ou

Imagem: Getty Images

Uma das listas que ficam dentro do control journal do método FLY Lady é a lista de limpeza detalhada de cada cômodo da casa. A FLY Lady oferece uma lista padrão e, nos arquivos do grupo, existem as versões traduzidas. Eu demorei um tempão para perceber que jamais incorporaria essas listas se não fizesse uma versão para a minha própria casa. Aha! Estão vendo como adaptação é tudo nessa vida?

Veja como começar no sistema FLY Lady.

Logo, tudo o que você precisa é do seu caderninho e uma caneta. Para não fazer tudo de uma vez (parece que não, mas dá um trabalhão), vá até o cômodo da zona da semana e anote tudo o que precisa ser feito ali, com relação a limpeza e arrumação. Lembrando:

organização = encontrar soluções para cada local
arrumação = guardar as coisas nos lugares que foram definidos no processo de organização, ou simplesmente esconder a bagunça (jogar a papelada em uma caixa, por exemplo)
limpeza = auto-explicativo! =)

O que é essa lista de limpeza detalhada? É uma lista de tarefas que você não vai fazer todo dia, muito menos toda semana no cômodo em questão – mas deverá fazer com uma determinada frequência. No quarto, por exemplo, você pode montar uma lista assim:

  • limpar embaixo da cama
  • limpar criado-mudo
  • limpar espelhos (interruptores e tomadas)
  • limpar espelhos
  • limpar gavetas
  • limpar guarda-roupa
  • limpar paredes
  • limpar prateleiras
  • limpar o piso
  • lavar os tapetes
  • etc.

Veja a lista detalhada como uma lista de tudo o que você precisa limpar para deixar o cômodo “perfeito” no quesito limpeza. Tente não se esquecer de nada. Quando terminar, você terá a sua lista de limpeza detalhada daquele cômodo – e basta fazer o mesmo para todos os outros da sua casa. Leva tempo (eu recomendo fazer uma lista por semana – entenda como funcionam as zonas de limpeza da FLY Lady), mas vale a pena fazer.

Como usar? Utilize a limpeza por zonas para focar na lista sempre que tiver um tempinho (15 minutos por dia, talvez). Se você fizer os itens dessa lista ao menos uma vez por mês, é melhor do que não fazer nunca!

Essa lista também pode servir como referência para quem ter empregada ou faxineira mensalista.

Thais Godinho
09/04/2012
Veja mais sobre:
31
Quarto de outono
Rapidinhas: Cantinho de artesanato fofo
Organização é diferente de arrumação

 

  1. Camila 09/04/2012

    Eu estou justamente fazendo isso! Montando um lista de limpeza detalhada para passar para a diarista que vai 2x por semana lá em casa. Estou dividindo por frequencia com que a tarefa deve ser realizada: mensal, quinzenal, semanal e diária.
    Vou ler sobre as listas detalhadas! 😉

  2. cidinha 10/04/2012

    nossa! Essa dica é mara. Eu estava tentando implantar o fly lady, mas não estava conseguindo. Vou utilizar somente essas listas, já vai me ajudar muito! Obrigada!

  3. Pepa 10/04/2012

    Pode me chamar de ignorante, nao vou me ofender, mas nao consigo entender esse FLY Lady, mesmo clicando no traduzir…. Pode me explicar? Sou hipder desordenada e qualquer coisa que me ajude nisso é bem vinda. Parabéns pela nova “cara” do blog, pro meu gosto está muito mais amena que antes, ideal. Pode me enviar e-mail pra me explicar como funciona isso. Fique á vontade.

  4. Flavio Moreira 10/04/2012

    Oi, Thais.
    Assinei a lista por e-mail de seu site e leio os artigos com frequência. Confesso que fico admirado com sua capacidade de organização e, mais ainda, com sua disciplina. Você tem uma vida familiar, no sentido de que não mora sozinha, e ainda assim consegue fazer o que, aos meus olhos, parecem milagres.
    Já li vários blogs sobre organização e limpeza e o seu é ótimo. Acho suas ideias super-inspiradoras e cada vez que leio seus artigos fico me perguntando “como ela consegue?”.
    Porque aqui está o meu problema: eu não sou disciplinado! Moro sozinho e, por conta da faculdade e também por prazer, possuo uma considerável biblioteca. Também tenho uma coleção de DVDs que, essa sim, consegui organizar garças às suas dicas e também a algumas ideias simples, como trocar o estojo normal pelo “slim” e acomodá-los em caixas (que encontrei bem baratinho no Záffari do Shopping Bourbon) e adaptei minha lista (que já existia no computador) para que, de ordem alfabética, passasse a constar os títulos na ordem de chegada (compra). Assim. até a caixa 4 e metade da 5, todos os títulos estão em ordem alfabética, mas para não ter que reorganizar tudo a cada nova aquisição, os novos entram na ordem de chegada mesmo. Foi um alívio.
    Agora preciso fazer o mesmo com os CDs, que é mais complicado porque não existe embalagem slim que se adapte aos títulos, gosto dos folhetos e das caixinhas. Uma coisa que estou fazendo é passar as músicas para o iPod (o clássico, que tem 160 Gb) e pretendo deixar os originais em caixas, devidamente organizadas, como os DVDs.
    Mas o meu maior problema é “desentralhar” a casa. Nessa hora a preguiça é fenomenal. E a sensação de “desorientação” diante da bagunça é um horror!
    Mesmo sua ideia dos “15 minutos” eu não consigo por em prática, porque me distraio e/ou me canso com muita facilidade. Quando vejo já estou com a cabeça em outra coisa.
    Entretanto, preciso me organizar pois, por uma questão financeira, dispensei a diarista e, agora, preciso eu mesmo cuidar de tudo. Se eu conseguir vencer a mim mesmo, volto aqui para deixar um depoimento.
    Por enquanto, fica o agradecimento por esse espaço instigante e inspirador e por suas ideias sempre interessantes e originais.
    Um super-abraço!
    Flávio

    • Thais Godinho respondeu Flavio Moreira 16/04/2012

      Obrigada, Flávio! Vá fazendo aos pouquinhos… perfeição é a maior inimiga.

  5. viviane lemes 10/04/2012

    oi thais!
    não vou falar muito, só passando pra dizer que vc me inspira mesmo. muito. comento pouco mas estou sempre aqui, sou uma desorganizada crônica total e seus posts tem me ajudado a por a vida em ordem (aos poucos). Muito obrigada!

  6. Luciana 11/04/2012

    Olha só, um seguidor masculino e que escreve certinho! Uhu!
    Seu blog é visita e leitura diária agora. Altamente inspirador.
    E notei que depois dele tenho me notado mais exigente com oranização- limpeza- disciplina. Muito bom!

  7. Michelle Amorim 11/04/2012

    Interruptores e tomadas sempre são esquecidos por aqui! As fechaduras e maçanetas das portas tbm!

  8. Flavio Moreira 11/04/2012

    Luciana:

    O “escreve certinho” foi um elogio ou uma piada? Embora tenha achado o comentário ligeiramente maldoso e, por que não, preconceituoso (homens não escrevem certo, certo?), quero acreditar que tenha sido só uma brincadeira.
    Como contraponto, informo que tive uma namorada que escrevia sonetos soberbos e que em termos de organização e limpeza era um desastre, além de não ter qualquer aptidão para as artes culinárias – quem comandava as panelas era eu mesmo. Mas sua inteligência, sensibilidade, perspicácia e musicalidade me encantavam. Ficamos amigos no fim do relacionamento, mas a própria vida com seus rumos incertos acabou nos afastando, mas sempre dei sorte de me relacionar de quem gosta de ler e que sabe apreciar o valor de um bom texto. Isso compensava qualquer dificuldade nas questões de casa.
    O “Vida Organizada” trouxe um certo alento, pois apesar de ser homem e ter uma casa bastante masculina (ângulos retos, brinquedos de menino, como miniaturas de carros, trens e aviões, além de personagens de quadrinhos, sem plantas), com o tempo fui entulhando tudo. Hoje vejo que não dá para resolver tudo de uma só vez. A dica dos 15 minutos para mim foi muito valiosa. Gosto de boas ideias e tenho a mente aberta, então não me importa se elas vêm da cabeça de um homem ou de uma mulher. A palavra-chave, para mim, sempre foi e será respeito. E sabe de quem aprendi isso? Da mulher mais importante e inteligente que tive o privilégio de conhecer e de conviver por mais de 30 anos: D. Maria, minha avó analfabeta e sábia que partiu com nada menos do que 103 anos. Dela herdei o gosto pelas comidas simples, mas bem feitas, o prazer da boa conversa, e as lições que ainda me esforço para aprender de generosidade, solidariedade e humildade.
    Abraços!

  9. Gabi 12/04/2012

    Oi Flávio!

    Compartilho do mesmo problema: aqui em casa temos uma considerável biblioteca e uma midiateca diversificada:lps,cds e dvd’s.A casa?Só 36m2…

    Para nós, funcionou passarmos os cd’s preferidos p/ mp3 e deixar as caixinhas organizadas em um local + alto.Com relação aos lp’s , não deu, pois a graça deles é justamente ouvi-los no formato original…

    Os dvds, quase 500, conseguimos organizar num móvel, parecido com uma torre, da TokStock.Ele consegue fazer caber quase 300 dvds (ou 500 cd’s) em um espaço de apenas 30cm de largura. Genial!

    Nesta loja vimos vários móveis compactos com este destino (guardar coleções de discos, cds ou livros).Vale a pena (na minha opinião) investir em um móvel um pouco mais caro mas que satisfaça a relação muita quantidade-pouco espaço.

    Ah, e destralhar é um exercício que exige repetição mesmo… Aqui usamos a regra dos 10 : nos livrarmos de, pelo menos, 10 itens por semana.Funcionou!

    Boa sorte!

    Gabi

  10. Luciana 13/04/2012

    Flávio Moreira, claro que foi um elogio. Pois hoje em dia é muito raro um homem saber se expressar bem pela escrita no mundo virtual.
    E, mais uma vez gostei do pequeno texto.
    Se quiser trocar figurinhas me add no msn – lusebb@hotmail.com

    Abraços.

  11. Thaís, estamos sentindo sua falta!!

    Tá tudo bem??

    Bjos!!!

    • Thais Godinho respondeu Cristiane Ricci Mancini 16/04/2012

      Oi Cris… Foi como eu falei nos últimos posts: estou com tendinite e afastada do computador. =) Estou aproveitando para fazer uns estudos paralelos para o blog e logo volta tudo ao normal.

      Obrigada por perguntar. =)

    • Thais Godinho respondeu Cristiane Ricci Mancini 27/04/2012

      Cris, estava com tendinite, postei aqui no blog. Mas já voltei. =)

  12. Luciana 16/04/2012

    Viciei nessa palavra: destralhar rss.

  13. Dani Cano 17/04/2012

    Thais, gostaria de te pedir um imenso favor: se for possível gostaria de deixar a sugestão de um post de como usar o toodledo. Sério, eu não consigo organizar e entender tudo, e acaba que não uso tanto por isso. Achei ele bem complicadinho.

    Obrigada!

  14. Flavio Moreira 17/04/2012

    Gabi:

    Obrigado pelas dicas, principalmente a dos 10 itens. Agora, imagine a cena: um indeciso que tem 15 minutos para tirar 10 itens da casa! Uma angústia só, não? (rs). Acho que esse seria um pouco eu mesmo. Mas o que mais me atrapalha, de verdade, depois da preguiça, é arrumar revistas e livros. Porque eu pego as revistas e, invariavelmente, começo a folhear, (re)ler matérias e aquilo que deveria levar 10 minutos acaba se estendendo por algumas horas e, adivinhe o que acontece? A arrumação fica inacabada!
    Para os DVDs eu fiquei feliz com a solução que a Thais propôs – só é chato que a empresa que faz as caixas que eu uso tem um sistema de distribuição ruim – até entrei em contato direto com eles, mas não há venda direta ao consumidor.

    Luciana: obrigado pelo elogio (rs). Receio não poder adicionar você no msn por uma razão muito simples: eu nunca abro o msn – é um daqueles muitos programas/sites etc que a gente acaba deixando de usar depois de algum tempo; ainda pretendo cancelar a conta, porque acabou ficando inútil. Mas vou colocar seu e-mail na minha lista de contatos, se você me permitir. Como gosto de escrever, penso no e-mail como uma forma moderna de escrever cartas, mas que quase ninguém usa dessa forma. Escrevi a esse respeito a uma amiga, por e-mail. Acho que vou mudar um pouquinho o texto e colocá-lo no meu blog, porque ficou uma reflexão bacana entre a nostalgia das missivas e a fugacidade das comunicações modernas. Quando eu postar, aviso.

    Thaís: mais uma vez, obrigado pelo incentivo. Vou tentar continuar seguindo suas orientações. E, como em breve, terei uma mudança de endereço, acho que vai ser mais fácil desentralhar a casa toda de uma vez. Aliás, você deve ter posts sobre mudanças, não? Como faço para localizá-los? (Não tenha pressa em responder – cuide de sua saúde para livrar-se da tendinite logo).

    Abraços a todas/todos.

  15. Flavio Moreira 17/04/2012

    OK, nem sempre a gente acerta e eu coloquei vírgulas no lugar errado. segue o texto certo:

    E como em breve terei uma mudança de endereço (…).

    Desculpem-me.

  16. Simone Schmidt 20/04/2012

    Alguem me ajuda com uma dica para limpar as beiradas da janela cheias de pó? Como fazer para não escorrer tudo na parede branquinha? Ai, Deus me livre, e aquele monte de dobrinhas da janela de alumínio? Socorro, beijo, obrigada.

    • Thais Godinho respondeu Simone Schmidt 27/04/2012

      Simone, eu não tiro pó com o pano úmido, senão escorre mesmo!

  17. […] e a sua vida » 22.04.12 Uma semana de limpeza dos banheiros Outro dia eu escrevi aqui sobre como facilita ter uma lista de limpeza detalhada para cada cômodo porque dá um norte quando temos 15 minutos (ou mais tempo) para limpar alguma coisa. Como essa […]

  18. Lucimar 30/04/2012

    Nossa…amei este site. Mas creio que quem gostará de verdade será meu marido…huhahau….Sou mega hiper super desorganizada e hoje temos dois filhos.Ele constantemente me cobra pela imagem de bagunça que nossa casa passa para eles, mas é mais forte que eu…hahauhau…
    Eu preciso melhorar até pq eu sei que eu trabalho mais e consequentemente canso mais exatamente pela minha bagunça….
    Obrigada Thais!

  19. Francini Cervantes 17/12/2013

    Eu estou começando a vida de Dona de Casa agora e uma dúvida que tenho é quanto a frequência de cada tipo de limpeza, tipo, quantas vezes devo limpar o guarda-roupa com produtos (semanalmente, mensalmente?). No meu caso que trabalho e estudo, preciso de uma lista certinho, para me organizar melhor com o pouco tempo que tenho. Você tem sugestões?

    • Thais Godinho respondeu Francini Cervantes 17/12/2013

      Limpar somente quando estiver sujo. =) Entre uma vez e outra, você vai ter uma ideia do intervalo e aí poderá ir montando aos poucos suas rotinas ideais.

  20. Rosangela Bernardo 21/02/2014

    Sempre fui uma neurótica pela organizacao e terminava me perdendo em tanto planejamento.
    Sou engenheira e adora organogramas, fluxogramas, cronogramas e etc, mas na minha vida pessoal ñao consegui aplicar.
    Depois de ouvir uma entrevista na CBN descobri esse blog e definitivamente … ADORO!!!!

  21. […] Crie listas detalhadas de limpeza para a casa inteira […]

  22. […] destralhar o que for necessário, para então fazer a missão do dia e, por fim, trabalhar na lista detalhada de limpeza. Essa é a hierarquia das zonas da FLY Lady e tem funcionado muito bem desde o primeiro dia no […]

  23. […] Para saber mais sobre as listas de limpeza detalhadas e como montar para a sua casa, clique aqui. […]

  24. […] adaptação do método FLY Lady. Uma das estratégias que eu faço uso no método é a criação de listas de limpeza detalhadas para todos os cômodos, pois sei que isso me ajuda muito. Tenho, então, uma lista de limpeza […]

  25. Muuuito show esse seu blog!! Muito obrigado!!!