ou

Imagem: Getty Images

O chão do nosso apartamento é branco, o que me deixa maluca porque até o rejunte sujo incomoda. Outro dia mesmo eu tinha acabado de limpar a entrada de casa e, minutos depois, vi marcas de sujeira no chão, que eu descobri serem do meu sapato, quando eu voltei da rua. Minhas conclusões: preciso comprar um capacho e preciso me habituar a deixar os sapatos na entrada.

Já li em algum lugar que quase toda a sujeira do piso vem dos sapatos quando você chega em casa, e o preocupante não é só a sujeira, mas as bactérias e doenças que o sapato também pode trazer (coitado). Então a melhor dica de limpeza para manter o chão limpo é deixar os sapatos logo na entrada. Para complementar, você pode deixar ali um cesto com chinelos ou pantufas que só devem ser usados dentro de casa, porque também ninguém quer ficar esfregando meias encardidas mais tarde. Mas atenção: esses chinelos não devem ser usados para sair! Nem para levar o lixo lá fora, está bem?

Outras dicas:

  • Tenha um capacho áspero do lado de fora da porta e um de nylon dentro. Passe o aspirador neles com uma boa frequência (ao menos uma vez por semana), pois além de mantê-los limpos, aumenta a durabilidade das fibras.
  • Coloque uma base de borracha ou de madeira onde as pessoas colocarão os sapatos. Isso pode ser muito útil em época de chuvas.
  • Se você mora em uma região rural, pode ser interessante ter um daqueles raspadores de sapato na entrada (muito comum em casas no interior).
  • Tenha um porta guarda-chuvas para que as pessoas não passem com o artefato pingando e ainda por cima pisando no molhado (dói só de pensar).
  • Se tiver cachorros, invista em luvinhas para ir para a rua. Parece frescura, mas é muito séria a quantidade de sujeiras que eles também trazem. Habitue-se a deixar uma toalhinha na entrada para limpar as patinhas deles, caso tenham saído sem.

A grande verdade é que, quanto menos você suja, menos tem que limpar. Ao menos foi isso que eu fiquei dizendo a mim mesma quando precisei passar o pano no piso pela segunda vez no mesmo dia.

E como convencer os transeuntes da sua residência?

1 – Tenha um lugar organizado para deixar os sapatos. Não adianta deixar ali, largados e querer convencer todo mundo que aquela é a melhor maneira de fazer as coisas.
2 – Dê o exemplo.
3 – Para visitas, use desculpas como “tapete novo!” ou “o bebê ainda engatinha”.

Se nada disso adiantar, peça com delicadeza uma vez… e outra…

Se você tiver dúvidas, veja um texto aqui no blog sobre como organizar a entrada de casa e pegue algumas ideias. Lembre-se que a porta de entrada é a primeira coisa que as pessoas vêem quando chegam à sua casa, e que a primeira impressão é sempre a que fica. Cuide dos olhos das pessoas que têm essa visão diariamente: você e a sua família, porque ninguém merece morar em um lugar que acha feio ou sujo.

Thais Godinho
18/05/2012
Veja mais sobre:
33
Planilha para mudança
Inspiração do dia: despensa rotulada
Inspiração do dia: armário impecável

 

  1. Lilly 18/05/2012

    PERFEITO! Por isso, minha casa terá um ‘mudroom’, e serei adepta da filosofia japonesa: nada de sapatos em casa! Eu odeio esse comportamento e sei o quanto nossos sapatos e calçados imundos da rua sujam a casa dos meus pais, onde ainda moro, principalmente na entrada e nos tapetes. Quando eu vou limpar eu sofro pra caramba!

    Olhem idéias boas para incrementar o seu móvel na entrada da casa:

    http://www.houzz.com/photos/87603/Case-Design-Remodeling–Inc–traditional-entry-dc-metro

    http://www.houzz.com/photos/368872/ASID-Showcase-House-traditional-entry-minneapolis

    Se não for possível mandar fazer mais um móvel, o que custa caro pela personalização, dá para adaptar uma cadeira ou banco antigo de madeira e mandar colocar uma prateleira embaixo, assim: http://img002.adimg.com/ImgAd/2010/_05/_29/_1154396/banco-de-madeira-pchacaras-e-area-de-lazer_2.jpg

    Comprar pantufas e chinelos de ‘vovó’ fofinhos também podem colaborar para as visitas aceitarem nosso costume. A não ser que alguém delas esteja com a meia furada…

  2. Lilly 18/05/2012

    Ahh, outra coisa. Eu moro em apertamento, e tem uma vizinha na escada inferior que deixa seus calçados para fora da porta da entrada dela, que no caso, é a da cozinha. Eu acho bem feio esse tipo de ação.
    Já sei que é costume europeu também proceder assim, mas gente, pensem comigo: se eu chegar com um calçado sujo mesmo, e deixasse fora, o que pensariam meus vizinhos? E se eu recebesse uma visita dali a dois minutos, seja ela da casa ou desconhecida?

