ou

Depois do post enviado pela Vivian, entrei em contato com ela para dizer o quanto os leitores gostaram do post e pedindo mais informações sobre o seu caderno. Ela enviou o texto abaixo, que compartilho integralmente com vocês. =)

Fiquei muito feliz em receber a resposta da Thais, ver meus textos publicados e ainda tantas manifestações a respeito…

Ri durante vários minutos feito uma boba, eu realmente não esperava!

E para ser bem sincera, tive um período de desistência da organização, já que aconteceram muitas coisas nesse meio tempo… Mas já recuperei o ânimo! E todas elas me ensinaram como a organização é importante na nossa vida. Com ela organizamos não só objetos e uma vida, mas também pensamentos e sentimentos.

E justamente quando eu me recupero e decido retomar tudo, recebo uma resposta e todos esses comentários… Trouxeram mais ânimo e coragem. Agradeço do fundo do meu coração cada palavra! —- Sou uma pisciana, tá gente? Emociono-me a toa, rs.

Então decidi escrever como usar esses métodos simples também no que sentimentos. E claro, como vocês pediram, como funciona meu caderninho =D

Meu caderno GTD

Vou explicar melhor como eu utilizo meu caderno e aplico o GTD. Primeiro, como vi nos comentários, gostaria de dizer que primeiramente pensei num fichário. Mas resolvi fazer um caderno mesmo. Pois embora eu adore mudar as coisas de lugar (e as ideias) eu precisava de algo mais fixo, que me impedisse de ficar arrancando folhas ou mudando elas de lugar a torto e direito. Porque, senão, fica mais fácil desistir. A ansiedade toma conta. E a ideia é aplicar métodos e embora métodos sejam adaptáveis eles também precisam ser um tanto fixos.

Então, se você sofre de ansiedade como eu, recomendo que evite um fichário. O fichário da liberdade demais em mudar as coisas, enquanto a ideia é ser mais sistemático…

Todas essas divisórias do meu caderno são removíveis, então posso mudá-las de lugar e remover as que eu não uso. As etiquetas coloridas foram impressas pelo computador e devidamente coladas. Também posso removê-las se bater a vontade. Ou seja, ao mesmo tempo em que é fixo também é totalmente adaptável… A mola facilita caso eu queira remover as anotações mais antigas ou desnecessárias.

Bom, meu caderno tem 6 divisórias principais: Inbox, Próxima Ação, Delegadas, Projetos, Algum Dia e Arquivo. Dentro dessas divisórias há outras divisórias que separam tudo pelos temas (ou contextos) mais importantes.

Na Inbox é onde acontece a limpeza inicial… Escrever tudo que vem a cabeça e cada coisa em uma linha. Depois vir com a caneta colorida e marcar na frente ao que aquilo se refere, indicar prioridades, etc. Geralmente, eu acabo classificando as informações diretamente pelas divisórias. Mas a Inbox é extremamente útil. Nem sempre você quer classificar alguma coisa na hora, nem sabe se aquilo que está pensando é útil e necessário. Bateu a perturbação mental, escreva todos os pensamentos, mesmo os mais bobos!

Você pode colocar pontos de exclamação em caneta vermelha para indicar que algo é importante… Cifrões verdes em algo para indicar que aquilo depende de dinheiro, algo em azul para dizer que aquilo não é tão necessário. Faça um esquema de símbolos e cores que te ajude classificar as informações e a encontrá-las mais rapidamente.

Dentro de “Próxima Ação” há os conceitos @computador, @quarto, @espiritualidade, @saúde, @compras. Ou seja, coisas com maior frequência e peso e que precisam ser devidamente separadas. Nela também colei as rotinas, pois preciso tê-las a mão. Não sei vocês, mas não sou do tipo que vai até um mural ou geladeira para conferir as coisas… Posso deixar recados no quarto, na mesa de trabalho ou no mural, mas eu esqueço! Então a ideia é deixar tudo no caderno, sempre! Isso facilita, você pensa “vou conferir o caderno”. Não pensa “vou conferir o tablet, celular, mural de recados, geladeira…”. Por mais sincronizado que os eletrônicos possam ser, confunde a cabeça, por isso a ideia de “apenas uma caixa de entrada”. Você já precisa conferir ligações, contatos, caixa de email, informações com as pessoas. Minimize o seu trabalho.

Também escrevo as listas de tarefas do dia nessa seção… As coisas mais importantes a serem feitas naquele dia. Escrevo a data e então a lista, ou seja, em geral coisas que precisam ser feitas com limite de tempo. Mantenho também uma agenda com calendário em separado, para datas mais distantes, conferir prazos, etc.

No @computador, eu escrevo uma ideia de pesquisar sobre algo; salvar, publicar, escrever alguma coisa… Na @saúde, as consultas e possíveis remédios. Nas @compras, as coisas essenciais que precisam ser compradas E assim vai indo. Como não cuido da casa inteira, foco no @quarto, onde anoto coisas a serem organizadas, modificadas, limpas, etc. Você que cuida de uma casa pode usar as #tags dentro do contexto @casa: #cozinha, #quarto, #banheiro. A ideia das tags é delimitar melhor ao que aquilo se refere aquela tarefa ou ideia, mas explicarei melhor a seguir.

Na sessão de Delegadas, ficam as coisas que pretendo conversar, pedir ou que espero que alguém faça. Cada pessoa é um contexto com sua lista de tarefas: @mãe, @chefe, @colega.

Na sessão “Projetos” ficam as tarefas mais elaboradas como viagens, ideias, objetivos (coisas para estudar ou fazer da vida, mesmo que em longo prazo). No meu caso, aqui ainda tem uma subsessão, chamada Artesanato. Como é o meu trabalho, abri uma sessão física e com contextos, para ajudar na organização das ideias, produção e tarefas: como @compras, com a lista de materiais que preciso comprar e @produtos, onde escrevo ideias para produzir e coisas que pretendo fazer. Aqui entra melhor o uso das #tags, como: #natal, #halloween, etc.

Agora, minha seção preferida: “Algum Dia”. Aqui entra tudo que fica na cabeça e não serve pra nada no momento atual! Um livro a ser comprado, filme a ser assistido, coisa a ser comprada (né Android?), objetivos a serem alcançados… Escreva tudo que você quer fazer e não pode agora, livre-se da expectativa e da cobrança, arrume espaço na sua mente.
E finalmente, o Arquivo! Aonde vão informações que eu preciso consultar vez ou outra… Um código, um nome ou contato… Protocolo de atendimento, número da farmácia ou pizzaria, número do médico… Coisas que você precisa ter a mão sempre, mas que não usa com frequência o suficiente.

Dentro dessas seções, coloco outros contextos e tags para classificar a ação. Por exemplo: Em Próximas Ações, buscar um Raio-X no dia tal. Essa é uma tarefa referente à @saúde e diz respeito a um #exame. Pode parecer desnecessário, mas isso ajuda a tomar conhecimento do que está sendo feito, a objetivar ações e até potencializar a capacidade de organização: Você passa a olhar um objeto com mais clareza. Sabe o que ele é, para onde tem que ir, se precisa ficar ao alcance de mão ou não.

Basicamente é isso! Espero que tenha ficado claro como é a sistemática do meu caderno. Qualquer dúvida é só perguntarem (=

Comentários da Thais

Oi gente. Queria apenas fazer alguns comentários sobre o sistema da Vivian com relação ao GTD.

1) Só para atentar com a coisa de contextos X áreas de atuação. Saúde, por exemplo, não é contexto. Contexto é onde você estará e precisará executar aquela ação: telefone, trabalho, casa, computador etc. As áreas de atuação (família, saúde, emprego, espiritualidade)

2) A outra observação é com relação aos projetos. Os projetos devem ser colocados dentro de cada área e nada mais são do que tarefas com sub-tarefas. Só para tomar o cuidado de não confundir projetos com áreas de atuação. =)

Estou montando um post sobre o uso do GTD com e sem tecnologia, e espero que ele possa tirar as dúvidas de todo mundo a respeito.

Thais Godinho
09/11/2012
Veja mais sobre:
49
Inspiração: Martha Stewart
Checklist – Fevereiro 2016 – Coisas muito legais para fazer este mês
Destralhando a casa: o que é para jogar fora, o que é para doar e o que é para vender

 

  1. Letícia Ohanna 09/11/2012

    Eu adorei o outro post com essa dica de fazer um GTD sem tecnologia. Embora não seja tão prático, você pode conferir o que precisa fazer sempre que quiser, o que não aconteceria se você usasse um celular moderno ou tablet (dependendo do lugar você pode roubada).

  2. Karoline 09/11/2012

    Thais já que vc irá fazer o post com e sem tecnologia, eu queria de pedir se for possível como mesclar os dois, pois eu estou usando o caderno e o evernote, tudo que tem em um tem em outro. Isso pq aonde moro de vez em quando ficamos 2,3 dias sem internet,então necessariamente tenho que ter o caderno. Porém tenho achado muito trabalhoso, gostaria de saber se vc tem alguma sugestão.
    bj
    PS: Adorei o post da Vivian, fiz o meu caderno com a ideia do caderno dela e depois disso encomendei uma agenda fichário nos moldes do GTD, pq quero incluir coisas, bem o que ela não quer rs.

    • Thais Godinho respondeu Karoline 09/11/2012

      Karoline, mesclando os dois é como eu faço. Dê uma olhadinha no post “Como eu utilizo o GTD e o Toodledo”.

    • Valéria respondeu Karoline 07/01/2015

      Caderno Evernote!

      Existe um caderno da Moleskine que você escreve tudo à mão, mas bate uma foto e o Evernote reconhece! Nunca usei, mas achei promissor: http://www.moleskine.com/br/collections/model/evernote-smart-notebooks

      • Thais Godinho respondeu Valéria 07/01/2015

        Oi Valéria,
        Já usei e é bem básico. Serve para quem não tem qualquer método de organização, mas para quem usa o GTD não tem muita utilidade além de um caderno comum,.
        Obrigada pela sugestão mesmo assim!

  3. ana maria braga 09/11/2012

    Teria ficado mais “legivel” para minha cabeça se tivesse colocado fotos. Ainda não entendi bem esse negócio de GTD.
    Bjs

  4. Natalice 09/11/2012

    Exatamente. Peça a Vivian para tirar fotos Thais. Também acho que vai facilitar o entendimento e desde já agradeço por este post. Eu mesma fui uma que adorei o caderninho e pedí mais informações… rs… Bjs

  5. Bia B 09/11/2012

    Adorei o post, eu utilizo o caderno apenas como caixa de entrada e as vezes me perco entre tantos “pensamento”. Para organizar meus projetos e minhas metas utilizo o toodledo, mas estou pensando em organizar mais meu caderno de entrada para facilitar processa-lo. Por isso gostei muito dos textos da Vivian. Parabéns Vivian por permanecer neste caminho da organização e obrigada Tais por proporcionar este “encontro” entre leitoras.
    PS.Tais, já estou esperando o post sobre como utilizar o GTD mesclando tecnologia e “papéis”.

  6. Organiza-se 09/11/2012

    Achei um pouco confuso, talvez teria ficado melhor se tivesso um passo-a-passo com imagens, ficaria mais claro. Mas a idéia no geral é muito boa. Parabéns Vivian
    Bjkas

  7. Vanessa Rosa 09/11/2012

    Nossa, muito legal! Mas eu tenho um pouco de dificuldade de sistematizar tanto assim minhas tarefas. Por enquanto, tenho usado apenas o caderninho pra anotar toda e qualquer coisa no meu dia, e no fim do dia passo pra minha agenda de acordo com o tipo de atividade que é, quando e em que parte do dia deverei fazê-la. Mas a ideia de ter um espaço pra colocar os projetos, planos futuros é importante né… Talvez se eu conseguisse esse espaço na minha agenda mesmo, acho que pra mim seria o ideal. Bjos!

  8. Samara 09/11/2012

    Olá.
    Muito bom e bem explicativo, depois do primeiro post da Vivian decidi de vez ler o livro e estou a-m-a-n-d-o. Estou no início do livro ainda, mas já com mil idéias pro caderninho. Tentei vários aplicativos de agenda, mas não consigo me organizar e acompanhar eles, no momento vou tentar deixar tudo em um único caderno/fichário/agenda físico. E digo a quem ainda está com dúvida que o ideal é ler o livro e fazer seu próprio caderno, pois as rotinas e necessidades de cada um são muito diferentes.
    Thais sou apaixonada pelo blog, acompanho diariamente e gosto do jeito que voce sintetiza as coisas, a método fly lady é ótimo mas tem certas coisas que não se aplicam a mim e a minha rotina. Acho que o bom mesmo do que voce nos passa é trazer esses métodos para a realidade de cada um. Beijos

  9. Beatriz 09/11/2012

    Concordo que com fotos daria para sistematizar melhor o esquema na minha cabeça. Parabéns tanto para a Vivian quanto para a Thaís.

  10. Brenda 09/11/2012

    Nossa, ainda tá uma bagunça na minha cabeça. :S
    Comigo só funciona no PASSO A PASSO e quase tendo que desenhar pra entender heuhuehe
    =/

  11. Alda 09/11/2012

    Parabéns Vivian e Thaís por compartilhar com a gente!
    É vivendo e aprendendo….porém, o que não tenho paciência mesmo é verificar os aplicativos do computador e prefiro meu “mundo papel” mesmo onde posso rabiscar, dobrar e folhear à vontade. Muito bacana o caderno GTD, inclusive fiz o meu também, aproveitando uma capa emborrachada c/folhas de caderno que estava guardado há tempos.

    Vivian, continue publicando as suas dicas bacanas, principalmente o seu jeito real de ser.
    Thaís, adoro o seu blog e só tenho que agradecer.
    Beijos

  12. Vania Lacerda 09/11/2012

    Uso apenas uma agenda, e mais uma pranchetinha pendurada em lugar estratégico, onde anoto alguns lembretes mais importantes. A agenda anda comigo pra cima e pra baixo, e me basta. É coisa simples, vou anotando o que tenho que fazer, e vou riscando à medida que faço. Às vezes penso que poderia usar um desses sistemas legais, mas pra que complicar?

  13. Renato 09/11/2012

    Boa noite Thais!

    Estou usando neotriad como ferramenta para organização ( do Christian Barbosa). você tem algum post sobre esta ferramenta?

    • Thais Godinho respondeu Renato 11/11/2012

      Renato, ainda não, mas está na minha to-do list experimentar para fazer uma resenha. Você está gostando?

  14. elizabete 09/11/2012

    Adorei!!!! Eu uso um caderno, mas fica sempre bagunçado, ainda não consegui uma forma de utilizá-lo sem ficar confuso. Thais, teria como vc mostrar como vc usa o seu caderno? Obrigada por tudo, amo seu blog!!!! bjks

    • Thais Godinho respondeu elizabete 11/11/2012

      Elizabete, já tem um post sobre isso! =)

  15. Ruth 09/11/2012

    Gente, por favor, pra clarear a mente de pessoas com eu que não entenderam bem ainda o esquema do GTD, please, please, please, posta as fotinhos do caderno. Seria muuuito mais muito útil pra muita gente aqui.
    Um abração.

    • Thais Godinho respondeu Ruth 11/11/2012

      Pessoal, sobre fotos, foi a Vivian que enviou o e-mail. Ela está acompanhando os comentários. Se ela tiver interesse, certamente enviará. =) Mas já dá para ter bastante noção pelo que ela escreveu. Leiam o livro do GTD!

  16. Vivika Cerniquiari 10/11/2012

    Eu não utilizo o GTD, mas tento me organizar no Microsoft Office OneNote, que é como um caderno com aquelas orelhinhas coloridas.

  17. Chris 10/11/2012

    Pls… Eu tenho problemas, preciso visualizar isso, podem fazer um passo a passo com fotos???

  18. glaucia 10/11/2012

    fotos pls…vai claread bastante… se possivel uma foto de cada divisória…

  19. Rafael Oxn 10/11/2012

    Putamerda! queria tanto conseguir tbm … olhando de fora parece uma coisa facil, mas confesso que ainda ta meio confuso pra mim. Digo, o fato de fazer divisões no caderno como Inbox, Próxima Ação, Delegadas, Projetos, Algum Dia e Arquivo pra mim parece mais dificil, tipo assim: tudo que chega na mente vai pro Inbox e depois com calma vou separando e re-endereçando o assunto … mas com que frequencia eu vou revendo os assuntos contidos em cada divisão?

    Próxima Ação e Inbox não é a mesma coisa? o fato de criar pastas dentro de pastas não vai virar um labirinto?
    ex: Casa>quarto>closet>tenis>limpar !!

    e deixar um caderno ir anotando tudo, todas as coisas que devem ser feitas e conforme elas vão sendo feitas ir riscando (ou colocando sinalzinho de O.K rsrsr)??

    Thais: ansioso pelo tal post de como usar o metodo com e sem tecnologia! confesso que comprei um tablet pra tentar facilitar minha vida mas no fim fica só pra ver os email mesmo! Aquele negócio de Toodledo é muito complicado até se familiarizar de vez os compromissos se acumularam todos … pra nao dizer que nao uso nada de “TECNOLOGICO” uso os lembretes do celular pra não esquecer de pagar alguma conta (e não correr o risco de ficar sem luz 😀 )

    • Thais Godinho respondeu Rafael Oxn 11/11/2012

      Rafael, inbox é sua caixa de entrada, onde você anota tudo! Próximas ações são tarefas definidas, que não precisam de nada para serem realizadas!

      Exemplos:

      Você escreve a ideia “Adotar um cachorro” na caixa de entrada. Isso é um projetinho.

      As próximas ações que derivam disso (tarefas) poderiam ser:
      “Pesquisar entidades que doam animais na minha cidade”
      “Entrar em contato com uma entidade”
      “Pesquisar suprimentos necessários para ter em casa quando o cãozinho chegar”

      E por aí vai. Entendeu?

  20. Caroline Ribeiro 10/11/2012

    Quero muito fazer um caderno desses. Colocarei em prática assim que você fizer o outro post com mais dicas!
    Pra mim o melhor será algo físico (sem uso de tecnologia, tipo um caderno mesmo). Eu não tenho nenhuma disciplina com computador, a primeira utilidade dele na minha vida é me atrapalhar! A internet raramente me ajuda, basicamente me dispersa. Se ligo o computador só pra olhar alguma coisa que demoraria 2 minutos (por exemplo, uma palavra no dicionário), só consigo desligá-lo 2 horas depois (sem olhar aquilo que era meu objetivo quando liguei o pc). Triste.

  21. Anna Lucia 10/11/2012

    Thais,

    Comecei a ler seu blog faz pouco tempo e fiquei curiosa para saber sobre qual livro a Samara comenta que está amando.
    Pode me dizer??
    Prometo que tirarei um dia para ler seu blog todinho.
    Beijos!!!!!

  22. RENATA NOBREGA 10/11/2012

    Olá, boa tarde 🙂

    Eu já uso um caderno como esse, mas fiquei com uma dúvida…
    Você diz: “Dentro dessas divisórias há outras divisórias que separam tudo pelos temas (ou contextos) mais importantes.” Como são essas divisórias dentro de divisórias? Pergunto pois tenho procurado para comprar exatamente isso: uma divisória ‘grande’ com divisórias ‘pequenas’.

    Desde já, obrigada!

    Beijos!

    • Thais Godinho respondeu RENATA NOBREGA 11/11/2012

      Renata, respondendo pela Vivian… Bastaria comprar divisórias coloridas para os temas macros e divisórias brancas ou transparentes para os sub-temas. Acho que assim ficaria bem organizado e esteticamente agradável.

  23. Tancredo Sena 11/11/2012

    Thais,
    Agradeço a Vivian por postar e esclarecer a aplicação do GTD na metodologia de “Caderno”. Entretanto, não restou claro as metodologias de processamento e revisão das tarefas, assim como a movimentação entre as divisórias. Poderia esclarecer?
    Desde já agradeço.

  24. Elora 11/11/2012

    Nossa, Thais! Descobri o blog totalmente por acaso e estou apaixonada por ele! Com certeza absoluta vou adotar o método. Estou um pouco confusa em como definir as minhas prioridades, que seriam as divisórias do caderno, mas acho que o post que vc está escrevendo sobre como adotar o GTD com ou sem tecnologia vai ajudar e muito! Parabéns pela dedicação e obrigada pelas dicas!

  25. Ruth 11/11/2012

    Acho esse site show, queria pedir a vcs e a Vivian se fosse possível, postar fotos do caderno, vendo tudo fica mais claro. Um abraço.

  26. Fernanda 12/11/2012

    Thais devo confessar que estou tendo um pouco de dificuldades no meu caderno GTD.
    Quando confeccionei coloquei as seguintes divisórias:
    Comprar;
    Projetos;
    Algum dia;
    Controle financeiro;
    Checklist;
    Idéias;
    Rotina.

    COMPRAS – divido o tópico por meses.
    Se eu quero comprar 10 itens e sei que não vou conseguir comprar em um único mês, verifico quais são prioridades e deixo para o mês seguinte e as outras que não são tão importantes mais necessários para os outros meses.
    PROJETOS – Coloco coisas que pretendo fazer no ano de 2013, isto é, coisas que pretendo fazer rápido como, por exemplo, um curso.
    ALGUM DIA – Coloco os meus sonhos, coisas que almejo e sei que por enquanto não é possível. Ex: Uma viagem para fora do Brasil, à compra de uma casa, a compra de um carro.
    Controle financeiro – Coloco gatos diários. Se compro um cachorro quente de R$ 5,00 coloco nos gastos diários. Coloco TUDO.
    CHECKLIST – Nada mais é que o Checklist de todos os meses.
    Idéias – Nesse tópico coloco tudo que me vem a cabeça, por isso que chama idéias.
    ROTINA – A rotina do dia a dia.

    Mais como disse anteriormente estou tendo um pouco de dificuldades para manusear, isto porque as vezes esqueço de olhar o caderno (risos). Em controle financeiro por exemplo a ultima vez que anotei foi dia 06/11/2012.
    Acho que eu preciso de um remédio para a memória (risos).
    Apesar de achar que minhas divisórias está ótimas depois desse post vou analisar novamente e possivelmente vou fazer uma pequena mudança. As dicas são ótimas!
    Parabéns!

  27. Evelyn 12/11/2012

    Aguardando ansiosamente o post sobre GTD com e sem tecno. Sou mais sem… mas vou pensar em mesclar o que for útil.

    Seria muito pedir fotos? ;D

  28. Narinha 12/11/2012

    No link de domingo achei nesse mesmo site um post sobre GTD, passo a passo com fotos!

    Nesse link: http://busywomanstripycat.blogspot.com.br/2012/08/agenda-gtd-como-comecar.html

  29. Igor 19/11/2012

    Adoro tudo que posta mais sobre caderno GTD eu fiquei confuso teria como posta algo explicando melhor. Eu quero sabe dicas para usa a agenda uma FILOFAX ou uma parecida.

  30. Thais Ribeiro 24/11/2012

    Olá Thais! Simplesmente amo seu blog, voce nao imagina como tem me ajudado!! Tenho 21 anos e sou uma pessoa muito desorganizada, vivo procrastinando. Aos poucos tenho aplicado suas preciosas dicas no meu dia a dia e a mudança tem sido imensa, estou confiante que com muita força de vontade, disciplina e determinação, vou mudar de vida!
    Muito obrigada!!

    Fiquei muito interessada pelo metodo GTD, mas nao estava conseguindo imaginar o tal caderno, nem entendendo bem o procedimento, entao tenho pesquisado muito sobre o GTD para conseguir aplica-lo corretamente, achei esse video, é extenso mas explica “tim tim por tim tim”, tudo passo a passo, dia por dia. Vale a pena assistir. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=1TnlwlOEgCc

  31. […] dia a leitora Vivian compartilhou seu caderno GTD, que ela mistura com o control journal. Só para constar, eu não faço assim. Não preciso andar […]

  32. Claudia Marotti 12/01/2013

    Oi Thais!
    Gostei muito pois é mais uma visão do caderno e isso nos ajuda a melhorar ou montar o nosso. Aguardarei ansiosamente o seu post sobre o GTD com e sem tecnologia. Bjs

    • Thais Godinho respondeu Claudia Marotti 12/01/2013

      Oi Claudia, o sem tecnologia já foi postado há algumas semanas.

