O assunto surgiu em alguns comentários e a minha resposta estava ficando tão grande que eu resolvi escrever um post para que todos lessem. =) Resumo: algumas pessoas me perguntaram como poderiam organizar seus estudos, como conciliar com o trabalho e como eu fazia para conciliar. Bem, então hoje vou comentar um pouco sobre o que eu já fiz e o que eu faço hoje, que tem funcionado para mim. Espero que ajude.

Eu utilizo um sistema de estudos em ciclos.

Gosto de ler todo e qualquer material relacionado a organização. Se for um livro tipo “como organizar uma farmácia”, já estou interessada. Adoro ler sobre métodos e como as pessoas fazem sua gestão do tempo. Adoro o tema, muito muito, e procuro sempre estar lendo algo relacionado.

Pesquisando sobre métodos de estudo, encontrei as dicas de um professor chamado Alexandre Meirelles, que passou em concursos públicos disputadíssimos e hoje dá palestras sobre o tema. Me apaixonei pelas dicas imediatamente, porque ele é ótimo. Comprei seu livro e li em poucas horas. Como estou sempre estudando, as dicas foram muito úteis. O nome do livro é “Como estudar para concursos”.

Lá, ele ensina a montar uma rotina de estudos baseada em ciclos. E eu percebi que essa rotina pode ser aplicada não só para concursos, mas para qualquer área de estudos na vida. A ideia é que os assuntos sejam cíclicos, de forma que você nunca fique muito tempo sem ver cada um deles. Estou resumindo muito aqui, viu gente? A melhor fonte são os artigos dele e o próprio livro, que recomendo fortemente a quem estiver interessado no assunto específico de estudos para concursos.

 Como fazer

Você deverá listar todos os assuntos que precisa estudar. Se você estiver começando a estudar para um concurso público, a técnica muda um pouco (ele recomenda começar pelas disciplinas básicas e só depois ir acrescentando outras).

Suponhamos que você tenha que estudar, no momento atual da sua vida: inglês, duas matérias da pós-graduação e o TCC. Então você define quanto tempo de estudo por ciclo você pretende estudar cada uma delas. Isso depende da quantidade de tempo que você tem e do quanto precisa se dedicar a determinado assunto. O Alexandre recomenda (e eu também) que fique em torno de 1h30 e nunca ultrapasse 2h30, pois o rendimento começa a cair. Então ficaria assim:

Inglês: 1h
Matéria 1: 1h30
Matéria 2: 1h30
TCC: 2h

O seu ciclo tem 5h. O que você vai fazer é estudar quando puder, sem horários fixos, na ordem do seu ciclo.

Agora são 19h57 e você começa a estudar Inglês. Se você parar para ir ao banheiro (procure não fazer pausa em períodos curtos como 1h), anote a pausa. O importante é que você tenha 1h líquida de estudo, não 1h no relógio. Entenderam?

Se você estiver se sentindo bem disposta(o) e quiser continuar estudando durante mais 1h, passe para a disciplina seguinte, que é a Matéria 1. Estude durante 1h e, quando você for estudar novamente, talvez no dia seguinte, comece por ela e complete a 1h30.

Vá seguindo a ordem até recomeçar o ciclo pela primeira disciplina que você estudou. Você também terá uma noção de quanto tempo leva para “rodar um ciclo” de estudos.

Pegue uma folha em branco e desenhe um círculo. Faça as divisões como se fosse uma pizza, mas somente na quantidade de disciplinas que você estabeleceu (no exemplo acima, foram quatro). Escreva cada disciplina com a carga horária em cada divisão. Procure alternar os assuntos para não deixar disciplinas parecidas na sequência.

Cole esse ciclo na parede ou em seu mural e siga a sequência. Simples, não?

Vantagens

A vantagem do estudo em ciclos é que você não depende de um horário fixo para estudar. Isso é particularmente interessante para quem tem filhos, trabalha fora ou tem uma rotina com horários bagunçados. A outra vantagem é que você rotaciona os assuntos, de modo que todos têm sua devida atenção no tempo certo.

Eu tenho aplicado e gostado bastante. Costumava fazer quadros com horários mas, se algo atrapalhasse o meu dia (algum imprevisto, que sempre pode acontecer), adeus rotina. Com o ciclo, isso não acontece mais. E claro que você precisa ter a disciplina necessária para estudar, mas isso aconteceria com ou sem horários.

É assim que eu tenho feito diariamente, independente de estudar 3h ou 8h.

85 Comentários

  1. Olá! Adorei sua dica! O quadro de horários também nunca funcionou para mim.. Vou tentar este que indicou!!

    • Vdd Luanna, para mim também quadro de horarios não funciona, porque acontecem imprevistos que bagunçam o dia e então ja era a querida rotina.

  2. Olá Thais, adorei o seu blog, venho lendo há alguns dias e estou muito empolgada com suas dicas! Resolvi procurar uns métodos de organização na internet, porque preciso me organizar urgentemente, e encontrei você!!

    Esse método de estudos por ciclos é perfeito pra mim, também sofro com o mesmo que você sofria, algum imprevisto joga toda a minha rotina no lixo!

    Obrigada pelas dicas!

    Abs

  3. Thais Godinho, em primeiro lugar, quero te dizer que você é muito linda. Toda linda.

    Segundo lugar, vai a minha dúvida.
    Seguindo este ciclo, nós temos a seguinte sequência:

    Português (01h00)
    Matemática Financeira (01h00)
    Estatística Descritiva (01h00)

    Dentre outras disciplinas, estas é a que menos lembro, ou não sei. Vamos só focar em português para que eu possa entender. Digamos que eu comece na segunda-feira, eu leio sobre vozes verbais (teoria), concordância verbal e nominal (teoria). Após a leitura, aplico o ciclo EARA. Sabemos que já está perto de estourar o meu tempo e eu tenho que dormir para trabalhar no outro dia, por outro lado, eu concluí o assunto de português, neste caso seria: vozes verbais e concordância verbal e nominal. Entretanto, há outros assuntos, como: Uso da Crase, Hífen, Vírgulas etc. Neste caso, eu terei de esperar passar o ciclo novamente para voltar ao português e continuar a estudar de onde parei? (Crase, Hífen e Vírgulas). Seria esse mesmo o caminho, ou eu estou pecando em algo?
    Grande abraço e obrigado pela ajuda. Cheiro.

    • Sim, a ideia é justamente essa. Você encerra e depois inicia no ponto de onde parou.

      O estudo por ciclos é aliado de um programa de estudos, onde você listará o que precisa estudar, planejará revisões etc.

  4. Boa noite, Thaís.

    Primeiro, parabéns pelo BLOG. Acredito que recebes muitos elogios, mas nunca é demais reconhecer um trabalho tão louvável quanto o seu.

    Segundo, obrigada. Sempre tentei ao máximo ser organizada, mas não sabia que haviam tantas ferramentas úteis para isso. Obrigada por tê-las me apresentado.

    Vamos ao que interessa. Estudo para concursos há 1 ano e utilizo várias ferramentas suas para organizar minha vida (li e reli todo o seu guia para implementar o GTD no Evernote, o fiz, e está dando certo).

    Considerando sua experiência, poderias dar uma dica de como utilizar o Evernote para auxiliar a
    organização e acompanhamento desse projeto de estudos?

    Obrigada!

    • Oi Priscila,
      Sim, é uma excelente ideia. Gosto tanto desse assunto que estou organizando um workshop só sobre organização de estudos para fevereiro.
      O Evernote é excelente para organizar os estudos para concursos.
      Obrigada!

      • Aconteceria em São Paulo este workshop? (uma pena que eu moro em Cuiabá/MT)

        Se possível, disponibilize para compra algum material didático deste projeto, ficaria eternamente grata por isso.

        Sucesso!

  5. Olá Thais.
    Adorei as dicas… Há algum tempo tenho usado um aplicativo que se chama “aprovado”, ele faz exatamente esta função: vc coloca o tempo em que comecou a estudar determinada matéria e ele funciona como um cronometro. Depois por exemplo, você quer mudar de matéria, troca no APP… E no fim de tudo ele faz o gráfico pizza mostrando o rendimento.. É muito bom!

    Beijos

  6. Boa Tarde,

    Gostaria de saber se esse ciclo, é matérias/conteúdo por dia. Exemplo: Matéria 1, segunda, 2 horas .. Matéria 2, terça, 1 hora ?

    Obrigado

  7. Ola xara, gostei muito das suas dicas, e tenho algumas duvidas, eu fico nesse mesmo ciclo ate quando, estou estudando pra concurso e eh matéria que não acaba mais rs, e eu revejo a matéria por quantas vezes, depois de vista essa vez eu a vejo novamente no futuro? vc mesma sabe que edital pode sair a qualquer momento e quando acontecer quero estar melhor preparada possível, poderia me ajudar? Muito obrigada e sucesso!!

  8. gostei da ideia de estudar por ciclo, o que não entendi foi o seguinte, como coloco no meu ciclo, as aulas, leitura, e o que eu tenho que estudar? desde já obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA