ou

O post de hoje na verdade é uma tarefa de organização para você fazer em 15 minutos. Só 15! Em casa ou no trabalho, veja como destralhar a sua carteira agora:

1. Tire tudo de dentro dela

Dinheiro, papéis, recibos de débito, cartões, fotos, documentos, palhetas, preservativos e o que mais você guardar ali dentro. Tire tudo e coloque em cima da sua mesa ou onde você estiver.

2. Separe o que você usa todos os dias

Documentos, cartões, talão de cheques? Depende do seu dia-a-dia. Você sabe o que você precisa ter com você diariamente. Atenha-se a esses itens. Estão separados? Próximo passo:

3. Guarde somente esses itens de volta na carteira

Você provavelmente perceberá que sua carteira é muito grande para o que você precisa guardar.

Na minha carteira, eu guardo:

  • RG (que também é CPF)
  • Bilhete-único para pegar ônibus
  • Um único cartão de débito
  • Carteirinha do convênio médico e odontológico
  • Pouco dinheiro

4. Coloque os itens restantes na sua caixa de entrada

E lide com eles quando fizer o processamento do que está lá.

Dicas para lidar com a tralha da carteira

  • Por motivos de segurança, não guarde na carteira fotos dos seus filhos ou pessoas importantes para você. Se um ladrão roubar a sua carteira, ele terá todas as informações que estiverem ali disponíveis – muitas vezes, até o seu endereço. Tudo o que você não quer é um bandido com essas informações e uma foto do seu filho.
  • Tenha uma conta-corrente com pouco dinheiro e sem limite de cheque especial. Deposite nela somente o que usará diariamente durante uma semana, para gastos corriqueiros. Tenha somente o cartão desta conta com você. A ideia é que, se sua carteira for roubada ou você sofrer um sequestro (pode acontecer!), você não perca tanto dinheiro.
  • Da mesma forma, ande com pouco dinheiro. Uma boa maneira de saber a quantia suficiente é calcular quanto você gastaria de táxi do lugar onde você vai até a sua casa, porque esse é o máximo que você pode precisar em caso de emergência.
  • Algumas pessoas recomendam levar uma única folha de cheque cruzada para emergências. Pode ser uma boa. Não leve o talão inteiro!
  • Mantenha cartões de crédito em casa. Isso serve não somente para você não fazer compras por impulso como também por segurança.
  • Deixe em sua carteira um papelzinho com três contatos para emergências. Escolha quem são as pessoas de segurança e deixe nome e contato. Não escreva parentesco, pelo mesmo motivo que você não deve colocar fotos. O objetivo desses contatos é o seguinte: se alguém encontrar sua carteira, ligará para informar. Se você desmaiar na rua, alguém pode entrar em contato com essas pessoas.
  • Use um porta-cartões ou um porta-documentos de plástico para guardar os recibos de débito do dia-a-dia. Não guarde na carteira.
  • Levar a carteirinha do convênio médico ou outras similares é importante pois nunca se sabe quando poderá precisar em uma emergência.
  • Cartões de visita devem ser guardados em uma pasta ou caixinha própria para isso em casa ou no trabalho. Nem os seus devem ser guardados na sua carteira – tenha um porta-cartões para isso e leve-o com você sempre que achar necessário.
  • Moedas devem ser guardadas em porta-moedas. Se a sua carteira tem um compartimento para moedas, deixe somente as de valor maior e em pouca quantidade, somente para ter trocados. Se receber algum troco, guarde suas moedas nesse bolso e depois coloque em um recipiente adequado, em casa.
  • Contas nunca sequer deveriam ser colocadas na carteira!
  • A regra geral é: leve somente o que usará no dia-a-dia. Se planejou uma compra e pretende ir a uma loja comprar, aí sim leve o que precisa, como o cartão de crédito ou o talão de cheques, ou mais dinheiro.
  • Levar somente o que for necessário também mantém sua carteira menos cheia, o que fará com que ela estrague menos rápido.

Motivos para você organizar a sua carteira

  • Você pode ser assaltado(a) e perder tudo.
  • Caso isso aconteça, informações pessoais e bancárias podem cair em mãos erradas.
  • Informações sobre seus entes queridos também.
  • É extremamente chato ter que procurar coisas que você precisa quando tem um monte de tralha impedindo o caminho.

Sua carteira está organizada? Você já tinha pensado nisso?

Thais Godinho
05/09/2012
Veja mais sobre:
39
Organize sua rotina contra o mosquito da dengue
Como fazer as revisões no GTD
7 ideias de presentes para o Dia das Mães

 

  1. Gabi 05/09/2012

    Ótimas dicas, principalmente as de segurança!

    Uma vez minha consultora financeira me disse que a nossa carteira reflete nossa relação com o dinheiro.

    Quem trata a carteira com respeito, será respeitado pelo dinheiro!

    Quem deixa dinheiro amassado, moedas jogadas, papeizinhos de débito perdidos….Bom,essa pessoa não gosta do próprio dinheiro, então ele vai procurar um novo dono….

    Depois de ouvir isso,nunca mais andei com a carteira desarrumada!

    • Thais Godinho respondeu Gabi 05/09/2012

      Excelente observação, Gabi. Eu concordo.

  2. Thais 05/09/2012

    Pensar na segurança é muito importante no Brasil (e uma das coisas que me desanima a voltar é justamente a necessidade de se estar sempre alerta…)

    Quando eu morava aí não andava com o RG e carteira de motorista original não, é melhor fazer uma cópia autenticada, mandar plastificar no mesmo formato e tamanho do RG e pronto. Caso perca, não tem que fazer a segunda via.

    Aqui as coisas são mais relax, com certeza. Tem grandes diferenças: primeiro que a violência, mesmo em Londres, é menor. Sequestro relâmpago, por exemplo, nunca ouvi falar. Aqui não existe documento de identificação, como RG. Ou é passaporte (que obviamente ninguém carrega) ou se tiver, carteira de motorista. Mas não há a obrigação de carregar documento de identidade como no Brasil. Também não existe CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, nada disso.

    Aqui também não se usa cheque como no Brasil, é uma coisa de uso raro e bem específico, não conheço niguém que ande com cheque, as carteiras nas lojas nem têm compartimento específico. A outra é que a carteira de motorista aqui vem com o endereço da pessoa. No começo fiquei louca com isso (acostumada com o Brasil), mas depois aceitei, fazer o quê?

    Bjos

  3. Organiza-se 05/09/2012

    Olá Thaís!

    Primeiro quero parabenizá-la pelo empenho e dedicação ao blog, somente uma pessoa organizada pode ter o luxo de manter atualizado e com matérias interessantes e necessárias para vida de pessoas normais que somos.

    Em segundo quero dizer que estou por aqui a pouco tempo, no máximo duas semanas e já estou compulsiva rs rs rs sou MEGAORGANIZADA e preciso da organização para viver!!! Se eu estiver num ambiente sem organização nada meu vai para frente…empaca igual a BURRO VELHO.

    Estou processando o seu blog nesses dias e quero segui-la sempre, apesar de ser muito organizada, confesso que ando aprendendo muito por aqui. Como vc pode observar, o meu nick é organiza-se, uma necessidade constante a minha pessoa e para futuros projetos.

    Sobre a carteira lhe digo que é bastante organizada, porém ainda ando com cartões de crédito e afins. Minha dúvida é sobre a bolsa, como eu passo o dia inteiro e parte da noite fora de casa, carrego tudo comigo, sempre na eminência de precisar de algo, e isso inclui também o que levo na carteira. Queria levar somente o necessário, mas como administrar isso se eu preciso de muitas coisas ao longo do dia???