    A porta da nossa casa é quase a porta da nossa vida, por isso, eu defendo que eles devem passar pelo tapete ou capacho, que serão limpos depois, e ficarem dentro de casa até serem recolhidos e limpos devidamente.

    • Thais Godinho respondeu Lilly 19/05/2012

      Sobre deixar os sapatos para fora, eu não cheguei a esse nível de desapego.

      • Ariele Nayara respondeu Thais Godinho 09/05/2016

        Olá, estou com um projeto fictício para fazer no qual a cliente prefere que as visitas fiquem descalças, mas algo muito desagradável é colocar pantufas usadas ou chinelo de outras pessoas. você tem alguma ideia para esse problema? E creio que esse problema não é só eu que enfrento :/.
        😀 Beijos adorei o artigo espero resposta !

        • Thais Godinho respondeu Ariele Nayara 09/05/2016

          Saquinhos de pano para “vestir” os calçados.

  3. Jonara 18/05/2012

    Oi Thais,
    Descobri teu blog há pouco tempo, este é meu primeiro comentário.
    Então, aqui em casa tiramos os sapatos para entrar há quatro anos. Amigos e parentes já sabem do hábito e estão acostumados, mas eu tinha um problema com funcionários de manutenção, instaladores, etc, porque eles muitas vezes usam botas e coturnos, aí é uma trabalheira tirar tudo só pra ficar 2 minutos dentro de casa… e às vezes eles entram e saem várias vezes para buscar ferramentas. Então um dia eu fui num consultório de dentista e lá elas nos davam uma capinha de TNT para vestir por cima dos nossos sapatos. Eu achei a idéia genial! Aí resolvi adotar aqui em casa. Como não achei as tais capinhas pra vender, comprei toucas de banho descartáveis. Elas ficam meio grandes pra alguns, aí tenho uns mini prendedores pra deixar justo. As pessoas acham estranho, mas é mais fácil pra eles e pra mim. (ps, aqui é fácil justificar porque é tudo carpete…)

  4. Aline 18/05/2012

    Eu odeio que pisem no tapete da sala com os sapatos sujos da rua…aqui em casa a gente tem o costume de tirar o sapato assim que chega em casa, mas como avisar as visitas sem ser indelicada? Eu sou muito chata com limpeza, e dá um trabalhão tirar as manchas do tapete, ter que mandar lavar…tem gente que não dá a mínima, mas eu acho que as pessoas deveriam ter um pouco de simancol quando vão na casa dos outros, ou seja, não fazerem o que não fariam na casa delas. Se a pessoa foi convidada para ir na sua casa, é porque te conhece um pouco, então o que custa agir como o dono da casa espera??

    • Leonardo Santos respondeu Aline 14/07/2013

      Olá eu estou montando meu apartamento e sou adepto deste costume de tirar os sapatos na entrada, passei 1 mês no Japão e agora não consigo entrar em uma casa sem retirar os sapatos (quando na casa se entra com sapatos não posso fazer nada regras da casa). Quanto ao pedir para as visitas que retirem seus sapatos eu não acho indelicadeza nenhuma!!! a casa é sua e as regras tb, indelicadeza é a pessoa não respeitar. Acho que pedir para que retirem já é uma forma delicada. “por favor peço que retirem seus sapatos ao entrar em minha casa, vocês poderão achar chinelos (suripas em japonês) na sapateira” ou até mesmo entre primeiro e retire seu calçado perante todos, as pessoas normais com um pouco de noção irão perceber!!! as que não se ligam o aviso se faz necessário!!!

  5. Gisele 18/05/2012

    Essa dica é ótima!! Pena que não temos este costume. Já morei no sul e lá o pessoal faz muito isso, é bem bacana!! Eu gostaria de fazer isso em casa…mas meu apê é mto pequeno… se deixarmos os sapatos na porta da entrada, todo mundo vai tropeçar ou a porta nem vai abrir.
    Parabéns pelo blog!

  6. Deborha 18/05/2012

    Estou na luta por organizar a entrada de casa, a parte difícil é convencer a família de que isso é realmente importante.

    Quanto aos sapatos na porta de entrada, do lado de fora do apartamento, acho que não fica feio, nem passa aspecto de sujeira aos vizinhos ou visitante se tiver um lugar apropriado para isso, como um cestinho ou bandeja de chão. Claro, se você chegou a casa depois de passar por um lamaçal, melhor tirar o sapato na entrada e levar logo pra limpar, pois essa sujeira pode danificar o seu calçado e não apenas enfeiar o ambiente.

  7. Mary 18/05/2012

    Olá, logo que li não pude deixar de lembrar … como minha família é descendente de japoneses ….

    No Japão você não entra em sua casa e muito menos na casa dos outros com o mesmo sapato que andou na rua. Logo que entra em uma casa existe um local chamado genkan (hall de entrada) onde você deve deixar os seus sapatos e normalmente há uma espécie de chinelo chamado surippa para você colocar e entrar na casa. Outro hábito que no começo eu achava frescura, porém se você pensar bem faz todo sentido. Nós vamos para rua pisamos sabe se lá em que e depois com o mesmo sapato pisamos pela casa toda. Depois muitas vezes andamos descalços pela casa e até mesmo sentamos no chão. Não parece muito higiênico não é mesmo? E não é mesmo! E se tiver criança em casa é ainda pior, pois elas adoram deitar no chão. Mas para ser sincero o que me fez defender tanto esse hábito não foi nem o fator higiene e sim, o fato da casa ficar limpa por muito mais tempo. Experimente fazer isso em casa. Não entre e não deixe ninguém entrar com os mesmos sapatos da rua. Você vai ver como sua casa vai demorar para sujar.

  8. Renata Carvalho 19/05/2012

    Certa vez vi num prédio comercial uma máquina que limpa os sapatos de quem chega da rua. Certamente se eu encontrasse, compraria. Até andei procurando. Achei em algum lugar que não me lembro qual era, mas caiu no esquecimento. Concordo com vc Thaís, na questão da limpeza da casa. É uma coisa horrível como ficam as meias das crianças depois de andar pela casa onde todos os sapatos pisaram. Colocar os sapatos na porta da rua, no meu caso deixa de ser opção, visto que moro em casa. Teria que deixá-los na garagem. Nesse caso teria que concordar com a Lilly. E se chega alguma visita em sua casa e dá de cara com vários pares de sapatos aguardando higienização? Não seria agradável… No meu caso ainda teria a ‘viagem’ para o andar de cima. Acho que preciso realmente da máquina de limpar sapatos, viu!
    Adoro todas as suas dicas!!!

    • Thais Godinho respondeu Renata Carvalho 19/05/2012

      Gente, eu concordo quando vocês dizem que uma visita chegar em casa e vir um monte de sapatos pode não ser agradável, mas parem por um momento e pensem na frequência com que você recebe visitas! Se você receber visitas todos os dias, ok, vamos encontrar outra solução. Agora, se você recebe visitas ocasionalmente ou quase nunca, vale a pena prejudicar a praticidade do seu lar e da sua família por uma ocasião que praticamente não faz parte da rotina? Reflitam.

      • Alethea respondeu Thais Godinho 08/03/2013

        E por que tem que ser um “monte” de sapatos? Se começar a amontoar é sinal de que virando bagunça e estão sempre no lugar errado!
        E se a visita chegar de repente, explique e aproveite para passar esse conhecimento!

  9. Amanda 19/05/2012

    Eu acho bem mais simples limpar o máximo possível o sapato NO TAPETE do lado de fora da casa. Pelo menos pra minha família, sempre funcionou. A menos que se tenha filhos, acho impossível um sapato sujar tanto a casa só no tempo de entrar em casa e tirá-los em seguida – desconsiderando a parte das bactérias, claro. Quando estiver chovendo, quando vier de cemitério ou hospital ou quando acontecer de pisar na lama, simplesmente retire os sapatos na entrada da casa e vá descalça até a área de serviço com eles em mãos pra lavar. Lá, calce o que vc deseja.
    E outra: não dá pra guardar sapatos na entrada quando se vive em casa/ap pequenos. Além de comprometer a passagem, fica feio.

  10. Amanda 19/05/2012

    E quanto a questão do pessoal que vai pra fazer reparos, vale a mesma dica dada pela Thaís: com que frequência a gente recebe essas pessoas? É muito raro, penso eu. Vale mais à pena tirar o tapete enquanto a pessoa estiver executando o serviço e depois, dar uma geralzinha na sala ou no local pelo qual a pessoa passou.

  11. Jonara 20/05/2012

    No meu antigo apartamento eu tinha duas sapateiras da TokStok do lado de dentro do hall de entrada. Nestas sapateiras ficavam todos os sapatos do dia a dia. Os sapatos que acabaram de ser usados ficavam no chão, do lado da sapateira e os que estavam limpos iam pra sapateira. Estas sapateiras são fechadas na frente e abertas atrás, os sapatos ficam bem ventilados e a bagunça fica escondida. Acho muito bom!

    Agora moro numa casa que tem um mini closet logo na entrada (AMO!). Deixamos tudo aí: casacos pesados, sapatos, guarda chuva, chaves. Quando chega visita é só fechar a porta.

    Também não gosto de um monte de sapatos aparentes e espalhados na entrada, dá uma impressão muito ruim.

  12. Talita 20/05/2012

    Como moro numa republica e quase todos os dias temos visitas acho que eu não conseguiria transmitir a idéia, mas vou começar pelo meu quarto! Se eu ver uma mudança muito grande em relação à limpeza (pq ainda acredito que muita poeira do chão venha pela janela) acho q até consigo adeptos! rs
    Gostei muito das dicas!

  13. Fatima 22/05/2012

    Olá Thaís,

    Acho isso fantástico! É uma atitude simples que traz um bem enorme para todos e para a manutenção da casa também. Estou na minha casa nova há quatro meses, projetei todos os móveis, enfim, fiz tudo do jeito que idealizei. Na entrada de serviço, fiz um movel integrado com a estrutura dos armários, com prateleiras para deixarmos os sapatos que vem da rua e trocarmos pelo chinelo da casa. É um espaço transitório, pois depois de devidamente acomodados em casa, temos a tarefa de levar o sapato para a área de serviço, fazer a limpeza e guardá-los devidamente nos seus lugares. Nunca tem bagunça! No alto da prateira tem uma caixinha para deixar chaves e celular. Já convenci marido e filho a aderirem. O problema, para mim, são as visitas. Fico muito sem jeito para pedir para tirarem seus sapatos, não consigo. No meio da conversa, geralmente explico que dentro de casa não usamos os sapatos que vem da rua…, mas as pessoas não entendem, ou não querem entender a mensagem…

    Você me ajudou tanto nesse processo de mudança e desapego de coisas! Nunca fui muito organizada, mas estou tentando, já melhorei muito.

    Beijos,

  14. Amanda 22/05/2012

    Poxa, Thaís…não publicou meu comentário? Apenas coloquei um outro lado da questão, mas seus posts são ótimos e sempre visito seu site. Bjs!

    • Thais Godinho respondeu Amanda 22/05/2012

      Oi Amanda, ainda não vi seu comentário… tenho mais de 60 aqui para aprovar e vou fazendo aos pouquinhos. Daqui a pouco ele entra. Eu só modero spam. ;D

  15. Cristina 24/05/2012

    Olá!

    Eu tenho o hábito de não entrar com os sapatos em casa e usar chinelos diferentes no pátio e dentro de casa. Porém a minha tia obriga todos a tirarem o sapato no apartamento dela porque ela possui um carpete e ele por si só já é de difícil limpeza. Conversando com ela, ela falou que as vezes acaba magoando as pessoas, até porque as vezes fica difícil para uma pessoa de idade se abaixar para tirar e colocar os sapatos, ela não tem um banco para esse uso específico. Ah… muitas vezes os visitantes não querem usar chinelos já utilizados por outras pessoas e eu até concordo pois pode-se contrair problemas como as verrugas. Eu a convenci de tomar uma atitude boa para ambas as partes: utilizar pro-pés descartáveis. Assim fica mais fácil de colocar, é só esticar por cima do sapato e depois colocar fora. E se for uma pessoa de idade fica mais fácil e menos contrangedor para ajudar.

  16. Livila 01/06/2012

    Em minha casa todos tiram o sapato no dia-a-dia, o que mantém a casa quase limpa, quase porque temos muito cabelo e é praticamente isso que vai pro lixo na faxina, cabelo caído na casa! Mas em dia de festa e tal, não aplico a regra para não constranger ninguém, e a faxina é inevitável de qualquer forma.

  17. Adriana 18/07/2012

    Ave

    Eu concordo com vcs sobre limpeza, as se essa moda pegar não irei a lugar nenhum mais sem meu marido, ele se recusa a tirar os sapatos até em aeroporto, morro de vergonha.

  18. Pamela 29/01/2013

    Olá Thais, comecei a poucos dias a acompanhar seu blog, gostei mto estou até montando o meu checklist de limpeza. Sempre fui mto organizada e gostava de ficar arrumando armários, mas agora com a minha casa estou sentido algumas dificildades de evitar que a sujeira entre, por isso gostaria que vc enviasse uma opção para casas que não tem entrada específica, pois casei a pouco tempo e construimos uma casa com entrada direto da garagem para a cozinha e entrada direto na sala e outra direto na lavanderia(costumamos utilizar essa) e todas essas ‘entradas’ são apertadas sem espaço para colocar um aparador ou algo parecido, gostaria que comentasse sobre isso e desse alternativas pq não consegui achar nenhuma.
    Abraços, Pâmela

    • Thais Godinho respondeu Pamela 29/01/2013

      Meu apartamento é assim também. Coloquei um aparador logo depois da porta da sala. É só designar um espaço perto da porta.

  19. soraya 19/02/2013

    Nosssa me vejo nisso aqui ja faz 6 anos que não aceito mais que entre de sapato mais as pessoas de fora não aceita e entra , ja tive caso que entro com sapatos sujos de coco e mesmo assim não se toco por isso não permito mais a entrada de sapatos … mais confesso que que tem umas pessoas que me dão muito trabalho por não aceitar isso … quando é prestador de serviço os que não me conheço permito a entrada e logo após faço a faxina com candida , os que me conhece retira de boa … sempre deixo para marca no dia que será feito a faxina .. estarei organizando uma entrada mais organizada … grata

  20. Vanessa Baldi 24/05/2013

    MEU DEUS como me identifiquei com o blog, eu ODEIO que entrem com sapatos na minha casa mas ao mesmo tempo tenho vergonha de pedir para tirar!!! Então limpo tudo depois que a visita vai embora, me sinto uma louca fazendo isto mas… não consigo ser diferente, rsrsrs, só de pensar em tudo que pisamos nas ruas, cocô de cachorro, banheiros públicos, etc… fico arrepiada! Como tenho uma filha de 3 anos, toda hora sentamos no chão para brincar e já pensou sentar no chão sujo não dá né… Uma vez vi uma entrevista do Tiago Leifert no faustão dizendo que ele tem uma máquina que encapa sapatos na porta do quarto, achei INCRÍVEL….mas nunca encontrei para comprar 🙁 Então fica a pergunta: como convencer as visitas que não é loucura da minha cabeça entrar de sapatos em casa???

  21. NIDA 28/03/2014

    EU TENHO UMA DICA QUE ME AJUDA MUITO,AQUI EM CASA EU DEIXO UM VASO BACANA E BARATO PARA OS SAPATOS DE RUA ,OU CHINELOS E DENTRO DE CASA OUTRO VASO LEGAL E BARATO PARA OS CALÇADOS DE CASA,SO DE CASA COM CHINELINHOS EXTRAS CASO CHEGUE VISITAS,TODO MUNDO TEM CHINELINHOS QUE NÃO USAM MAIS,NÃO JOGUE FORA COLOQUE NO VASO LEGAL E BARATO .COLOQUE PERTO DA PORTA.ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.

  22. gloria 06/08/2015

    vou seguir a dica não aguento mas limpar o chão

  23. Marisa 27/09/2016

    Interessante.

  24. Carol 03/01/2017

    Ola! Apesar de ainda nao aderir a esse habito, que acho sensacional, falo como visita agora… Minha cunhada tem esse habito mas toda vez que vou na casa dela nao tem sapatos para as visitas ou eles estao sempre muito sujos. Acabo tendo que andar descalca e fico com meu pe imundo pq a casa dela sempre esta suja (tem muitos animais e o transito é sempre alto – ai penso: pra que tirar os sapatos se a casa esta sempre suja! rs). Ai dps tenho q colocar meus pes sujos na minha meia branca limpinha! Super desagradavel isso… Como estou pensando em comecar a fazer isso na minha casa tb, estou tendo a ideia de deixar sempre uma havaiana ou pantufa BRANCA pra visita poder olhar q esta limpo e nao sentir nojo de colocar os sapatos. Outra alternativa minha sera tb colocar pro-pes para as pessoas que nao quiserem tirar o sapato (sao as capas que usam em centro cirurgico e as que fornecem nos aeroportos qd precisamos tirar nossos sapatos). O que vcs acham?