Imagem: Getty Images

Eu já fiz um post aqui no blog explicando como eu me organizei na faculdade e recebi algumas mensagens de pessoas pedindo que eu desse dicas para organizar os estudos no ensino médio, então aqui vão elas:

# Para começar, a organização dos seus estudos depende muito do ano em que você está e da escola em que você estuda. Algumas escolas têm o ensino fortíssimo no ensino médio, já voltado ao vestibular, enquanto outras seguem uma linha mais low profile. Se o seu objetivo é estudar para o vestibular, sugiro que você leia o post que eu escrevi sobre como organizar seus estudos para esse fim.

# No primeiro ano do ensino médio, eu sugiro que você faça uma limpeza geral no seu material escolar dos últimos anos. Sendo bem sincera, o que vai importar é o que vai acontecer daqui para a frente, pois a maioria do seu material ficará defasado. Guarde os bons livros de artes e paradidáticos que você gostou, mas pode doar todos os outros (ou vender na sua escola para as séries anteriores – fale com os seus pais ou consulte a secretaria).

# Para acompanhar as aulas, eu sugiro que você tenha um fichário com divisórias para cada matéria e um plástico para cada uma também, para guardar provas e trabalhos. Particularmente, eu não gosto de fichários, pois as folhas vão ficando desgastadas no decorrer do ano, e recomendo como alternativa uma pasta sanfonada com divisórias para cada matéria, mas isso vai do gosto de cada um. Não recomendo o uso de cadernos porque é carregar peso desnecessário, mas algumas escolas exigem. Se for o seu caso, meus pêsames. =/

# Eu sei que é super divertido zoar na escola e existem milhões de coisas importantes acontecendo em paralelo às aulas, mas procure ter um mínimo de concentração para ir bem nas provas. Na verdade, não tem segredo – se você prestar atenção na aula enquanto o professor estiver falando, fizer a lição e der uma estudada mínima todos os dias, as provas acabam se tornando mais fáceis. Uma boa tática é deixar para conversar quando o professor estiver escrevendo na lousa ou quando terminar de fazer algum exercício que ele pediu, mas não converse enquanto ele estiver explicando (isso é muito chato e uma imensa falta de respeito) nem deixe de fazer um trabalho ou exercícios para falar sobre qualquer assunto aleatório. Você terá mil oportunidades para isso – gerencie o seu tempo.

# Sobre a rotina de estudos, eu recomendaria o seguinte: prestar atenção nas explicações do professor, fazer a lição que ele passar, ler o que ele recomendar e dar uma passada na matéria quando chegar em casa. Se algum assunto chamar a sua atenção, procure mais sobre ele na internet ou leia no próprio livro da matéria. Faça anotações. Esclareça as dúvidas no final da aula. Anote pontos-chave durante as aulas para focar neles quando for estudar para as provas. Se você sempre fizer assim, nenhuma matéria acumulará e você nunca ficará desesperado(a) antes das provas.

# Sobre o tempo de estudo, não há uma regra. Assista as aulas, reúna-se com o pessoal para fazer trabalhos e estude um pouco em casa. Cada um tem a sua necessidade de tempo. Na minha época (gente, estou me sentindo a idosa falando desse jeito), eu assistia as aulas de manhã, ia para casa dormir um pouco e depois estudava. Na maioria dos dias eu ficava à tarde na escola porque fazia parte dos times de futebol, vôlei e handball, então aproveitava os intervalos entre as aulas e os treinos para fazer trabalhos ou estudar a minha cota do dia, ou simplesmente ficar conversando com o pessoal. O bom do ensino médio é que temos tempo para fazer tudo!

# É comum que os professores passem leituras complementares e livros paradidáticos em paralelo às aulas. Leve essas coisas sempre com você e leia quando tiver um tempinho, nem que sejam 15 minutos. Vá eliminando páginas, basicamente isso. Faça anotações em folhas de fichário e deixe-as dobradas dentro do livro, passando para a divisória da matéria quando terminar. Nunca deixe para ler um livro só uma semana antes de entregar o trabalho sobre ele. Isso não é nada organizado!

# Manje os professores. Olha, essa dica vai ser meio polêmica, mas ela é necessária. Quando a gente está no ensino médio, existe muita pressão porque dependemos dos nossos pais e, muitas vezes, não faremos cursinho para entrar numa faculdade. Acredite: o importante é você concluir o ensino médio. Tirar 10 ou 7 nas provas não fará a menor diferença. Claro que, se você tirou 10, provavelmente foi porque estudou e está sabendo mais, o que vai te ajudar na hora do vestibular. Porém, não se cobre tanto. Não precisa fazer o trabalho mais maravilhoso e perfeito do universo. Economize seu tempo. Estude, mas tenha foco. Eu tive um professor que queria simplesmente redações nas questões dissertativas (de biologia!), e 80% da sala iam mal “porque escreviam pouco”. Sabe o que me ajudou? Conhecer os conceitos básicos e treinar redação nas aulas de português! Logo, cada professor tem a sua metodologia e sua forma de fazer provas e trabalhos. Se você tem um professor que exige pouco, faça o suficiente. Especialmente em ano de vestibular, não se preocupe com pequenos detalhes nas matérias. Eu fiquei absolutamente maluca com diversas matérias (especialmente matemática) para usar muito pouco depois no vestibular e menos ainda na faculdade. Meu conselho então é: não se estresse à toa e foque no suficiente. Eu tive um chefe que dizia que “o ótimo é inimigo do bom”, e você sabe o que isso significa? Na prática, que se você se matar de estudar para a prova de Geografia, não vai ter tempo para estudar para a prova de Química, então vale mais a pena dividir o seu tempo e fazer o “bom” para duas que o “ótimo” para somente uma.

# Tenha uma boa mochila para carregar tudo. Varia muito de escola para escola mas, na minha época, no primeiro ano nós comprávamos os livros que durariam os três anos do ensino médio para cada matéria, e eles eram enormes. Eu chegava a carregar cerca de cinco livros + o fichário, o que me garantiu dores nas costas constantes. Portanto, facilite as coisas para você e peça uma boa mochila para os seus pais, explicando os motivos.

# No final de cada ano, dê uma selecionada nos papéis e guarde somente o que for relevante em uma única pasta, que você pode etiquetar como “primeiro ano” ou simplesmente “1”. Quando terminar o ensino médio, você deverá ter três pastas e fazer a seleção para os estudos do vestibular. Quando passar no vestibular, livre-se de praticamente tudo, pois dificilmente você precisará de algo que esteja ali na faculdade (mas há exceções, depende do curso).

Espero que essas dicas possam te ajudar no seu dia-a-dia escolar! E aproveite esses três últimos anos – você sentirá falta deles.

39 Comentários

  1. Ei Thais! Nossa, adorei esse post! Hahaha, só que não sei se foi pelo fato da organização ou se foi porque me fez voltar laaa atras…
    E você tem razão sobre manjar os professores, eu fazia isso!

    Bjos!

  2. Olá,gostei muito deste post e com certeza ira me ajudar a me orgniizar..Queria pedir pra fazerem um post exclusivo sobre o 9o ano(8a Serie) Obrigado

    • Oi Matheus, a ideia é a mesma, tirando o foco no vestibular. ;D mas a organização da rotina, das matérias, é igualzinha.

  3. Olá, adoro seu blog.
    No meu caso não tinha tanto tempo assim no ensino médio (meu colegial), pois trabalho desde os 15 anos.
    A organização do tempo nesse caso é fundamental.
    Excelentes dicas.

  4. Ai ai… olha essa postagem foi nostálgica, foram 03 anos corridos, 03 anos de muito esforço mas ao mesmo tempo… 03 anos de delicias que só o ensino médio pode proporcionar, descobertas de todo um mundo diferente pra mim.

  5. Ah, que post perfeito! Tudo o que eu precisava, sério. Agora no 3º ano quase não tenho tempo pra nada, nem pra fazer uma atividade física. A pressão é muito grande, e sempre foi assim desde o 1º ano, por causa do vestibular seriado. Mas enfim, obrigada pelo post! Incrível (:

  6. […] Como organizar os estudos no ensino médio, do Vida Organizada Os 10 piores pecados da edição, do Fotografe uma Ideia Como o Pinterest pode ser útil para a sua carreira, do IFD Blog Moda, o “must have”, consumismo e nossa falta de estilo, do Borboletando 5 blogs de DIY que você precisa conhecer, do Botica Urbana Novas embalagens do Burguer King, do Hypeness Os escravos das sensações, do Depois dos Quinze 10 mentiras para enrolar designers e ilustradores, do Design Blog Ideias para embrulhos de presentes, do Decor8 Rebrief do Google, do Choco La Design Nenhum comentário Tags: aprovei, aprovo, blogs, interessante, links, posts Compartilhar Deixe seu comentário Nome: […]

  7. Thais, no ”# Manje os professores” voce diz que tanto faz tirar 7 ou 10. Olha, nada a ver , pra entrar nas melhores universidades do mundo eles pedem seu boletim escolar do ensino medio, e DUVIDO que com um mediano 7 iria passar. Como voce disse `e polemico mesmo…

    • Anônimo “Harvard”,
      É claro que, se você pretende entrar em uma excelente universidade e o seu histórico escolar é importante, você deve levar isso em conta. O que eu quis dizer é que, se não precisa, não se mate por um professor que sequer sabe avaliar. Já vi muita gente perdendo tempo com isso, à toa.