    Taí uma sugestão para um post!!!
    Bjkas

  4. Marcela Palassi 05/09/2012

    Adorei essas dicas! Não abusando, mas podia também dar dicas de organizar as bolsas. Preciso andar com bolsas mais leves porque meus ombros não estão aguentando mais…
    Vou fazer hoje mesmo essa organização… abçs,

    • Thais Godinho respondeu Marcela Palassi 05/09/2012

      Meninas, farei sim um post sobre organização de bolsas! Recebi um produtinho pra testar e logo logo falo sobre isso tudo num post! =)

  5. Juan 05/09/2012

    Olá, parabéns pelo blog, faz pouco tempo que comecei a seguir, mas to tentando implementar várias das dicas na minha vida (Principalmente a de destralhar e os vários “Tente fazer isso em 15 minutos”, que já tem me salvado bem.
    Queria contribuir com uma dica. Uma vez fui roubado e eu carregava tanta coisa na carteira que nem sabia direito o que tinha lá pra eu fazer segunda via, cancelar/bloquear, etc.. Então eu ouvi um conselho e achei bom: Abrir a carteira e tirar uma foto digital dela por dentro, em que fique visivel tudo o que você tem nela. Enfim, abraço e parabéns pelo ótimo blog.

    • Thais Godinho respondeu Juan 05/09/2012

      Boa dica, Juan. Obrigada.

  6. Ana Paula 05/09/2012

    Oi Thais, minha carteira é organizada, sim, mas só aprendi a não carregar tudo nela depois que fui assaltada e tive a maior dor de cabeça para cancelar cartões e pedir segunda via de documentos. Uma coisa bacana que essa experiência me ensinou foi guardar uma lista com todas as informações importantes como números de cartões e de bilhete único em casa, assim, no caso de uma urgência como essa, temos todas as informações em mãos. Um beijo,adorei o post!

  7. Carla mãe da Bruna 05/09/2012

    semana passada destralhei a bolsa e a carteira também. Fui procurar um extrato da minha conta bancária e tinha extrato do ano passado!!!daí joguei todo tipo de papelada fora, extrato, comprovante de pagamento, etc, tinha uns que estavam apagados até, deixei só os 2 últimos extratos mensais.
    Sobre a questão da segurança: não tenho mais cartão de crédito porque cancelei a conta corrente. Agora tenho só de débito (no banco que recebo e na Caixa, por causa do financiamento habitacional) e cheque ainda tenho um talão e ando com ele na bolsa, mas tem umas 3 folhas e quando acabar não vou pedir outro.

  8. Kelly Ane 05/09/2012

    Oi Thais! Descobri o seu blog ontem e fiquei horaaas por aqui, é muito bom!! Estou precisando muito organizar a minha vida de maneira geral, e vou começar pela carteira!! =)

  9. Marcela 05/09/2012

    Thaís! Parabéns pelo blog estou acompanhando a pouco tempo, mas já virei fã. Todos os dias eu abro o site para ver o post diário. Adorei o post de hoje, muito bom! Tento sempre ter a carteira organizada, mas o problema é a bolsa sempre muito pesada, pois carrego tudo, ah se fosse só a carteira…o problema estava resolvido!

  10. Fátima 05/09/2012

    Eu já fui assaltada. E foi graças à desarrumação na minha bolsa que o ladrão levou apenas uma nota e moedas da minha carteira e não se apercebeu de um envelope cheio de dinheiro (misturado com outros envelopes) que lá estava e que tinha recebido naquele dia de algumas aulas particulares que havia dado….

    Não é preciso ter tara, mas devemos mesmo precaver. As coisas não acontecem apenas aos outros…

    boa semana!

  11. Nilza 05/09/2012

    Oi,

    Li o comentário da Carla (que mencionou extratos) e tive vontade de dar um palpite.
    Eu proibi o banco de me mandar extratos de contas bancárias e talões de cheque pelo correio há anos. Extrato contém muita informação. Pode extraviar, fica na portaria do prédio, pode ser esquecido e visto por muitas pessoas.
    Mesmo eu que moro em casa já recebi extratos bancários dos vizinhos, colocados na minha caixa de correio por engano.
    Só confiro extrato pelo netbanking. Antes do netbanking, conferia por fax e picotava logo em seguida. Acho mais seguro.

    Bjs

  12. Fernanda 05/09/2012

    Olá Thais… acompanho seu blog já faz um tempo e adoro… alias, seu blog me incentiva muito a tentar ser organizada… eu tenho um filho de 3 meses e já estou pensando na festinha de um ano dele, você tem alguma dica ou planilha sobre organização de aniversário, pois estou perdida e não sei bem o que devo ver, nem quando começar… rsrs… Bjos… Fernanda

    • Thais Godinho respondeu Fernanda 05/09/2012

      Oi Fernanda, boa ideia para um post. Obrigada.

  13. Renata Cunha 05/09/2012

    Oii.. Descobri seu blog na segunda feira a tarde, e já virei fã nº 1. Tanto é que fiz um post no meu blog falando sobre o seu. Poxa, eu sou uma pessoa totalmente desorganizada, e minha mãe e irmã falam demais da minha bagunça, que não sou organizada, essas coisas sabe? E lendo o seu blog amei as dicas e me incentivou a comecar um novo plano de organização pra minha vida. Tanto que deu certo que já comecei, comprei um caderno para anotar tudo que tenho que fazer (só não comprei agenda, pois o ano já está quase terminando), mas ano que vem eu compro. E ontem já comecei dando uma geral no meu quarto, jogando algumas coisas fora, e mudando os móveis de lugar para dar uma nova vida ao ambiente.

    Ahh, mais uma coisa antes que eu me esqueca, somos Publicitária!

    • Thais Godinho respondeu Renata Cunha 05/09/2012

      Que legal, Renata, espero que o blog te ajude sempre. =)

  14. Carla mãe da Bruna 05/09/2012

    grande sacada essa história do netbanking… tenho q me adaptar!!

  15. Vanessa 05/09/2012

    Olá Thais sempre leio seu blog (que aliás é viciante) sempre venho dar uma espiadinha 🙂
    Mas faz algum tempo que queria lhe pedir sobre a cidadania italiana se você souber é claro (porque li em algum momento aqui no blog sobre esta)
    a papelada toda, a burocracia enfim, se você tiver algo para compartilhar. 😀

    • Thais Godinho respondeu Vanessa 05/09/2012

      Ih Vanessa, você já deve ter percebido que é uma novela né? Bom, você precisa seguir as instruções que eles dão no site do consulado italiano e enviar os documentos que eles pedem. Aí é “só esperar” que eles agendem com você. O problema é que essa lista de espera dura anos e anos, com previsão de chamada para 2018, por exemplo.

      Se você for começar o processo do zero (ou seja, ninguém na sua família tirou), é mais fácil fazer lá na Itália, mas dá um trabalho tremendo também, claro. Procure pelo Fabio Saga – ele tem um blog MUITO bom sobre isso.

      Espero que ajude. =)

  16. Daniel Almeida 05/09/2012

    Ola Tais, nossa eu sou da epoca que moda era colocar papel na carteira.Ja perdi todos documentos.Brilhantes dicas, agora só ando com dinheiro graudo se vou a alguma loja.Gostaria desaber se ja conseguiu algum tipo de desconto na tv a cabo, telefonia ou coisa do tipo.

    • Thais Godinho respondeu Daniel Almeida 05/09/2012

      Daniel, aqui neste apartamento não, pois não temos um ano de uso por enquanto. Nos mudamos em dezembro só. =) Na outra coisa, consegui algumas coisas sim, como desconto da anuidade no cartão de crédito, planos especiais na tv a cabo etc.

  17. Daniela 05/09/2012

    Sou meio paranoica em relação à segurança então só carrego cartões ou cheques quando sei que comprarei algo.
    Carrego dinheiro para emergências e um documento. Só! Nada de fotos, recibos, etc.
    Achei legal a ideia de deixar alguns contatos caso aconteça algo.
    bjs,

  18. Frutinha 05/09/2012

    A minha está organizada. Pelo menos 1x por semana tento dar-lhe uma limpeza para tirar possiveis papelinhos e talões.
    Nao tenho fotos nela e faço tudo o resto que indica.
    Só não tenho contactos de urgência, numa me tinha lembrado. Boa ideia. Amanhã mesmo já faço e coloco na carteira.

    http://desabafosecoisas.blogspot.pt

    Jewelry: http://brilhosencantados.blogspot.pt

  19. lindaura oliveira 05/09/2012

    Thais estou adorando essas ferias,pois todos os dias leio seu blog e ultimamente e uma postagem apos a outra e todas muito preciosas voce ajuda muita gente inclusive a mim.Desculpe a intimidade sobre FERIAS mas acompanho seu blog e li sobre as ferias e o mes do seu aniversario que tambem e um dos meus preferidos pois e o mes da primavera.

