ou

O assunto surgiu em alguns comentários e a minha resposta estava ficando tão grande que eu resolvi escrever um post para que todos lessem. =) Resumo: algumas pessoas me perguntaram como poderiam organizar seus estudos, como conciliar com o trabalho e como eu fazia para conciliar. Bem, então hoje vou comentar um pouco sobre o que eu já fiz e o que eu faço hoje, que tem funcionado para mim. Espero que ajude.

Eu utilizo um sistema de estudos em ciclos.

Gosto de ler todo e qualquer material relacionado a organização. Se for um livro tipo “como organizar uma farmácia”, já estou interessada. Adoro ler sobre métodos e como as pessoas fazem sua gestão do tempo. Adoro o tema, muito muito, e procuro sempre estar lendo algo relacionado.

Pesquisando sobre métodos de estudo, encontrei as dicas de um professor chamado Alexandre Meirelles, que passou em concursos públicos disputadíssimos e hoje dá palestras sobre o tema. Me apaixonei pelas dicas imediatamente, porque ele é ótimo. Comprei seu livro e li em poucas horas. Como estou sempre estudando, as dicas foram muito úteis. O nome do livro é “Como estudar para concursos”.

Lá, ele ensina a montar uma rotina de estudos baseada em ciclos. E eu percebi que essa rotina pode ser aplicada não só para concursos, mas para qualquer área de estudos na vida. A ideia é que os assuntos sejam cíclicos, de forma que você nunca fique muito tempo sem ver cada um deles. Estou resumindo muito aqui, viu gente? A melhor fonte são os artigos dele e o próprio livro, que recomendo fortemente a quem estiver interessado no assunto específico de estudos para concursos.

 Como fazer

Você deverá listar todos os assuntos que precisa estudar. Se você estiver começando a estudar para um concurso público, a técnica muda um pouco (ele recomenda começar pelas disciplinas básicas e só depois ir acrescentando outras).

Suponhamos que você tenha que estudar, no momento atual da sua vida: inglês, duas matérias da pós-graduação e o TCC. Então você define quanto tempo de estudo por ciclo você pretende estudar cada uma delas. Isso depende da quantidade de tempo que você tem e do quanto precisa se dedicar a determinado assunto. O Alexandre recomenda (e eu também) que fique em torno de 1h30 e nunca ultrapasse 2h30, pois o rendimento começa a cair. Então ficaria assim:

Inglês: 1h
Matéria 1: 1h30
Matéria 2: 1h30
TCC: 2h

O seu ciclo tem 5h. O que você vai fazer é estudar quando puder, sem horários fixos, na ordem do seu ciclo.

Agora são 19h57 e você começa a estudar Inglês. Se você parar para ir ao banheiro (procure não fazer pausa em períodos curtos como 1h), anote a pausa. O importante é que você tenha 1h líquida de estudo, não 1h no relógio. Entenderam?

Se você estiver se sentindo bem disposta(o) e quiser continuar estudando durante mais 1h, passe para a disciplina seguinte, que é a Matéria 1. Estude durante 1h e, quando você for estudar novamente, talvez no dia seguinte, comece por ela e complete a 1h30.

Vá seguindo a ordem até recomeçar o ciclo pela primeira disciplina que você estudou. Você também terá uma noção de quanto tempo leva para “rodar um ciclo” de estudos.

Pegue uma folha em branco e desenhe um círculo. Faça as divisões como se fosse uma pizza, mas somente na quantidade de disciplinas que você estabeleceu (no exemplo acima, foram quatro). Escreva cada disciplina com a carga horária em cada divisão. Procure alternar os assuntos para não deixar disciplinas parecidas na sequência.

Cole esse ciclo na parede ou em seu mural e siga a sequência. Simples, não?

Vantagens

A vantagem do estudo em ciclos é que você não depende de um horário fixo para estudar. Isso é particularmente interessante para quem tem filhos, trabalha fora ou tem uma rotina com horários bagunçados. A outra vantagem é que você rotaciona os assuntos, de modo que todos têm sua devida atenção no tempo certo.

