Ontem fui analisar meus cosméticos e itens de maquiagem e joguei 2/3 fora porque estavam vencidos. Incrível como essas coisas vencem rápido sem que a gente tenha tempo de usar. O que sobrou do destralhamento da maquiagem foi um pó compacto que dura até setembro, três batons, um rímel, um brilho labial e um jogo de sombras que vence em agosto (!). Com isso, resolvi fazer uma listinha de itens que preciso ter sempre e só comprar de novo quando um deles acabar ou vencer:

  • Pó compacto (x)
  • Loção, espuma ou leite de limpeza (x)
  • Gloss transparente ( )
  • Finalizador para cabelos (x)
  • Creme para o rosto, para o dia (x)
  • Creme para o rosto, para a noite (x)
  • Base compacta ( )
  • Base líquida ( )
  • Sombras em tons de marrom ( )
  • Lápis preto ( )
  • Pó bronzeador ( )
  • Rímel (x)
  • Blush (x)
  • Creme para mãos e unhas (x)
  • Óleo para o corpo (x)
  • Loção esfoliante para o corpo (x)
  • Creme para pés, tornozelos, cotovelos etc. (x)
  • Meu perfume (x)
  • Silicone para os cabelos (x)

Os que estão marcados com “x” significam “tenho, então não preciso comprar”.

Shampoo, condicionador, sabonete, pasta de dentes e outros não precisam entrar nessa lista, ok?

Uma vez eu comentei aqui como é a minha maquiagem básica do dia-a-dia, e ela não mudou muito. Atualmente minha rotina matutina de beleza é a seguinte:

  • Tomo banho
  • Passo desodorante
  • Escovo os dentes
  • Passo creme no rosto
  • Passo mil camadas de rímel
  • Passo blush
  • Passo perfume

No geral é só isso. Se vou fazer algo diferente no cabelo, passo um finalizador. Não costumo passar muita coisa no rosto todos os dias porque é muita química e eu gosto de ficar com um visual mais natural. O blush dá para retocar ao longo do dia. Quando vou sair à noite, gosto de usar lápis preto (joguei os TRÊS que eu tinha fora ontem). Antes eu usava sempre pó compacto, mas me libertei e uso só de vez em quando hoje em dia, e bem menos, só para tirar o brilho mesmo. Quero tentar usar bases que não sejam muito pesadas, então vou fazer umas experiências.

Notei que o que tem feito bastante diferença para a minha pele no geral é passar um creminho nas áreas mais secas à noite, além de usar o hidratante noturno para o rosto (massageando) e passar creme nas mãos e unhas antes de dormir. Quando quero intensificar a hidratação nos pés, durmo com meias. Durante o banho, prefiro usar a loção esfoliante em vez de sabonete (que acho agressivo) e, quando estou inspirada, passo óleo no corpo também, antes de me secar com a toalha. Também tenho um creme esfoliante para uso diário no rosto, mas uso dia sim, dia não.

Funciona para mim.

39 Comentários

  1. Coomplicadíssima essa vida de mulher, meu namorado escova os dentes, lava o rosto e capota… No banho um simples sabonete. E fica ótimo, agora eu tenho q como vc tbm me render à oleos corporais, creminhos antes de dormir, prender o cabelo para não dar nó, etc.

  2. tudo que está aí é o básico, e eu deveria me controlar! rs vivo comprando marcas diferentes para experimentar e um e outro vai ficando e vence.
    🙂

  3. Você já experimentou os filtros solares com base da ADCOS? Você resolve as duas questões. Tem loção fps 40 e tem o fluid fps 40 para peles oleosas. Também tem pó fps 30 com tonalizante Perfeito= maquiagem + proteção solar.
    Adoro produtos que juntam muitas funções você tem 1 e pronto. Economiza no bolso e no relógio. Mas não invista em produtos mais ou menos. Procure as melhores marcas. Ou farmácias de manipulação? (isso foi tendencioso):)

  4. Eu não curto não, Analuiza. Já sou bem chata pra bases e pós, quanto mais esses produtos que têm mil funções em uma só. Minha praticidade nesse caso vai para o hidratante com proteção solar.

  5. Thais.. também sempre tive preconceito com produtos dois em 1, até conhecer o filtro solar com base que a Analuiza comentou. Na minha pele, ao menos, fica SENSACIONAL! Uso a loção, que tem ótima cobertura sem ficar com aquele aspecto de ‘reboco’ que algumas bases deixam.. e não fica nada brilhosa, então dispenso o pó compacto!

    Acho que vale testar. Uso e recomendo, mas claro que cada pele é diferente!

