ou

Frequentemente, recebo recados de leitores com links de pessoas que copiam os textos do blog sem dar os créditos ou, pior, assumindo a autoria. Geralmente eu deixo para lá, porque todo mundo que tem um blog ou site está sujeito a isso. A Internet é enorme e não temos muito como controlar, a não ser que alguém descubra. Eu também não me importo porque, se a pessoa está copiando, ela não tem o dom de escrever, então por quanto tempo ela sustentará isso online?

Porém, quando uma pessoa tenta usar os meus textos para benefício próprio, especialmente enganando outras, aí sim eu interfiro. Não vou divulgar aqui o endereço da pessoa que fez isso desta vez porque não quero promovê-la nem associar sua imagem a algo negativo. Quero acreditar que foi por ingenuidade e, registrando aqui o nome dela, sempre que alguém procurar no Google aparecerá essa referência aqui, e eu não quero prejudicar ninguém. Mas quero agradecer todo mundo que me ajudou a contatá-la pelo blog e pediu que ela retirasse os textos. Basicamente, ela montou um blog para divulgar seus serviços de personal organizer e 80% do conteúdo era do Vida Organizada. =( Ou seja, além de usar textos de outra pessoa, ela ainda queria ganhar dinheiro com isso. Com uma coisa que eu escrevo por prazer, de graça.

Eu nunca quis trabalhar como personal organizer. Acho a profissão super legal e com certeza eu poderia conseguir muitos clientes se eu quisesse, pela relevância do blog. Mas eu pensei que, postando meus textos na Internet, de graça, eu alcançaria muito mais pessoas e, com isso, poderia ajudar quem não teria acesso a personal organizers. Minha filosofia aqui no Vida Organizada é que cada um pode ser o seu próprio personal organizer. Então eu tento fazer o possível para mostrar que, com pequenas atitudes no dia-a-dia, todo mundo consegue colocar a vida minimamente em ordem. Fiquei chateada por ver alguém usando os textos que escrevo com tanto cuidado assumindo a autoria e ainda vendendo serviços, enganando as pessoas.

Esse acontecimento, no entanto, me fez refletir sobre o “por que eu estou aqui”. Me fez pensar em quantas pessoas acessam o blog todos os dias, esperando um post novo, e me deixam recados incríveis sobre como o Vida Organizada tem ajudado a colocar a vida nos eixos. Isso é extremamente gratificante porque é um papel que eu exerço na vida de vocês, mesmo sem saber, muitas vezes. Acho que toda pessoa deva buscar sua “coisa” no mundo, a sua missão. Apesar de isso ser uma construção, eu acredito que esteja cada vez mais perto da minha, e o blog tem um papel gigantesco nessa busca.

Por esse motivo, e depois do que aconteceu ontem, eu resolvi dar um passo além e seguir a sugestão que muitos de vocês me deram, que é escrever um livro. Eu amo o formato de blog e a interação que existe com os leitores e isso não vai acabar, mas um livro também pode ser legal para atingir aquelas pessoas que nem sabem que o blog existe. Tipo a sua mãe, que não sabe acessar a Internet direito, ou uma pessoa que não tenha o costume de ler blogs mas ame colecionar livros. E também é uma coisa que, se ficar realmente legal, você pode dar de presente. <3 Enfim, acho que finalmente chegou a hora de dar esse passo e eu só tenho a agradecer a vocês pelo apoio dado diariamente. Eu acredito muito que tudo o que a gente faz volta para nós, sabe? E, quando eu recebo algum recado, comentário ou mensagem tão bacana, sobre como o blog tem ajudado em diversas áreas da vida de vocês, eu me sinto feliz porque sei que devo estar fazendo alguma coisa certa. Então é isso. Obrigada por tudo, pessoal.

Quanto ao blog com os textos copiados, eu denunciei ao Google por infração de direitos autorais, mas o que eu realmente espero é que isso dê uma mexida com a pessoa para que ela pense também em qual é a missão dela na vida e encontre sua voz da mesma forma que eu encontrei a minha. Tomara que ela consiga.

