ou

Eu já comentei aqui no “sobre” do blog que utilizo alguns métodos no meu dia-a-dia, mas nunca expliquei como eu os utilizo para áreas específicas da vida. Hoje vou falar um pouquinho sobre como eu os utilizo nos cuidados com a casa.

Um adendo importante: gente, o post sobre como eu uso o Toodledo é simplesmente o campeão de pedidos. Ele está enorme! Eu estou escrevendo aos pouquinhos porque tem muita coisa, mas saibam que eu estou escrevendo e que logo ele entra no ar, está bem?

Método FLY Lady

O sistema FLY Lady foi criado exclusivamente para cuidar da casa (você pode ler mais sobre ele e como começar aqui). Eu utilizo o método adaptado à minha realidade, a saber:

Divido a casa por zonas, mas adaptei à estrutura do nosso apartamento (veja aqui como funciona a limpeza por zonas).

Zona 1 – entrada, sala e varanda
Zona 2 – cozinha
Zona 3 –  os dois banheiros (social e suíte)
Zona 4 –  os dois quartos (casal e filhote)
Zona 5 – escritório

Sempre olho as missões de cada dia da semana, mas não me prendo a elas. Encaro como uma sugestão.

As rotinas diurna e noturna estão presentes porque facilitam demais a vida.

Fazemos o planejamento do cardápio semanal de forma menos rígida, decidindo os pratos da semana (e as compras antecipadas) mas sem dizer que faremos tal prato em tal dia – escolhemos entre as opções disponíveis de acordo com o que estivermos com vontade de comer (veja aqui como planejar o cardápio semanal).

Tenho uma lista diária de coisas essenciais para fazer em casa, mas ela vem diminuindo cada vez mais para simplificar o nosso dia-a-dia.

Fiz uma lista detalhada de limpeza para cada cômodo e, na zona da semana, vou fazendo à medida que sobra um tempinho.

Quando algo está parado e eu estou com preguiça, utilizo a técnica dos 15 minutos (programo o timer em 15 minutos e faço o melhor que puder naquele período).

Método GTD

Utilizo o método GTD fazendo a revisão diária de tarefas. No post sobre o Toodledo, estou explicando com mais detalhes, mas basicamente, todos os dias eu reviso as seguintes listas:

  • to-do list diária
  • to-do list por contexto (no caso, @casa)
Tenho também projetos ligados à nossa casa e vou acompanhando semanalmente o andamento deles de acordo com as tarefas que eu executei (ou não). No post sobre o Toodledo, tudo ficará mais claro, prometo.

Método da Encantadora de Bebês

O principal benefício do método da Encantadora de Bebês (a inglesa Tracy Hogg) é instaurar uma rotina para a criança e toda a família. Isso traz inúmeros benefícios, como tranquilidade e menos ansiedade (todos sabem o que esperar, especialmente a criança). Nosso filho tem dois anos e uma rotina bem estabelecida, o que significa que ele tira a soneca da tarde, come no horário, toma banho, toma leitinho, dorme a noite toda e assim vamos indo bem.

O impacto que esse método tem nos cuidados com a casa? Enorme! Conseguimos programar toda a nossa rotina prestando atenção às necessidades do nosso filho. Viajamos na hora da soneca dele, deixamos para fazer coisas mais pesadas em casa quando ele já foi dormir, preparamos a janta / leite / banho dele etc.

Muitas pessoas não gostam de rotina, mas eu acredito que, para crianças, ela seja fundamental.

Thais Godinho
19/04/2012
Veja mais sobre:
9
Como organizar: Quarto do bebê
Antes e depois da leitora: quartinho da bagunça
Quarta-feira

 

  1. Que giro, Thais, eu esta semana também escrevi um post sobre como uso o Toodledo! Está aqui: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/04/como-eu-uso-o-toodledo.html

    Fico ansiosa por ler o teu!

