Já tinha feito um post sobre organização de esmaltes aqui.

Hoje eu gostaria de falar sobre o destralhe que fiz naquela “coleção”.

Há algum tempo eu venho fazendo cada vez menos as unhas. Meu ritual de cuidados se reduz a:

  • Hidratar unhas, cutículas, dedos, mãos etc. (diariamente)
  • Usar cerinha para unhas (a cada dois ou três dias)
  • Cortar somente os excessos das cutículas e somente se estiverem machucando (semanalmente)
  • Cortar as unhas (semanalmente)

Gosto das minhas unhas curtas (não dá para digitar direito ou tocar violão com as unhas compridas). Também prefiro pelo formato. Descobri que hidratar as unhas é mais eficiente que passar esmalte para o seu aspecto. As cutículas não ressecam, por exemplo.

Antes eu me sentia na obrigação de fazer as unhas toda semana. Hoje, faço quando tiver tempo e vontade. Foi um dos melhores desapegos de 2012.

Por isso, eu não preciso de muitos esmaltes. Sei que são baratos, lindos e morremos de vontade de comprar quando vamos a uma lojinha de cosméticos, mas eu estou me segurando há alguns meses. Para tanto, eu elegi os meus cinco clássicos:

São eles: preto, vermelho, renda, rosa pastel e nude. Só tenho esses esmaltes atualmente e eles me servem para todas as ocasiões. A ideia é usar cada vidrinho até acabar antes de comprar outro. O rosê já está quase acabando. O nude é o terceiro frasco que compro, pois uso muito (e esse eu comprei há uns quatro meses). O renda é do ano passado. O preto e o vermelho são os mais novos.

Antes que me perguntem nos comentários: não, este não é um publieditorial da Impala. Como comentei no outro post, cada um tem uma marca que fica melhor nas unhas. A minha mãe prefere Colorama. Outras pessoas preferem Risqué. Eu sempre me dei melhor com Impala então procuro comprar somente desta marca.

Quando um acaba, procuro comprar uma variação do mesmo tema. Em vez de renda, compro algum similar, por exemplo. Em vez de preto liso, compro um preto com brilhos discretos. Alterno vermelho aberto com vermelho fechado e assim por diante.

Minha gaveta com os esmaltes, antes de destralhar, estava assim:

Tinha esmalte até de cabeça pra baixo pra caber! Isso porque faz pouco tempo que tirei os vencidos ou estragados. Já tinham vários vencidos de novo. Por isso não dá para ter muitos – a gente acaba nem usando.

Gaveta depois:

A caixinha ficou até vazia, coitada. Não vou deixar os esmaltes ali não – vou tentar usar a caixinha para outra coisa. Por enquanto, deixe estar. Taí um bom exemplo de arrumação X organização. Antes a gaveta parecia mais bonita e arrumada, mesmo com mais esmaltes (tralha). Organização nem sempre está relacionada à beleza, estética, e sim à funcionalidade. Se eu tenho somente coisas que eu uso, fica mais fácil de organizar e eu otimizo o espaço que tenho.

Essa é uma das gavetas da minha penteadeira do quarto. Na verdade não é bem uma penteadeira, mas uma cômoda que eu uso como penteadeira. Ela ficava na entrada da sala e, com a mudança da disposição dos móveis, tive que tirar de lá para não ficar bagunçado. Foi a melhor coisa que eu fiz, porque agora posso ter meu canto com mulherzices bem organizadas.

Mas enfim, este post foi sobre minha coleção minimalista de esmaltes. E a sua, como é? Você usa todos os esmaltes que você tem?

44 Comentários

  1. Oi Thais, eu moro na Espanha ja fazem 14 anos aqui na Europa ninguem faz unhas como no Brasil, tirar a cuticula è considerado agressao, eu moro no interior da Galicia, se cuida muito as maos com cremes de todo tipo mas as unhas, curtas e sem esmalte, que eles acham que tem muita quimica e è agressivo, me acostumei tenho uns sete vidros mas nao usso nunca, fui no Brasil para o casamento da minha sobrinha e fui a unica que nao fiz unhas nem fui ao cabelereiro arrum ei o cabelo emcasa mesmo, e sabe ninguem notou a diferença
    Um beijo.

  2. Oi, Thais, boa tarde!
    Nunca tive o costume de fazer unha em salão, não gosto de salões de beleza. Eu roí unha até a adolescência e se eu vacilar acabo dando uma mordidinha, por isso me esforço em passar pelo menos uma base, isso me ajuda muito.
    Tenho uma caixinha parecida com a tua antes do destralhe, muitas vezes gosto da cor no vidrinho, mas na unha não fica como eu esperava, aí fica encostado. Tb uso creminho para cutículas, porém não aguento deixar as cutículas ficarem crescendo em paz, tiro tudo, menos nos pés pq é mais perigoso.
    Quase sempre uso esse rosinha suave da Impala, o nude não gostei na minha mão e gostei muito de um dourado bem perua, ficou lindo.
    Bom feriado, bjs,

  3. Bom eu sou um caso à parte, tenho uma coleção de cerca de 100 esmaltes todos organizados em duas caixas. Beijo

    • Eu também… Dispensei a manicure há cerca de 1 ano, desde então tenho feito em casa mãos e pés. Se eu uso todos os esmaltes? Uso. Alguns mais que outros. Confesso que alguns só usei uma vez, mas os deixo lá. Não tenho mais espaço pra guardar, e me recusei a comprar uma terceira caixa. Por enquanto, parei com esse “vício”.

  4. Posso falar que me senti A organizada agora? rs é pq já faço isso de só hidratar as cuticulas há um tempo, e tenho uns 3 esmaltes e olhe lá. Taí algo que eu naturalmente nunca foi de acumular =)
    bjs,

  5. Pfff, estou na contramão. Eu tenho uns 200 esmaltes, todos usados. Claro q não digo q dá pra usar toooodos ao mesmo tempo, né?? Mas assim, sempre q eu compro, já uso (tem uns 2 ou 4 na fila, esperando a vez), e um ou outro q uso com mais frequência. O único repetido é o Audrey, q eu adoro, daí comprei 2 (na verdade, compre 3. Um já acabou, o outro está pela metade e o terceiro está intacto).

    Nem ligo se vencer. Já usei esmalte vencido há uns 5 anos e não dá nada.

    Faço as unhas 2X por semana, quando levo a filha 1 no balé. Fico no carro esperando a aula dela e aproveito pra relaxar um pouco e fazer “azunha” nesse horário. Por isso tanta rotatividade kkkkk!

    (pelo menos eles estão organizadinhos, em 3 potes com tampa, no meu quarto)

    • Nosssa Adriana me identifiquei muito com o seu caso, eu amoo pintar as unhas e tenho mais de 200 esmaltes também, montei até um altar para eles dentro do meu armário, na parte que seria para roupas eu destralei tudo que não usava e dediquei o espaço apenas para as unhas.

      Fiz um fileira de vermelhor (todos os tons imagináveis) outra fileira com os dourados, outra fileira com a linha artistica da colorama e atras eu deixei uma caixa bem grande com todos os outros esmaltes que comprei e uso menos.

      Sempre que passou numa lojinha volto com uns 5 esmaltes novos e faço questão de usá-los na mesma semana.

      Já usei esmaltes vencidos e também não senti nenhuma diferença, pois não passo diretamente na unha, faço sempre aquela camadinha de base sabe?

      tem uma caixinha para as lixas, outra caixinha para os alicatinhos e uma de acrílico onde deixo as porporinas e os adesivos de unha.

      para mim, unhas são uma paixão! tenho as minhas bem longas e amo-as bem coloridas.

      beijokas e preciso dizer mais uma vez que amo seu blog sz*

      • Gente, ajuda!!! Vocês loucas por esmaltes, o que fazem quando eles ficam duros?? Queria sim ter vários mas vivo jogando no lixo…

        • Não compre tantos esmaltes. A dica é acabar um, pra comprar outro. Porque depois que o vidro é aberto, ele
          resseca, então não adianta ter vários abertos ao mesmo tempo. Eu nunca vou à manicure, sempre fiz minhas unhas, adoro cores, mas tenho uns 3 ou 4 de uma vez. Espero que ajude.

