ou

Imagem: Martha Stewart

Eu estava pesquisando algumas ideias para artesanatos de primavera para fazer com o meu filho e encontrei bastante coisa legal (como sempre) na Internet. Espero que vocês gostem também e que sirvam de inspiração:

1. Colagem

Colagem é sempre fácil de fazer com crianças. Com o meu filho, pensei em fazer para a primavera algumas colagens temáticas, como um grande sol, por exemplo, feito com pedacinhos de papéis amarelos colados, e também flores. Uma boa ideia é desenhar o tronco e os galhos da árvore com canetinha ou lápis de cor e pedir para a criança colar as folhas e as flores. Se o seu filho for pequeno, você pode usar papel crepom cortadinho e amassado. Se for maior, ele pode ajudar a cortar as folhinhas e colar com você.

2. Flores de papel

Basta usar a imaginação para criar flores de papel. Você pode enrolar papel verde, fazendo um tubinho, para criar o caule. Depois, cortar um círculo em uma cartolina ou papel cartão (mais grosso) e ir colando as pétalas de papel pela parte de trás. Que tal complementar com purpurina? Para o meu filho, é mais fácil envolvê-lo só na parte da colagem. Também posso ajudá-lo a cortar um papel ou outro só para ele sentir a textura de corte com a tesoura (sem pontas, por favor). O caule também pode ser feito com palito de sorvete, por exemplo.

3. Pintura

Todo tipo de pintura pode ser feito também para a primavera. Você pode criar um desenho-base em um papel e pedir para o seu filho pintar a dedo ou com um pincel. Ideias: flores, sol, céu, bichinhos como abelhas e libélulas etc.

4. Catavento

Meu filho AMA cataventos! Então, desta vez eu resolvi fazer um junto com ele. Aqui tem um tutorial bastante didático se você quiser fazer também.

5. Quadro com mãozinhas

Usar as mãozinhas do seu filho para pintar é uma das formas mais divertidas para crianças e até bebês. Você pode desenhar o caule da flor, por exemplo, e pedir para o seu filho “carimbar” com a mão a flor (formando a cúpula de uma tulipa). Outra ideia é fazer uma flor bem grandona com as marcas das mãozinhas, ou mesmo um sol. Além de ser divertido para as crianças, pode virar um quadro e recordação para você, quando vir aquelas mãozinhas daqui a alguns anos.

6. Bichinhos de papel

Procurando pela Internet, encontrei dezenas de tutoriais para fazer bichinhos de papel aqui em casa. O que eu achei mais simples é a foto que ilustra esse post, da Martha Stewart, onde ela desenha os bichinhos e prende com pregador de roupas para que eles fiquem de pé! Dá para fazer um montão de bichinhos diferentes. Vira um brinquedo barato e divertido.

7. Abelha com rolinho de papel higiênico

Para quem curte atividades com sucata, esta é uma boa opção. Use o rolo que sobrar do papel higiênico e faça uma linda abelhinha para o seu filho brincar. Aqui tem um tutorial muito simples de como fazer, e fica uma graça! Veja este tutorial também (está em inglês, mas dá para ter uma ideia de como ficará o brinquedo).

E você, pretende fazer algum artesanato de primavera com o seu filho? Me conte!

Thais Godinho
15/09/2012
Veja mais sobre:
3
Guia para segunda, 16 de dezembro de 2013
Algumas atitudes tomadas com relação às nossas finanças
Plano de ação diário

 

  1. Jessica 15/09/2012

    Oi Thais,

    Adorei as ideias… vou por em pratica com minha filha, esses dias que está mto calor, to fugindo um pouco de parques..

    Jéssica

  2. Marcela Palassi 17/09/2012

    Depois dessas ideias que postou, fiquei animada. Abçs,

  3. Ana Cláudia Ferrenha 25/09/2013

    Acho muito importante este tipo de atividade em casa com as crianças. Pois as crianças se ocupam fazendo arte, interagem e criam vínculos com os pais, e assim pais e filhos se desligam um pouco do mundo computadorizado e individual. Beijos.