    • Oi Laís, que legal. No meu caso é porque sou chata com a questão dos tons de pele mesmo, não com o produto em si. =)

  6. Se essa listinha fosse minha, tem um itenzinho que deveria entrar como por obrigação: corretivo (eu prefiro os de bastão). Não uso pó nem base normalmente, mas corretivo uso até pra malhar. As olheiras e pequenas marquinhas vermelhinhas na TPM sempre precisam ser disfarçadas.

    No mais, costumo ter um único batom pra todas as ocasiões, variando a tonalidade apenas com uma camada de gloss por cima dele quando quero brilhar =D. Rímel incolor tb uso sempre.

    Beijinho!

  7. Não coloquei corretivo de propósito. =) Já tive muitos e fui hard-user a ponto de usar os coloridos, mas hoje acho TÃO artificial que não consigo mais usar. Minhas olheiras são fundas e não há corretivo que aguente. Todo o resto eu me viro bem com pó.

  8. Então, é questão de pele mesmo. Cada uma tem a sua, neh? 😉 Em mim, o que fica TÃO artificial é a base. Dificilmente, raramente, quase nunca utilizo.

    Já fui hard-user de maquiagem tb. Usava todos os ítens, mas hoje, minha maquiagem de quase sempre é: corretivo, blush, batom e rímel (preto nos cílios e incolor nas sobrancelhas).

    =D

  9. Oi Thais,
    Nossa todos os dias passo no seu blog, tem me ajudado muuuito…em relação a maquiagem, queria muito conseguir diminuir minha bolsinha, tem uma em casa, uma no trabalho e quero andar com uma na bolsa, mas sempre quero encher demais…PLEASE, queria ter uma só…Preciso aprender mais sobre desapego!!! As vezes quero algo que está em uma delas e sempre não está ao meu alcance…ou em casa ou no trabalho!!!
    Maceió-Alagoas

    • Célia, o certo é ter um kit para cada lugar mesmo (e um para deixar na bolsa). O que eu costumo fazer é levar o básico na bolsa (rímel, hidratante e blush). O problema de ter 3 kits é que os itens vencem sem que tenhamos usado inteiros. =/

  10. Ah,fiz este destralhamento sábado e caí para trás quando vi que o lápis de olho que estava usando diariamente tinha vencido em 2007 :0

    Pior que não se trata de ter um monte e não usar – muito pelo contrário!

    Uso muito tudo que tenho, não tenho excessos e faço maquiagem 2 vezes ao dia – tenho 2 trabalhos , e entre eles volto pra casa , tomo banho e refaço tuuuudo de novo!

    Ou seja, checar a validade maquiagem tem que entrar na nossa rotina mesmo….Acho que vou passar a anotar a data na própria embalagem, com caneta de marcar cd.

    Nunca mais quero levar o susto que levei esta semana….

  11. Dos mais importantes acho que faltou demaquilante e anti-idade. Eu cuido bem da minha pele, e a rotina inclui produto específico pra limpeza (nunca uso sabonete na pele do rosto!). Sobre os produtos multi-tasking, dê uma chance a eles, são excelentes, eu uso um hidratante pela manhã que também é anti-idade e filtro solar. Se vou usar mais maquiagem de dia uso um BB cream que além das atarefas acima, também corrige o tom da pele e cobre imperfeições de leve. Os produtos com mais de uma utilidade tb costumam ser os mais hipoalergênicos. O único lado ruim é que são caros.

    Eu fiz minha lista de 30 before 30 e incluí melhorar ainda mais meus cuidados com a pele e instaurar uma rotina e estoque de produtos pro cabelo, já que assumo com vergonha que hoje em dia meu cuidado com eles é zero. 🙁 Outra resolução é só usar produtos orgânicos, sem componentes químicos hard-core. Mas aos poucos, porque esses sim, custam um rim.

    Bjos

  12. Thais, tem os dois sim. =) Tão lá, loção de limpeza e creme noturno, que é o anti-idade. Esse BB cream é famoso, mas não tenho ideia de onde comprar no Brasil. Nunca procurei com afinco, também.

    • Thais, tudo bem? Cheguei a esse post somente hj, e não sei se vc ainda não descobriu o BB Cream.
      Eu não gosto de maquiagem, tenho preguiça de passar e mais ainda de limpar. Então simplifico ao máximo, justamente pra nenhuma das duas tarefas levar mais de 5 min. Eu uso um filtro solar com hidratante da Adcos há 20 anos (tenho 32), religiosamente, e passo o BB Cream da Maybelline, que custa R$ 30,00. Depois vão o rímel e batom. Simples, rápido e eficiente.

