ou

Muitas pessoas sempre me pedem para falar mais do meu dia-a-dia aqui no blog, sobre como eu lido com todas as coisas e ainda tenho tempo para o meu filho e o meu marido. Vou descrever um dia típico na minha semana, então.

Às 5h50 eu acordo para fazer a aula de inglês das 6h às 7h. Como não faço todos os dias, às vezes eu levanto às 7h. Então vou ao banheiro, lavo o rosto e visto a roupa que separei na noite anterior. Se meu marido já levantou, provavelmente está preparando o nosso café, então tudo o que eu tenho que fazer é esperar para tomá-lo. Nesse meio tempo, confiro a bolsa e se preciso levar mais alguma coisa quando sair. Se meu marido não levantou, eu preparo o café. Quando nosso filho acorda (às vezes ele acorda às 7h e às vezes ele acorda só às 8h30!), eu fico com ele enquanto termino de me arrumar. Ele toma o leitinho dele enquanto nós tomamos café e conversamos todos.

Quando eu termino de tomar café, vou escovar os dentes, arrumar os cabelos e fazer minha maquiagem básica. Ele fica atrás de mim conversando ou brincando no quarto dele. Quando eu estou adiantada, ainda consigo ficar uns 15 minutos brincando com ele. Se não, dou um beijo nos dois e saio de casa para ir trabalhar.

Enquanto espero o ônibus, aproveito para ler algum livro que eu esteja lendo no momento (leio vários ao mesmo tempo) ou alguma coisa relacionada ao trabalho, ou mesmo uma revista. Dentro do ônibus, espero conseguir sentar para ler mais confortavelmente, mas na maioria das vezes o ônibus vem lotado e eu me equilibro com bolsa e livro de pé mesmo. Desço na metade do caminho e continuo lendo enquanto espero o outro ônibus, e isso se repete mais uma vez (pego três ônibus para chegar ao trabalho).

Chegando lá, aquela coisa de sempre: ligo o computador e, enquanto ele inicia, vou pegar um copo de água e lavar as mãos no banheiro (tenho TOC com a coisa de lavar as mãos, especialmente porque peguei ônibus). Quando volto, sigo uma rotina pré-estabelecida que se parece mais ou menos com isso:

  • checar agenda
  • tarefas do dia
  • e-mails
  • tarefas no contexto (GTD)
  • tarefas que passaram da data
  • tarefas delegadas
  • tarefas que estou esperando
  • processar tarefas novas

Costumo fazer ciclos de 1h30 trabalhando e uma pausa de 15 minutos, e costuma dar certo. Nessas pausas, aproveito para ir ao banheiro, tomar um café ou chá, essas coisas. Na hora do almoço, costumo ter um tempo livre porque levo comida na maior parte dos dias, então fico conversando para relaxar um pouco ou leio alguma revista, ou jogo no celular. Varia muito. À tarde, vou repetindo os ciclos de 1h30 até ir embora.

Costumo chegar em casa cerca de 1h20 depois de sair do trabalho. Antes, passo no mercado ou na farmácia para comprar algo que a gente esteja precisando. Isso acontece mais quando temos vontade de comer algo de última hora que por planejamento, pois meu marido costuma ir ao supermercado antes e mantemos a despensa com um pequeno estoque.

Quando eu chego em casa, fico um pouco com o filhote, janto (meu marido prepara a janta um pouco antes de eu chegar), dou banho nele (ou às vezes meu marido dá, depende da hora que eu chego em casa) e conto uma historinha antes de dormir. Meu marido prepara o leite dele (ou eu, sempre variamos) e o coloca para dormir (também variamos dependendo da quantidade de coisas que temos para fazer). Se meu marido precisa tirar músicas, eu fico com o filhote até ele adormecer. Se eu estou correndo com mil coisas, ele fica. Sinceramente, na maior parte das vezes o meu marido o coloca para dormir porque eu aproveito esse meio-tempo para tomar banho, depois lavar a louça, limpar a pia e fazer o restante das tarefas diárias que ele não conseguiu fazer, como colocar o lixo para fora ou estender a roupa no varal. Como nosso filho dorme super rápido, tanto faz quem o coloca para dormir porque dá tempo de fazer tudo.

Depois disso, ligo o computador para escrever um pouco (tanto no blog quanto o meu TCC da pós-graduação) e fico assim durante 1h ou 1h30 mais ou menos, dependendo da quantidade de tarefas. Meu marido também aproveita para ter um tempinho pra ele ficando na internet, jogando vídeo-game ou coisas do tipo. Como ficamos ambos na sala, ficamos conversando sobre tudo enquanto fazemos todas essas coisas. Quando eu organizar o escritório, poderei me concentrar mais no TCC! Mas por enquanto temos feito assim e dá certo.

Lá pelas 21h30 ou 22h, se não estivermos com sono, vemos algum filme antes de dormir ou vamos para a cama, dependendo do cansaço. Conferimos se a fralda do filhote está cheia e, se estiver, a trocamos. Eu escovo os dentes, faço toda a rotina noturna de deixar a bolsa na entrada, separar a roupa do dia seguinte etc, e vou para a cama. Nos bons dias, durmo por volta da meia-noite. Se vou acordar mais cedo, procuro estar às 23h na cama.

Esse é o básico de um dia durante a minha semana. Muitas vezes acontece de eu ter um compromisso depois do trabalho e chegar mais tarde em casa, por exemplo, ou meu marido viajar com o filhote e eu ter mais tempo quando chego, mas no dia-a-dia a coisa se resume ao que eu escrevi aí em cima mesmo.

Eu procuro não colocar TANTOS detalhes por motivos de privacidade. Espero que entendam e que dê para terem uma noção de como são as coisas por aqui. =)

Thais Godinho
13/07/2012
Veja mais sobre:
29
Como simplifiquei a minha alimentação
Nosso apartamento
Itens do meu banheiro

 

  1. Karolina 13/07/2012

    Olá Thais. Bacana isso de vc manter o blog bem pessoal. É sempre com nos espelharmos em algo que está dando certo, principalmente se o assunto é organização.

    Entendo o que vc colocou sobre privacidade e vc está certíssima. Fiquei apenas querendo saber mais ou menos que horas vc chega em casa, só mesmo pra calcular quanto tem disponível “pra fazer o que vc faz a noite”.

    Geralmente chego em casa as 20:00 e aí fica tudo bem corrido pra mim… =/

    • Thais Godinho respondeu Karolina 13/07/2012

      Karol, eu chego umas 19h30. Quando faço hora extra, chego 1h mais tarde.

  2. Lorena Leandro 13/07/2012

    Thais, esse teu artigo é muito legal por diversos motivos, mas um deles é mostrar como uma família estruturada se dá bem na parte da organização. Ter um marido que divide as tarefas e é colaborativo é uma benção. O meu também é assim e penso como seria difícil se fosse diferente. Estou grávida de quase 19 semanas e, apesar da minha cabeça estar a mil pensando em como vai ser a organização quando o baby nascer (principalmente porque tenho home-office), pelo menos sei que não preciso me preocupar e que meu marido estará lá me ajudando e dividindo as tarefas sempre. Obrigada por dividir seu dia-a-dia com a gente, te torna mais humana e próxima dos leitores 🙂

  3. Karolina 13/07/2012

    Obrigada, Thais. Estou encaixando as “coisas” aqui e deve dar tudo certo!

  4. Sandra 13/07/2012

    Nossa, que inveja de ter um marido que ajuda. O meu mal lava a louça. Eu quem tenho que dar banho na criança, alimentar, colocar pra dormir (ele demora muito a dormir), fazer mamadeira, fazer jantar, colocar as roupas no varal, lavar uniforme. Fora a bagunça que ele deixa pela casa toda. Ufa!

  5. Tati 13/07/2012

    Parabéns Thais! Pela disciplina que vc tem e pela inspiração que vc nos dá sempre com artigos como esse. Procuro introduzir todos os dias um pouco mais de organização na minha vida, e está dando certo. Só que me vi numa situação nova ficando com uma gripe que me derrubou na última semana e tendo que manter tudo funcionando mesmo assim. Dureza! Mas consegui perceber que é possível manter um pouco de estrutura mesmo caindo pelas tabelas, rsrsrs. Foi aos trancos e barrancos, e pedi toda ajuda que eu pude para as pessoas em volta! Sou muito centralizadora nas minhas tarefas, mas percebi que não daria conta do trabalho, da filhinha de um ano e meio, marido, casa…Deu certo, ufa! Comecei a repensar o excesso de tarefas que tenho, e vou delegar mais. No fim a gripe até que me ajudou, viu, rsrsrs. Beijos!!!

  6. Narinha 13/07/2012

    desde que me indicaram seu blog que sempre estou aqui. tem feito muita diferença na minha casa, sempre estou em busca de me organizar. to destralhando e então organizando o que ficou. tenho em mente sua frase: não é possível organizar tralha.
    otimo ver seu dia, ter um marido que trabalha mais a noite e é colaborativo dão um plus na sua rotina.
    em casa todos bagunçam, mas to incutindo a organização na rotina da gente e aos poucos todos vão participar.
    bjss

  7. lindaura oliveira 13/07/2012

    e muito saber como e o seu dia assim a gente percebe que realmente funciona a organizaçao na vida ds pessoas.

  8. lindaura oliveira 13/07/2012

    que tal escrever algo sobre ferias de julho.sou professora da rede estadual e este periodo temos um breve recesso, adoraria ler sobre algo,vou tirar um tempo para ler uns blogs que adoro inclusive oseu.

  9. Swy Teófilo 13/07/2012

    Nota dez para seu marido, ein… aqui em casa eu ainda não consegui implantar esse esquema colaborativo, mas tenho fé que vou conseguir rsrsr
    Bjs

  10. Carla 13/07/2012

    é tranquilizador ver q outras pessoas têm uma rotina atribulada e conseguem se organizar…
    lendo os comentários estava pensando como é bom eu conseguir me organizar desde já, pois tenho uma filha de 1 aninho q já vai crescer organizada hehehe
    mais uma pergunta sobre a tua rotina… teu filho dorme mais ou menos às 21 hs?
    pq não estou conseguindo fazer a Bruna dormir antes da 22 h 30 por causa do barulho dos vizinhos no prédio, batendo porta, conversando alto no corredor (moramos no térreo)… mas na maioria das vezes ela dorme a noite toda (das 22 h 30 até uma 7h 30 ou 8h)… então por enquanto está dando certo, mas fico preocupada pq a maioria das crianças vai dormir mais cedo né?
    bjo

  11. Simone L. 13/07/2012

    Oi, Thais!
    Eu acho incrivel como vc consegue fazer tantas coisas… Parabéns pela organização e obrigada por compartilhar, me inspiro mto em vc, aos poucos tenho mudado minha rotina, principalmente aqui no trabalho.

    Agora me diz uma coisa, vc estuda ingles sozinha, ou frequenta alguma escola, ou aulas particulares?

    Beijo

  12. Erika/SP 13/07/2012

    Thais, gostaria de sugerir mais posts a respeito de produtos que vc usa ou que testou como produtos de limpeza, eletrodomesticos (como o aspirador de po que vc postou outro dia), produtos alimenticios, etc. Fica ai a minha sugestao. Obrigada, Erika/SP

  13. Ana 13/07/2012

    Oi Thais,
    Nossa, amei o post. Você inspira muitas mulheres…PARABÉNS!
    Você escreve muito bem e sobre assuntos que interessam muuuuita gente. Algum dia você poderia escrever um livro sobre organização, pois, você tem o dom de aproveitar ao máximo seu tempo.
    Bjs
    Ana

  14. Sharon Caleffi 13/07/2012

    Thais! Faz tempo que eu queria saber a sua rotina, mas não perguntei porque achava que, sim, você tem direito a não falar, afinal, é a sua privacidade.

