Eu criei uma planilha para controlar meu inventário de roupas e planejar compras. A ideia é não gastar dinheiro com algo que eu não preciso quando poderia adquirir itens que eu realmente estou precisando.

Para entender mais sobre essa lista, leia o post Administrando o guarda-roupa.

Algumas dúvidas surgiram nos comentários de lá, e eu gostaria de falar sobre elas aqui.

Dúvidas comuns

Isso não é chato? Não ter liberdade para comprar o que quiser?

A lista é apenas um guia. Não significa que, se eu encontrar uma peça que eu ame de paixão, não comprarei. A lista serve apenas para dar uma equilibrada na situação e me fazer pensar antes de comprar. Há alguns dias mesmo, fui até a Zara e me apaixonei por uma echarpe de zebra, linda mesmo. Quaaase levei. Mas então lembrei da minha lista e que estou em uma fase de montar meu guarda-roupa básico, e outras peças são prioridade – não posso e não quero gastar dinheiro com bobeirinhas nesse momento. Mas já comprei peças que não estavam na lista porque acho que o grande barato da moda é justamente você usar o que realmente te representa e o que você ama. Assim, o que é clássico e básico para mim pode não ser para você. O objetivo da lista é montar meu guarda-roupa básico para, quando concluí-lo, ir fazendo somente a manutenção, sem perder, obviamente, o prazer de comprar roupas novas que eu goste muito.

Mas e quando chegar a época de comprar um item e o anterior ainda estiver bom?

Aí é claro que eu avalio a situação, e depende do item. Se for um sapato, avalio o estado em que ele está. Se estiver bom, aumento em mais um ano a frequência de compra. Se estiver estragadinho, compro até antes. Por exemplo, ano passado comprei um sapato que estragou muito rápido, mas eu “deveria” comprar outro somente no ano que vem. É claro que, assim que eu encontrar outro par que goste, semelhante, comprarei. Não são regras escritas em pedra. Me pauto muito mais pela necessidade que pela lista, mas a lista me ajuda sim a organizar o processo todo, pois tem itens que eu não me lembraria de comprar se não fosse por ela.

A lista é para roupas de trabalho ou roupas casuais?

Principalmente para roupas de trabalho, mas percebi que o legal na vida é sempre usar roupas boas, porque a nossa marca pessoal trabalha o tempo todo, mesmo ficando em casa. Faz tempo que parei de ter “roupas para ficar em casa”. Primeiro, porque isso não é prático (se eu precisar sair de última hora, preciso me vestir novamente). Segundo, que não acho legal estar vestida de qualquer jeito em casa com a família. Não que eu vá usar roupas desconfortáveis, mas eu busco um casual que seja mais bonitinho. Não visto calça legging, por exemplo, nem camisetões. Procuro comprar pijamas fofos, essas coisas. Terceiro, que a pessoa mais importante a quem eu quero agradar (eu mesma) está sempre por aqui, então mesmo estando sozinha em casa eu quero me sentir bem.

Isso não significa que eu ande empoleirada o dia todo quando estou em casa (aliás, tenho PAVOR disso e imagino a Donna Smalin de calça branca e camisa azul sentada no sofá no domingo à noite). Só significa que confortável não é “qualquer roupa”. Procuro caprichar um pouquinho. Não uso calça furada, por exemplo, ou camiseta com a barriga de fora. Essas coisas.

Confesso que tenho algumas roupas que eu uso somente em casa, mas elas são justamente roupas que ainda estão boas mas que eu não usaria para trabalhar ou para passear com a minha família, por exemplo. Mas não as comprei depois que fiz a lista – elas já são mais antigas. A cada estação, vou doando o que já “passou do ponto”.

Outra coisa também é que, quando o guarda-roupa é clássico, essa divisão entre trabalho e casual fica mais tênue. Eu posso usar uma camiseta pólo azul marinho com uma calça bege de alfaiataria e oxfords marrons para trabalhar, assim como posso usar a camiseta e os oxfords com uma calça jeans aos finais de semana. Aos poucos eu percebo que, quanto mais vamos amadurecendo, mais vamos unificando nosso visual. Não sei se é uma coisa só minha, mas acho isso importante. Lá no Walden o Thoreau diz: “desconfie de empregos em que você precise de roupas novas”, porque significa ser quem você não é. Na época que eu li pela primeira vez eu não entendi direito, mas hoje concordo.

Como você montou a sua lista?

Bom, com a minha idade, já sei mais ou menos o que eu gosto e fica bom em mim, e me pauto nessas peças. Meu estilo é uma mistura de clássico com casual e rocker, se é que posso definir assim, então já tenho minhas peças preferidas. Também acompanho muitos blogs de moda, revistas, tendências, livros com listinhas básicas, e vou tirando ideias. Nada muito extraordinário.

Algumas premissas

  1. Minha lista é composta pelos itens que eu considero básicos para mim. Assim, você pode usar como guia, mas dificilmente você concordará com as minhas escolhas porque isso é uma coisa muito pessoal.
  2. A frequência de compra estabelecida não é eterna e mudo o tempo todo. Por exemplo, comecei achando que comprar uma camiseta branca de manga curta por ano seria suficiente, mas mudei para “a cada 6 meses”, pois uso muito. Mas deixarei assim somente até ter uma quantidade que considere ok, então diminuirei a frequência de compras.
  3. Tenho muito em vista o espaço disponível que tenho, especialmente para sapatos. Por uma imensa sorte, não tenho tara por sapatos e gosto de usar os modelos mais clássicos. Meu problema são as bolsas, e é aí que eu preciso me segurar muito. No entanto, se eu gosto de bolsas diferentes, é só adaptar a minha lista. Eu posso colocar, por exemplo, uma “bolsa colorida e diferente” para comprar uma vez por ano (não é o caso, mas poderia ser). Cada um deve adaptar a lista às suas necessidades e vontades.
  4. Eu fazia a minha lista no Toodledo, mas resolvi passar para uma planilha porque estou revendo meu uso do site, deixando lá só tarefas mesmo, e não listas, como fazia antes. Fica mais manual a atualização, mas dá para controlar melhor.

A planilha, enfim





A planilha será enviada em até 48 horas após o pagamento feito via PagSeguro.

Minha planilha é super, super simples e dedutiva. Espero que realmente ajude como guia. Coloquei alguns comentários que podem ser úteis em alguns campos.

Ah, e o detalhe é que ela é alterada o tempo todo. Muitas vezes incluo ou excluo itens, mas essa versão acima é a atual. =)

34 Comentários

  1. Hehe, isso é uma coisa que eu não consigo (ok não quero) planejar mesmo. O lance de pensar se o que vou comprar funciona com outras coisas eu já faço meio que naturalmente.

    Mas uma coisa eu concordo: ficar mal-vestida em casa. Tenho horror de ficar toda mal arrumada pra mim, meu marido e minha filha. Tem como ficar confortável sem ser de camisetão de propaganda política, rs.

    Bjos

  2. Achei muito interessante essa sua idéia. Estou tentando me organizar aqui em casa e tenho acompanhado muito o seu blog. Só falta colocar em prática o que ando lendo sobre organização.

    Tb concordo em estar bem arrumadinha pra ficar em casa. Afinal, se a gente não se cuidar, quem vai cuidar?

    Beijo

    Eliane (Mundo da Casa (atualmente desatualizado) e Leituras de Eliane)

  3. Gostei das dicas. É algo que, pelo menos por enquanto, não se aplica a mim já que gosto muito da divisão roupas para trabalhar/sair/ficar em casa. Acho que me permite mostrar as várias facetas da minha personalidade. É uma espécie de diversão para mim montar um visual diferente para diferentes ocasiões.