Eu tenho aplicado e gostado bastante. Costumava fazer quadros com horários mas, se algo atrapalhasse o meu dia (algum imprevisto, que sempre pode acontecer), adeus rotina. Com o ciclo, isso não acontece mais. E claro que você precisa ter a disciplina necessária para estudar, mas isso aconteceria com ou sem horários.

É assim que eu tenho feito diariamente, independente de estudar 3h ou 8h.

Thais Godinho
02/11/2012
Veja mais sobre:
85
Linkagem de domingo {63}
Organizar também é cuidar de si mesmo
Organize-se nesse outono

 

  1. […] estudando, agende-os também. Outro ponto importante para quem organiza seus próprios estudos é planejar o que está sendo estudado. Isso é excelente para quem está prestando vestibular, por […]

  2. Luanna 30/05/2014

    Olá! Adorei sua dica! O quadro de horários também nunca funcionou para mim.. Vou tentar este que indicou!!

    • Larissa respondeu Luanna 11/01/2016

      Vdd Luanna, para mim também quadro de horarios não funciona, porque acontecem imprevistos que bagunçam o dia e então ja era a querida rotina.

  3. […] estudo por ciclos do Alexandre Meirelles é um método maravilhoso e eu recomendo a todos que realmente tentem antes […]

  4. Joyce 27/09/2014

    Olá Thais, adorei o seu blog, venho lendo há alguns dias e estou muito empolgada com suas dicas! Resolvi procurar uns métodos de organização na internet, porque preciso me organizar urgentemente, e encontrei você!!

    Esse método de estudos por ciclos é perfeito pra mim, também sofro com o mesmo que você sofria, algum imprevisto joga toda a minha rotina no lixo!

    Obrigada pelas dicas!

    Abs

  5. […] estudando, agende-os também. Outro ponto importante para quem organiza seus próprios estudos é planejar o que está sendo estudado. Isso é excelente para quem está prestando vestibular, por […]

  6. Mateus 03/11/2014

    Thais Godinho, em primeiro lugar, quero te dizer que você é muito linda. Toda linda.

    Segundo lugar, vai a minha dúvida.
    Seguindo este ciclo, nós temos a seguinte sequência:

    Português (01h00)
    Matemática Financeira (01h00)
    Estatística Descritiva (01h00)

    Dentre outras disciplinas, estas é a que menos lembro, ou não sei. Vamos só focar em português para que eu possa entender. Digamos que eu comece na segunda-feira, eu leio sobre vozes verbais (teoria), concordância verbal e nominal (teoria). Após a leitura, aplico o ciclo EARA. Sabemos que já está perto de estourar o meu tempo e eu tenho que dormir para trabalhar no outro dia, por outro lado, eu concluí o assunto de português, neste caso seria: vozes verbais e concordância verbal e nominal. Entretanto, há outros assuntos, como: Uso da Crase, Hífen, Vírgulas etc. Neste caso, eu terei de esperar passar o ciclo novamente para voltar ao português e continuar a estudar de onde parei? (Crase, Hífen e Vírgulas). Seria esse mesmo o caminho, ou eu estou pecando em algo?
    Grande abraço e obrigado pela ajuda. Cheiro.

    • Thais Godinho respondeu Mateus 04/11/2014

      Sim, a ideia é justamente essa. Você encerra e depois inicia no ponto de onde parou.

      O estudo por ciclos é aliado de um programa de estudos, onde você listará o que precisa estudar, planejará revisões etc.

  7. Priscila 17/11/2014

    Boa noite, Thaís.

    Primeiro, parabéns pelo BLOG. Acredito que recebes muitos elogios, mas nunca é demais reconhecer um trabalho tão louvável quanto o seu.

    Segundo, obrigada. Sempre tentei ao máximo ser organizada, mas não sabia que haviam tantas ferramentas úteis para isso. Obrigada por tê-las me apresentado.

    Vamos ao que interessa. Estudo para concursos há 1 ano e utilizo várias ferramentas suas para organizar minha vida (li e reli todo o seu guia para implementar o GTD no Evernote, o fiz, e está dando certo).