  33. Fabia 14/01/2013

    Oi, Thais!!! Eu li o livro que você indicou “a arte de fazer acontecer”, mas acabei perdendo o livro e agora vou comprá-lo novamente, porque para aplicar o método é interessante lermos e relermos, né? Mas agora pesquisando na internet, vi que tem o livro “faça tudo acontecer”, do mesmo autor. Você já leu? Recomenda? Estou na dúvida, pois como já li o primeiro, fiquei com vontade de comprar e ler o segundo. Obrigada sempre por suas valiosas dicas! Bjs.

  34. Lucas 12/02/2013

    Olá Thais!
    Primeiramente você esta de parabéns pelo blog, estou tentando adaptar seus métodos em minha vida, e aparentemente, foi o único que se encaixa com minha rotina.
    Porém tenho uma dúvida, no caso eu que faço faculdade, por exemplo um prof. passou um trabalho, Anoto o dia de apresentação na agenda normal, de compromissos exato, ne? Mas, e as coisas que devem ser feitas no trabalho, normalmente eu anotava na minha agenda de compromissos, no caso onde anotarei? Porque a agenda no caso não servira pra anotar explicações de trabalhos!?

    Grato Pela Atenção

  35. Náthali 24/07/2013

    Amei esse post!!! Eu tenho um caderno onde anoto tudo: compras, tarefas,etc.
    Objetivos, lugares para viajar!
    Amei. Pensei que ninguém mais fazia isso!

  36. Virgínia 24/07/2013

    Thaís, cheguei a seu blog “acidentalmente” e não consigo fazer mais nada sem consultá-lo. Sou pouco organizada e procrastinadora de plantão! Sofro muito com isso, pois vivo perdendo prazos, oportunidades, dinheiro e a confiança em mim mesma e das pessoas. Estou aprendendo muito com suas dicas. Grande abraço.

  37. Gabriela 30/10/2013

    Aparenta ser mt bom, porem complexo.. Vou tentar!! E depois comento.. 😉

  38. Lírida 26/11/2013

    Também fiz como a Vivian, isto é, criei (literalmente porque fiz tudo no Publisher) uma agenda desde o ano passado, separando por áreas da família, saúde, autodesenvolvimento, carreira, lazer e social. Meu guia foi o livro “Como devorar um Elefante…”, que foi revolucionador na minha vida. Pretendo agora ler o livro do Allen e ver o que dá certo para mim. Adoro seu blog, Thaís. Não vivo mais sem ele!

  39. […] e por aí vai. Crie apenas uma caixa de entrada, como manda o método GTD. Eu já vinha fazendo algo parecido com isso e achei super prático. Facilita colocar as ideias em […]

  40. Vanessa Ferreira 20/07/2015

    Gostei da dica, e também gostei da ideia de usar um caderno. Embora eu seja adepta de gadgets, mas gosto de ter um caderno bonitinho para usar. Estou estudando o livro do David Allen, já finalizando o primeiro capítulo e tudo ainda é muito confuso, mas já entendi a parte das listas o que achei muito interessante. Futuramente quando eu conseguir estruturar o método no meu dia-a-dia, penso em usar o Wunderlist para criar listas de ações, e como agenda optaria entre o Sunrise ou Google, pois ambos enviam lembretes dos compromissos em tempos marcados, como por exemplo um dia ou uma semana antes, fora que posso sincronizar com o celular, tablet e web. O caderno eu usaria para uma maior mobilidade, mas não descartaria a tecnologia. Enfim, estou começando a engatinhar com o GTD e já sinto uma diferença quando me deparo com as tarefas do dia. Trabalho e faço faculdade, e preciso me organizar a curto, médio e longo prazo. Obrigada por compartilhar!!! bjks