Pular para o conteúdo

Motivos para economizar dinheiro

O principal motivo que leva uma pessoa a não economizar dinheiro é não enxergar motivação para tal. É muito difícil pensar a longo-prazo quando temos necessidades e desejos imediatos. No entanto, é importante encontrar essa motivação, já que ela se faz necessária para que a gente consiga guardar dinheiro. Este post então traz alguns motivos que podem ajudar você com relação a isso.

Por que guardar dinheiro?

  • Para pagar sempre as contas em dia, mesmo que aconteçam imprevistos.
  • Para não precisar entrar em dívidas com cartões de crédito caso precise comprar algo ou ter outro gasto que não estava planejado.
  • Para comprar um carro ou um imóvel. Valores pequenos dados como entrada já facilitam muito a sua vida.
  • Para fazer consertos na casa ou no carro que aparecem de forma inesperada.
  • Para emergências médicas envolvendo a sua família.
  • Para ter uma aposentadoria mais tranquila.
  • Para não ter coisas demais em casa.
  • Para pagar menos.
  • Para ajudar uma instituição de caridade ou pessoas queridas com dificuldades.
  • Para fazer uma viagem que você sempre quis fazer.
  • Para fazer uma festa de aniversário para os seus filhos.
  • Para se casar.
  • Para montar um enxoval.
  • Para fazer um curso.
  • Para comprar um novo computador.
  • Para comprar presentes de Natal e aniversário.
  • Para comprar o material escolar.
  • Para despesas de funeral.

Por menos que a gente gaste no dia-a-dia, a vida, em si, faz com que a gente gaste muito dinheiro. Eu poderia citar mil motivos para que você passe a economizar a partir de agora, mas nada se compara aos seus próprios motivos, que podem ser inúmeros. Sejam quais forem, todos nós temos motivos para guardar dinheiro, e devemos nos ater a eles sempre que pensarmos em gastar dinheiro desnecessariamente.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

13 comentários em “Motivos para economizar dinheiro”

  1. Concentrar-se em um motivo realmente faz diferença na hora de economizar dinheiro. Só consegui acumular algum pé-de-meia na poupança quando construir minha casa deixo de ser só uma vontade e se tornou um plano. Hoje poupo todo mês um bom pedaço do meu salário, meu 13º terá o mesmo destino e não me dói nem um pouquinho porque sei o que esse esforço vai me proporcionar num futuro próximo. Obrigada pela inspiração e incentivo, Thais. Abraço!

  2. oi,

    eu economizo a beça mas as vezes perco a cabeça e compro por impulso, claro que é uma sindrome rara e me ocorrer mas quando ocorre é exagerada, geralmente acontece quando estou com alguma coisa emocional que nao sei direito o que é, ontem mesmo eu ia comprar 2 capas para almofadas, comprei 12…fiz a conta depois e dava para comprar um móvel. Vou ver se consigo devolver pelo menos 4 que foram caressimas e nem ficaram bonitas no sofá.

  3. O meu problema são as pequenas compras. Vou comprando uma coisinha de 10 reais aqui, comendo fora sem necessidade ali e no fim do mês não sobra nada. Agora vou pagar meu cartão e colocar tudo no papel. Separar o dinheiro que posso gastar nessas “bobagens” e tentar me segurar. Organização em relação a dinheiro dá uma paz, não sei como deixo a bagunça tomar conta :/

  4. Sou uma pessoa controlada em relação ao dinheiro, mas em determinadas épocas começo a gastar e principalmente com roupas, ou quando engordo, ou quando vejo amigas e outras pessoas bem vestidas e cismo que não estou arrumada, e aí começa: sapato, roupa, roupa e sapato rsrs. Mas Graças a Deus nunca entrei no vermelho, sempre guardo, todo santo mês, e o 13, guardo inteiro, sempre, pq janeiro, começam as contas e mesmo que eu parcele algumas(seguro:pq a vista não me dão desconto, IPVA)não mecho no 13, só em caso de urgência, viajar em janeiro, uso minhas férias, etc e com isso já quitei um carro, troquei de carro, e fui levando…mas o que me deu uma boa brecada, foi mesmo o que vc falou: ter um motivo, e o meu é ter minha casa, me casar, etc e isso gasta dinheiro..hehehe bjjj

  5. OI Thais!
    esse mes o Vida Organizada esta perfeito..
    estou controlando (tentando ne) meus gastos, pq quero casar, mas mantendo uma reserva pq tenho filha pequena.
    não está sendo fácil, mas nao vou desistir!

    Obrigada!

  6. Atualmente estou economizando para colocar meu silicone ano que vem, é meu sonho desde da adolescência. Por causa disso nem estou comprando mais roupas, pois minha amigas que colocaram silicone falaram que perderam quase todas as blusas e vestidos então já economizo nisso tbm rsrs.

    Hoje me arrependo muito de não ter guardado dinheiro antes, e fico me perguntado o que fiz com o dinheiro ? Pois hoje já poderia estar com meu silicone, uma carro ou uma moto, ou até mesmo uma casa.

    Mas o que importa é que despertei pra vida e agora estou correndo atrás do tempo perdido.

  7. É difícil economizar quando você gosta muito de sair. Eu adoro comer bem, conhecer restaurantes, bares etc e estar sempre bem-vestida. Mas estou com vários planos pra 2013, como por exemplo: começar um técnico de moda, comprar meu acordeón, minha máquina de costura, pagar cursinho pré-vestibular (já pensei em estudar sozinha, mas eu preciso, não sou nada disciplinada com os estudos e esqueci muita coisa) e juntar alguma coisinha porque em 2014 vou alugar um apartamento pra morar sozinha (ou com algum roommate, sabe-se lá). Tô lascada, Thais! Hihihi. Beijo!

  8. Eu considero que uma pessoa que é organizada no lidar com o seu dinheiro é que ela não vai sobrecarregar os demais, porque quando alguém anda com suas contas descontroladas outros estão pagando por elas em forma de juros elevados, produtos mais caros, etc.
    Acho que é uma forma de ser cidadão ter responsabilidade com recursos que administramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *