Todos os dias, em todos os posts, sempre recebo “pedidos de socorro” <3 de pessoas em diversas situações e com idade variada, me pedindo ajuda para se organizarem. Então hoje, em vez de falar, eu gostaria de ouvir cada um(a) de vocês.

Por favor, poste um comentário respondendo a pergunta: Por que você não consegue se organizar?

A ideia é conhecer cada um(a) um pouco mais e pensar em soluções para ajudá-las(os).

Obrigada, pessoal. =)

253 Comentários

  1. OLA EU TENHO 10 ANOS E PRESCISO DE AJUDA ESTA DIFICIL EU TENHO 6 ANIMAIS EM CASA E TENHO QUE CUIDAR DE TODOS E AINDA TEM O MEU IRMAO QUE EU QUE CUIDO MINHAS TAREFAS DE CASA POR QUE EU AJUDO MINHA MÃE E ARRUMO MEU QUARTO TENHO AS TAREFAS DA ESCOLA E TAMBEM TRES PROVAS NA QUARTA E UMA DE PORTUGUES TODA SEXTA ALEM DISSO VOU FAZER NATAÇÃO E CAPOEIRA ANO QUE VEM VOU ESTUDAR DE MANHÃ E FAZER TAMBEM INGLES PRESCISO DE AJUDA PARA ARRUMAR UMA ROTINA.

  2. Olá , boa tarde!
    Comprei um apartamento junto a meu marido ano passado , no início até conseguia deixar tudo organizadinho mas agora não consigo mais , trabalho e meu marido também , mas arrumo e ele não é muito organizado , mas o problema não é todo o esse , É QUE EU VARRO QUASE TODOS OS DIAS PASSO PANO , ARRUMO AS COISAS E FICA SUJO.
    Colocamos piso porcelanato no ap 80X80 , lindo , porém me arrependi pois suja muito e limpo num dia e no outro está tudo sujo novamente , preciso de umas dicas d vcs e os banhieros , tenho 2 banehiros no meu apartamento , e quando lavo um lavo os dois logo direto , quantas vezes no mes tenho q levar me ajude atudo d casa por favor.

    • Olha estou na mesma que vc, mas te digo uma coisa o problema nem é o porcelanato. Pq tb tenho esse porcelanato 80×80 no banheiro e suja menos q a ceramica da sala.aqui tb, varro passo pano se passar 2 dias ja está uma nojeira de sujo.

  3. Boa tarde. Sou muuuuuuito ansiosa e isso me “detona”. Não consigo seguir o que é colocado na lista para me organizar. Tenho duas meninas uma de 6 e outra de 11 anos.. Sempre que encontro objetos ou roupas jogadas eu chamo a “proprietária ” e peço para colocar no lugar…. tem horas que me desespero demais e choro muito, pois me acho incompetente, mas não sou. Só não peguei o fio da meada de como me organizar e para ajudar não tenho “ajudante”….

    • Querida Edivania, entendo sua situação completamente.
      Você precisa de tranquilidade.
      Não se cobre tanto.
      Leia aqui no blog o texto sobre o método GTD, que certamente irá ajudá-la.
      Conte comigo caso tenha dúvidas. Obrigada!

  4. Oi Thais,
    Comprei o seu livro. Estou amando e super empolgada com cada página. Vou sublinhando as partes que mais tem haver comigo e tenho que tomar cuidado pra não sublinhar a página toda….rsrsrsrs
    Mas respondendo a sua pergunta eu acho que não consigo me organizar por dois motivos:
    1. A confusão que a minha cabeça faz quando vejo a desordem. Me dá a sensação de não saber por onde começar, me desmotiva e eu desdisto de fazer alguma coisa pra mudar esse cenário.
    2. Assumir muitos compromissos. Sou mãe solteira, filha única de uma senhora viuva de 60 anos, a amiga que ajuda os amigos, e outras coisas que daria uma mega lista por aqui. No fim, parece não sobrar tempo para me organizar.
    Espero ter contribuído.
    Abraços

    • Sobre não saber por onde começar, eu também era assim… até que li uma frase que faz muito sentido pra mim e que eu espero que te ajude: “A ação cura o medo!” Simplesmente comece, se mexa, bote uma coisa no lugar e o resto vai fluir… acredite e confie =)

      • Oi Camila, tudo bem?

        Hoje de manhã acordei novamente com aquela sensação ruim de estar perdida.
        Em um recurso “desesperado” para achar respostas (talvez milagres, que fizesse desaparecer toda a bagunça) “pergunto ao Google”:
        Por que algumas pessoas não conseguem se organizar?

        Foi aí que caí novamente nesse Post sem ao menos me dar conta de que havia feito um comentário nele a muito tempo atrás, ou seja, caí na real que estou me movendo em ciclos.
        Desde que eu comentei esse post até agora já se passaram 9 meses, algumas coisas mudaram outras nem tanto.
        Mas ainda bem que acordei com essa sensação ruim, pois só agora vi a sua resposta!
        Como o Universo é incrível! É exatamente essa resposta que eu preciso!
        Entender que 10% é teoria e 90% é atitude.
        Grata pela sua resposta. Nada é por acaso!
        Abraços!

    • Tbm me vejo igual a você, mas tudo que já li no site da Thais e sobre o livro tbm, o primeiro passo é destralhar… ainda to nesse processo, ainda não consegui destralhar a casa toda. Já fiz minha rotina matinal e noturna tbm, mas ta difícil de seguir não sei pq, autoboicote né? Em relação a você ser mil coisas, leia a parte de prioridades aki no blog e no livro, eu tbm era assim só ficava ajudando as pessoas e me deixando de lado, então se coloque me primeiro lugar, pq se vc num estiver bom, como poderá ajudar alguém? Bjos, que vc consiga se organizar e eu tbm kkkk

  5. Bom dia, meu caso é grave, tenho dois problemas sérios. O problema e menos grave é no trabalho, sou secretaria e sofro com o acumulo de papéis e afazeres, meu problema é deixar as coisas para depois, ai vai acumulando e quando me dou conta, já tenho uma montanha de papéis na mesa. Tenho dezenas de pastas de arquivos e nem sempre elas são eficientes. Com relação a casa, estou me casando em abril e estou apavorada com a mudança. Nem sei por onde começar a organizar tudo, já que a obra atrasou e agora estamos terminando a instalação dos móveis. Fora as coisas do casamento que logo vão me pirar hahahah bjos e obrigada pelas dicas 😉

  6. Me dei conta que era desorganizada aos 20 anos. Algumas pessoas já me diziam quando era mais nova, mas não acreditava. Tudo ao meu redor era de uma certa organização, eu era solicitada a fazer atividades do lar pela minha mãe, avó, enfim… Mas quando casei aos 20!!! Foi terrível! Fi um curso de 5 meses em Curitiba ( sou de Recife), que também era avaliado a organizacao do quarto, guarda roupas, etc. Me ajudou a detectar o problema, mas eu fui mae aos 21 e em seguida aos 22 anos! Cara!!! As vezes me pergunto: “Como sobrevivi, melhor, como meus filhos sobreviveram?” Mas os priorizava sempre! Acredito que estes fatos, (me lembrei! Tinha dois enredos adolescentes em casa!), contribuíram para a desorganização que já tinha tendencia..

  7. Boa noite Thais, as vezes nem consigo me expressar, tenho 53 anos e tenho sonhos e programo as minhas tarefas, digamos até sonho, mas não consigo por nada em prática, fico enrolada e nada faço, o tempo passa e nada é feito, agora que fiquei desempregada piorou. fico pensando, sonhando, as vezes coloco no papel e nada.
    o que faço ? sempre foi assim. me ajuda ?

    • Querida Inalda, eu acho que é importante a gente sempre questionar os propósitos de tudo o que a gente faz.
      Recomendo que você faça isso, para entender qual é a motivação do que você quer ou precisa fazer.
      Obrigada por comentar.

  8. Olá!!!! tenho um emprego que me consome bastante energia, e qdo chego em casa estou exausta, sem animo pra nada. Aí tenho dois filhos, um de 5 anos e outro de 8 anos, precisam de atenção, ajuda no tema, aí a organização vai ficando…..

  9. Ai ai ai rs
    Me identifiquei com muitas aqui mas confesso ser a carro chefe em termos de desorganizacao
    Por incrivel que pareca, meu marido esta neste exato momento organizando meus armarios da cozinha
    Tambem estou desempregada e o desanimo so aumenta
    Para vc ter uma ideia Thais, qdo penso em arrumar algo, logo surge em mim a necessidade de verificar um e-mal, ler um livro, assistir a um filme , caminhar, ler tudo o que vc publica em relacao a organizacao, me da um baita prazer mas na hora de botar em pratica, so sofrimentos …rs , fazer sabao liquido, invento qualquer coisa que me de prazer como fuga. Um horror. Meu guarda roupa e gavetas estao um escandalo e olha que tenho poucas roupas
    Meninas, meu teclado esta com problemas , portanto os erros , aff
    Obrigada Thais, sou sua fá. Uma noite abencoada a todas.

    • Olá Helena,
      O importante é ter foco. Às vezes, o propósito daquela atividade é que nos ajuda com isso.
      Sem propósito, o foco pode ser mais difícil.
      Para refletir.

  10. Oi Thaiiissss, boa tardeeeee!
    Percebo que preciso ter uma rotina, e que é muito difícil adquirir uma,
    e quando consigo tento aperfeiçoar, mas se algo é incluído ou que faz eu
    sair da rotina me sinto uma barata tonta! kkk
    Penso assim, que sei como as coisas devem ser, mas não sei por onde começar!
    Agora faço faculdade a distância e a minha internet é péssima, outro motivo para
    desestabilizar minha rotina, acabo tendo que estudar no horário do almoço no trabalho,
    minha rotina acredito que seja como de muitas mulheres que trabalham fora:
    – Dia cansativo de trabalho
    Em casa:
    – Filha
    – Jantar e almoço do dia seguinte
    – faculdade e acabou a noite!
    Quando vejo já é 00:00 e preciso dormir, para acordar minha filha as 5:10 para pegar a perua escolar as 5:45hrs
    Não sei se influencia, mas quando eu estava entrando nos eixos na organização me sentia menos cansada, e com essa loucura me sinto mais exausta do que antes!
    Minha filha me ajuda, mas percebo que quando entro no caos ela só segue o fluxo!
    Por onde começar?????? 🙂

    • Querida Maria,
      Minha rotina também é bastante cheia de atividades. A maneira que encontrei de ajudar as pessoas foi criando um blog para postar todos os dias dicas e textos para ajudá-las.
      Há um arquivo de textos desde 2006, com quase 2 mil textos disponíveis.
      Para começar, eu sugiro que você inicie pela categoria “Comece aqui” com textos voltados para iniciantes.
      Espero que ajude.

      • Obrigada Thais, eu dei uma abandonada nas visualizações do seu blog mas continuo praticando algumas dicas de limpeza de cada comodo da casa, mas vou retomar novamente e focar na organização, parece que a mente fica mais tranquila quando mantenho o controle das coisas, e estou no caos e preciso de auto controle!
        Obrigada mais uma vez a atenção de sempre!
        Beijos e ótimo restinho de semana! 🙂

  11. Eu tenho 34 anos sou dona de casa e tenho 4 filhos. Bem eu trabalhei por muito tempo e nunca tive uma rotina domestica e criei mal os meus filhos, pq nunca ensinei eles a me ajudarem e hj eu pago o preço dessa minha atitude, tenho uma casa enorme e como não estou trabalhando não tenho ninguém me ajudando, imagina como é cuidar de uma casa enorme, roupa de 6 pessoas sozinha. Todo dia tenho que limpar, lavar, cozinhar… e não tenho paciência de esperar ninguém fazer nada por mim, então to sobrecasacada, eu sei que eu preciso de uma rotina, mas ta complicado…kkkk

  12. ola, arrumo a casa toda quinta, e procuro colocar tudo em ordem.Mas na maioria das vezes no outro dia sempre tem algo fora do lugar.nao sei o que fazer, pois eu e meu marido trabalhamos fora e nao entendo porque fica tao bagunçada a casa se sao so nos dois. me de alguma dica pra conseguir manter em ordem sem me matar de trabalhar.obrigado

  13. Oi Thais! depois que minha irmã passou seu blog não parei mais de ler.
    Meu problema é o da grande maioria eu acredito. Não tenho horário pra nada, não consigo estabelecer horários. Eu tenho uma filha de 2 anos, que por causa da sua intolerancia a lactose teve muitas noites de insonia. Com isso eu não consegui estabelecer horarios pra ela (de almoço, janta, livro, brincadeira, sono). as vezes quando penso “amanha eu vou organizar a casa, limpar e brincar com minha filha”. Pronto! ela vai dormir as 5 da manha e nada de eu conseguir levantar. já levei em vários médicos, ela já tomou até remedio e nada! com isso eu fico estressada e perco a paciencia, grito com ela e no fim ela é a que mais sofre. será que tem alguma coisa que eu possa fazer pra que ela não sofra assim?

