ou

Hoje eu recebi um comentário com uma dúvida sobre o sistema FLY Lady e achei que poderia ser a dúvida de algumas outras pessoas. Por esse motivo, quis postar a resposta aqui como post. Eu lembro que, quando comecei a aplicar o sistema, também tive essa dúvida porque tudo soa meio confuso. Então lá vai:

Já percebi que cada semana do mês nos dedicamos a uma zona da casa, mas por exemplo, se esta fôr a semana de cuidar dos W.C, só voltamos a limpá-los 4 semanas depois? Ou temos de fazer à mesma a limpeza completa semanalmente? Penso que não devo estar a perceber como funciona este sistema flylady´, é que o que eu pretendia era mesmo ir fazendo de modo a chegar ao fim-de-semana e não passar o tempo todo a limpar tudo… Peço desculpa pelo tamanho do post, e agradeço já a disponibilidade que demonstra em ajudar!!!
– Marta

Marta,

Funciona assim: você terá uma lista de tarefas diárias, de todos os cômodos. Nessa lista, você deve colocar o que for extremamente essencial. Com relação ao banheiro, na minha eu coloco limpar as pias logo após escovar os dentes, com a mão mesmo, apenas para não acumular a sujeira, além de abastecer o estoque de papel higiênico. Você pode colocar as tarefas que quiser, mas eu sugiro tentar simplificar ao máximo e colocar somente as tarefas essenciais.

Tenha uma lista semanal de tarefas também, com aquelas que precisa fazer toda semana, como limpar o chão do banheiro, trocar as toalhas, desinfetar o vaso sanitário, entre outras. Depende das suas necessidades.

Faça uma lista mensal também.

Quando o banheiro for a zona da semana, você fará as pequenas missões que a FLY Lady dá, que geralmente são tarefas que nunca lembramos, como limpar em cima do chuveiro, por exemplo. Nessa semana você também pode executar as tarefas da lista mensal, que são as tarefas da lista detalhada de limpeza.

Lista detalhada de limpeza é a “lista ideal” para seu banheiro ficar perfeito, digamos assim. Você vai até o seu banheiro com um caderno e uma caneta em mãos e anota todas as tarefas que conseguir imaginar: limpar as portas dos armários, limpar dentro dos armários, limpar espelho, limpar espelho do interruptor, limpar a porta e por aí vai. Essa será a sua lista de limpeza detalhada do banheiro da sua casa, única e exclusivamente.

Para todas essas listas, a FLY Lady tem modelos, mas eles servem somente como orientação. O certo é que você liste as necessidades da sua casa para que nada fique faltando.

A ideia é que, se você administrar o essencial diariamente, fizer uma limpeza superficial uma vez por semana e limpar detalhadamente uma vez por mês, na zona do cômodo, sua casa estará sempre limpa porque há essa distribuição dos cômodos por semana.

Particularmente, esse é um dos principais motivos que me atraem no sistema FLY Lady.

Thais Godinho
24/08/2012
Veja mais sobre:
8
Novidades no blog: este mês e recomendações
Ideia: mapa mental com visão da semana
Frase da semana: Amar o que se faz

 

  1. Frutinha 24/08/2012

    Agora sim!!! percebi na perfeição todo o sistema.
    Obrigado 🙂

  2. MARIANA ALVES IBARR 24/08/2012

    OLÁ!

    Tenho muita vontade de seguir no flylady, mas me parece complicado. Ainda mais, pq é inglês.

    O que você acha de toda semana expor como voce segue o seu flylady pra gente entender melhor?

    Mariana

    • Thais Godinho respondeu MARIANA ALVES IBARR 27/08/2012

      Obrigada, Mariana, pela sugestão. É uma ótima ideia! Você já viu os arquivos antigos do blog sobre o sistema? Tem bastante coisa traduzida também.

  3. […] Navegando pelo Pinterest (adoro!), encontrei esse projeto de uma blogueira chamada Stacie. Ela fez uma lista com “40 lugares para organizar” em casa e vai cumprindo uma tarefa por dia. Essa é uma excelente ideia para lidar com as listas de limpeza detalhada da FLY lady também (veja aqui como funciona a limpeza por zonas). […]

  4. […] o método Fly Lady e tem óóótimas dicas, listas, e quase que um empurrão pra você começar! Aqui tem um link que explica melhor como funciona o Fly […]

  5. […] Dúvida respondida sobre a limpeza por zonas da FLY Lady […]

  6. […] o menu daquele dia (veja como preparar o menu semanal), inserir a missão do dia da FLY Lady (entenda aqui como funciona) e as rotinas de limpeza da casa (veja como organizar uma rotina de limpeza […]

  7. […] a geladeira), por exemplo. As tarefas mensais são distribuídas de acordo com as zonas da semana (veja um post sobre isso). No total, fazemos de 3 a 5 tarefas além das tarefas diárias, todos os […]