ou

Todo mundo precisa se alimentar diariamente. Se a hora de preparar a comida tem sido estressante para você, então talvez seja a hora de considerar algumas dicas para facilitar esse processo. Confira:

1. Defina o que irá comer a semana toda

Não precisa complicar – escolha os pratos simples e preferidos da família e anote em uma folha de papel. Se você tiver sete pratos, já está feito. Determine o que fará em cada dia da semana. Somente este pequeno planejamento já tirará das suas costas um peso enorme. Eu não sei você, mas quando eu não planejo o que farei em cada dia da semana, perco um tempão pensando – além de correr o risco de não encontrar os ingredientes que eu preciso. Ninguém precisa passar por isso.

2. Faça compras no mercado uma vez por semana

Definindo o que você irá preparar em cada dia da semana, monte uma lista de ingredientes que precisará ter para cozinhar: arroz, sal, açúcar, azeite, peito de frango, contrafilé etc! A lista é infindável, pois depende de cada família. Analise a sua lista de pratos feita no item 1 e anote os ingredientes (e as quantidades) que irá precisar.

Comprando uma vez por semana, você garante suprimentos para pelo menos sete dias e não precisa se estressar fazendo compras durante a semana. É claro que isso não impede você de ir ao mercado novamente se ficar com vontade de comer algo diferente, mas já ajuda muito não precisar fazer isso.

3. Prepare os ingredientes antes de começar a cozinhar

Pode parecer uma dica boba, mas tudo fica mais simples quando já temos tudo pronto. Você já reparou nos programas de culinária? O cozinheiro geralmente deixa tudo pronto e picadinho dentro de potinhos e só vai acrescentando à medida que vai cozinhando. Vale a pena fazer esse planejamento anterior.

Antes de começar a preparar o arroz, por exemplo, pique a cebola e o alho, já deixe a porção de arroz que usará em um copo separado e só então coloque a água para ferver.

4. Lave a louça enquanto cozinha

Sempre que tiver alguns segundos enquanto prepara a comida, lave a louça. Cebola refogando na panela? Lave o potinho onde ela estava picada, a tábua de corte e a faca, por exemplo. Não deixe a louça acumular. Quando você terminar de preparar a comida, restarão somente as panelas para lavar. Isso faz uma diferença enorme no dia-a-dia.

5. Congele porções

Algumas pessoas não gostam de comer alimentos congelados, então é só pular esta dica. =) Quem não se importa pode preparar porções maiores e congelar em pequenos potes, suficientes para uma única porção, e descongelar rapidamente no dia-a-dia para comer. Algumas ervas também podem ser congeladas, o que aumenta a vida útil de cada uma e facilitam muito no preparo dos alimentos.

Mesmo que um membro da família fique em casa durante o dia, preparar somente uma vez a comida proporciona uma economia de tempo gigantesca. Aqui em casa, por exemplo, preparamos o jantar e ainda aproveitamos a refeição para o dia seguinte, no almoço.

Com algumas pequenas atitudes, preparar o jantar no dia-a-dia fica muito mais tranquilo. Não transforme esse momento tão gostoso da família em uma tarefa estressante. Basta se organizar.

Thais Godinho
11/09/2012
Veja mais sobre:
10
Em março, estamos falando de…

 

  1. Vanessa 11/09/2012

    Nooooossssa!!!!! Vc virou bruxa, o que é isso??!!! Esse está sendo o meu problema desses dias e eu hj precisava resolver! Aí, abri o meu blog favorito e a resposta estava lá! Obrigada e bjo

  2. Cintia 11/09/2012

    Thais, como vc faz com as sobras? Vc consegue preparar exatamente a porção que dê o jantar de um dia e o almoço do dia seguinte? Aqui eu me atrapalho com isso. Já planejei cardápio semanal algumas vezes, mas acabei fazendo só duas ou 3 das refeições planejadas. Pq um dia sobra comida e acabamos repetindo tbm no jantar do dia seguinte – além do almoço. Aí no almoço seguinte ficou sem comida, e sem tempo pra cozinhar pq aqui o tempo pra cozinha só existe para fazer o jantar. Comi uma bobagem rápida. Acabou sobrando ingredientes, que estragaram. 🙁
    Eu tentei umas 2 ou três semanas mas ainda não consgui fazer o esquema funcionar. Acabo comprando meio “a olho” no mercado e hortifruti e vou fazendo conforme preciso. Mas confesso que tbm não funciona, pq várias vezes preciso fazer comida em horários que não posso e os ingredientes continuam estragando… ou faltando… Na prática não tenho conseguido fazer funcionar!
    Bjks e obrigada-parabéns pelo site delicioso!

    • Thais Godinho respondeu Cintia 11/09/2012

      Cintia, tem que ir na base do erro e acerto. Realmente não tem uma fórmula mágica para acertar. =/

    • Lucia Padula respondeu Cintia 26/10/2014

      Cintia, também não conseguia, e quanta comida joguei! Então comecei a trabalhar na seguinte idéia: cardápio para os próximos 3 dias…Talvez pareça ser contrário a tudo que está escrito aqui neste blog o que vou dizer, mas vá lá, como diz a Thaís, não tem um jeito certo(aqui entendo:”jeito único”) e você pode fazer diferente, mas é o que tem funcionado prá mim; faço assim: penso nos meus próximos 3 dias, nos compromissos que tenho, e em quantos seremos, já que na minha casa isto varia entre uma a quatro pessoas.
      Monto na cabeça o seguinte esquema: um acompanhamento + uma carne + salada e dele saem os cardápios, todos simples, arroz+ bife+alface ou macarrão + frango+brócolis ou Purê + filé de pescada+ espinafre. Vou ao mercado mais de uma vez por semana, que fica entre o trabalho e minha casa e lá finalizo o cardápio, pois nem sempre compro o corte bovino que planejei ou por que não tem ou porque o preço não estava agradável e apenas as quantidades necessárias, pois não sei congelar muitas coisas além de feijão cozido e alguns vegetais; chego em casa e já executo a refeição do dia e vou adiantando as demais.
      Assim, no exemplo que dei, tempero as carnes, lavo as verduras, faço o arroz e cozinho o brócolis e a batata(do purê) adiantando as próximas refeições. Se há sobras, no quarto dia já a utilizamos. Se são poucas, criamos em cima delas…exemplo: Sobrou um pouco de espinafre, que não dá pra repetir? Bata uns ovos e acrescente nele, fica um omelete saboroso!
      Não gosto de repetir refeições, então mesmo que sobre do primeiro dia, só como igual ou “”incremento” a sobra no terceiro dia, assim a comida não fica velha.
      Alguns ingredientes não devem faltar nunca! Os meus são cebola, alho, ovos, tomate, arroz, macarrão, leite, que demoram mais a estragar. Carne e verduras não dá pra estocar então compro só o necessário.
      É isto, parei de jogar fora comida já tem uns 2 meses; espero ter ajudado!

  3. Thais 11/09/2012

    Eu faço todas, menos congelar, porque eu detesto comida congelada, hehehe. Mas o mise en place é vida! Sem ele a pessoa acaba queimando a comida enquanto descasca um ingrediente!

    Bjos

  4. Nilza 11/09/2012

    Acho que alguns alimentos congelam bem, outros não.
    No meu freezer sempre tempo um pouco de carne e frango crus congelados, pão de forma, porções pequenas de frios fatiados. Congelo salsa e cebolinha. Quando preparo molho de macarrão, congelo uma ou duas embalagens. Congelo porções pequenas de feijão. Não deixo faltar tortas de frango e palmito, porque no sufoco, ajudam muito.
    Faço intenso uso da minha máquina de lavar louças, a grandona. Enquanto cozinho, vou colocando tudo lá (pirex, panela de inox, até o copo do liquidificador). Finda a refeição, acrescento pratos, copos e talheres e voilá! Tudo limpo. Bjs.

  5. Anna Lara 12/09/2012

    Ola!!
    Dica pra comida congelada nao ficar com gosto de velha.Congelar a comida fresca,poucos minutos apos ficar pronta,e o mais importante,nao descongelar no microondas,se vc tirar do freezer de manha pra comer a noite,ou a noite pra comer no almoco,vai ficar muito saborosa,experimentem,isso serve pra nossa comida caseira.E nao se deve encher os potes,deve-se deixar ao menos 2 dedos sem encher.
    Bjs

  6. Anna Lara 12/09/2012

    Ah,e tem vasilias proprias tambem,eu nao moro no Brasil,mas ai deve ter um recipiente tipo marmitex mas ao inves de ser de aluminio ele e revestido de cinza claro e tem a tampa de papelao de um lado e -lastificado do outro,o lado plastico fica pra baixo e no de papelao rotulamos,vale a pena investir.

  7. Lidy 12/09/2012

    Que legal essas dicas..

    2 eu ja faço…congelar…e lavar enquanto cozinho ( essa aprendi com meu pai na minha adolescência e agora vejo o quanto é util).

    E congelar é otimo…congelo porções do jantar para comer no almoço que é apenas pra mim…assim não preciso fazer comida quando chego morrendo de fome do trabalho..só colocar no micro e me deliciar…isso foi libertador…

    Beijocas!

  8. Carla Dayse 11/11/2014

    Thais Godinho quero muito te agradecer..através do seu Blog aprendi e aprendo muita coisa..e sabe qual foi as novidades com organizando minha vida…..eu tenho descontos na conta de água..Amo o seu Blog..amo o seu trabalho SUPER DONA DE CASA