ou

Segunda-feira sempre é aquele dia em que demoramos para entrar no ritmo. Para ajudar, seguem cinco dicas certeiras:

1. Acorde mais cedo

Eu sei que, na segunda-feira, tudo o que mais queremos é ativar o modo soneca do celular até o limite do possível, mas isso não adianta nada. Ficamos ali postergando a hora de acordar durante 5, 15, até 30 minutos e o sono sequer rende, nos deixando somente mais cansados e, o pior, atrasados! Sendo assim, acorde mais cedo. Se não fez isso hoje, tente fazer na próxima segunda-feira. Você verá como fará diferença não começar a semana naquele ritmo louco habitual. Com tranquilidade, tudo fica mais fácil.

2. Liste as 3 tarefas mais importantes

Ao chegar ao trabalho, liste as três tarefas mais importantes que precisa fazer hoje. Eu sei que você tem mais de 50 tarefas importantes e que a maioria delas precisava ter sido concluída na sexta-feira passada, mas foque nas três top-top – aquelas que, se você não fizer, a casa certamente cairá. Só depois disso abra sua caixa de e-mail e comece a trabalhar mesmo. Definir as prioridades antes de chegarem novas “urgências” dá o foco necessário para você concluir o que realmente precisa ser concluído, sem distrações.

3. Revise seus projetos

Quando terminar as três tarefas acima, revise seus projetos. Comece pelos do trabalho e, no horário de almoço ou de noite, em casa, revise o restante. Veja em que pé eles estão, faça anotações, defina os próximos passos. Essa revisão é importante porque te dá um panorama geral da sua vida, o que você está deixando de lado ou focando mais etc. Não precisa revisar seus projetos todos os dias – uma ou duas vezes por semana é o ideal, e o legal de fazer na segunda é que é um respiro em meio a tanta pressão. Te obriga a parar, analisar tudo e tomar decisões certas.

4. Verifique a sua agenda

Não é possível se organizar sem ter controle sobre os seus compromissos. Verifique a sua agenda e veja quais são as reuniões agendadas durante esta semana, aniversários, eventos, cursos, deadlines e o que mais for relacionado ao seu trabalho e compromissos pessoais. Se for necessário, defina os próximos passos (preparar uma apresentação, comprar um presente).

5. Faça um balanço no final do dia

Cerca de 40 minutos antes de ir embora, faça uma pausa para avaliar o que fez durante todo o expediente, o que poderia ter feito melhor, o que não foi tão legal e o que ainda ficou pendente. Já defina as três tarefas mais importantes para amanhã. Quando sair do trabalho e a caminho para casa, reflita sobre sua vida no geral e o que tem feito – seus projetos, suas áreas de interesse, sua família, tudo. Nunca deixe de fazer isso, pois a vida é uma só.

Um boa semana para vocês. =)

Thais Godinho
16/07/2012
Veja mais sobre:
16
Segunda-feira é dia de projetar adiante
Dicas de organização no trabalho
Como eu organizo as ideias para o blog

 

  1. Erika/SP 16/07/2012

    Boa semana, Thais!!

  2. […] Aproveito para indicar a leitura da postagem de hoje do Vida Organizada. Todos deveriam ler para começar bem a semana: 05 dica para começar a semana com o pé direito.  […]

  3. Débora 16/07/2012

    Bom dia Thais, virei leitora do blog há mais ou menos uns 6 meses quando me vi com uma casa embora bem pequena marido e uma bebezinha rescem nascida pra cuidar e organizar, gosto de tudo bem organizado e tava pirando com tanta coisa pra fazer e no desespero joguei na internet vida simples e organizada quando vi seu blog AMEI logo de inicio todas informações, dicas, comecei com o famoso item “destralhar” depois organizei tudo fiz uma faxina geral e agora vou levando a casa assim limpa e organizada no dia dia muito simples. Claro as vezes bate um cansaço ou um imprevisto e as tarefas não saem como planejado mas é só ter calma e foco e tudo volta por lugar. Parece mentira ou bobeira mas seu blog mudou meu estilo de vida e me ajudou e ajuda demais agradeço por seu tempo dedicado à ele. Ahh lembrando que sofro um pouco em casa pois meu marido que me ajuda a cuidar da Manuella nossa filha mas ajuda bem pouco com as tarefas de casa (só ajuda quando peço) e na maioria das vezes deixa coisas fora do lugar o que me mata (ou melhor mata qualquer pessoa com mania de organização) mas vou sempre conversando e quem sabe uma hora ele entra no meu ritimo. Beijos e boa semana!

  4. Luane 16/07/2012

    Ótimas dicas! Realmente, resolver pendências “abre espaço” e permite que a gente se concentre mais.

    Boa semana!

  5. Carolina Dos Anjos/BA 16/07/2012

    Sempre muito importantes e valiosas as suas dicas, o seu blog definitivamente mudou a minha vida e minha forma de lidar com meus próprios sonhos e metas. Grande abraço, ótima semana, repleta de luz e paz!

  6. FLAIANE 16/07/2012

    olá,

    adorei teu site
    e coloquei algumas coisas no meu tmb..

    Att,
    Flaiane
    http://rockprincessart.blogspot.com.br/

  7. Thais,

    Parabéns pelo post. Continuo lendo todos os dias 😉

    E comento com meus alunos e amigos. Postei esse de hoje no meu site

    Boa semana,

  8. F. 16/07/2012

    Boa semana.
    Para mim acordar cedo é fácil, difícil é a coragem para arrumar a casa.
    Mas eu chego lá. ;}

  9. você sabe que está fazendo a coisa certa quando um post seu vira desktop de alguém. hehehe, parabéns.

  10. patrica graça 17/07/2012

    Olá Thais. estou postando neste texto porque o texto sobre cópias de textos não me habilita a comentar lá. Sei lá, meu PC às vezes faz greve comigo 🙁 !!!!
    Mas o que eu queria te dizer é uma frase que a gente usava muito na minha adolescência ” O gênio Picha, o burro copia!” KKKKKKKK
    E espero que você tenha sucesso ao escrever o livro!

  11. lindaura oliveira 17/07/2012

    Genial,geralmente mando imprimir seus textos e levo para dividir com as colegas de trabalho,vai do pessoal da cantina que muitos nao tem acesso a blogs a diretoria, voce ajuda muito a gente com bons textos e o livro vai ser a minha primeira opçao para presentea-los.Um abraço.

  12. […] que virão, sugiro a leitura do post da Thais Godinho, publicado em 16.07.12 no Vida Organizada: 5 dicas simples para começar a semana com o pé direito. Quando o li, no dia 16, distribuí na mesma hora para minhas colegas de serviço, e depois, […]

  13. Fabiola 10/09/2012

    Thaís, ótimas dicas! Obrigada! Uma curiosidade: você tem uma agenda para o trabalho e outra para as questões pessoais? Ou anota tudo junto?

    • Thais Godinho respondeu Fabiola 10/09/2012

      Fabiola, tenho um caderno onde anoto tudo junto (minha caixa de entrada). Minhas agendas são separadas mas, como uso o Google Calendar, tenho a opção de visualizá-las juntas ou em separado.

  14. Vanessa 11/09/2012

    Nossa Thais, adorei esse post! Não tinha lido ainda, muito bom começar a semana assim!!! Bjos!

  15. […] Segunda-feira sempre é aquele dia em que demoramos para entrar no ritmo. Para ajudar, seguem cinco dicas certeiras: 1. Acorde mais cedo Eu sei que, na segunda-feira, tudo o que mais queremos é ativar o modo soneca do celular até o limite do possível, mas isso não adianta nada. Ficamos ali postergando a hora de acordar durante 5, 15, até 30 minutos e o sono sequer rende, nos deixando somente mais cansados e, o pior, atrasados! Sendo assim, acorde mais cedo. Se não fez isso hoje, tente fazer na próxima segunda-feira. Você verá como fará diferença não começar a semana naquele ritmo louco habitual. Com tranquilidade, tudo fica mais fácil. 2. Liste as 3 tarefas mais importantes Ao chegar ao trabalho, liste as três tarefas mais importantes que precisa fazer hoje. Eu sei que você tem mais de 50 tarefas importantes e que a maioria delas precisava ter sido concluída na sexta-feira passada, mas foque nas três top-top – aquelas que, se você não fizer, a casa certamente cairá. Só depois disso abra sua caixa de e-mail e comece a trabalhar mesmo. Definir as prioridades antes de chegarem novas “urgências” dá o foco necessário para você concluir o que realmente precisa ser concluído, sem distrações. 3. Revise seus projetos Quando terminar as três tarefas acima, revise seus projetos. Comece pelos do trabalho e, no horário de almoço ou de noite, em casa, revise o restante. Veja em que pé eles estão, faça anotações, defina os próximos passos. Essa revisão é importante porque te dá um panorama geral da sua vida, o que você está deixando de lado ou focando mais etc. Não precisa revisar seus projetos todos os dias – uma ou duas vezes por semana é o ideal, e o legal de fazer na segunda é que é um respiro em meio a tanta pressão. Te obriga a parar, analisar tudo e tomar decisões certas. 4. Verifique a sua agenda Não é possível se organizar sem ter controle sobre os seus compromissos. Verifique a sua agenda e veja quais são as reuniões agendadas durante esta semana, aniversários, eventos, cursos, deadlines e o que mais for relacionado ao seu trabalho e compromissos pessoais. Se for necessário, defina os próximos passos (preparar uma apresentação, comprar um presente). 5. Faça um balanço no final do dia Cerca de 40 minutos antes de ir embora, faça uma pausa para avaliar o que fez durante todo o expediente, o que poderia ter feito melhor, o que não foi tão legal e o que ainda ficou pendente. Já defina as três tarefas mais importantes para amanhã. Quando sair do trabalho e a caminho para casa, reflita sobre sua vida no geral e o que tem feito – seus projetos, suas áreas de interesse, sua família, tudo. Nunca deixe de fazer isso, pois a vida é uma só. Fonte:Vida Organizada […]