    • Oi Ligia,

      Olha, eu acredito que o planejamento que você pode fazer é justamente levando em conta esse tipo de situação. Se ele acontece com frequência, faz parte da sua rotina sim.

      Você já pode programar seus dias levando em conta que vai acontecer e que precisa descansar.

      Espero que funcione.

  14. Sou professora de Língua Portuguesa, trabalho manhã e tarde. Quando retorno pra casa, levo muito trabalho, como provas , textos e ainda tenho os planejamentos das aulas posteriores. Pois é, e ainda tenho casa, filha e marido. Antes eu dava conta, mas agora tem sido um martírio. Não consigo mais planejar as aulas, as escrevo em qualquer folha, invento as aulas na hora e as avaliações acumulando para corrigir. Tenho me sentido perdida, até porque sempre fui exigente comigo mesma e agora não me importo mais. E esse “não me importar” que está me matando.

  15. Prezada Thaís!
    Meu caso é parecido com os demais, com a diferença de que, estando no fim de carreira, sou servidora pública federal, com tempo para aposentar-me, não tenho a coragem de tomar a atitude, por não ter me planejado para tanto.
    Sigo seu blog já a algum tempo, vejo seus exemplos, vi como se preparava para concurso, e eu já estava dentro da Instituição e não pensava na hora de deixar essa Instituição.
    E a tal hora chegou. O que fazer? O que vou fazer, quando não tiver mais as horas a cumprir no trabalho, o horário de me arrumar para o trabalho, o que fazer com as horas cheias de tempo vazio? Estou em pânico e, ao invés de fazer alguma coisa, de fazer cursos para ver em que área me encaixo melhor, continuo como antes, esperando,quietinha, que a vontade floresça sem que eu faça qualquer força!!! Há algum modo de me ajudar?

  16. Acho que não consigo me organizar como eu gostaria, porque eu assumo muitos afazeres, não divido com ninguém da família e acabo sobrecarregada. Os dois homens de minha vida são super folgados e não se enquadram nas pessoas mais organizadas, nem minimamente organizadas e adoram uma mordomia… kkkkkkkkkk (vingaça… acaberi com os dois aqui na net… kkkkkkk)
    Para complicar, não tenho secretária em casa, faço tudo sozinha, de cozinhar a lavar e passar e trabalho fora. Ainda dou uma de motorista para os folgados de casa… o meu marido é deficiente físico, usa muletas e não pode pegar ônibus e depende de mim como motorista, então já viu… o meu filho eu já andei dando uns “chega pra lá”… a maioria das vezes, vou deixar em algum lugar e ele volta de ônibus…
    Na maioria das vezes acordo perto das seis da manhã e vou dormir perto da meia-noite. Por isso acredito que não consigo me organizar… Já pensei em várias maneiras de otimizar meu dia, até utilizo algumas que melhoram bastante minha rotina, mas ainda falta muito. Tenho utilizado o Evernote para algumas organizações, mas não consigo alimentá-lo com a frequência que gostaria. Também uso o Todoist. Para não acumular coisas para fazer em casa, utilizo aquele esquema que você (Thais) postou há um tempo atrás sobre limpeza de casa fracionada durante a semana. É ele que me salva. Mas, quando adoeço e preciso descansar tudo se acumula… Consegui destralhar um quarto que eu tinha em casa que era um terror, graças a Deus! Mas, sinto-me muito cansada!

    Abração! Help-me!!!
    Drica.

  17. Pelo amor de Deus preciso de ajuda em minha casa moram 6 pessoas mas somente uma que sou eu para organizar e limpar tudo e ainda tomo conta de minha mãe com demência meio acamada.Meu desespero é que tenho vontade de ter minha casa limpinha e organizada mas quando eu arrumo um comodo quando volta tempo depois parece que passou um furacão por favor me de~em dicas.

  18. Olá, Thais. De um mês pra cá minha vida está uma desorganização só! Sem qualquer motivo aparente eu fiquei bem desorganizada, sem planejamento. Sou solteira, moro com meus pais, estudo para concursos e não consigo me situar de jeito nenhum. Não cumpro minhas metas diárias.

  19. Bom dia Thais!
    Leio muitos coisas sobre organização, faço listas e mesmo assim sinto que minha vida contiua uma bagunça. Não consigo dar atenção a todas áreas da minha vida e isso me frustrada e estressada. O que será que estou fazendo de errado?
    Bejos, adoro seu blog.

  20. Sou uma caos total em tudo , na vida financeira não consigo sair do vermelho nunca , trabalho fora em dois empregos sou professora duas vezes na semana , e coordenadora de uma projeto de segunda a sexta, fotografo nos finais de semana quero que a fotografia deixe de ser um atividade secundaria e fique a principal , tenho um filho de 4 anos e um marido minha vida é uma caos constante.. trabalho trabalho e não consigo pagar as contas nem comprar um bem , nem trocar meu carro estou conseguindo…..e estou tentenando concluir a faculdade de serviço social que faltam 2 disciplinas e a monografia… sabe quando você não consegue organizar nem as ideias para começar … já li seu livro mais não consigo organizar as ideias
    Até minha mini empresa fotográfica com eu irmão não tem dado resultado.

  21. Olá Thais!
    Sou sua admiradora há mais de um ano, e adoro seu trabalho.
    Suas dicas são bem práticas, e os métodos bastante trabalhados e detalhados.
    Gostaria de saber o que você recomendaria como livro, matéria ou outro post seu (que por magia do universo eu ainda não tenha lido) que me ajudaria a ser mais organizada na faculdade.
    Tenho 18 anos e faço Engenharia Elétrica em período integral, moro sozinha , etc..
    Como conciliar a faculdade com as tarefas domésticas, como não deixar nada da facul atrasar.
    O método GTD me parece ser empresarial demais para a minha realidade.
    Mais uma vez, admiro muito seu trabalho!
    Parabéns!!!

  22. Olá Thais
    Adoro seu blog. Nunca comento mas me identifiquei com esse tema. Meu problema de organização é que deixo tudo pela metade, sempre começo e nunca termino. Meu marido me crítica muito com a limpeza da casa, fico muito triste. Não temos filhos, mas tenho 2 animais em casa, então são os 4 fazendo aquela bagunça toda. Já li muitos livros de organização, começo a colocar em prática, mas no caminho desisto, depois tudo vira um caos de novo.

  23. ola! não consigo me organizar porque minha casa é pequena e tenho muitas coisas ja me desfiz de varias coisas e roupas q não usava mais, mas mesmo assim parece q a bagunça brota sei la de onde!!! ja tem um pouco mais de 1 ano q tento me organizar usando o cronograma que tem aqui no seu site mas não consigo me ajude não sei mais por onde começar!!!

    • Também tenho esse problema e não sabia como resolver até a minha mãe brigar comigo kkk. Isso acontece por que tiro as coisas do lugar certo e não devolvo. Posso arrumar a casa, que também é pequena, todos os dias e todos os dias ela está bagunçada. Estou tentando me organizar nisso. “TIRAR DO LUGAR, COLOCAR NO LUGAR”
      Vê se isso te ajuda também Ellen. :*

  24. Eu tenho bastante preguiça, me falta motivação também. O engraçado é que no trabalho consigo ser organizada, nos estudos, na alimentação e exercícios físicos, crio rotinas e as sigo, mas quando o assunto é casa, bolsa sou super bagunceira, somente quando cozinho que até faço bagunça, mas limpo tudinho sem muitos problemas.

  25. Olá Thais.
    O meu problema é que sou muito perfeccionista e ansiosa. Quando vejo como a minha vida está desorganizada e não sei por onde começar ajeitar acabo jogando todas as tarefas para o alto de tanto estresse. Geralmente fujo para as atividades de lazer para tentar fugir disso, mas é sempre pior, pois as coisas vão se acumulando e se acumulando. E se isso fosse só em uma coisa, mas não… Vou empurrando com a barriga assuntos do trabalho, de casa e até coisas que gostaria de fazer ;’C
    Gostaria de uma ajuda, pelo menos pra saber por onde começar! Obrigada.

    • De modo geral, a melhor maneira de começar é destralhando tudo na sua casa, no seu trabalho, nos seus projetos, tirando da sua vida aquilo que não faz mais sentido manter.

  26. Eu mesmo não consigo organizar a casa, muitas vezes tenho vergonha de receber amigos em casa, são poucas as vezes que consigo quassseeee organizar queria ter a casa sempre organizada não tenho vontade de arrumar, com isso me sinto péssima, desde criança sempre fui assim, agora tenho um filho de 1 ano e 2 meses fico mais tensa ainda por não conseguir manter a casa organizada e limpa!!

  27. Outra questão, nosso apartamento quando compramos já tínhamos móveis que era da casa da minha mãe e da mãe dele, então nosso apartamento considero pequeno para o tanto de coisas que temos!!

DEIXE UMA RESPOSTA