  6. Dúvida cruel!!!
    Pensei comigo será a Thaís não vai ao salão fazer as unhas? Eu tenho alguns esmaltes (devem estar todos vencidos, pq tenho a séculos), mas sinceramente vou jogar todos fora…não sei fazer unhas, vou sempre a manicure.
    Bjkas

  7. Eu tinha o hábito de comprar esmaltes todas as vezes que ia ao centro da cidade e acumulei uma boa quantidade deles. Mas recentemente, lendo o seu blog e outros sobre organização, resolvi me desfazer de várias coisas que não uso e os esmaltes entraram nessa. Dei vários para minha manicure, vendi outros, bem baratinhos, para minhas amigas, joguei fora os vencidos e ainda acho que fiquei com uma quantidade maior do que preciso, mas diminuiu bastante na caixinha que quardo. Gostei dos seus escolhidos, não precisamos mais do que isso.
    Abraço!

  8. Oi, Thaís!
    Fez uns dois anos que sigo a mesma rotina que a sua, só que corto as unhas duas vezes por semana (gosto delas bem curtinhas!) e não uso esmalte nunca. Também achei um desapego nota mil: não esquento com unha lascada, esmalte descascado, horário no salão…
    E é tão bom ter as minhas mãos “de volta” pra fazer o que eu quiser, em vez de me preocupar se a unha vai estragar!
    Beijos!

    • Essa questão de ter minhas mãos de volta descobri quando dispensei a manicure e eu mesma passei a fazer minhas unhas… Muito bom não se preocupar swe vai estragar. E se estragar, pinto-as de novo. Se quebrar, lixo e espero crescer. Simples assim. Esmalto as unhas cerca de 2 x na semana, devido às tarefas domésticas.

  9. Olá Thaís!
    cada caso é um caso, né? Eu tenho todos os instrumentos para fazer unhas em casa e durante muito tempo fiz minhas unhas eu mesma. Durante alguns períodos da minha vida nem cheguei a fazer as unhas, usava elas curtas e naturais. Mas as minhas unhas são fracas, descamam com facilidade, ficam finas e se dobram (ui!) facilmente. Vou semanalmente à manicure porque ela faz as minhas unhas de um jeito (milagroso) que elas ficam firmes, durinhas e não escamam.
    Abraço!

  10. tenho 5 esmaltes e 1 top coat. Vermelho, rosa, nude, branco com gliter, e dourado. Uso todos e quando acabam reponho com outras cores que gosto. O vermelho e o nude não podem faltar. Quando vão chegando no finalzinho do frasco (quando o esmalte já está começando a ficar grosso) levo para a manicure e deixo lá pois não haverá desperdício. Faço as unhas semanalmente em um salão bem simples aqui do bairro( R$ 10,00 pé e mão) e as doações de esmaltes são bem vindas por lá. Independente do esmalte é sempre bom lembrar de levar seu kit de unhas com alicate, afastador, etc, para evitar contaminações. Não vejo necessidade de ter vários esmaltes, gosto de ter apenas os prediletos.

  11. Eu fazia as unhas na manicure, mas esse ano voltei a fazer a mão eu mesma em casa. O pé eu continuo fazendo na manicure porque não tenho habilidade pra fazer sozinha. Pesquisei vários blogs e vídeos no youtube e agora estou reduzindo a retirada das cutículas com bastante hidratação, o que achei ótimo! Eu tento passar esmalte toda semana mas às vezes não dá tempo, daí eu passo base. Eu gosto de fazer a unha, sei lá, fico feliz porque acho que fica tão bonito! Mas tem horas que é bonito deixar a unha sem nada, lisinha, bem aparada. Tenho alguns esmaltes que não uso, é verdade, e já joguei alguns vencidos com mais da metade do frasco, mas mesmo assim são poucos, não compro muitos não.