  20. Cíntia 05/09/2012

    Thais,

    meu parabéns pelo sucesso que é o seu blog! E pela criatividade tb! Vc simplesmente levanta questões e mostra soluções tão práticas pra coisas que, sinceramente, eu nem me dava conta de que eram tão importantes.
    O post de hj está simplesmente fantástico.

    Agora me diz: de onde vem tanta inspiração? Pq desde que descobrí o Vida Organizada que o leio todos os dias, e em ocasiões que posso ficar mais um tempinho na net eu aproveito pra ler os posts antigos.

    E até hj não ví um só post que fosse repetitivo!

    Parabéns pelo talento que vc tem e muito obrigada por dividí-lo conosco!!

    Abraços.

    • Thais Godinho respondeu Cíntia 06/09/2012

      Obrigada você, Cintia!

  21. Karen 05/09/2012

    Thaís, destralheiimha

  22. Betinha Carvalho 06/09/2012

    Olá, Thaís ! Li o site do Fabio Saga, gostei muito ! Por acaso conhece site semelhante relacionado a cidadania portuguesa ? Ou tem alguma informação a dar ? É que esse é meu caso, e custa nada perguntar, vai que….vc tem uma amiga nessa situação né ? rsrsrsrsrsrs Bjx

    • Thais Godinho respondeu Betinha Carvalho 06/09/2012

      Betinha, lembro que cheguei a pesquisar, mas achei bem mais complicada.

  23. Viviane 06/09/2012

    Vou arrumar a minha agora! Obrigada pelas dicas!!!

  24. Cristina 06/09/2012

    Muito bom pensar assim como você. Sabe que vou dar uma organizada não só em minha carteira mas na bolsa também, não sabemos como as coisas vã oser durante o dia de trabalho.

  25. Vanessa 06/09/2012

    Oi Thaís. Eu e meu marido somos seus novos fans no blog. Só conhecemos há uma semana, mas já estamos devorando o que vc já escreveu e aproventando muito. Adorei a organização da carteira e do seu escritório. Tenho muito a organizar no meu. Queria só fazer uma crítica sobre guardar moedas em casa. Pode ser mais organizado, mas o ideal era que as pessoas pagassem com as moedas, em vez de fazer cofrinho. Isso porque o Brasil gasta muito dinheiro (nosso dinheiro) para produzir as moedinhas que guardamos e esquecemos em casa. A falta de troco no país é grande. O pagamento com cartões tem diminuído esse problema, mas nem todo lugar aceita cartão. Então, na minha humilde opinião, o ideal seria ter na bolsa uma bolsinha para moedas e utilizá-las todo dia. A minha carteira tem espaço para moedas e ela vive vazia, pois eu as “despejo” no “mercado” sempre que possível e ainda recebo um sorriso da pessoa do caixa. 🙂 Além disso, é uma coisa a menos pra guardar em casa.

    • Thais Godinho respondeu Vanessa 06/09/2012

      Vanessa, meu guardar em casa significa “guardar até a próxima compra”, para levá-las. ;D

  26. Fernanda 07/09/2012

    Obrigada pelas dicas, Thais! Sou cuidadosa, mas nunca tinha me tocado do perigo de carregar fotos pessoais na carteira, e nem dos esquemas de fazer uma conta sem muito dinheiro/limite. 🙂

  27. […] Organize sua carteira […]

  28. Dani 19/05/2013

    Minha carteira é bem enxuta e eu nunca precisei de nada além do que está nela. Mas levava cartões de credito. Vou tira-los pois vc tem razao no caso de roubo e gastos desnecessários.