ou

Você já deve ter lido em algum lugar que algumas pessoas rendem mais pela manhã, outras pela tarde, outras de noite e outras madrugada afora. Talvez você tenha a sorte de saber qual é o seu caso. Se você souber, explore essa informação a ser favor. Se pela manhã você está fora de si, sonolenta(o) e distraída(o), procure realizar nesse período as atividades que demandam menos atenção. Se você acorda muito bem disposta, procure acordar mais cedo para investir tempo em outros projetos também. O segredo é adaptar sua vida o máximo que você puder.

Eu gosto de fazer as coisas pela manhã, quando o dia nasce, pois estou sozinha e gosto do silêncio. No entanto, eu rendo 300% mais no fim da noite e início da madrugada. Já concluí projetos inteiros em poucas horas somente trabalhando no meu horário mais produtivo. Como não é possível trabalhar nesse horário (pois preciso acordar cedo no dia seguinte), costumo fazer isso apenas algumas vezes. O bom é que, quando faço, sou produtiva até demais, pois quero aproveitar o tempo.

Nossa vida é corrida e todos temos 24 horas e sete dias por semana. Precisamos nos esforçar para encontrar tempo e otimizar o que temos disponível da melhor forma que conseguirmos. O único jeito de fazer isso é conhecer a si mesma(o) e em que horário você trabalha melhor, pois assim poderá trabalhar com mais motivação e completar mais projetos.

Você sabe em que horário você tem um ritmo mais legal? Qual é?

Thais Godinho
26/09/2012
Veja mais sobre:
22
50 cadernos para você criar no Evernote
7 anos de Vida Organizada – o número da sorte!
Organize seus arquivos para a declaração do Imposto de Renda este ano

 

  1. Michelle Amorim 26/09/2012

    Eu já rendi muito mais à noite, chegando a ficar acordada até às 2, numa boa. Hoje em dia, dá 23h e eu já estou caindo de sono… Deve ser a idade 🙂

    Também gosto da manhã, bem cedinho. Quando esse horário não é possível, costumo produzir bem depois do almoço tbm.

  2. Danielle 26/09/2012

    Quando se trata de estudar ou trabalhar, produzo muito melhor de manhã. Depois do almoço meu rendimento cai um pouco junto com o metabolismo. E quando se trata de me exercitar, sou muito mais ativa entre o finzinho da tarde e o começo da noite, até umas 20h. 🙂

  3. Marcelle Cotrim 26/09/2012

    Com certeza meu rendimento é muito melhor à noite. Tenho tentado inverter isso pq meu filho estuda pela manhã e preciso acordar às 5:30. Como acordar neste horário ficando acordada até às 3 h? Quando levanto (sim levanto e não acordo,kkk)não tenho ânimo pra nada e faço td no automático e não sinto prazer em nada do q faço. Pensei melhor e ano q vem meu filho estudará à tarde. Acho q vai melhorar e muito meu rendimento, pois poderei fazer meus projetos à noite e não precisarei acordar cedo,hehe…

  4. Ju 26/09/2012

    Gosto do silêncio da manhã, da luz, das primeiras horas: 5:30 às 8hs.A hora que meu humor está melhor e me sinto inspirada, como se tivesse forças pra fazer tudo, especialmente para estudar. Infelizmente não dá tempo estudar, pois tenho que organizar tudo e sair para o trabalho. Após o almoço é a pior, fico com muito sono! Na época do vestibular acordava às 4hs para estudar antes de ir para a escola, mas dormia bem cedo. Não tenho mais essa disposição, afinal tenho que dormir mais tarde. Em razão da nova rotina de vida, estou encontrando disposição para fazer tudo à noite (mas só até às 10:30), inclusive estudar – apesar de não render tanto por estar mais cansada.
    Alguém tem um segredo para ficar mais ativa a tarde?Estou sentindo cansaço =/

    beijos!

  5. Thais 26/09/2012

    Isso é importante mesmo! Meus horários “bons” dependem pra que, rs, e eu tento organizar assim. De manhã cedinho rendo mais em coisas físicas, então é quando vou pra academia. Mentalmente meu melhor horário é o meio do dia mesmo, do meio da manhã até o meio do dia. Depois disso vou ficando mais dispersa e fazendo coisas que demandam menos concentração. No final do dia preciso de fazer coisas que não demandam pensar muito e distraem, é quando eu brinco mais com a minha filha, cozinho… À noite eu não presto pra muita coisa, só coisas leves como leitura descompromissada, assistir TV, ficar com o marido, conversar… Nunca servi pra estudar ou escrever ou trabalhar durante a noite. De madrugada então, impossível. Nunca consegui virar a noite estudando, nem escrevendo dissertação do mestrado. Tinha que me programar pra fazer de dia, porque eu definitivamente sou uma pessoa diurna. Acordo cedo sem problema, mas dormir tarde é muito ruim pra mim, mesmo sendo exceção.

    Bjos

  6. Julie 26/09/2012

    Com certeza meus horários mais criativos e produtivos são noite e madrugada, mas em que trabalho convencional posso trabalhar nesses horários???

    Desde a época da escola de manhã eu sou uma ZUMBI…..faço tudo no piloto automático…. não lembro de nada que eu preciso fazer….antes de dormir já deixo uma lista pronta, quando não faço a lista já era….não me lembro.

    Sou apaixonada por cozinha e sempre que pegava meus projetos de confeitaria eu amava fazê-los de madrugada.Os que não envolviam batedeira principalmente…..já fui chamada atenção no prédio por usar batedeira tardes da noite rsrsrs =) Era na época tb o unico horário que eu tinha disponivel por ter horários bem irregulares no m eu trabalhao REGULAR.

    Hoje em dia acho meu trabalho mais tranquilo…..entro no escritorio as 10 hrs e saio as 19 hrs. Produzo muito mais do que na epoca que entrava as 8 e raramente saia ás 18 hrs por ter um excesso de atribuições.Hoje em dia as atribuições diminuiram, o horário mudou e me sinto melhor, mas não é o que eu quero fazer para o resto da minha vida.
    Não vejo a hora de conseguir poder trabalhar com minhas coisas de confeitaria e de um dia ter meu café….pequeno, modesto, mas meu.

  7. Jéssica Souza 26/09/2012

    Meu marido me enche o saco por causa disso, mas não rendo pela manhã por nada. Já tentei de tudo! Antes das 10h eu não sou nada, demoro muito para acordar. Fico sonolenta demais. E depois das 10h é a hora que tenho que arrumar minha filha pra escola, almoço, banho e etc.
    A tarde minha filha esta a escola, então tenho o tempo livre para trabalhar. Porque com ela em casa é impossível concentrar, ela me chama o dia inteiro.
    Então me sobra a noite, hora que meu marido esta em casa, de fazer as tarefas domésticas. Fico até às 21h arrumando casa, mas é a única hora que rendo e consigo fazer as coisas. Já passei várias madrugadas arrumando casa, porque a noite eu sai, fui ver um filme com marido, sair para passear no shopping.
    A noite pra mim, é uma criança. heheheh

  8. nathália mf 26/09/2012

    Oi, Thais!

    Meu horário de maior rendimento é o mesmo que o seu: inicinho da noite e madrugada. Isso há anos..

    No entanto, com meus presentes 21 anos, tenho visto que essa “rotina de madrugada” há anos já começa a refletir na minha saúde, na minha aparência.. engraçado, né? Nosso corpo dizendo quando não está legal..
    então, apesar de ser assumidamente noturna (é uma coisa aqui em casa..), nos dias em que estou mais “consciente”, tento realizar minhas tarefas um pouco mais cedo, porque não quero ser produtiva se for a grandes preços da minha saúde. Enfim.. aprendendo.. =)

  9. Tons Neutros 26/09/2012

    Eu só começo a ser verdadeiramente produtiva a partir das 11 da manhã. Mesmo quando me deito cedo. Bjs

  10. Helena 26/09/2012

    O meu problema é o inverso. Eu gosto de fazer as coisas pela manhã mas, como estudo a noite, chego em casa, faço algo pra comer, tomo banho etc. etc… Vou dormir super tarde e acordo cansada. Pela tarde ainda consigo produzir bem. O meu problema é o fim de tarde, fico imprestável. Sabe quando dá vontade de fazer pipoca e sentar no sofá pra ver uns 5 episódios de Friends?

  11. Isabela 26/09/2012

    Também prefiro de manhã, mas no fim da noite e madrugada também é infalível, acho que é porque todos os estão dormindo, o telefone não toca, e estou naquele clima “se fiquei acordada até essa hora tenho que fazer valer à pena”! rsrs… Já viu a Sociedade B que criaram na Suécia, com horários alternativos? Muito interessante! Bjs!

  12. Juliana Rodrigues 26/09/2012

    Thaís o horário que consigo ser mais produtiva é depois das 23hs e complica um pouco pq trabalho de 8 as 18…então preciso acordar cedo.Gostaria de saber se vc pode me dá uma dica que possa me ajudar…

  13. Luciana 26/09/2012

    Já fui de passar a madrugada inteira estudando ou trabalhando, concentradíssima, mas hoje em dia a tarde para mim é melhor. Ainda não descobri se essa mudança se deve à idade (30) ou se pq acordo cedo todo dia pra trabalhar, então depois das 8 da noite, o máximo q eu consigo fazer é uma comidinha rápida e deitar pra ver tv, ah, e assistir Gabriela, que não perco um capítulo!

  14. Betinha Carvalho 26/09/2012

    Meu melhor horário é a partir da tarde até a madrugada. Pra vc ter uma idéia, quando estou sem trabalhar (em casa de bobeira) praticamente troco o dia pela noite, acordo 12h, tomo café da manhã, almoço as 19h, lancho as 4h e durmo (Tudo naturalmente, eu adoro Thaís) Mas como precisamos trabalhar,(eu sou contadora e trabalho em escritório)me imponho uma rotina “normal”…Sofrimento puro,para levantar cedo, para ter fome as 12h, para me manter acordada no trabalho, é isso =(

  15. eliana 27/09/2012

    Thais, o meu melhor horário é a noite. Sempre preferi trocar a noite pelo dia. Acredito que no futuro a flexibilidade de horários será comum. cada um trabalhando na melhor faixa de horário para si próprio. vejo que a maior causa do caos do transporte das grandes cidades seja justamente por conta do horário comercial.

    Adoro o blog.

  16. eliana 27/09/2012

    elianafs@msn.comhor horário é a noite. Sempre preferi trocar a noite pelo dia. Acredito que no futuro a flexibilidade de horários será comum. cada um trabalhando na melhor faixa de horário para si próprio. vejo que a maior causa do caos do transporte das grandes cidades seja justamente por conta do horário comercial.

    Adoro o blog.

  17. Daniel Almeida 27/09/2012

    Ola Tais concordo com pessoal da noite, em minha opniao o melhor horario é a noite para estudar e fazer as tarefas da casa.Pensar que a noite pode ser demora mais que amanha tera um cheiro de lavanda, principalmente na sexta-feira.

  18. Luks Vieira 27/09/2012

    O mais incrível é que quando você não está usando seus 300% de disposição do seu ritmo, você ainda tem os 100% pela manhã…rs. Adorei!
    Att.,
    Luks

  19. Karen Aiello 28/09/2012

    Meu horário de produtividade é, invariavelmente, pela manhã. Dificilmente consigo fazer algo nesse período, pois chego do colégio depois das 23h, durmo em torno de 1h (em duas horas estudo um pouco e organizo minha agenda do dia seguinte), acordo às 6h e entro no serviço às 8h. No fim do expediente me sinto exausta, e meu rendimento cai absurda e exponencialmente pela noite. Só estudo um pouco quando chego em casa por obrigação e dever, mas tiro pouco aproveito. Tô ficando louquinha com isso, Thais! Imagina ano que vem quando eu entrar no vestibular? Help!

  20. Fernanda 02/10/2012

    Eu sou muito melhor a tarde. Depois do almoço fico muito produtiva e com maior capacidade de concentração. Já fui muito de virar a noite trabalhando ou pesquisando mas hoje preciso dormir. Depois dos 30 nada é igual.

  21. Patricia 07/01/2013

    Oi Thais!
    Meu bioritmo é um pouco diferente! Costumo acordar sozinha (sem despertador) lá pelas 3:30 da madrugada. Acordo com gás total! Agora que moro sozinha aproveito para colocar a casa em ordem, ler, estudar; mas quando morava com meus pais era horrível, porque invariavelmente alguém acordava para me mandar dormir… Rsss… Sem dúvida este período até o meio-dia é o mais produtivo. Deis do almoço meu rendimento cai. Passado 16:30 já sinto cansaço. O sono vem às 20 horas, me esforço para ficar acordada um pouco mais tarde, mas é bem difícil. às vezes durmo durante o Jornal Nacional ou a novela. Queria muito mudar meu bioritmo, render à noite como todo mundo, me sinto uma ET! Na faculdade, tentei estudar no noturmo, mas não consegui. Tinha muito sono e falta de concentração, às vezes até cochilava, rs, o jeito foi mudar a faculdade para o período matutino!

  22. Sara Dias 18/07/2016

    Oii, eu chego da faculdade sempre meia noite e dez, e eh sempre nesse horário que estou empenhada para estudar e fazer os meus trabalhos. Geralmente, vou ate duas e meia acordada, acordo as sete e vou trabalhar. A tarde não trabalho, aproveito para tirar um cochilo, pois sou extremamente inútil depois do almoço kkkkk. As quatro e meia pego o ônibus p/ ir p/ facul, dentro do ônibus dou uma estudada e durmo um pouco. Sempre segui essa rotina meio bagunçada e me sinto totalmente produtiva e feliz… E por incrível que pareça, essa rotina me deixa muito bem humorada haha