  4. Thais, menina, esse seu post me deu um click sabia? Acendeu uma luz! Obrigada de verdade!

    (Se você não se incomoda, comentei sobre no meu blog, citei a frase que me chamou atenção e te linkei de volta, se tiver problema me avise por favor, que eu tiro sem maiores problemas, ok?)

  5. Oba Thais!! Obrigada por dividir sua planilha com a gente.. Vai ser muito util! Continuo sua leitora fiel, seu blog esta cada vez melhor! Bjs!

  6. ta aí uma coisa que não consigo me ver fazendo! eu sempre acho que não tenho opções suficiente de roupas e acabo comprando uma coisinha aqui e outra ali. vou tentar me organizar pra ter pelo menos os básicos.. por exemplo, estou sem nenhuma sapatilha preta e na hora de comprar acabo preferindo alguma outra mais interessante hehe

    e super concordo com vc sobre a roupa de ficar em casa! uma das melhores lições que aprendi com a minha vó foi que estar vivo hoje já é suficientemente especial pra usar uma roupa bonita, aquela louça fina e lençóis macios!
    beijo!

  7. Achei realmente util essa planilha ontem mesmo comecei minha lista de roupas e hoje encontro essa planilha perfeita no blog ^^

  8. Oi, Muito legal sua planilha, vou tentar usar sim, tenho sempre a impressão de que não tenho roupas e vendo sua planilha acho que é bem isso faltam roupas básicas.
    Agora essa de não se vestir mal em casa, senti essa necessidade depois de mudar para o apartamento, mas tenho uma sensação de desperdício…
    Na verdade é que usamos cândida sempre pois acho que só ela para tirar o cheiro de xixi de cachorro. E mesmo no banheiro com louça branca.
    Acabamos manchando muita roupa.

  9. Oi, Muito legal sua planilha, vou tentar usar sim, tenho sempre a impressão de que não tenho roupas e vendo sua planilha acho que é bem isso faltam roupas básicas.
    Agora essa de não se vestir mal em casa, senti essa necessidade depois de mudar para o apartamento, mas tenho uma sensação de desperdício…
    Na verdade é que usamos cândida sempre pois acho que só ela para tirar o cheiro de xixi de cachorro. E mesmo no banheiro com louça branca.
    Acabamos manchando muita roupa.
    Mas muito obrigada pela planilha
    Bjs

  10. Thais, deixa eu ser curiosa e te perguntar uma coisa: você guarda todas essas listas no seu computador ou imprime e coloca em um fichário? Pergunto porque sou viciada em listas mas tenho certa dificuldade em saber onde estão todas elas quando preciso, entende? Um beijo e obrigada,

  11. Thais, 1001 vezes obrigada!
    Você não tem noção do quanto esta lista pode nortear gente como eu, que não tem nenhuma noção de quanto é normal ter no guarda roupa ou não.

    É claro que esta cheio de listas por aí, e de gente minimalista e capsulas wardrobe com 15, 30 peças, mas fala sério, penso que a maioria das pessoas não consegue viver assim, e nem por questões de moda, mas de logistica mesmo! já essa sua lista é muito mais realista, apesar de você ter dito que ficaria com vergonha por ela ser imensa, penso que é a mais adaptável a realidade que eu já vi.

    Só fiquei com dúvida a respeito das categorias com pouca frequencia de compra, tenho muita dificuldade com desapego.

    Mas enfim, quem vai usar a planilha como modelo eu sugiro o site http://www.timeanddate.com/date/dateadd.html pra calcular a data da próxima compra(se for meio preguiçosa como eu e não quiser fazer manualmente como a Thais).

    Mais uma vez obrigada!

  12. Sempre estranhei essa questão de usar em casa roupa de sair quando vi isso no Fly mas só tendo um bebê em casa foi que percebi o quanto é prático tá pronta para sair, porém como faz quando tem faxina (lavar banheiro, pré-lavar roupa e etc) ? Nesse casos eu uso as roupas que só dão p/ usar em casa mas quando não tiver mais essas peças, como proceder?

  13. Nunca pensei nisso, avental, provavelmente porque nunca vi ninguém usando 🙂

    Como você faz quando volta da rua? Acredito que troca de roupa, mas a roupa não estiver suja (na verdade estará um pouco por ter saído) vai para a lavanderia ou é usada outro dia? Se sim, em casa mesmo ou só quando sair?

    Eu acabei fazendo assim, guardo (em outro local, no guarda-roupa só ficam as limpas) mas só uso de novo quando eu vou sair, no final das contas acabei continuando com a troca de roupa, usando uma roupa em casa e outra para sair. Não está prático mas não consigo ficar em casa com uma roupa que já saí e não consigo coloca logo para lavar uma roupa que usei apenas uma vez.

  14. Thais, seu site é otimo! Descobri ele hoje procurando um cardapio semanal.Sou fascinada por planilhas e ainda hoje preparei uma pequena das roupas, antes de conhecer o seu site, onde só constavam os seguintes itens: meias, cuecas do maridão,calcinha, soutien, blusas para trabalho e sapatos, pense? a sua é maravilhosa!!! já pensei em adapta-la inserindo uma coluna com a imagem do item, pois tem muitos ali na sua lista que nao sei do que se trata, kkkkkkkkkkk.
    Obrigada pelas otima dicas!

  15. Poxa, eu tenho uma grande dúvida a respeito desse método: a lista é pautada em quanto tempo de uso dessas roupas? Eu fiz o destralhamento do meu guarda-roupas e fiquei com pouquíssimas roupas… ai estava pensando, e na verdade, até já fiz, uma boa lista que incluem vários itens e só tem um problema… ela ficou MUITO enorme de grandemente enorme de bigger de grande! D: É normal? No caso, eu pensei nas roupas que usaria por um ano inteiro de ano letivo (faculdade) e trabalho… tanto é que as listas de roupas “casuais/pijamas/outros” ficaram pequenas, já as outras… Queria saber como proceder corretamente. Me ajuda? ):

  16. Thais, acompanho seu blog há 1 ano aproximadamente, e recorri á este post por conta das organizações de inicio de ano, quero aprimorar minha organização, e sempre que entro em uma loja de roupas, nunca sei o que comprar, o que vai combinar com o que tenho e etc, por conta disso irei adotar essa planilha maravilhosa que sugeriu, a minha duvida é a seguinte: Como pagar essa compra? Na sua opinião é mais válido comprar no cartão de crédito, á vista, eu sei que a melhor forma seria á vista, e quando não tem $$ sobrando? Qual alternativa seria mais viável neste caso? Um abraço!

  17. Esse teu site é maravilhoso! Sempre passo por aqui mas nunca comento. Mas hoje estava olhando sobre roupas e parei neste teu post, ah, quanta sabedoria! Saber administrar o dinheiro é tudo, principalmente quando se tem metas e sonhos a serem alcançados. Super amei tua dica. beijos

  18. Oi Thais,

    Depois de mais de ano da publicação dessa planilha você poderia nos informar a quantas anda a sua organização com as roupas? se ainda usa esse método…se funcionou bem?

    bjs

  19. Olá

    Adorei essa lista ,baixei e listei os meus objetos tmb.
    Já fazia isso mentalmente,nunca pensei em fazer uma lista.Agora fica melhor para vizualizar o que tenho e o que falta.

  20. Querida Thaís….

    Você tem sido minha inspiração nestes dias.

    Muito obrigada por compartilhar essa benção que é ser organizada e como.

    Bjos

    Saiba que no coração da Amazônia Brasileira, uma acreana do “pé rachado”, está sendo super beneficiada por teu trabalho.

  21. oi, Thais, conheci seu blog agora, e já me apaixonei, fiquei interessada na planilha mas a imagem saiu desfocada aqui, não da pra ler, pode me enviar? tenho muitas duvidas e não tenho uma amiga como vc que possa me ajudar, de hj em diante acho q vou lhe perturbar um pouco.

    obrigada por existir…

DEIXE UMA RESPOSTA