    Considerando sua experiência, poderias dar uma dica de como utilizar o Evernote para auxiliar a
    organização e acompanhamento desse projeto de estudos?

    Obrigada!

    • Thais Godinho respondeu Priscila 17/11/2014

      Oi Priscila,
      Sim, é uma excelente ideia. Gosto tanto desse assunto que estou organizando um workshop só sobre organização de estudos para fevereiro.
      O Evernote é excelente para organizar os estudos para concursos.
      Obrigada!

      • Priscila respondeu Thais Godinho 17/11/2014

        Aconteceria em São Paulo este workshop? (uma pena que eu moro em Cuiabá/MT)

        Se possível, disponibilize para compra algum material didático deste projeto, ficaria eternamente grata por isso.

        Sucesso!

  8. Thainá 14/02/2015

    Olá Thais.
    Adorei as dicas… Há algum tempo tenho usado um aplicativo que se chama “aprovado”, ele faz exatamente esta função: vc coloca o tempo em que comecou a estudar determinada matéria e ele funciona como um cronometro. Depois por exemplo, você quer mudar de matéria, troca no APP… E no fim de tudo ele faz o gráfico pizza mostrando o rendimento.. É muito bom!

    Beijos

  9. Sabrina 19/02/2015

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber se esse ciclo, é matérias/conteúdo por dia. Exemplo: Matéria 1, segunda, 2 horas .. Matéria 2, terça, 1 hora ?

    Obrigado

    • Thais Godinho respondeu Sabrina 19/02/2015

      Não, pode ser na sequência que você quiser. Para mais informações, leia o livro do Alex, onde ele explica detalhadamente.
      Abs

  10. Thais Campos 07/03/2015

    Ola xara, gostei muito das suas dicas, e tenho algumas duvidas, eu fico nesse mesmo ciclo ate quando, estou estudando pra concurso e eh matéria que não acaba mais rs, e eu revejo a matéria por quantas vezes, depois de vista essa vez eu a vejo novamente no futuro? vc mesma sabe que edital pode sair a qualquer momento e quando acontecer quero estar melhor preparada possível, poderia me ajudar? Muito obrigada e sucesso!!

    • Thais Godinho respondeu Thais Campos 11/03/2015

      Vale a pena ler o livro do Alex, porque lá ele explica detalhadamente!

  11. […] eu quero falar desse método que eu conheci há bastante tempo no Vida Organizada e que desde então eu uso nos meus estudos. Nesse post a Thais Godinho explica como devemos fazer […]

  12. […] vale a pena? Olha, se você não tem um método de organização de estudos (tipo por ciclos) nem o livrão dele (“Como passar em provas e concursos”), vale a pena sim. As dicas […]

  13. […] da execução, que tem outras atividades), mas ter essa orientação, como se os projetos fossem ciclos, tem me ajudado […]

  14. […] estudando, agende-os também. Outro ponto importante para quem organiza seus próprios estudos é planejar o que está sendo estudado. Isso é excelente para quem está prestando vestibular, por […]

  15. […] a disciplina com o planejamento semanal. Você pode buscar métodos de estudos específicos como o método por ciclos do Alexandre Meirelles ou o uso de mapas mentais. Ambos podem […]

  16. Gabriela 17/01/2016

    Adorei esse post!! Brigada, foi muito útil pra mim. Beijo.

  17. […] pré-determinados. A ideia é do best seller Alexandre Meireles e eu fiquei sabendo dela pelo Vida Organizada. (Blog que eu lia e não leio mais porque a organização da Thais Godinho é nível extra hard pra […]

  18. […] Para mais informações sobre ciclo ler a postagem do Esquemaria, do Estudo e Organização ou do Vida Organizada. […]

  19. Junior 03/05/2016

    gostei da ideia de estudar por ciclo, o que não entendi foi o seguinte, como coloco no meu ciclo, as aulas, leitura, e o que eu tenho que estudar? desde já obrigado

  20. […] do Pomodoro pode ajudar. Para quem tem uma rotina com horário bagunçado (como eu!), o esquema de estudo em ciclos pode ser uma solução interessante. Você ainda pode usar o Todoist para organizar o cronograma de […]