ou

Adendo: Fiquei os últimos dois dias fora e tinha agendados os dois posts mas, por qualquer motivo, eles não entraram. =/ Vou deixá-los para outro dia, para não encher vocês de coisas, tá bem?

Estou relendo (sempre estou, mas né) o livro sobre o GTD e encontrei um trecho que vale a pena comentar e compartilhar com vocês, sobre as três premissas básicas que precisamos ter em mente ao lidar com tarefas. São elas:

1. Primeiro de tudo: se estiver na sua cabeça, sua mente não está limpa. Qualquer coisa que te preocupa ou que você deve fazer algo a respeito, ou mesmo nunca esquecer, deve ser colocada em um sistema confiável de arquivamento, ou certamente você irá se esquecer. Se não se esquecer, ficará estressada(o) desnecessariamente. Caixa de entrada vazia é um conceito que se aplica à sua mente também. A sensação de alívio e controle é tremenda.

2. Segundo: você deve deixar claros seus objetivos, compromissos e projetos, organizando-os em um sistema que te diga exatamente o que precisa fazer, em que contexto e quando. Só assim você poderá acompanhar o seu progresso e sempre saber onde está.

3. Terceiro: para estabelecer prioridades e decidir o que deve ser feito, você precisa manter um sistema confiável que ajude você. Você pode ler o texto Como definir prioridades e executar tarefas para direcionar seus projetos. Leia também Como eu utilizo o Toodledo e o GTD para ter uma ideia de como fazer. E recomendo fortemente a leitura do livro do David Allen, “A Arte de Fazer Acontecer”, que explica o método inteiro. O GTD é o método que eu uso e o Toodledo é o meu sistema de organização. Pode ser que sirva para você também.

Thais Godinho
12/05/2012
Veja mais sobre:
6
A matemática do planejamento no GTD
Guia definitivo do Vida Organizada para usar o GTD no Evernote – Parte 10 – Como funciona a execução diária
Guia para o hábito do mês: Destralhar

 

  1. Joana Pacheco 12/05/2012

    Thais, já comentei aqui e vou colocar de novo: comprei não só o GTD como outros livros recomendados por você. AMEI, mudou minha vida!!!!!

  2. Marília 16/05/2012

    Oi Thais,

    estou lendo o livro do david e li também o seu post sobre o toodledo o GTD. Fiquei com dúvida o que você faz com a lista “próximas tarefas”, você coloca no toodledo também?

    Tentei fazer isso, mas ficou muito cheio de “tralha”, acabava não dando atenção as coisas realmente importantes na hora e me perdia. =/
    Como você faz? tem alguma dica?
    bjos

    • Thais Godinho respondeu Marília 19/05/2012

      Marília, não entendi sua dúvida… Se você organizar as tarefas por pastas, contextos e prioridades, fica bem simples.

  3. […] Primeiro de tudo: se estiver na sua cabeça, sua mente não está limpa. Qualquer coisa que te preocupa ou que você deve fazer algo a respeito, ou mesmo nunca esquecer, deve ser colocada em um sistema confiável de arquivamento, ou certamente você irá se esquecer. Se não se esquecer, ficará estressada(o) desnecessariamente. Caixa de entrada vazia é um conceito que se aplica à sua mente também. A sensação de alívio e controle é tremenda. Leia mais no texto O básico para gerenciar tarefas segundo o GTD. […]

  4. […] Organizada: Se você não sabe nada sobre GTD, comece pelo “Resumo do método GTD”, passe por “O básico para gerenciar tarefas segundo o GTD”  e, depois, o céu é o limite, digite “GTD” no mecanismo de busca do blog e… boa […]

  5. Ana Karine 26/07/2013

    Não consigo mais sobreviver sem o seu blog Thais 🙂