    • Na verdade isso não ocorre no Brasil, tanto em universidades federais, quanto em particulares, somente o vestibular é prestado.
      O ENEM, é a porta de entrada para as melhores universidades do país, como USP, UFRJ, UERJ, e UFRS.
      Ninguém olha seu histórico de notas, a maior consequência em tirar 7 sempre, dependendo da escola, é ter dificuldades e não conseguir uma nota digna no ENEM. E claro, isso me referindo as escolas comuns, com sistemas de avaliação padrões, pois existem escolas em que um 7 equivale a um 11 em uma escola com nível menor.
      O melhor mesmo é investir em uma rotina de estudos, e independente das notas, certificar-se que sabe bem da matéria, praticando exercícios de vestibulares anteriores.

  8. agradeço a dica pois agora sim terei mais organizaçao mais vcis deveriam chegar mais ao pontos sabe do assunto !!!!!!!! para de enrrolaçao agradeço xau

  9. Thais, gostei muito do seu blog.
    É o terceiro post que leio em seguida e aproveitei para assinar a lista de e-mail.
    Gosto muito dessa área de organização pessoal, tanto que estou estudando bastante sobre o tema.
    Abraços!
    Paulo Garra

  10. Fazia muito tempo que eu lia só por e-mail, hoje resolvi clicar num link, fui direcionada pro blog e vi o layout, tá lindo (:
    Apesar de trabalhar um turno integral e estudar a noite vou tentar dar uma adaptada nas dicas sobre o tempo, mas pretendo seguir todas
    O blog é ótimo Thais, parabéns

  11. Tbm estou no ensino médio e não tenho tanto tempo assim. É uma correria louca. Eu chego 12:30 em casa, almoço e trabalhava o ano passado(na loja do meu pai, mas tomava 4 horas do meu dia). Dai com academia, curso de inglês e tudo o mais, sobram no máximo 4 horas livres, daí fica difícil essa de estudar todo o santo dia 🙁

  12. professora Thais, gostei muito dos seus ensinamentos uma maravilha, mais eu estou muito indeciso, porque eu acabei de terminar, o ensino fundamental, e estou pensando em me matricular no ensino médio só que no dia 26/03/ de 2014, eu completo 70, anos, você acha que eu ainda devo estudar?. Das sete as onze da noite, Sem mais abraço e feliz 2014.

  13. Vou começar o ensino médio esse ano. Essas dicas serão muito úteis, principalmente a parte dos materiais antigos, nunca sei o que realmente precisarei. Obrigada!

  14. Nossa! Realmente, esse post me ajudou muito. Ano que vem vou ir para o 1° ano do Ensino Médio, e estava apavorada com o que me aguardava, mas com essas dicas, estou realmente mais calma. Obrigada!

  15. Esse post me ajudou muito a esclarecer duvidas, pois vou pro primeirão e estou morrendo de medo, já que as minhas amigas que ja passaram por essa fase quase morreram de estudar. Mas agora estou mais tranquila e umas das minhas tecnicas é ter uma agenda e um “planner” bem organizado, com horarios e atividades, assim posso saber o tenho de estudar e quando vou ter tempo livre!

  16. Nossa, muito obrigado, Thaís. Não faz ideia de como me ajudou (ou faz, rs); estou no primeiro ano do ensino médio agora, em 2015, meu colégio “têm o ensino fortíssimo no ensino médio” como você falou e estava sufocado de tanta pressão, de querer me cobrar muito, de deixar acumular as matérias e de não querer ficar para trás! Seu poste me ajudou muito a me aliviar e a me organizar.

  17. Muito bom, gostei muito das dicas. Se você tinha problemas em matemática eu tenho problemas em ”Física” aqueles cálculos estão para me deixar em um hospital psiquiátrico.

  18. Nossa thais adorei mas eu tenho um certo problema eu sou um menino que esta no primeiro ano do ensino médio e meu histórico escolar do oitavo e nono ano não são bons pois eu brincava muito na sala de aula não prestava atenção no professor então eu vim para o primeiro ano do ensino médio sabendo o básico mas o basico mesmo então as vezes eu me sinto perdido nas aulas redação para mim e uma coisa obsurda entende? E outra eu dai de uma escola da prefeitura para uma escola particular então o ritmo dela e diferente e mais puxado, Mas obrigado adorei e vou tentar seguir essas dicas que eu achei muito boas!!!

  19. simplesmente amei, porém tem a questão do tempo, estou no 1º ano, estudo de manhã e trabalho a tarde,e fica super corrido! mas vamos tentar ne!!!

  20. Ola Bom Dia….
    Adorei o post,foi muito bom pra ler isso pois irei por ensino medio esse ano ainda mais irei estudar na parte da noite…
    eu tenho 15 anos e ja trabalho no turno da manha espero que de tempo de estudar e passar de ano direto ,….

    Obrigada pela ajuda!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA