que regem o ano: numerologia, tarô, astrologia, horóscopo chinês,etc. Quem quiser acompanhar: http://www.armazemdaenergia.blogspot.com
    Muito obrigada! Beijo

  8. Ana Paula 11/12/2012

    Adooooooooooooro seu blog!!! Leio praticamente todo dia. Sou ou era (porque ainda estou tentando) estremamente desorganizada, com o passar dos dias e da leitura constante do seu blo estou conseguinda pegar gosto pela organização, principalmente pq agora consegui organizar pelo menos meu quarto, tinha tanta coisa lá que não usavamos, mas agora esta bem melhor o guarda-roupas então…

    Espero que continue escrevendo sempre pois seus textos realmente influenciam na hora de decidir MUDAR ou não.

    Parabéns.

    Ana Paula

  9. Dulci Dantas 14/12/2012

    Oi Thais! Adorei seu blog, tanto mas tanto que me animei em começar a destralhar a casa. Até fiz um post no meu blog sobre isso e sobre seu blog. Excelentes dicas! Grande abraço! Dulci

  10. […] coisas. Para saber mais a respeito desse assunto, sugiro a leitura, por exemplo, do artigo “Destralhe e organize a sua casa para 2013” do site Vida […]

  11. Maria Letícia Godinho 30/03/2013

    Adorei o site

  12. Talita Cruz 13/12/2013

    Amei esse post! Começarei o processo de destralhamento hoje mesmo!! 🙂 Há tempos que venho tentando fazer isso, não dá mais para adiar… Obrigada, Thais! Um abraço!