ou

Este post não é um publieditorial. A coisa anda tão feia ultimamente que a gente tem que avisar quando não é. =) Estou fazendo uma pesquisa para a organização do meu escritório mês que vem e resolvi fazer um post indicando os materiais essenciais para organizar esse ambiente em casa ou no trabalho. São eles:

1. Organizador de fios

Existem diversos modelos, mas os mais comuns são os organizadores em espiral (como na imagem acima) ou os organizadores com velcro, que nada mais são que fitinhas que amarram os fios. Acho que esses organizadores são essenciais para acabar com aquele mundo de fios atrás da mesa. Não são super bonitos, mas pelo menos dá para melhorar um pouco o aspecto. Outra maneira de organizar é prendê-los embaixo do tampo da mesa, mas aí já é necessária uma dose de criatividade para conseguir fazer.

2. Filtro de linha bivolt

Toda casa deveria ter sempre um filtro de linha de reserva, pois ele quebra um bom galho, especialmente no escritório. Fundamental para proteger os aparelhos eletrônicos de sobretensões na rede, ele também otimiza o uso das tomadas. Só tome cuidado para não exagerar e sobrecarregá-las.

3. Hub USB

Só quem precisa carregar iPod, iPhone, fotos da câmera e iPad ao mesmo tempo sabe qual a importância de ter um hub USB. Muito útil para quem tem computadores com poucas entradas USB no geral.

4. Gaveteiro com gaveta para pastas suspensas

Pastas suspensas são polêmica: alguns gostam, outros odeiam. Para o GTD, é recomendável o esquema de 43 pastas, que eu não uso mais. Gosto de usar as pastas suspensas para guardar documentos mesmo. As outras gavetas guardam suprimentos para escritório no geral: canetas, post-its, tesoura etc.

5. Caixas organizadoras

As caixas são os coringas da organização, mas é necessário ter cuidado para não juntar um monte de tralha. Para o escritório, a boa e velha caixinha serve para guardar os carregadores de celular e de outros gardgets, por exemplo. Pelo menos eles ficam todos somente em um lugar.

6. Quadro de avisos

Os quadros de cortiça são praticamente unanimidade nos escritórios. Você também pode escolher variações dele, como os quadros magnéticos. Sempre é uma boa ter um quadro desses para pendurar calendários, lembretes ou mesmo imagens inspiradoras.

7. Rotulador

Muitas pessoas não vêem necessidade na aquisição de um rotulador (“basta imprimir as etiquetas”), mas quem gosta de padronização pode considerar essencial. Nada como a praticidade de imprimir uma etiqueta quando preciso sem ter que ligar computador, imprimir, resortar, colar, ou mesmo imprimir em folha com etiquetas. Meu rotulador é do mesmo modelo da imagem acima e eu recomendo para quem gosta de etiquetar tudo igualzinho.

8. Organizador de mesa

Esses organizadores são bons para separar contas a pagar, por exemplo, providências que precisa tomar na rua ou ao telefone, etc. Não é para acumular papel ali, mas usar como um arquivamento ativo mesmo, que você mexe diariamente.

9. Organizador de talheres

Quem disse que os organizadores de talheres só podem ser usados na cozinha? Baratos e práticos, eles migram facilmente para a gaveta do escritório e deixam as canetas, lápis e outros suprimentos bem organizadinhos.

O escritório é um dos cômodos da casa que mais precisam ser organizados porque usamos muito, então tudo o que puder ser feito para melhorar em termos de organização é válido.

Thais Godinho
05/07/2012
Veja mais sobre:
28
Missões da semana: zona 2, cozinha
Como organizar: Guarda-roupa
Inspiração do dia: cozinha gourmet

 

  1. Gabriela 05/07/2012

    Eu gosto desses organizadores espirais de fios, mas sinceramente, acho um saco ter que colocá-los…demora muito, rs! Mas é daquelas coisas que você sofre a primeira vez para colocar e depois esquece =)

  2. Simone 05/07/2012

    O 10º item pode ser um picador de papel, para mim uma ferramenta essencial no descarte de documentos ou qualquer papel com dados pessoais.

    • Thais Godinho respondeu Simone 05/07/2012

      Oi Simone, também acho, mas na falta de espaço o negócio é picar na mão mesmo.

  3. Flavio Moreira 05/07/2012

    BINGO! Taí um post que eu posso comentar com orgulho: meu home office até a semana passada (porque esta semana é a de embalara as coisas para a mudança de apartamento, então alguns aparelhos já foram desconectados) tinha: organizador de fios, filtro de linha (e estabilizador), um organizador de mesa igualzinho a esse aí da foto, e, em lugar das caixas para guardar suprimentos, cabos etc, gaveteiros, todos com divisórias (menos a gaveta que guarda a resma de papel sulfite). Não tenho um gaveteiro de pastas suspensas porque só mantenho nessas pastas as contas de consumo (energia, telefone) e de serviços (internet, cartão de crédito) e documentos relacionados ao trabalho, então uma maleta de pastas suspensas, com 10 pastas, resolvem o meu problema. Como a minha mesa de escritório é da Evolukit (não sou pago para fazer propaganda, mas gosto muito dos móveis deles porque são altamente adaptáveis), as pernas funcionam como estante e guardam, de um lado a CPU e do outro a maleta de pastas suspensas. Tudo à mão e acessível.
    Abraços!

  4. Shirley Silva Ramos 05/07/2012

    Sinceramente fiquei entusiasmada, pois, ainda não fiz minha lista destas coisas, mas agora a minha lista (na mente) ganhou mais objetos, por exemplo o item 7 Rotulador, ainda não havia escutado ou ter lido a respeito. O item 9 Organizador de talheres… rsrsrs… muito bom, não pensei nisso e estava com medo de não achar um desses aqui na cidade.O quadro de avisos, já havia pensado eles são útil mesmo, a minha dúvida está em relação aos tipos de quadro, por exemplo tem o quadro de avisos (pendura com tachinhas alguns avisos) e o quadro magnético (quando você quer escrever com pincel, isso ocorre quando não tem tempo para digitar ou escrever num papel.) Será que fica bonito os dois? meu escritório é pequeno, então é por isso que estou na dúvida!.
    Você está de parabéns mais uma vez! #PARABÉNS!♀♀♀

  5. nati 05/07/2012

    nossa! eu tenho tudo isso! rs ^^
    quer dizer, menos a etiquetadora que é meu sonho de consumo! *-*
    organizar as pequenas bagunças da casa realmente facilita na organização da vida!!

    beijinho!

  6. Rosilene Carvalho 05/07/2012

    Thaís: Fiquei encantada com seu blog! Estou a beira de enlouquecer com a minha falta de coragem para organizar minhas coisas. Já fui pesquisar o FlyLady e achei muito bacana! Em breve vamos reformar nosso apartamento e teremos um escritório! Estas ideias são muito bem vindas! Obrigada pelas dicas!

  7. Milene 05/07/2012

    Adoreiiiiiii o rotulador, quero comprar um logo! qual é a especificação da fita que voce usa? Muito obrigada por me ajudar a ser uma pessoa mais organizada.

    • Thais Godinho respondeu Milene 06/07/2012

      Milene, esse modelo só tem um tipo de fita! Eu uso a básica, branca, pra padronizar mesmo.

  8. Chrystiane 05/07/2012

    Olá, Thais!!

    Escrevo para dizer que seu blog mudou a minha vida!
    Estou destralhando minha casa a pelo menos um mês e já consigo criar solução para organizá-la.

    Descobri que preciso comprar mais alguns móveis (armário, sapateira, mesa de apoio para sala) e algumas caixas de plástico.

    Sigo sua máxima de que a perfeição não existe, logo poderei decorar a casa para ficar mais aconchegante.

    Parabéns pela iniciativa e obrigada por escrever!

    Até…

  9. Cris Borges 05/07/2012

    A pergunta que nao quer calar é: onde é que se acha essas “subpastas” dentro do organizador de mesa? Quebrariam um galhão pra outras pastas organizadas…

    • Thais Godinho respondeu Cris Borges 06/07/2012

      Cris, dá pra comprar as pastas avulsas em sites tipo o da Kalunga ou fazer você mesma com cartolina. Antigamente eu costumava fazer as minhas, mas dá um certo trabalho e hoje prefiro comprar mesmo.

  10. Talita 06/07/2012

    Tenho um mural fiz de quadro de avisos… Rotinas, provas, contas, tudo alí.
    E quanto aos outros ítens, o rotulador sempre achei uma gracinha, mas ainda sou adepta do bom e velho ‘imprimir e colar’, rs.

