Este texto pode parecer clichê, pois sempre vemos essa recomendação na maioria dos livros de organização, mas eu vou explicar por que não é.

Em primeiro lugar, porque quando você tem um lugar para cada coisa na sua casa, significa que você não tem tralha.

Em segundo, porque toda vez que você pensar em comprar algo, você se lembrará desse fato, e se perguntará se tem lugar para guardar a compra nova. Se não tiver, poderá se questionar se é algo de que realmente vale a pena.

Se você acha que tem pouco espaço, a verdade é que tem coisas demais. Para tudo o que não tiver lugar na sua casa e estiver “naquele cantinho”, pergunte-se o seguinte:

Eu amo esse objeto?

Eu uso esse objeto?

Tenho lugar para guardá-lo?

Estou disposta(o) a me desfazer de algo para que eu tenha um lugar para guardá-lo?

Alguém da minha família ama ou usa esse objeto?

Se você respondeu não a essas perguntas, então está na hora de jogar fora, doar, vender ou reciclar esse objeto.

Ter um lugar para cada coisa na sua casa é a melhor forma de controlar se você tem o suficiente ou se tem tralha, e aí sim tomar providências.

5 Comentários

  1. Lembro-me muitas vezes de algo que aprendi quando comecei no sistema flylady que era “se não a faz sorrir não é para guardar”.
    A verdade é que eu que sou tão lamechas de guardar objectos que me dão cheguei á conclusão que alguns (para não dizer muitos) desses objectos nem sequer me traziam boas recordações e eu acabava por mantê-los por …hábito. Foram muitas as coisas que foram doadas à conta disso e quando estou na dúvida se guardo ou não lembro-me sempre dessa dica.
    beijocas

  2. Estou com um probleminha” a prática do desapego” aff como é difícil… ás vezes quero jogar algo fora mas no mesmo momento penso “e se eu precisar depois” acabo por não jogar…Toda vez que penso em destralhar a casa,sempre me aparece uma outra coisa pra fazer e essa tal atividade fica sempre pra depois!

  3. Oii
    já tinha visto essa dica implícita em outros dos seus posts e é sempre bom relembrar!
    minha maior dificuldade é pegar uma coisa e colocá-la outra vez em seu lugar… =/ lembro de fazer isso na primeira semana, depois só percebo quando todas as minhas coisas se concentram em um monte em cima da mesa da sala!

DEIXE UMA RESPOSTA