  12. Só uso esmaltes vermelhos nas unhas das mãos e renda nos pés. Tenho uns 3 tons de vermelho, renda e base. Tenho um esmalte preto e outro chocolate que eu uso para retocar o salto de sapatos e bolsas quando estão descascando!

  13. Já parei de pintar as unhas há mais ou menos dois anos e não me arrependo. Tenho sim minha caixinha de manicure em casa e somente retiro o excesso das cutículas, lixo, limpo e passo uma base. Só uso esmaltes, e isso quando uso, em ocasiões especiais. Do contrário, no máximo uma base ou puro mesmo.
    Foi incrível a sensação de libertação que senti quando parei de gastar tempo com isso, já que pouco tempo depois, estava tudo descascado e era um tempão perdido limpando as unhas que ficavam horríveis com o esmalte pela metade. Resumindo, me sinto simplesmente livre!

  14. Ah, pra mim é um prazer fazer as unhas! É um tempo gasto comigo mesma, o que me faz muito bem! Como trabalho o dia inteiro na frente de um computador, pelo menos tenho o prazer de vê-las pintadas e bonitinhas 🙂

    Pra organizar meus 33 vidrinhos atuais (de tudo quanto é cor e marca), comprei uma daquelas bolsinhas que estão vendendo agora, que serve para quando trocamos de bolsa. Ficou perfeito, couberam todos os esmaltes de pé, e ainda tem divisórias para removedor de esmalte, lixa, etc.

    Super recomendo pra quem, como eu, quer guardar seus esmaltes de um jeito legal e organizado.

  15. Ah, pra mim é um prazer fazer as unhas! É um tempo gasto comigo mesma, o que me faz muito bem! Como trabalho o dia inteiro na frente de um computador, pelo menos tenho o prazer de vê-las pintadas e bonitinhas 🙂

    Pra organizar meus 33 vidrinhos atuais (de tudo quanto é cor e marca), comprei uma daquelas bolsinhas que estão vendendo agora, que serve para quando trocamos de bolsa. Ficou perfeito, couberam todos os esmaltes de pé, e ainda tem divisórias para removedor de esmalte, lixa, etc.

    Super recomendo pra quem, como eu, quer guardar seus esmaltes de um jeito legal e organizado.

    No mais, adoro teu blog!

  16. Sabe que uma coisa que facilita muito minha vida é o esmalte camada única da colorama… que pode ser passado em cima da hora de sair e já fica bom… tenho alguns fortalecedores também, mas geralmente minhas unhas estão sem esmalte.

  17. Nossa, quando vi o tema “esmalte” até me arrepiei e pensei em não ler, mas li e amei! Aqui em Brasília TODAS AS MULHERES fazem unha na manicure toda a semana, MENOS EU. Se alguém quiser tentar a vida aqui como manicure, pode vir que tem espaço no mercado. E eu sou uma pessoa que tem pavor de salão. Também hidrato minhas cutículas e nem preciso tirar tanto, pois tenho muito pouquinho, graças a Deus. Eu passo um redutor de cutículas da Avon e empurro com a espátula, logo, tiro só o excedente mesmo, duas vezes por mês. Também mantenho as unhas curtas e em casa só passo base, pois sou meio descoordenada com cores fortes. Faço unha no salão só quando tem casamento. E vivo muito bem assim. Minha caixinha de manicure tá até grande pro que tem dentro dela. Vou pensar em reduzi-la.

    Ah.. estou viciada no seu site.

  18. nem vou falar a situação da minha gaveta de esmaltes preciso arrumar de novo, mas uma dica não guarde seus esmaltes deitados eles vão estragar,secar ou empelotar rapidamente.

  19. Gosto de manter minhas unhas naturais e aparadas, tenho mais amor por minhas madeixas e depois que adquiri a prancha de titânio da conair estou maravilhada, o resultado é muito melhor que o de salão (pelo menos nos meus cabelos)sem contar que não curtia muito ir ao salão e a cabeleleira passar outras clientes na frente. Atualmente ando com os cabelos arrumados e só elogios. rsrs

  20. Uma dica: experimente colocar os frasquinhos de esmalte no frigorífico. Vai ver como secam muito menos e, por isso, duram mais tempo!

  21. Caramba, eu sou totalmente o oposto!! Tenho duas caixas imensas que juntas guardam mais de 200 vidros, além de uma caixinha menor com os importados. Faço as unhas em casa mesmo 2 ou 3 vezes na semana, sempre que lasca ou enjôo da cor. Ter 5 vidrinhos de esmalte seria como não ter nenhum. Pra mim, ficar sem fazer as unhas é inconcebível. Sinal de relaxo, falta de vaidade, sei lá… Digo por mim, essa é a sensação que eu sinto a meu respeito e, confesso, que a primeira coisa que olho numa pessoa assim que a encontro sao suas unhas!! hahaha

  22. Olá!
    Até me animei! Vou fazer uma limpeza agora na minha caixa de cuidados das mãos. Não sou louca por esmaltes então não tenho muitos, mas os que possuo acabam estragando. Quero mesmo é ter uma rotina de cuidados com a hidratação, já tentei mas não segui com a rotina depois de um tempo.

    Obrigada Thais.

  23. oii thais!
    tenho em torno de 70 esmaltes! parei de comprar quando me dei conta de qeu era um exagero ridículo. e nao, nao uso todos. na verdade nao é sempre q tenho paciencia e tempo de fazer as unhas… =/
    este post vai me ajudar a segurar nas novas aquisições e tbm doar alguns que sao mto parecidos. vai ser bom.
    ah, eu tbm amo impala! nos blogs de feminices por sí ouço tanto falar mal deles!!
    bjss adoro seu blog.

  24. Olá! 🙂
    Bem, eu concordo com tudo o que você diz, menos este post! 😉
    Sou viciada em vernizes. Mas para a minha defesa, os meus quease 200 vernizes estão devidamente organizados, têm o espaço deles, e até estão separados por cores!
    Agora o que me fez comentar o post: dupla inveja: Impala e esse creme granado! :/ Adorova ter um creme Granado, mas cá em portugal não se encontra, e os Impala (tenho um: Confetti) aqui vendem-nos muito caro… 🙁

  25. hahahahahhahaha ai, nem sei por onde começar… esses dias discutimos isso no grupo e eu confessei que tenho diversos. mais de 40 no momento (pq destralhei e mandei muuuitos embora)!
    pra mim o esmalte é mais importante que uma bijuteria, uma maquiagem ou uma roupa. eu monto um look a partir do esmalte, eu escolho o esmalte com o maior critério, alterno cores frias com quentes, cremosas com metálicas, clássicas com vibrantes… enfim é uma coisa louca minha relação com eles!
    começou quando eu trabalhava num abrigo para crianças e percebi que as crianças ficavam vidradas nas minhas unhas, principalmente as mais diferentes, como verdes ou rosas. então virou um compromisso meu, sempre vinha com uma nova cor mais vibrante e alegre, para eles mexerem na minha mao! e desde lá, viciei, agora já pinto numa semana ansiosa que chegue a outra, para poder pintar de novo… moral da historia: eu uso eles, sim, mas com o rodizio, cada um é usado umas 5x ao ano, por ai!
    mas considerei que a unha no salao custa R$30,00 (pé e mão), e eu gosto de fazê-las em casa para economizar. ao final do ano, se eu estragar dez esmaltes, isso só é o equivalente em reais de uma ida ao salão!
    como pra mim é coisa de vida ou morte, mantive meus esmaltes, mas resolvi restringi-los ao tamanho de uma caixinha que tenho (menor que de sapato) e revisa-la mais constantemente, de 2 em 2 meses. e ai vou doando conforme vejo que nao vou usar ou que vou perder…
    o ideal era tem alguem pra usar comigo! rs