  11. Flavio Moreira 06/07/2012

    Esqueci-me de falar do rotulador. É uma mão na roda. Uso em casa para identificar os potes de mantimentos. Coloco o que é e a data de validade. Como meus mantimentos ficam à vista, em prateleiras, não confundo a farinha de trigo integral com a de centeio, por exemplo. Também usei no organizador de mesa, com as entradas e saídas (“contas a pagar” e “arquivar” a terceira divisão ainda serve para guardar meus marcadores de página. Uma coisa sobre as fitas usadas nos rotuladores é que elas são à prova d’água e você pode lavar os potes sem susto, porque elas não saem. Nas quando é preciso trocá-las (por exemplo, para mudar a data de validade de um produto), elas saem sem deixar marcas.
    Abraços

  12. Larissa 06/07/2012

    Bom dia Thais!
    Conheci seu blog a uns dias atrás e fiquei impressionada, li quase tudo em um dia e todos os posts, dicas e afins batiam com a minha vida em gênero, número e grau. Adoro organização e levo isso pra minha vida como necessidade, sem ela percebo que deixo de fazer muitas coisas que gostaria de fazer ou as deixo passar despercebidas. Tenho 19 anos e comecei a trabalhar e fazer faculdade ano passado, consegui montar um ”projeto” de como administrar meu salário e até então foi a melhor coisa que já fiz e tenho o maior orgulho! Muitas coisas do blog se encaixam na minha vida, o método GTD, por exemplo, eu AMEI, tudo o que vou fazer agora a primeira coisa que vem na minha cabeça é ”Se levar menos de dois minutos para realizar, faça imediatamente”, também adorei o Toodledo, pena que não consegui usá-lo, vou tentar ler e reler os posts até me adaptar, meu sonho conseguir organizar tudo e montar listas do que pretendo fazer e o que devo fazer, só assim para eliminar e ”filtrar” tanta informação na cabeça, afinal conciliar faculdade, trabalho, família e namorado não é uma tarefa fácil rs.
    Muito obrigada pelas dicas, com certeza vou sempre acompanhar o blog!

    • Thais Godinho respondeu Larissa 06/07/2012

      Obrigada você, Larissa.

  13. Erica Abe 06/07/2012

    Qual é a marca e o modelo deste rotulador?

    obrigada!

    • Thais Godinho respondeu Erica Abe 06/07/2012

      Erica, todas as imagens estão com links para a página com mais informações. =)

  14. Laila D'Anglly 06/07/2012

    – Que post ótimo! Vou usar no escritório aqui de casa mesmo, mas pelo g-to muita coisa vou ter que improvisar pq minha cidade é pequena e não tenho tantas opções assim.

    • Thais Godinho respondeu Laila D'Anglly 06/07/2012

      Laila, dá pra comprar a maioria pela internet também, dê uma olhada!

  15. joana silva 06/07/2012

    adorei todas as ideias *_* genial

  16. Raphaela 08/07/2012

    Thais, o que substituiu as pastas suspensas pra vc? Quando li no blog achei que vc utilizava de forma tão prática que até ia me arriscar, mas agora que vc afirmou categoricamente que não usa mais, fiquei na dúvida sobre o que poderia usar/fazer para ter o mesmo resultado.
    Abraço e PARABÉNS pelo seu trabalho!

    Raphaela

    • Thais Godinho respondeu Raphaela 11/07/2012

      Raphaela, não uso mais para fazer o esquema das 43 pastas do GTD, mas uso sim. =)

  17. Kleberth Kilson 10/07/2013

    Simples e práticos
    Seus métodos de organização de escritos são ótimos, vou até mesmo adota-los como medidas padrões organizacionais em meus ambientes de trabalho.

    obrigado

  18. CLAUDIA 28/11/2013

    Adorei seu blog! Acaso voce leu A Triade do tempo também? Eu identifiquei muito do que voce escreveu com o conteudo do livro!

    • Thais Godinho respondeu CLAUDIA 28/11/2013

      Li, mas são conceitos comuns de organização. Eu não tinha lido o livro ainda quando escrevi o post.

  19. Tania Ma. Dantas Monteiro 13/09/2014

    Tenho uma pequena empresa de ônibus e trabalho com fretamentos, transporte escola e transporte de funcionários, porém venho sentindo muita dificuldade de me organizar no que diz respeito a: documentação de funcionarios, escala de rotas, agendamento de viagens extra, recebimentos de pagamentos e também sempre esqueço de pagar cheques e outros. Estou tentando montar um escritório em um comodo da minha casa, pois faço todo trabalho na mesa da cozinha e no meu quarto em meio a coisas que não tem haver com escritório. Se voce tiver alguma dica de como organizar melhor essas coisas fico bastante grata.

  20. veronica ramos 19/05/2016

    Thais, como é bom passar por aqui!
    Êta Blog Bom!!!