ou

Situação 1

Você chega em casa e, antes de entrar, encontra embaixo da porta meia dúzia de correspondências que pega e coloca em cima da mesa de jantar. Larga a bolsa no sofá e tira o casaco, deixando-o em cima dela. Vai até o banheiro, onde tira os sapatos e deixa por lá mesmo. Percebe que precisa pegar outro rolo de papel porque este está acabando, mas mais tarde pensa nisso.

Toma um banho rápido e percebe que esqueceu de colocar o frasco novo de shampoo dentro do chuveiro, então se estica toda(o) molhada(o) até o armário da pia e pega o que está faltando. As roupas sujas ficaram amontoadas em cima do vaso. E, depois do banho, você liga a tv e abre a geladeira, em busca do congelado perdido.

A louça do café-da-manhã está na pia, mas depois da janta você lavará tudo de uma vez – ao menos é o que você diz a si mesma(o). Ficar no sofá é confortável, afinal, você está exausta(o) depois de trabalhar o dia inteiro. Entra no Facebook pelo celular e, quando vê, já está na hora de dormir. Escova os dentes e percebe que precisa limpar a pia urgentemente, mas só amanhã. Tira as roupas que estão em cima da cama, programa o despertador e pega no sono.

No dia seguinte, deixa de levar para o trabalho uma conta que chegou ontem e já vai vencer, além de ter que usar outro copo para tomar um leite bem rápido antes de sair. A bolsa está intocável e o único item mexido foi o celular. Para lá ele volta, você sai de casa, e de noite o ciclo recomeça.

Situação 2

Você chega em casa e, antes de entrar, encontra embaixo da porta meia dúzia de correspondências que pega e já analisa em 10 segundos o que é lixo, o que é conta, o que precisa guardar e o que precisa de resposta. Coloca as contas dentro da bolsa e joga fora o que for lixo. Pendura a bolsa no lugar próprio para isso e tira o casaco, pendurando-o. Aproveita para tirar e guardar os sapatos. Vai até o banheiro, onde tem dois rolos de papel extras, caso o seu acabe.

Toma um banho rápido e joga a roupa suja no cesto. E, depois do banho, você liga a tv e abre a geladeira para preparar algo rápido e saudável para comer. O filé de frango já estava temperado, então é só colocar para grelhar. Com muita fome, você pega a salada já lavada, tempera com azeite, limão e sal e liga a tv.

Quando termina de comer, já lava rapidamente o prato e a panela, pois são somente duas coisas. Aproveita para lavar a salada e deixar para amanhã, além de tirar do congelador outra carne para fazer na janta do dia seguinte. Ficar no sofá é confortável, afinal, você está exausta(o) depois de trabalhar o dia inteiro. Mas aproveita que está ali para fazer as unhas ou arrumar a gaveta das meias, que está uma bagunça. De olho no horário, vai para a cama a tempo de descansar para o dia seguinte. Escova os dentes e limpa rapidamente a pia com as mãos, pois pingou um pedaço de pasta de dente. Puxa as cobertas, programa o despertador e pega no sono.

No dia seguinte, em 15 segundos estica as cobertas e deixa a cama arrumada. Como dormiu bem, consegue tomar um copo de leite, comer uma fruta rápido e um pedaço de pão. Pega sua bolsa que estava guardada e sai de casa, levando o saco de lixo da cozinha e dos banheiros para a lixeira. De noite, o ciclo recomeça.

Sinceramente, que diferença isso fez no seu tempo? E imagine só uma pessoa que é casada e mora com outras pessoas, ou que tem um ou mais filhos. O exemplo acima é de uma pessoa solteira que mora sozinha.

  • Em vez de acumular correspondência, já decidiu na hora o que fazer com cada uma delas.
  • Em vez de deixar as coisas jogadas, guarda no lugar certo imediatamente.
  • Pequenas soluções precisam ser arranjadas. Precisa ter um lugar para colocar a bolsa, o casaco. Precisa ter um cesto para a roupa suja.
  • Em 10 minutos você separa, na noite anterior, o que comerá no dia seguinte.
  • Dá tempo de descansar da mesma forma.
  • Sujou, lavou. Deixar a louça acumular é furada! Pia suja do banheiro também.
  • Dormir cedo é fundamental.
  • Coisas rápidas devem ser feitas imediatamente.

Analise o seu dia-a-dia e veja o quanto você pode fazer com o mínimo de boa vontade. Ninguém é perfeito e nem deveria desejar ser assim. Qualquer coisinha que você fizer no dia-a-dia já é melhor do que nada. Facilite a sua vida. Livre-se da tralha física e emocional que te atrapalha.

Thais Godinho
17/05/2012
Veja mais sobre:
25
Inspiração do dia: tudo vintage
Falta espaço na sua casa?
Projeto: organizando o apartamento de acordo com o feng shui

 

  1. Shirley Hilgert 17/05/2012

    Muito boa a sua primeira narrativa. Super me identifiquei com ela. Mas prometo que vou tentar me encaixar na segunda, já que vem por aí, em breve, um novo integrante para a família.
    E aí, vamos ser sinceros, se uma casa bagunçada já é um caos, uma casa bagunçada com um bebê recém nascido dentro vira o fim do mundo!

  2. Dani Cano 17/05/2012

    A situação 1 era minha vida antes de conhecer seu blog.
    A situação 2 é a que acontece agora. *-* (se bem que a situação 1 as vezes quer voltar, mas tenho resistido bravamente!).

  3. Bruna 17/05/2012

    Oi Thaís, fiquei feliz ao perceber que eu poderia ser a pessoa da situação 2 🙂
    Abraço,

  4. Michelle 17/05/2012

    Bom…. estou amando este seu cantinho de ajuda a pessoas desorganizadas como eu….
    Estou tentando destralhar meu quarto a meses e apos ler muitos dos seus posts fiquei animada, ainda -melhor só falta- o guarda roupa (que vai ser difícil,mas fazemos muitas doações a igrejas para bazar e pessoas necessitadas então minha mãe deve ter feito uma limpeza na lavagem das minhas roupas.). Estou tentando também organizar tudo na minha vida, já que sou muuuuito preguiçosa pra cuidar da casa.
    Obrigada mesmo por manter este espaço de inspiração.

  5. Deborha 17/05/2012

    Gostei demais desse post. Organizar o mínimo na hora certa e se esforçar pra não gerar bagunça faz toda a diferença no ambiente e no tempo. Tô caminhando pra me tornar organizada de vez! Ainda falta…

  6. Daniela 17/05/2012

    Thais, estou amando acompanhar seu blog.
    Todos os dias dou uma olha para ver, e sempre tem algo para eu melhorar na organização..
    Eu era a pessoa da situação 1…rsrsrs…Mas ainda bem que passei a exergar que mesmo fazendo um pouco, já faz toda diferença.

    Parabénnns!!

  7. Miranda 17/05/2012

    Thais, eu sou a situação 1, mas conheci seu blog recentemente e como não moro mais sozinha, mas com o meu marido…as coisas estão mudando, estou lendo seu blog diariamente! Obrigada….

  8. Carla 17/05/2012

    é impressionante a diferença!!! com alguns segundos aqui e ali a gente consegue se organizar um pouco que seja… e com marido e uma filha de 10 meses, se organizar é preciso!
    como diz minha mãe, eu fico mais cansada de saber q tem louça suja na pia do q de ficar lavando e secando.
    vi em outro post q tu tens um escorredor de pratos na pia, nem isso eu tenho aqui, pra não cair na preguiça de acumular a louça ali.. eheheh
    obrigada por existir e nos ajudar na (des)organização nossa de cada dia.
    bjos

  9. Ana Paula 17/05/2012

    Thays, situação 1 fiquei me olhanod no espelho…luto todos os dias para mudar, mas acho que preciso lutar ainda mais…acompanho seu blog e já mudaram algumas situações por conta de suas orientações…obrigada por nos mostrar que é possível…aliás, com o post de hoje, hoje vai ser diferente. bjs

  10. Flavio Moreira 17/05/2012

    (gargalhadas, muitas)
    Thais, mesmo lendo seu blog todos os dias, ainda sou a pessoa 1, mas com fortes aspirações a ser a pessoa 2, até porque em breve me mudo de apartamento… acompanhado! Ou seja, ou vai ou vai. Mas, para além da diversão, o texto realmente ajuda na reflexão.
    Super-abraço,
    Flávio

  11. Wellington 17/05/2012

    Verdade, louça eh uma droga, aki em casa é meu pai, meu irmão e eu, só meu pai e eu que limpamos, mas eu na verdade, e já cansei de ter que guardar vários copos e talheres, esconder mesmo, pq eles vão pegando, usando e pondo dentro da pia, vão jogando tudo em cima de tudo, eh um saco sabe tem dias que só arrumo a minha parte do quarto pq n da pra organizar outras pessoas…

  12. Deize Cristiane 17/05/2012

    Todos os dias estou aqui lendo suas dicas que são sempre bem vindas, mas confesso que me vejo na situação 1 todos os dias. Sou casado tenho dois filhos e um cunhado que esta em casa durante um tempo, minha casa tem dias que entro por uma porta e tenho vontade de sair por outra afinal uma mulher que trabalha fora chegar em casa e ter que limpar a bagunça minha e de mais quatro pessoas e uma cachorrinha não é fácil, mas sei que tem como eu mudar e começar a fazer e viver como a pessoa da situação 2. Conheço o sistema Fly estou tentando me adaptar e construir me CJ claro que em Baby Steep.

    Te admiro muito. Parabéns por ser tão organizada. Bjus

    • Thais Godinho respondeu Deize Cristiane 19/05/2012

      Deize, acho que o segredo no seu caso é não se cobrar tanto nem cobrar dos outros. A gente acaba ficando mais estressada do que nunca em situações como essa. Faça o básico e tente encontrar soluções dedutivas para todos, para que a organização se torne um processo natural.

  13. Mari 17/05/2012

    Nossa eu adorei esse texto!

    Eu já facilitei muita coisa no meu dia a dia. Até comprei uma lava louças, depois de pesquisar e ver que hoje em dia elas são econômicas (na questão luz e água). Mas ainda moro num lugar muito, muito, muito pequeno. Muita gente simplesmente iria se recusar a morar aqui! haha

    Não cabe um cesto de roupa no banheiro.. mas vamos ver o que eu posso fazer 🙂

    Pra mim a maior lição desse post foi: compre aquilo que você precisa para se organizar. Eu tinha arranjado um gancho para colocar minhas bolsas, mas preciso de mais.. esse tem sido um grande problema ultimamente. Tem bolsa pra todo lado!

    • Thais Godinho respondeu Mari 19/05/2012

      Mari, no meu banheiro também não cabe um cesto. Eu deixo na área de serviço mesmo.

  14. Bibi 17/05/2012

    Acho que você ilustrou perfeitamente o que faz uma pessoa organizada: são os bons hábitos adquiridos, pequenas coisas que não levam nem 5 minutos que vão poupar horas de limpeza e arrumação se tudo acumulasse. Acumular para fazer tudo de uma vez, além de estafante, não dura.

  15. Ana 18/05/2012

    Eu era a pessoa da situação 1, e aos poucos estou conseguindo me tornar a da situação 2 graças ao teu blog, muito obrigada pela inspiração! O difícil por enquanto está sendo convencer o marido de entrar no esquema também, queria conseguir fazer ele acompanhar suas postagens também, mas ele não tem “tempo” pra ler na internet!!!

    Parabéns pela sua organização e pelo blog.

  16. Janaina 18/05/2012

    Depois que conheci o blog percebo que pouco a pouco estou caminhando para a situação 2!

  17. Andrezzah 19/05/2012

    Noosssa … muito bacana … adoro o site e as sensatas dicas. Parabéns.

  18. […] Wear, do Fashion Gazette A melhor forma de anunciar que o suco da caixinha é natural, do Hypeness A tralha nossa de cada dia, do Vida Organizada Consumo: Bonés Supreme!, do Imagem Masculina Nenhum comentário Tags: […]

  19. Bianca 21/05/2012

    Adoro seu blog, ta nos meus favoritos há um tempão! 🙂 Me inspira muito e agora to bem mais organizada e minha mãe ta adorando, claro. Até tempo pra fazer as coisas com calma eu tenho agora, hahaha! Thais, PARABÉNS, seu blog é fantástico 😀

  20. Elaine 22/05/2012

    Olá Thais gostaria q ver seus post de quando seu bb estava por vir, como foi sua preparação e organização para tal acontecimento estou com 7 meses de gestação e quase sempre me pego perdida com tantos preparativos. Consegui seguir sua lista de enxoval o q deu certo pq acredito q compramos o necessário, agora gostaria muito de dicas de rotina e organização apos a chegada dele vc tem algum post nesse sentido?! OBRIGADA vc é maravilhosa e me ajuda MUITOOOOOOOOOO!!!

  21. Elizabete de Jesus de Souza 13/08/2012

    Thais Godinho,
    boa tarde.
    Eu adoro ler tudo que você escreve, é como se você conhecesse o nosso dia dia.
    Mas, eu gostaria de pedir-lhe uma orientação, como eu faço para organizar a minha vida profissional.
    Sou Técnica em Química, responsável pelo Controle de Qualidade de uma empresa que trabalha com envase de água mineral natural.
    Lido constantemente com uma série de questões diferentes em minha empresa.
    Queria saber como que eu faço, para ter um perfil profissional de mim mesma, melhorar o meu português, como montar um cronograma do meu dia dia entre outras coisas.
    Thais estou me sentindo perdida.
    Se houver algum site, alguma dica que você possa me dar eu vou te agradecer muito.

    Obrigada

    Elizabete de Jesus de Souza

  22. juliana 29/01/2013

    Ameeeeiii seu blog. Trabalhar fora e cuidar de tres crianças estava me deixando louca, mas agora sei que com perseverança e suas dicas vou conseguir alcançar a minha meta que é viver mais tranquila e com a sensação de dever cumprido.

  23. MARIA JOSE 11/02/2013

    NOSSA MENINA, SÓ AGORA ENCONTREI SEU BLOG, MUITO BOM, SOU UMA PESSOA SUPER DESORGANIZADA, LENDO SEU BLOG VI QUE TEM TANTA COISA QUE POSSO FAZER E VOU COMEÇAR AMANHA, POIS JÁ É TARDE TENHO QUE DORMI,ADOREI.