As ferramentas de organização sem as quais eu não consigo viver sem são:

1. Caderno e caneta

Eu sempre, sempre, sempre tenho meu caderno e uma caneta comigo para anotar ideias, coisas que vou precisar fazer, comprar, arrumar, lembrar etc. Vou nomeando meus cadernos com base nas datas em que foram usados (exemplo: junho a novembro/2011) e, depois de um tempo, faço uma revisão para ir me desfazendo. O legal é que eles marcam épocas e posso ver as anotações que fiz em cada período, o que eu focava mais em cada data, entre outras curiosidades.

Uso qualquer caderno e qualquer caneta. De moleskine a bloquinho de 1,99. De stabilo a caneta preta comum. O importante é ter esses dois sempre comigo.

2. iPhone

Eu já tive outros smartphones e optei pelo iPhone porque gosto do sistema operacional, além de usar muito os aplicativos. Vejo meus e-mails, atualizo as redes sociais da forma mais prática possível, controlo minhas despesas, meu sono, meus arquivos, projetos etc.

3. Pastas

O que seria de mim sem pastas? Tenho para absolutamente tudo: contas pagas (uma pasta com 12 divisórias para cada ano, durante cinco anos), arquivos, letras de músicas, matérias legais de revistas, material da pós, exames médicos, dentre tantas outras coisas. Definitivamente, não sei viver sem elas.

E para você, quais são as três ferramentas essenciais para organização?

15 Comentários

  1. Uso caderno e caneta…Mas estou longe de usá-lo amplamente como vc…já o iPhone, utilizo bastante, facilita demais a vida!!!!

    Thais, um dia serei como vc…rs!! De verdade, o dia em que eu conseguir ser tão disciplinada como vc, estarei realizada comigo mesma!
    Bjs…

  2. Agendinha, planilha Excel e caixas plásticas são as minhas ferramentas mais preciosas pra organização. Tbém utilizo pastas, mas sempre deixo dentro das caixas plásticas, primeiro pq aqui onde moro tem muito pó e depois por falta de espaço pra dispor as pastas.

    Btw, amooo seu blog!

  3. Com certeza o papel e caneta, tenho sempre na mesinha do computador bloquinhos de papel – até que reciclo usando outros papéis, um mural de coisas pra semana, tenho um calendário marcado com médico, curso e etc.
    Pastas também não vivo sem, com etiquetas. Gosto muito de caixas também, acho bem prático pra organizar.

  4. Olá!
    As minhas três ferramentas essenciais de organização são: meu Ipod (onde controlo minhas finanças, minhas anotações, minha agenda, meus lembretes e guardo as apostilas da faculdade), meu Arquivo de Referência Rápida (na qual não vivo mais sem e aprendi a usar por meio desse blog) e uma maleta de pastas suspensas onde guardo minhas contas pagas, meus exames, documentos, manuais, contratos, etc).

  5. Taís, meu sonho é ser organizadinha, em tudo…
    Não sei o q acontece, eu arrumo as coisas, mas dias depois tá td bagunçado… vou seguir a dica do caderninho… o iphone tem sido meu sonho de consumo, pretendo adquiri-lo tb.
    Agora, preciso urgente organizar as contas pagas, tá o caos lá em casa, qdo preciso encontrar determinada conta paga… vou pesquisar seu site para ver mais dicas!!! Parabéns por ser tão organizada, quero ficar assim qdo crescer, heheheh!!

  6. Excelente post !!! Adoraria se vc detalhasse como vc usa seu caderno. Metodologia GTD ? Aguardarei ansiosa ! Bjs !

  7. O caderno e caneta eu já adotei! Quando esqueço arranco uma folha de algum lugar e dps colo no caderno. 😡 rs
    E smartphone é muito muito útil, mesmo o meu não sendo Iphone, coisas básicas como bloco de notas, leitor de xml, já são de super ajuda no dia-a-dia!
    Beijão

  8. Eu gosto muito do caderno, já uso a muito tempo, inclusive, anoto coisas até durante a noite para não ter que ficar pensando ou até sonhando com elas rsrs. Uso também pastas e caixas, mas, confesso que elas também acabam ocupando muito espaço. Smartphone, pra mim, não funciona bem, sou meio cegueta, rsrs. Uso celular comum e olhe, lá…
    Para meus trabalhinhos manuais, que faço em momentos de folga, eu uso caixas plásticas transparentes que facilitam enxergar o que procuro.
    Beijo
    Eliane

  9. Qual é este programa de feed Rss que utiliza no seu iphone? Qro me manter atualizada do seu site e outros mas não acho um bom…

  10. O OneNote, do pacote do Office é uma mão na roda para organização.

    Uso muito o smartphone também, o meu é sistema Android. Tenho caderninhos de anotação também e na minha mesa muitos blocos para anotações rápidas que eu mesma montei com papéis que normalmente iriam para o lixo, como impressos com defeito, material antigo da facul.

    A ideia de um caderno específico para anotação é muito boa. Abraço! 😀

  11. Sou frequentadora contínua do “Vida Organizada”. Tento aplicar o máximo possível no meu cotidiano. Gostaria de saber se tem um modo para se organizar sem ter um Iphone, ou Smartphone. Enfim, outra opção.

  12. Com certeza são ferramentas indispensáveis para mim:

    1. Agenda: compro uma todos os anos e nela coloco tudo o que preciso fazer no dia. Os compromissos, ponho nas linhas com os horários de cada um. Os outros afazeres (meu checklist diário), escrevo em um post-it e coloco no espaço sem linhas.

    2. Pastas: também uso para tudo – contas, documentos, desenhos, recortes de revistas, materiais da faculdade, etc. Tenho uma com 12 divisórias para cada semestre da faculdade, então guardo todos os textos e anotações de todas as disciplinas cursadas. Quanto às contas, adorei a sua ideia de usar pastas com divisórias para cada ano. Tentarei seguir isso.

    3. Caixas organizadoras: costumo usar várias para guardar meus diários antigos, cartas, objetos dos quais eu não quero me desfazer (como a minha primeira roupa de quando era bebê, meu primeiro brinquedo, etc.).

    Não tenho iPhone, mas gostaria de comprar um. Então pergunto: vale a pena substituí-lo pela agenda? Porque quanto mais espaço na bolsa melhor, sem contar que é mais sustentável.

    Abraço, sucesso e parabéns pelo blog!

DEIXE UMA RESPOSTA