Thais Godinho
17/07/2012
Veja mais sobre:
81
Como se organizar para arranjar um emprego
Os melhores posts de 2011 do Vida Organizada
Workshop em Brasília: Construa seu estilo e organize seu armário

 

  1. Denize Cristina Wanderley 17/07/2012

    Oi Thais,
    Seu blog é um dos que eu faço questão de ler todos os dias.
    Comento com meu marido como eu adoraria ser como você. Sempre tive mania de mudar as coisas em casa de acordo com a estação do ano e me identifiquei na hora. Escreve mesmo um livro, faz um lançamento e eu vou estar lá para pegar seu autógrafo, você têm um dom de Deus e obrigada por compartilhar. Não esqueça da gente que ama e lê seu blog todos os dias, eu amo, sou viciada!!!
    Beijo, beijo, beijo!!!

  2. Adriana 17/07/2012

    Que ótimo: um livro! Com certeza iremos adorar, Thais!!!

  3. Francis 17/07/2012

    Oi, Thais! Antes de tudo, preciso dizer que é a primeira vez que comento, embora esteja acompanhando seu blog há muito tempo! Sempre fui e me considerei uma pessoa super organizada (a ponto de ser chamada de chata e metódica pelos familiares) e foi com alívio que encontrei o seu blog. Ele ajuda não só quem quer se organizar na vida, ele é realmente um guia para a conquista dos nossos sonhos, isso sim! E a prova disso é esse seu post, em que você mostra toda a grandeza do seu espírito. Realmente, vc já pode dizer que está cumprindo sua missão! Estou ansiosa pelo seu livro. Será com enorme alegria que vou lê-lo. Bjos!

  4. Simone Mendes 17/07/2012

    Comprarei seu livro, mas não deixarei de visitar o blog todos os dias!

  5. Anne 17/07/2012

    Thais, material você tem de sobra para um livro, até mais de um.
    É só usar um certo blog “Vida Organizada” para organizar o Livro Organizado! :o)

  6. Fabiana Alvim 17/07/2012

    Desejo muito sucesso nesse novo projeto!! 🙂

  7. Juliana S. 17/07/2012

    Thais, como muitas disseram lá em cima, vc foi muito elegante ao cuidar desse plágio!
    Seu blog é muito bom e tenho certeza que com o livro não vai ser diferente, estou torcendo por vc!
    Um abraço!

  8. Thomas Silva 17/07/2012

    Thais, conheci seu seu site a pouco tempo, confesso que sou um pouco “obcecado” por livros e leituras de organização. Gostei muito do teu site, com vários posts bem sinceros, didáticos e super instrutivos. Se você escrever este livro, com certeza serei seu leitor, continues assim e não esquenta com as cópias em outros sites, tudo que é bom na Internet infelizmente é copiado, porém mais cedo ou mais tarde, as pessoas acabam sacando as verdadeiras fontes destas informações, e só você conseguirá alimentá-las com a sua marca.

    Abraços e boa sorte com o livro!

  9. JULIE 17/07/2012

    O BLOG FICOU LINDO!!!!!!!!!!!!!1

    ADOREI ESSES COLORIDINHOS

    ficou show….

    Sou leitora fiel desde que eu descobri o blog…..entro todos os dias….ás vezes mais d euma vez….

  10. ana rezende 17/07/2012

    Oi Thais, estou boba com a quantidade de gente que copia seu blog sem dar crédito, em uma simples consulta no google vi 4 copias,é muita folga…Assim é facil criar blog com o conteúdo dos outros, e aguardo seu livro!Bjsss

  11. Cris Borges 17/07/2012

    Thais, acompanho seu blog há uns quatro meses e simplesmente se tornou impossivel nao acompanhar as atualizações. Uma luz pra quem tava no fundo do poço mostrando “ó, já tem uma corda bem ai do seu lado , é só subir, viu?” Aguardo ansiosa pelo seu livro, seu trabalho é simplesmente incrivel!

  12. Vanessa 17/07/2012

    Tb leio seu blog todos os dias e acho excelente a ideia do livro. Sucesso garantido. Abraço

  13. Mariana Santana 18/07/2012

    Leio o blog todo dia, mal posso esperar pelo livro 🙂 Felicidades nesse novo projeto!

  14. Rafael 18/07/2012

    Oi, Thais, tudo bem? A ideia de escrever um livro parece, no mínimo, espetacular. O apoio dos teus lindos leitores te fará subir bastante. Moça, desejo um imenso sucesso. Abraços.

  15. Ana Paula 18/07/2012

    Olá Thais! Que idéia maravilhosa, amo ler, com certeza comprarei o seu! Sou de SC e espero que ele chegue rapidinho aqui!! Eu acompanho seus posts todos os dias… É o primeiro site que abro antes de começar minha tarefas diárias!
    Sempre gostei muito de organização, mas tinha um problema sério com meus métodos que ficavam muito burocráticos e pouco efetivos!
    Todas as suas dicas são maravilhosas e todas as que coloquei em prática estão me ajudando demais!!
    Admiro seu trabalho e dedicação… Abraços!!

  16. Débora 18/07/2012

    adorei a nova cara do blog! ficou lindão mesmo, bem moderno

  17. Cris Netto 18/07/2012

    Oi Thais, realmente é muito sério e desagradável esse lance de copiar textos, por isso que desde o início do Destralhando te procurei e tive a preocupação de sempre citar quando falo (e falo seguido) do Vida Organizada. Acredito que o blog é uma referência para todo mundo que se preocupa com a mínima organização da vida. Vejo em mim os resultados da transformação desde que comecei, impulsionada pelo blog, a destralhar a minha casa e minha vida. Assim como todos os seus leitores, apoio a ideia do livro, sem dúvidas, e principalmente apoio a manutenção diária do blog, pois como disse em outros comentários, é a primeira página que abro quando chego no trabalho.Tenho certeza de que será um grande sucesso, como todos os outros projetos encabeçados por você! Beijos. Cris Netto.

  18. Lorena Rocco 18/07/2012

    Aaah, é muito legal essa sua forma de ver a situação!
    Eu dou uma surtada toda vez que vejo um texto meu copiado. Não sei lidar muito com isso. Parabéns, mesmo!

    E MUITA Boa sorte com o Livro! Sucesso.

  19. Edilene Salatti 18/07/2012

    Ola,

    Eu sempre recebo seus artigos e adoro.
    Muitos deles, tomei a liberdade de postar no meu blog, porém, sempre dou os créditos e não posto á titulo de me apossar deles, mas com o intuito de arquivá-loes e repassá-los.
    Caso você julgue que devo retirá-los, por favor me avise e o farei imediatamente.

    Edi Salatti.

    • Thais Godinho respondeu Edilene Salatti 18/07/2012

      Edi, não se preocupe. Pode postar à vontade, colocando os créditos. ;D Eu fiquei chateada com essa questão do post porque a pessoa não só estava postando sem dar os créditos, como estava usando os textos para vender seus serviços de personal organizer. Não é justo, né?

  20. Isabelly Diniz 18/07/2012

    Amo muito esse blog! Faço questão de ler todos os dias. Seus textos e dicas têm me ajudado muito, sempre quis ser uma pessoa organizada, mas não conseguia e minha vida era uma bagunça enorme o que me atrapalhava em diversos sentidos, depois desse encontro maravilhoso as coisas estão mudando e chego a achar prazeroso o processo de organização.
    Parabéns pelo seu blog e obrigada!!

  21. monique 18/07/2012

    Eu adoraria ler um livro escrito por vc. Tenho certeza que seu blog é muito útil para todos nós.
    bjs
    monique

  22. Janaina Andrade 18/07/2012

    Oi, não lembro onde podstei meu primeiro comentário, e não sei se vc já o respondeu….O blog tá todo diferente,foi vc quem mudou?

    • Thais Godinho respondeu Janaina Andrade 19/07/2012

      Janaina, estou fazendo estudos de cores, mas estou longe de uma versão definitiva. =)

  23. Patrícia Recondo 18/07/2012

    Leio o seu blog todos os dias.
    Tento ser organizada mas adoraria ser como você.
    A idéia de Escrever um livro é ótima!
    Parabéns!!!!
    Beijo Pati

  24. Patrícia 18/07/2012

    Oi Thais, fiquei muito feliz com a sua notícia sobre um livro. Realmente acho que você tem potencial pra isso, bom a julgar pelo seu ótimo blog, você vai se sair bem.
    Quase nunca comento e visito o blog mesmo, pois leio TUDO pelo Google Reader (aliás, foi através de uma dica sua que comecei lá). Sou adolescente ainda, quem cuida da casa é a minha mãe (mesmo que eu ajude, tem que ser do jeito dela e ela é bem difícil de passar por adaptações), mas tento por em prática em outras áreas da minha vida. Você me ajuda muito.

  25. Ana Afonso 19/07/2012

    Também fico muito chateada quando encontro textos que eu redigi, assumidos por terceiros, sem link e sem menção de autoria. Denuncio sempre.
    Primeiro por que eu pesquiso o tema e escrevo o texto com atenção e mesmo não inventando a roda, o conteúdo é representativo da minha opinião.
    Segundo porque copiar sem dar crédito é mesmo uma deslealdade ainda mais quando é blog de quem quer divulgar o seu trabalho às custas de outro profissional que atua na mesma área, como eu.
    Que venha o seu livro! E sucesso na empreitada.

  26. Carina 20/07/2012

    Olá Thais!
    Eu sou uma das leitoras que segue seu blog diariamente, só que mais no anonimato, meio que com receio de comentar. Agora criei coragem (hahahaha). E devo dizer que a ideia de escrever um livro é maravilhosa! Eu apoio totalmente! Desejo-lhe sorte com esse projeto e muito sucesso! 😉

  27. Juliana 23/07/2012

    oi Thaís

    parabéns pelo blog e pela atitude, sou super fã do seu blog e ele esta me ajudando e muito sou muitos desorganizada e sempre chego cansada demais para fazer qq coisa, estou seguindo a sua dica dos 15 min ligo até o cronometro do celular se estiver animada e não tiver nenhuma atividade até continuo por mais 15 e só adorooo ler e saber sobre sua decisão de escrever um livro me deixou muito feliz e percebo que com esforço podemos fazer muito, estarei aguardando com muitas ansiedade esse livro boa sorte na escrita.

    Um abraço
    Juliana

  28. Vanessa 06/08/2012

    Thais,
    Embora esse post seja antigo, li-o agora e não podia deixar de vir aqui para lhe dizer o quanto a descoberta do blog modificou as minhas “andanças”. Mãe de filho pequeno, pessoa que trabalha fora, enfim, cheia de atividades, não estava mais dando conta da desestrutura interna causada pela minha desorganização. Descobrindo esse espaço vi que é possível ser feliz de outra maneira… de uma maneira mais saudável e menos estressante!
    Muito obrigada!
    Vanessa

  29. Teresinha Nolasco 28/10/2013

    Thais, o Vida Organizada é referência no assunto. Suas ideias são simples e gostosas de ler e praticar com toda certeza será sempre vítima de cópias como muitos blogs por aí.

    Acho de péssimo gosto fazer tal coisa. Tenho o maior cuidado quando publico na minha página matérias de outros blogs. Dou um destaque, peço pra ir no blog, e quando uso a imagem ainda falo de onde veio (mesmo ja tendo colocado o link)
    Eu que tenho blog sei o quanto é trabalhoso escrever, revisar 100 vezes, ajeitar imagens, e ainda achar que não está 100%. Copiar é muito fácil.

    Muitos fazem por ingenuidade, por achar que não ha problema, por não conhecer éticas na internet e isso sempre vai existir pq tem sempre um novato por aqui, ou um veterano que não quer aprender e não liga pro próximo.

    Vou ser sincera: tenho pavor (chego a ficar com raiva) quando vou em um blog, leio todo um artigo, acho super bacana e embaixo vejo a referência. Poxa! Pq não falou no começo de quem era que eu iria direto no blog da pessoa. Colocar na íntegra um texto é de muito mal gosto, mesmo que no final tenha referências bibliográficas. Que sentido teria ir no blog do autor se ja lemos na cópia? É isso que as pessoas tem que entender.

    Tenho aprendido muito sobre isso em alguns gerenciadores de blog e nisso e sou radical, chata mesmo para o assunto.

    Espero mesmo que tal pessoa se manque e você com sua delicadeza soube dar um toque relevante.

    Não sei se já publicou o livro, mas com certeza além de ser interessante por todos os motivos que você citou, ainda terão seus artigos garantidos. Quem copiar estará dando uma mancada maior.

    Beijos e sucesso sempre.
    Teresinha Nolasco
    Autora do Blog, Bolhinhas de Sabão para Maria