    Acho muito a cumplicidade entre você e seu marido, em casa também é um pouco assim… um da banho, o outro prepara a mamadeira, um lê, o outro põe na cama… quando a gente tem filhos temos que nos virar, não dá pra deixar tudo nas costas de um só, senão não sobra tempo, energia e disposição para a privacidade!!!

    E de noite, quem acorda quando o bebê chora? Ele chora muito? E se ele chama por outros motivos, mesmo sem chorar, vocês atendem? Quem? Como é?

    E a aula de inglês é online?

  15. simone 13/07/2012

    Tais adorei saber sua rotina,seu bebê dorme cedo!Eu não consigo fazer o meu dormir antes das 23 horas, tento de tudo,colocar meia luz, cantar musicas de ninar, ler um livrinho de histórias,mas não da certo, meu marido não consegue fazer ele dormir porque ele fica me chamando o tempo todo(ao berros maaaaaaaaeeeee),trabalho em casa com biscuit e as vezes tenho que terminar uma encomenda a noite e fico doidinha, tudo acumula,e sempre acabo indo durmir depois da meia noite,e mesmo assim ele acorda algumas vezes no meio da noite, isso me cansa demais e no outro dia continuo cansada!!!Ele tem 2 anos e meio.
    “Eu sei que este comentario não tem a ver com organização, mas me sinto tão bem aqui no seu blog que resolvi desabafar.

  16. Betinha Carvalho 13/07/2012

    Thaís ! Primeiramente,parabéns, és uma guerreira, assim como eu =) Mas lendo sua rotina, vejo que minha desorganização simplesmente não tem desculpas. Nossa rotina é bem parecida, porém tenho a facilidade de pegar apenas 1 ônibus para o trabalho e ir sentada sempre,não tenho marido nem filho, ou seja a minha bagunça é só minha msm.Simplesmente me sinto envergonhada.Mas vou dar um jeito nisso já, tenho acompanhado suas postagens, só idéias bacanas,principalmente o destralhamento, uma vez que tralha não é organizável, já estou até falando como vc …rsrsrsrs Mais uma vez, parabéns , show de bola =)

  17. Joana Pacheco 13/07/2012

    Thais, meu marido não ajuda em nada com meu filho nem com as coisas da casa.. Ao menos paga uma baba, mas preferia muito mais se fossemos só nós dois com o pequeno!
    Fiquei curiosa pra saber a idade do seu filho 🙂

  18. 14/07/2012

    Thais, muuuuito obrigada pelo post! Continuo achando incrível sua capacidade de realizar tantas coisas em apenas 24 horas! 🙂 Organização funciona mesmo, hein?!!! A cada dia tenho tentado introduzir em minha rotina algumas dicas suas. Tenho aprendido a não me cobrar tanto e a não carregar uma culpa terrível por não conseguir ser perfeita. Você tem me ajudado muito. Obrigada, de coração! Bjs. Rê

  19. Cris 15/07/2012

    Thais, acabei de conhecer seu blog e estou adorando!

    A curiosodade sobre sua rotina foi uma das primeiras coisas que me vieram à cabeça. Mas confesso que dá vergonha em perguntar… afinal, é uma coisa privada e não pública, né? Mas entenda que essa vontade não é para te bisbilhotar e sim para nos inspirar a sermos melhores!

    Que sorte a sua em ter um marido que ajuda a cuidar do filho, brinca e ainda faz comida! Aqui em casa o marido é quem trabalha fora e portanto todas as outras tarefas são de minha responsabilidade… não tenho empregada e nem babá… ando completamente exausta e minha casa tá um caos!

    Como meu marido tá sempre cansado (janta e dorme de tão cansado) todas as tarefas da casa e os cuidados com nossa filha sobram pra mim (e sempre foi assim). Mas como é ele quem paga as contas, o resto é obrigação minha. Obrigação de limpar a casa, fazer comida, cuidar da roupa e todas as tarefas que envolvem nossa filha (levar e buscar na escola, dar comida, dar banho, brincar, vestir, acompanhar a lição, por para dormir…).

    Beijos e obrigada pela ajuda e pelo espaço!

  20. Luluzinha 16/07/2012

    Thais, muito bom o post , mas a tal aula de inglês acho q ficamos na dúvida se ela é on line ( mas parece q sim pq vc acorda 10 minutos antes né rs ). Se for, que tal por o link dela aqui.
    Notei que os exercícios físicos nem se quer passaram pela sua cabeça. Se acha o tempo curto pra ir pra academia, fica a sugestão de malhar em casa mesmo, e põe o maridão pra fazer junto haha.
    Agora fiquei curiosa tb com uma rotina sua de um fim de semana comum. Não esse de feriados ou pequenas viagens. Fica a dica. Bjs.

    • Thais Godinho respondeu Luluzinha 16/07/2012

      Luluzinha, exercícios não são minha prioridade no momento. Gosto de esportes e de dança, mas no momento não tenho como fazer também. Academia eu detesto. Admiro quem gosta, mas eu não vejo muito sentido, acho um desperdício de tempo danado.

  21. Renata 16/07/2012

    Oi, o seu curso de inglês é online? O que vc acha sobre esses cursos? Tive um pouco de dificuldade em manter um ritmo de estudo no ingles online e acabei desistindo! 🙁
    Vc poderia escrever umas dicas para manter a disciplina no cursinho de inglês, que tal? Rs
    Bjinhos

    • Thais Godinho respondeu Renata 16/07/2012

      Renata, é online sim. Faço só as aulas ao vivo com os temas que me interessam (de 2 a 3 vezes por semana) e as aulas paralelas nesse meio-tempo.

  22. Aninha Light 16/07/2012

    Nossa, parece q um minuto dura 10 pra vc! vc faz tantas coisas e ainda sobra algum tempo…ou aind aconsegue ir dormir as 23 ou 24h. Pra mim de manha so o prazo de eu vestir a roupa q ja ta arrumada..ja se passaram uns 15 minutos! não sei no q eu enrolo tanto!

  23. Jessica Moraes 17/07/2012

    Super mulher vc? Nossa quanta coisa você faz em um dia!! Ainda consegue dormir ás 23h e acordar as 5h?

    Menina parabéns!! estou de boca aberta!

    Bjs

  24. Thais Godinho 17/07/2012

    Jessica, acordo ou 6h ou 7h. Já acordei bastante às 5h, quando ia trabalhar com ônibus fretado, mas hoje em dia não consigo. Juro que queria, para conseguir fazer outras coisas, mas eu durmo tarde.

  25. […] para fazer uma pós-graduação » 21.07.12 Sexta, sábado e domingo em casa Outro dia uma leitora me perguntou como era um final de semana em que eu ficasse em casa. Bom, o final de semana ainda não acabou, […]

  26. Wellington 21/07/2012

    Oi Thais, vc sabe que é uma Super-mulher neh?
    Olha se existissem mais pessoas como vc a minha vida estaria melhor hehe, seu marido é um homem de muita sorte, pq tem muitas mulheres aí que não se importam tanto em cuidar dessa forma da sua casa e familia, eu me espelho em vc, aqui as coisas estão um pouco complicadas, preciso voltar a me organizar pq estou entrando num descontrole emocional terrível, coisa que não sentia a algum tempo, muito obrigado pelo blog…. Vc é incrivel