ou

Outro dia uma leitora me perguntou como era um final de semana em que eu ficasse em casa. Bom, o final de semana ainda não acabou, mas eu gostaria de contar então o que eu fiz ontem, hoje e o que farei amanhã.

Sexta

Ontem eu saí do trabalho mais tarde e dei uma passada na Etna para fazer a “compra do mês” para o apartamento. Como já comentei algumas vezes aqui no blog, estamos organizando um cômodo por mês desde a mudança para não gastarmos tanto. A ideia é fazer o básico e, no ano que vem, os detalhes. Isso não significa que eu deixo de comprar algo que estamos precisando na sala no mês do quarto, por exemplo. Não é uma regra rígida, mas somente uma orientação.

Então ontem eu fui na Etna e acabei comprando as seguintes coisas:

  • uma persiana para a sala (ficou grande)
  • a cortina para o quarto, junto com o varão
  • a cortina para a porta da varanda, junto com o varão
  • um espelho para o quarto
  • um tapetinho para o meu lado da cama
  • dois travesseiros
  • duas capas de travesseiros
  • uma cúpula para o abajour do quarto

Como eu ia parcelar a compra e vir para casa de táxi, quis aproveitar a viagem para já comprar os varões e as cortinas que faltavam. Apesar de a decoração da sala estar planejada mais para o final do ano (porque tem mais coisas e as contas estarão mais equilibradas), a falta de cortinas estava sendo ruim por vários motivos. A porta da varanda, que é grande, permitia muita passagem de sol, o que pode danificar a mesa de jantar. A outra janela faz um reflexo enorme na tv, o que atrapalha, além de ter o mesmo perigo de estragar. Então eu comprei uma persiana branca para a janela e uma cortina branca/transparente para a varanda. Como ainda não sabemos se vamos pintar as paredes ou não, preferimos optar pelos tons neutros. Fora que, para a porta da varanda, eu sempre imaginei uma cortina mais esvoaçante e leve mesmo. A ideia é apenas “quebrar” a luz do sol.

Para o quarto, ficou a dúvida. Queríamos uma cortina escura, para deixar o quarto bem escurinho para dormir. Eu sei que existem as cortinas black-out, mas eu não queria um tom branco ou bege também. Procurei por um lilás acizentado, mas não encontrei. Então depois de muita ponderação (libriana) e de consultar meu marido por telefone umas três vezes, acabei comprando a cortina grafite. Ainda não instalamos, mas no final das contas acho que vai ficar boa. Tudo é cansativamente branco no nosso apartamento e cores escuras são bem-vindas.

O restante das compras eram itens que estávamos precisando também.

Ao chegar em casa, guardei o que estava fora do lugar e lavei a louça, limpei a pia, aquela coisa de toda noite. Meu filho foi dormir. Dei um pulo rápido até o mercado para comprar uma carne para fazer no forno (estava morrendo de vontade). Fiz e, nesse meio-tempo, tomei banho. Guardei as roupas que estavam secas no varal e coloquei as do meu filho na máquina, pra lavar no dia seguinte. A carne ficou pronta e eu jantei vendo Friends. Estava cansada e fiquei assistindo até a hora de dormir (por volta da 1h da manhã).

Sábado

Acordei cedo porque precisaria ir até a Etna trocar a persiana. De ônibus, demorei 2h para ir e para voltar. Como escolhi uma mais barata (era a última e estava em promoção), ainda fiquei com um crédito na loja. Nesse meio-tempo, meu marido ficou em casa com o nosso filho. Eles jogaram bola na quadra do condomínio e brincaram no parquinho. Quando eu cheguei, já liguei a máquina para lavar a roupa dele e lavei a louça. Quando terminei, preparei uma gelatina para comer mais tarde. Fiquei com o filhote enquanto meu marido preparava o almoço. Brincamos de massinha e desenhamos no papel.

Dei almoço para ele enquanto meu marido lavava a louça nova. Ele também aproveitou para arrumar as camas e colocar os travesseiros para tomar sol (fazemos isso todos os dias). Pouco tempo depois, nosso filho fica com sono e o papai o coloca para tirar uma soneca. Como ele fez um show ontem, aproveitou para dormir também. Eu até estava com sono, mas preferi aproveitar o momento de silêncio para fazer outras coisas.

Comprei um produto novo ontem da Uau chamado Uau Ação Clareadora (farei resenha depois) e queria testá-lo! Limpei os azulejos do meu banheiro com ele e fiquei muito satisfeita. Depois eu falo mais na resenha. Aproveitei também para limpar as paredes e o piso do box, além das portas dos armários dos dois banheiros. Passei o mop na área de serviço, na cozinha e na sala. Aí eu vim para o computador escrever este post. =)

O que ainda faremos hoje:

Quando meu marido acordar, vamos instalar as cortinas. Ele se dá melhor com a furadeira do que eu, então deixo o trabalho sujo para ele enquanto eu fico com o filhote. Aproveito para estender a roupa dele no varal (ele me ajuda entregando os pregadores). Vamos aproveitar o uso da furadeira para instalar o gancho para vassouras na área de serviço, que está esperando por isso há um tempão. Depois a gente vai aproveitar para descansar e ficar um pouco juntos, sem tarefas definidas. Geralmente nossa rotina é bem parecida com a rotina da semana no começo de noite – banho no filhote, janta, colocá-lo para dormir, atualizo o blog, depois vemos um filme etc.

Domingo

Quando passo os finais de semana em casa, eu gosto de descansar o máximo que eu puder e resolver somente algumas tarefinhas rápidas da minha listinha de contextos – casa ou computador. Geralmente acordamos, tomamos café, descemos para brincar e tomar sol. Subimos para preparar o almoço e, depois, o filhote dorme um pouco. Se eu estiver com sono, durmo um pouco também (geralmente eu não durmo… prefiro fazer outras coisas). Escrevo no blog, agendo alguns posts para a semana, até. Molho as plantas. Tiro a roupa da varal. Vejo um pouco de tv. Conserto ou faço alguma coisa em casa. Bem light mesmo.

Procuro deixar tudo pronto para o início da semana já no começo da noite, para não ter que fazer isso bem antes de dormir. E é isso.

Acho que o grande triunfo dos meus finais de semana é que faço muita coisa rápida e simples, o que acaba resultando em um monte de tarefas, parecendo que eu não paro durante um só minuto. Mas nada pode estar mais longe da verdade. Meus finais de semana são super preguiçosos depois que acabaram as aulas da pós… quero aproveitar pra realmente descansar a cabeça, ler um livro, uma revista, ver um filme, fazer comidinhas gostosas, escrever. Como eu tenho uma lista de coisas a fazer em casa, sempre que tenho um tempinho eu dou uma olhada e faço uma coisa ou outra. Essa é a minha maneira de fazer tudo o que eu preciso fazer sem estresse e sem deixar de fazer outras coisas importantes.

E você, como passa o final de semana?

Thais Godinho
21/07/2012
Veja mais sobre:
16
O que você não usou neste inverno?
O que te permite largar tudo e ir para o happy-hour hoje?
Como dobrar lençol com elástico

 

  1. Ronni 21/07/2012

    Gente! Os meus é que são preguiçosos!
    Você faz muita coisa! rs!
    Admiro sua “animação”!
    Aproveito o final de semana para descansar também, mas confesso que deveria ser mais pró-ativo nesses dias para que a semana em si seja menos estressante. Poderia conseguir isso ajeitando coisas que, com certeza, terei de fazer durante a semana.
    Seu blog está cada dia melhor!

  2. Betinha Carvalho 21/07/2012

    Olá,amiga (desculpe a intimidade, mas é como estou te vendo ultimamente…KKKKKKKKKKKK)
    Primeiramente, quero agradecer por ter me apresentado o Toodledo, estou viciada nele, me lembro que contou que vc escreve tudo em seu caderno e depois passa pra ele, eu adaptei essa técnica (rsrrsrs) deixo logo o computador ligado, e conforme estou fazendo meus trabalhinhos de casa, vou lembrando das coisas, venho aqui a anoto,isso está me ajudando muiiiiiitoooooo =)
    Bem, meu fds é mais agitado que o seu, e consequentemente menos organizado (affz) Ontem por exemplo, saí do trabalho e como era dia do amigo e sexta feira, fui tomar um choop com meu melhor amigo.Cheguei em casa, tomei meu banho e caminha.Hoje acordei cedo, fui fazer exame de sangue, passei pelo mercado, fiz compras,fiz reclamação com o bombeiro hidráulico que fez um trabalho aqui em casa (mal feito,infelizmente)ele veio pra consertar,lembrei que não havia sacado dinheiro e esquecido de comprar algumas coisas, tive que sair novamente =( (Não gostei, se tivesse me organizado melhor, não teria necessidade de sair de novo,mas tudo bem…) Agora vou começar a limpar minha casinha e pretendo descansar a noite, pois amanhã é aniversário de um amigo e vamos almoçar juntos na casa dele.Como ele mora bem longe, isso vai tomar o meu domingo todo.Legal ? Sim, muito , porém…..estudos nada =( A partir dessa semana, irei organizar minha limpeza seguindo suas técnicas,(ainda preciso parar pra ler seus posts mais detalhadamente =) sobre como separar as casas por zona (zona da cozinha = 1ª semana ) etc, talvez assim, esteja livre no fim de semana que vem dessa coisa de limpar a casa toda em um sábado, pra me dedicar mais ao estudo. Beijos Thaís e estamos juntas na luta ! =D

    • Thais Godinho respondeu Betinha Carvalho 22/07/2012

      Betinha, esse aí é um exemplo de final de semana em que fico em casa. Até o mês passado, eu não passava um único final de semana em casa, porque tinha aulas durante os sábados inteiros e viajava para São Paulo, voltando só no domingo ou na segunda à noite. E sim, é uma loucura mesmo! O que tem que fazer é 1) ter prioridades e 2) passar para os dias da semana o que vc faria aos sábados e domingos. Eu sei que é super corrido, mas é um esforço da nossa parte, né? Eike loucura nossa vida, rs.

  3. Fátima 21/07/2012

    Oi Thais!

    Boa essa sua partilha com suas leitoras. Eu confesso que meus fins de semana são confusos. Consegue perceber pelo seu marido que ser músico não nos dá o descanso “normal” de toda a gente, e como tal a “rotina” (ou des-rotina) é muito personalizada. Já consegui me organizar sobre a casa (desde que fiquei muito atenta às suas dicas e ao metodo fly lady, as ferramentas que voce sugeriu como o toodledo, etc). Mas acho que ainda não estou conseguindo essa organização no lado da carreira. A programação nem sempre ocorre como prevista (o que se calhar me faz pensar que não tou organizada ainda). Se lhe for possível considere a hipótese de fazer um post para pessoas que exercem trabalhos não apenas das 9h às 17h, não apenas de 2ªf a 6ªf, uma ajuda para quem trabalha em diversas áreas de uma arte (no caso da música pode incluir simultaneamente professor, produtor, instrumentista, compositor, shows…), ou seja, trabalhos profissionais que impedem uma “rotina”. Tem alguma dica para essas situações? Agradeço!

    O resto de um bom fim de semana!

    • Thais Godinho respondeu Fátima 22/07/2012

      Adorei a sua dica, Fátima! Meu marido é músico e tem uma rotina totalmente diferente! Eu também já tive uma rotina parecida com a dele quando era mais ativa musicalmente, além de fazer faculdade pela manhã e ainda trabalhar em casa de tarde e de noite. Pra te falar a verdade, o “esquema” geral de administração das tarefas é o mesmo… é só adaptação. Mas você me deu a ideia de escrever um post do ponto de vista do meu marido, hehe.

  4. Luane 21/07/2012

    De tudo o que você escreve, o que sempre me chama a atenção (além do seu “pique” que todos deveríamos ter também rs) é a preocupação que vocês parecem ter em passar um tempo de qualidade em família. Faz toda a diferença!

    • Thais Godinho respondeu Luane 22/07/2012

      Luane, obrigada por citar isso. Eu faço questão mesmo de aproveitar o tempo com meu marido e com o nosso filho, já que trabalho fora a semana inteira.

  5. Fernanda 21/07/2012

    Oi Thaís, tudo bem? Você não tem idéia como o seu blog me inspira e o quanto eu me organizei com sua ajuda. Obrigada de coração! Desculpa se o que vou perguntar você já respondeu em outro momento, mas você não tem ajuda de empregada nem uma vez por semana ou quinzenal? É tudo você quem faz, quero dizer você e o marido? Pergunto porque estou bem mais organizada mas ainda falta bastante e está difícil achar uma empregada/ajudante….
    Bom final de semana

  6. 21/07/2012

    Thais, que rotina inspiradora!!! Confesso que o seu modo de organização tem me ajudado muuuuito. Minha semana sempre foi uma bagunça só, sem dia certo pra fazer nada (nem mesmo cozinhar!), o que sempre me deixou extremamente estressada e mal humorada. Meu fim de semana começou a ser diferente agora, pois estou seguindo suas dicas e me policiando pra relaxar. Isso mesmo! Eu preciso me policiar pra não enlouquecer por não conseguir fazer tudo, e desde ontem acho que estou conseguindo. Consegui fazer minhas “obrigações de casa”, levei meu filhote pra brincar e ainda arrumei um tempinho pra fazer as unhas e depilação no salão! Há! E ainda teve tempo pra um cochilinho! Pra mim, que nunca tive tempo pras minhas “mulherzices”, estou suuuuuper feliz! Detalhe: das dez tarefas a que me propus hoje, já consegui realizar oito!!!! E o dia ainda não acabou!!! Thais, você já é uma amiga querida (virtual, mas querida!).
    Bjs

  7. Poliana 21/07/2012

    Nossa como você tem me ajudado… me organizei bastante depois que conheci seu blog… pois não tinha uma rotina… deixava tudo pra arrumar de manha… e quase ficava louca… nossa meu fim de semana é bem corrido…afinal tenho casa, marido, 2 bebes em casa… então nossa é muito corrido…..Mais estou super contente com suas dicas… bjosssss

  8. 22/07/2012

    Aqui em casa somos só dois, eu e meu marido.
    No fim de semana, fico bem relax com limpeza. Mantenho a rotina matinal (arrumar a cama, limpar o banheiro, esvaziar a máquina de lavar louça) e a rotina noturna (Botar a máquina de lavar louça pra funcionar, limpar a pia, passar um pano na mesa do café e jantar). Nos fins de semana não lavo roupa e não me preocupo com a louça na pia durante o dia.
    Nossa rotina de cozinha é mais intensa no fim de semana.
    Sexta de manhã eu preparo massa para o pão da semana toda, e faço também massa para a pizza. Deixo crescer durante o dia, e a noite eu modelo o pão e ponho para assar. Enquanto assa, eu abro a massa da pizza e meu marido prepara a cobertura. Assim que o pão fica pronto, assamos a pizza no forno bem quente. Depois da janta vemos um filme.
    O pão dura até terça. (Na tarça a noite eu asso outro – uso a massa extra que ficou na geladeira).
    Sábado de manhã vou na feira e no supermercado fazer a compra da semana toda. No almoço de sábado e domingo a gente costuma testar receitas novas ou fazer algo mais elaborado. A gente sempre faz porções extras para congelar, usamos estas porções para almoçar no trabalho durante a semana. A noite comemos salada ou algo bem simples.
    Nas manhãs de sábado e domingo também fazemos algum “estoque” de coisas básicas para durar de 1 mês a 2. Cada semana é uma coisa: molho pra pizza, caldo de legumes, hamburguer caseiro, pão de hamburguer, doce de leite… Também picamos e congelamos alguns legumes (sempre tem pimentão e pimentas no freezer). Quando estou com tempo de sobra, também uso as manhãs pra fazer bolo, muffins, iogurte caseiro e manteiga caseira.
    De tarde jogamos videogame, passeamos na cidade ou shopping, andamos em parques, navegamos na internet, lemos jornal e falamos com os parentes (que moram longe). Nós dois estamos terminando nossos mestrados, então também aproveitamos o tempo livre pra escrever.
    É isso, sobra bastante tempo e a gente se diverte bastante.

  9. Monica 22/07/2012

    Oi Thais,
    Amo seu blog, “quando crescer” quero ser como você. 😀
    Adoro todos os produtos da Uau! (que testei até agora), esse de ação clareadora é ótimo, o banheiro fica branquinho sem ter que esfregar, o problema é, que como deixo ele agindo um tempinho, quando vou enxaguar o banheiro está com um cheiro muito forte (alergia rules), aí esse trabalho fica pro marido. Bjs

  10. […] para fazer um curso de inglês online » 23.07.12 Cortinas Bom, conforme eu comentei aqui, nesse final de semana nós instalamos as cortinas […]

  11. Ana 23/07/2012

    Mais uma vez você surpreende Thais! Admiro muito o seu talento em aproveitar ao máximo o tempo…cada vez mais tento colocar em prática tudo o que você ensina aqui. Você está conquistando várias discípulas (os) pelo Brasil! Fico sempre na expectativa de um post novo, pois, com certeza sempre é um assunto que está relacionado também a nossa rotina.
    Obrigada por tudo
    Ana

  12. gisele lopes 23/07/2012

    Oi Thaís, puxa que bacana! O que eu mais gosto é da parte que o marido te ajuda, isso é raro, viu! Esse findi mesmo eu me estressei por que já fico em casa a semana toda, chega no sábado, tudo de novo, lavar louça, cozinhar, manter a casa limpa… Uffa! Daí na hora de sair o marido anida tem pressa e não quer esperar eu ma arrumar. Foi a gota dágua!!!
    Eu ja´me acostumei com ele assim, não tem jeito, foi só um desabafo!!!
    bjo amore e brigada pelas dicas de sempre, encontro muita força por aqui.

  13. Isabele 24/07/2012

    Oi Thais,
    Acompanho o seu blog há tempos e já apliquei várias coisas q aprendi aqui. Como por exemplo, ter uma rotina noturna para preparar as coisas para o outro dia. Mas confesso que não é fácil, eu trabalho fora e tenho um filho pequeno. Tem dias q qdo coloco ele pra dormir, por volta das 9h eu durmo tb! Aí acordo de madrugada para fazer as coisas.
    Queria saber o seu segredo pra ter tanta disposição…
    O seu blog está cada vez melhor!
    Bjos