  26. Quantos esmaltes eu tenho??? kkkkkkkkkkkkk
    Uns 600!!! kkkkkkk
    Mandei fazer um móvel para eles e na última arrumação que fiz tirei 15, e destes nenhum estava vencido. Na verdade quem ‘arrumou’ foram as primas, aí elas escolheram alguns…
    Os vencidos coloco em uma caixa a parte (tenho menos de 30 vencidos!), se o cheiro e a consistência não mudou, continuo usando!
    Também tenho uma lista, que fiz no excel, com todos (quase todos, parei nos 400 e tantos) os meus esmaltes (nome, cor, marca, acabamento).
    Enfim, sou uma viciada! Se fosse para escolher apenas 5 esmaltinhos… EU TINHA UM TROÇO! kkkkkkkkkkk

    bjo

  27. Oi,
    Adorei o post! Fiz uma limpa também semana passada.. eu tinha uns 100 e consegui reduzir esse número para uns trinta, com muito custo! hahaha
    Mas acho interessante usar primeiro antes de comprar os novos.

    Beeijo
    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

  28. Acompanho o Vida Organizada e sempre tento adaptar suas ideias e dica spara a minha vida, mas confesso que dessa vez fiquei chocada com a quantidade mínima de esmaltes… hahahahaha
    Eu e minha irmã juntando, temos cerca de 75 cores diferentes de esmaltes e confesso que passo esmalte de terça e sábado, também não tiro a cutícula (e foi a melhor opção, os esmaltes estão em uma caixa decorada do tamanho de uma caixa de sapato e estão até abarrotados rs.
    Estou ultimamente numa vibe de destralhar então cada dia destralho uma gaveta, ou uma caixa organizadora.

    Beijos

  29. Ai por favor me diz comoo vc consegue fazer tantas coisas??? Eu trabalho oito horas por dia e chego em casa destruida, sem forças pra nada. Além disso eu TENHO que dormir oito horas ao dia meeeeesmo senão passo mal o dia inteiro. Me ajuda vai…

  30. Adoro seu blog, e confesso que estou viciada tendo que dar uma checadinha todos os dias… e isto tem me ajudado a manter-me inspirada a ser uma pessoa mais organizada!!! Porém os esmaltes, mesmo a admirando por conseguir manter esta quantidade minima, acho que não conseguirei aderir a idéia, já que a pouco tempo resolvi que passaria eu mesma a me fazer as unhas e também entrei na onda de não tirar as cutículas, porém adoro unhão colorido, e já achei uma vitória ter eliminado a manicure e as alicates, então acho que os esmaltes vão ser meu troféu pela vitória, hehehe!!!
    Abraços

  31. Olá Thais!!
    Então amei a limpeza… E também fiz isso recentemente e foi ótimo!!

    Tenho uma dúvida… Já notei essas caixinhas separadoras em outras fotos de outros cômodos seus e queria saber… onde você compra??

    Beijos!

    • Ana Paula, comprei na Kalunga. Mas dá para improvisar com potinho de cozinha, pires, caixinhas de presente etc.

  32. Oi!

    Tenho quase 100 esmaltes, pois dei uns 30 a uns tempos atrás. Parei de comprar loucamente e agora só vou repondo. Mas tudo organizado numa linda caixa indiana com os apetrechos todos. Só de vermelho tenho 32 e morreria só com um.

    bjs.

  33. A melhor coisa que fiz foi deixar de fazer as unhas toda semana. A libertação é tremenda, não tenho mais a neura de marcar a manicura, deixar de fazer muitas coisas por causa do compromisso vom a manicure e libertar as minhas mãos com o medo de estragar as unhas. Hoje em dia prefero elas tratadinhas mas sem esmalte, só as pinto quando realmente preciso ou quando tenho tempo.

  34. Eu joguei tudo fora, estavam tão velhos que tinham secado dentro do vidrinhos, só deixei uma base e um fortalecedor de unhas, também gosto de unhas curtas pois digito bastante e toco violão. Amo minhas cutículas, da vez que tirei em um salão peguei fungo, odeio salão e já fiz curso de manicure e desisiti da profissão, nada a ver comigo. Agora só unhas curtinhas e base, bem minimalista mesmo! 🙂

  35. Tenho apenas um rosa que pretendo usar até acabar. Passo toda semana então não vai demorar muito 😊

DEIXE UMA RESPOSTA