  2. Dani Cano 19/04/2012

    Eu comecei a me organizar melhor depois que conheci seu blog. Achei maravilhoso pq minha casa tem outra cara agora. Destralhei muita coisa, mas com certeza ainda MUITA p/ ser jogado fora. O problema é algumas coisas fico c/ dó, outras tenho apego emocional (hahahah) e outras fico pensando se não poderei utilizar algum dia (não é fácil, viu). Mas doei muita roupa que não me servia mais e ficava lá entulhada. Doei um faqueiro que não usava mais, doei panelas, sapatos, brinquedos e essa semana fiz um limpa nos arquivos de casa. Tinha TANTO papel velho, que não sei como vivi até hoje com tudo aquilo. Nossa, foi um alívio.
    Hoje consigo organizar e limpar a casa mais rapidamente fora que ela está visualmente mais elegante.
    Um problema a ser vencido é meu esposo, que tem mania de juntar cacarecos velhos. Não é fácil, mas já estou convencendo-o aos poucos a se livrar disso.
    Só não consegui muito avanço no campo dos estudos. Eu fico procrastinando até chegar no último minuto. Mesmo fazendo planilhas e horários eu não os cumpro. Eu me auto-saboto e não sei como parar de fazer isso. Deve ser algum distúrbio psicológico, não pode.

    Entro aqui diariamente!

    bjos!

  3. Helena Frenzel 19/04/2012

    Olá, Thais, venho acompanhando seu blog há poucos meses, desde que vi um post a respeito no Livros & Afins. Bom, quanto à dica da rotina para as crianças, todos os pediatras e mães que eu conheço recomendam a mesma coisa: ter uma rotina é muito importante para as crianças, e mais ainda para os pai!. Eu, como mãe, recomendo também, e não é difícil de implementar não: comer, dormir, tomar banho no horário, ter um ritual para dormir e acordar, tudo isso ajuda bastante e eu nem sei como seria nossa vida sem esse mínimo de organização. Bom, é isso! Sucesso em seus projetos e um abraço fraterno. Inté!

  4. Helena Frenzel 19/04/2012

    ops, os pais! ( o teclado comeu o s) he he he…

  5. Beatriz 19/04/2012

    Oi Thaís!
    Há um bom tempo atrás me inscrevi para receber os posts no meu email. Esses dias estava mostrando o site para minha mãe e ela também gostaria de inscrever o email dela, acontece que eu não lembro como eu fiz isso hehehe Ainda dá pra colocar o email, né? Como eu faço?

    Beijos, Beatriz

  6. Mafalda S. 20/04/2012

    O último método de que falas, desconhecia. O primeiro conheci há algum tempo, e o GTD já aplico (um pouco adaptado às minhas necessidades, pois nunca utilizo um método 100% igual ao que é proposto). Só sei que realmente, isto nos ajuda a ganhar tempo para actividades mais importantes como estar com a famnília.

    Beijo

  7. Daniela 20/04/2012

    Ótimo post!
    Adoramos saber como fica a teoria na prática!
    Usei o sistema FlyLady por um tempo, mas agora parei. Preciso adaptá-lo a minha realidade!
    Seu blog é um super estímulo para mim!
    bjs,

  8. Bruna 23/04/2012

    Oi Thaís, gostei bastante do seu post. Também estou usando o método Fly aqui em casa, adaptando à minha realidade. Tem dado bastante certo ter uma rotina semanal por escrito, faço um pouco a cada dia e ainda reservo um dia da semana para uma limpeza completa.
    No começo do ano percebi que estávamos gastando DEMAIS com supermercado (uma compra mensal que no final se resumia a idas quase diárias) e então comecei a fazer o planejamento dos menus e implantamos as compras semanais, deu super certo. Os gastos foram reduzidos pela metade e continuamos comendo com a mesma qualidade!
    O que ainda quero implementar são as zonas ( preciso ainda escrever minhas listas), mas aos poucos sinto que as coisas já estão sob controle.
    Abraço,

  9. flaiane 20/08/2012

    thais, acho este post um dos mais valiosos do teu blog, eu estou começando a utilizar estes métodos e tem se mostrado eficiente, como gostei muito, passei pro meu blog tmb, http://rockprincessartdecoracao.blogspot.com.br/, espero que vc goste tmb… obrigada pelas dicas, ahh estou no aguardo das dicas sobre métodos de estudo
    abraços ,
    Flaiane ( Dark Princess)