      Bjs,

  13. Oi Thais, Eu uso uma base em pó mineral. É facil de aplicar e dá um visual bem natural, parece que não passei nada, mas segundo as amigas e família faz diferença… Abraço!

    • Já tive essa base em pó mineral, Patricia. Não vi diferença para o pó, e também deixou minha pele oleosa (coisa que ela não é). Mas isso pode ter sido questão da marca mesmo, não do produto em si.

  14. Bom, reza a lenda que dá pra usar a maquiagem vencida. Tem gente que só descarta se estiver com cor ou cheiro ou aparência alterada. Mas, sei lá,né?! Rsrsr
    Adoro seu blog! Ele tinha que virar aplicativo! Rs

    Bjo

    • Renata, já usei sim e fiquei com olho ardendo, pele ardendo etc, então não uso mais não. Prefiro não arriscar.

  15. Olá! Te acompanho há um bom tempo, comecei no blog do Paul – nossos filhos têm a mesma idade.

    Posso dar uma sugestão de pauta que gostaria de ver por aqui? Lá vai: como organizar as lembranças que guardamos dos nosso filhos. Outro dia me peguei à voltas com isso, é tanta coisa que a gente quer guardar e fica tão difícil achar espaço para tudo! Como vc tem uma boa visão sobre organização, queria ver vc falando sobre isso.

    Grande abraço.

    • Alethéa, que tipo de lembrança? Tenho algumas coisas em uma caixa. Ele não tem tanta coisa (ainda).

  16. Thais, indico o filtro solar Roc Minesol Oil Control fator 30, com cobertura mate a pele não fica oleosa durante o dia todo, é maravilhoso!!! E base indico a Loreal Infallible, aquela que vem com pincel… é perfeitaaa!!! Também com cobertura mate não deixa a pele nenhum pouco oleosa e é perfeita para o dia, pois é super leve… Agora para a noite MAC sem dúvida!!
    Bjss

  17. Olá Thais 🙂
    Gosto muito do seu blog, e sigo quase diariamente, muitos Parabéns porque é realmente excelente!
    Recomendo o BB cream, comprei o mais claro da Estée Lauder, que tem 35 de proteção e é muito bom. Mas alguns adaptam-se a todos os tons de pele, como o da Christian Dior ou da Dr. Brandt (Sephora). Os melhores são os asiáticos, que têm 50 de proteção.
    Beijos*

  18. Oi Thais, gosto muitao do seu blog, sempre que posso dou uma olhadinha!
    Sou consultora de beleza de uma marca americana chamada Mary Kay, e a base é maravilhosa!
    Ela é feita de argila que ajuda a controlar a oleosidade da pele, tem ativo anti idade e tem uma cobertura muito leve!
    Além de tudo tem um preço muito bom (R$49)e dura muito! Tem o prazo de validade bem extenso..hehe
    Se quiser experimentar envie um email.
    Abraço e parabéns pelo blog, uso muitas de suas dicas!

    Érica Rodrigues

  19. de manhã eu passo o protetor solar tonalizante, assim eu protejo minha pele e dou uma uniformizada na cor. aí passo corretivo nas olheiras e alguma espinha ou mancha que tenha, pó, rimel e um batom ou gloss. essa é a minha rotina. de noite lavo o rosto, tiro o excesso dos olhos com um demaquilante e passo o creme noturno. bem simples. mas confesso que várias vezes durmo sem lavar o rosto por pura preguiça (muito ruim, eu sei).

  20. Eu parei de sofrer com olheiras depois que troquei o corretivo pela base em bastão. Atualmente uso da Make B do Boticário e não fica artificial. Uso somente na área dos olhos e resolve! Antes de aplicar a base, aplico o protetor solar facial.

  21. Oi Thais

    Sempre acompanho seu blog e quero contribuir com a rotina minimalista para nós mulheres..
    Um produto que acho muito bom é o hidratante da linha clearsin da Avon pois tem cor suave de base, é hidratante e tem protetor solar. gosto bastante.
    A outra dica é para dar uma super hidratada nos pés passar o creme , colocar saquinhos plásticos e meias por cima. Os pés ficam super macios e hidratados.

    Um super beijo

  22. Eu estava precisando de uma listinha dessas Thais! E vou copiar a sua descaradamente, posso? Vou começar a montar um controle dessas coisas, porque nessa área é bastante difícil organização para mim. Eu às vezes compro um monte de coisa e depois de um tempo, vejo que está fora da validade, que tenho duplicado…
    Outro dia fui usar um perfume e vi que tinham dois no meu armário fora da validade…
    Seu blog é maravilhoso!
    Parabéns!! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA