ou

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer todo mundo que comentou no post de segunda-feira. Obrigada! Aos poucos vou respondendo a todos. O blog também está com um problema e não me deixa aprovar alguns comentários, mas deve ser temporário.

Hoje eu quis postar essa dica que, ao meu ver, é super simples mas faz uma diferença enorme na organização da cozinha ou da área de serviço: a organização das sacolinhas de plástico.

Acho que todo mundo já teve um daqueles puxa-sacos, onde você amassa as sacolinhas dentro e vai tirando à medida que precisa. Se você é como eu, 1) não curte muito o visual daquele saco de pano pendurado e 2) já chegou ao ponto de precisar de outro lugar para guardar as sacolas sobressalentes. Então eu resolvi buscar outras maneiras de organizá-las, e encontrei esse vídeo super didático no YouTube com uma solução incrível. Vejam por vocês mesmas(os):

Aqui em casa, eu costumava colocar as sacolas dentro de uma daquelas sacolas retornáveis (uma mais bonitinha), mas ela ocupava um lugar enorme na área de serviço, que já é pequena. Depois de dobrar todas as minhas sacolinhas (demorei meia hora porque eram MUITAS), eu reduzi o espaço em 80%. Agora elas ficam dentro de um pequeno cesto de plástico, ao lado da despensa.

Com certeza muitas(os) de vocês já conheciam essa forma de dobrar sacolinhas, mas fica a dica para quem não conhecia e também precisa de espaço.

PS – O checklist de agosto sai amanhã. =)

Thais Godinho
01/08/2012
Veja mais sobre:
Em casa, Meia hora, Organizar
27
Checklist de outubro 2012
Pré-venda do livro Vida Organizada
O inverno está chegando

 

  1. Betinha Carvalho 01/08/2012

    Bom dia, Thaís ! Que interessante, ainda n tinha visto essa forma de guardar sacolinhas, eu faço aqueles rolinhos que parecem uma florzinha, mas ocupam espaço =/ Legal este método ! Bjks !

  2. Michele Flores 01/08/2012

    Ótima dica! Já faço isso em casa, é muito prático e descongestiona um baita espaço! Bjs

  3. Raquel 01/08/2012

    Esse meu comentário não tem nada a ver com as sacolinhas, heheh
    Mas, não poderia deixar de comentar…
    É que depois daquela pergunta de segunda, fiquei refletindo sobre aquele assunto… E pensei, a inércia é minha culpa!
    Sou eu que preciso levantar do sofá e fazer as coisas…
    Então ontem depois dos meus compromissos, cheguei em casa, dei uma ajeitada… lavei a louça e esperei meu marido com um cafézinho quente(já que aki na cidade estava uma chuva só E muito frio!)
    Ele chegou com a carne, já iniciei a janta e já fui lavando a louça. Jantamos e depois de muito tempo… Fui dormir com a pia brilhando e a casa organizada!!
    Obrigada Thais pelas inspirações de cada dia… hehe

    Principalmente, qdo você diz, as vezes eu deixo as coisas de lado pra ficar com meu filho!! Isso faz a gente saber que você é um ser humano(vc entende, ne?)

    Bjks

  4. fabiana 01/08/2012

    Thais…que incrível ler seu post hoje,rs! Durante o final de semana fiz exatamente isso mas deixei as sacolinhas dobradas numa sacola ecologica mesmo…e ainda hoje vou passar para um cesto ou caixa plastica – ocupará menos espaço com certeza! obrigada pelas dicas de sempre,bjs.

  5. Rosa 01/08/2012

    Thaís, amo o blog e suas dicas! Essa em particular eu já sabia, mas não consegui implantar 100% aqui em casa então tento aos poucos dobrar todas as sacolas plásticas e minha dica é separar essa tarefa para a hora daquele programa de tv ou da novela, depois que você entra no ritmo nem se dá conta de como dobra tudo rapidinho!

  6. Nina de Oliveira 01/08/2012

    Thais, eu já conhecia este método há muitos anos e até usei em casa. Mas o que funcionou mesmo foi deixar de usar sacolas plásticas e usar bastante as sacolas de panos, feitas em casa mesmo. Reduziu muuuuito o acúmulo de sacolinhas plásticas na minha casa. As poucas que entram, eu uso nas lixeirinhas dos banheiros e da pia da cozinha (que não fica na pia, aliás).

    Bjs

  7. Cristiane 01/08/2012

    Oi, Thais…

    Eu já comecei a usar esse metódo há algum tempo, mas claro que nem todas as sacolinhas estão dobradas….porque começo ai sempre lembro que tenho outra coisa pra fazer. Nesse momento por exemplo, eu estou aqui, com a tv ligada e terminando a limpeza do quarto do meu filhote…a limpeza sim, mas a bagunça é impossível!! Olha que me considero uma pessoa desorganizada, mas como dizem por aí (claro que não acredito)….os filhotes tem a quem puxar! rs.
    Mas juro que que faço o possível para dar o exemplo, tipo, sempre deixando meu quarto arrumadinho. Aproveito esses momentos, que como eu mesmo já denominei em que “baixa o santo, baixa a dita ou a zefa” pra dar uma geral no quarto dos filhos….mas não acho justo porque fico com tudo pra fazer..e geralmente deixo o quarto deles….mas fico doente vendo a bagunça…

    Conheci o seu espaço, há poucos dias, porque estou em férias, sem faxineira e gostaria de alguma mágica pra me ajudar… Você imagina como me sinto estando em casa e vendo que as coisas estão por fazer! Não dá né? Mas também estou tendo o meu tempinho….

    Um beijo e obrigada pelas dicas!!

  8. Rosa 01/08/2012

    Olá Thais.
    Por acaso também já conhecia esta forma de organizar as saquinhas de plástico. Foi a minha mãe que me ensinou quando eu era pequenina e confesso que é mesmo muito prático, para além de as sacas ficarem organizadinhas e ocuparem menos espaço.
    Uma ótima sugestão!
    Bom fim de dia 🙂

  9. Thais Palma 01/08/2012

    A ideia é boa, não dá pra negar. Mas isso me lembra da época em que fui morar com meu pai, no começo da faculdade, e a esposa dele me obrigava a fazer isso toda vez que ela chegava com compras! Eu tinha um ódio!! hahahahaha

  10. Adriana 01/08/2012

    Olá Thais, como muita já disseram eu também já costumava dobrar assim e realmente reduz incrivelmente o espaço que elas ocupam, sem contar a questão do visual. Já cheguei a ter uma bolsa enorme cheia de sacolinha emboladas (no passado, é claro), mas fica horrível mesmo. O único problema é que com o passar do tempo, e com a correria nossa de cada dia, nem sempre dá muito tempo de dobrar uma por uma e muitos deixam acumular novamente, afinal, não é mais novidade. Por isso aí vai a sugestão: agreguem as tarefas e procurem dobrar as sacolas enquanto assistem TV ou algo parecido, porque senão gasta-se muito tempo e muitos desistem de fazê-lo, principalmente em dias de compras de mês.
    Outra dica importantíssima: A mulher do vídeo deveria ter dado uma dobra a menos na sacola, porque ela tem o lado certo de parar de dobrar que é com o rasgo para cima (onde se esconde a sobra). Reparou que ela teve dificuldades de encaixar a sobra? E se não esconder bem ela acaba se soltando e volta a bagunça, OK. Olha, as sacolas grandonas também ficam ótimas guardadas assim. Bjs.

  11. Nivia 01/08/2012

    Thais, fiz uma faxina na minha lavanderia na semana passada e fiquei assustada com o montante de sacolas que encontrei guardadas lá. A maioria armazenadas pelas minhas diaristas. Mandei mais da metade embora, fiz a partilha das sacolas, e o que ficou, dobrei, não desta forma, mas ficou pequeno tb, e tenho tido a disciplina de levar sacolas ao mercado para que o número não volte a crescer de maneira assustadora de novo. Vamos ver se consigo. Uma boa tarde pra vc! Abraços.

  12. Flavio Moreira 01/08/2012

    Thaís:
    Quando eu me mudei para o apartamento onde moro (e do qual vou sair em breve), minha madrinha veio passar as festas de fim de ano comigo. Um dia ela descobriu, na área de serviço, uma sacola ENORME com milhares de saquinhos. Ela passou uma tarde inteira sentadinha no chão da sala, rindo a valer, conversando comigo e com minha mãe e pacientemente dobrando as sacolinhas. Não consegui manter isso porque acho UM SACO (perdoe o trocadilho infame) dobrar os sacos. Por isso hoje eles raramente entram em casa – sacola retornável para o supermercado e sacos biodegradáveis para os cestos de lixo. rs

  13. Daniela 01/08/2012

    Nossa! Desde pequena quando eu ia na casa da minha avó, ela me pedia para dobrar todas as sacolinhas assim pra ela!.. rs

  14. Luciana Borges 01/08/2012

    Eu já conhecia o método há mais de 10 anos! Mas optei pelas sacolas de pano que eu mesma faço e uso-as assim: as grandes, supermercado, as médias para a feira/sacolão/direto do campo e há umas bordadas que são para a padaria! Sacos para lixo só biodegradáveis e nas lixeiras de banheiro, jornal! Aqui em casa até a minha filha, com 12 anos, recusa sacolas plásticas e sempre carrega sua eco-bag na mochila!

    • Thais Godinho respondeu Luciana Borges 03/08/2012

      Pessoal, também utilizo sacolas retornáveis nas compras. Mas muitas vezes recebemos sacolinhas indo em lugares diversos, como farmácia, feira, mesmo mercado. Essas a gente utiliza nas lixeiras.

  15. Ana Lúcia 01/08/2012

    Muito simples, prático e eficaz! Excelente!

  16. LUCIANA 01/08/2012

    Em casa usamos as sacolas retornaveis e nos lixos uso o de jornal para colocar no banheiro e sacos biodegradaveis. Mas a idéia é muito boa para organizar as sacolas que ainda restam em casa.
    Um grande abraço.

  17. claudia magnólia 01/08/2012

    Adorei! Testado e aprovado 😉

  18. Fernanda Morais 01/08/2012

    Oi Thais, conheço o método e ele é realmente muito prático. Eu, ao longo do tempo, fui fazendo ele ficar mais rápido… Dobro a sacola ao meio em seu comprimento e de novo – já economizo um movimento. Passo a mão para tirar o ar e dobro ao meio, deixando as alças de fora, depois divido essa área em três partes iguais que dobro, sempre deixando as alças esticadinhas de fora, e do quadrado que sobra faço o triangulo e então enrolo as alças nele e prendo no meio do pacotinho. O aspecto final é o mesmo só que muito mais rápido.

    bjim

  19. Marta 02/08/2012

    Já a minha avó dobrava assim os saquinhos. A sra do vídeo é um pouco prefecionista 😛

    Boa dica para quem não conhecia 😉

    Cumprimentos

  20. Dhayane 04/08/2012

    Oi, eu já conhecia essa técnica milenar chinesa ahsuashu, mas amei esse puxa saco: http://loja.imaginarium.com.br/produto-cz178br-158-172-0-puxa-saco-pp-branco.aspx
    E é o que me tirou da terapia de dobrar sacolas, afinal a vida é corrida hehehe
    Beijos

  21. Nádia Patricia 04/08/2012

    Oi Thais!
    Eu assisti ao vídeo,e achei a idéia ótima! Ontem mesmo eu dobrei um monte de sacolas ,rs. Bjux querida!

  22. Tatiana 04/08/2012

    eu também faço isso aqui, mas ainda separo as sacolinhas sem furo e com furo.
    as sem furo uso pra lixo da pia.
    as com furos pequenos, uso pra lixo de banheiro e pra separar o lixo reciclável.
    isso evita a ÓDIA que dá quando pegamos a sacolinha e descobrimos o furo na hora de usar 🙂

  23. Taalita 06/08/2012

    A ideia é otima e economiza espaço, mas achei dispendiosa demais em questão de tempo… eu dobro a sacola em tres e depois enrolo nos dedos e passo a alça por dentro do ‘buraco’ onde estavam meus dedos, ficando um meio nó, muito muito mais rápido e tbm economiza espaço.

  24. marivone 05/09/2012

    Economizei um espaço enorme na minha cozinha por conta dessa dica. Fenomenal! Adorei! Agora meu marido anda me chamando da ‘maníaca enroladora de sacolas’ ahauhauahu Muito obrigada. XD

  25. sheila carramello 31/03/2013

    decidi ver o video porque neste preciso momento em que escrevo a mensagem estou com um monte de plasticos de supermercado, desarumados e ja estava aflita sem saber o que fazer.
    adorei a dica, parabens pelo blog.bjs

  26. luciana 07/05/2014

    Minha tia ensinou minha filhinha. Ufa! As vezes esses sacos são um saco.rs