ou

Talvez você já crie um menu semanal para organizar o que cozinhar no dia-a-dia, mas você já pensou em estabelecer uma rotina para lavagem de roupas? Na verdade, não tem muito segredo: basta separar as roupas da sua família em categorias e distribuir as lavagens pelos dias da semana. Aqui em casa nós fazemos assim:

segunda: roupas escuras
terça: roupas do filhote (usamos um sabão diferente)
quarta: roupas coloridas
quinta: roupas de mesa e banho
sexta: roupas delicadas
sábado: roupas vermelhas
domingo: roupas brancas

Rotina de lavagem

Nossa máquina tem um controle de níveis de água (bom, acho que toda máquina hoje em dia tem!) e, quando são roupas delicadas, por exemplo, lavamos com o nível bem baixo, porque geralmente as peças não são volumosas, por exemplo. Roupas vermelhas, esperamos acumular bastante. Todo o restante geralmente tem muita demanda e lavamos uma vez por semana mesmo.

Passando as roupas

Essa rotina garante que todas as peças sejam lavadas sem faltar nenhuma no dia-a-dia para ninguém. Como são lavadas por tipo, para passar também é mais tranquilo – passamos somente o que secou naquele dia. Com relação a passar roupa, simplificamos bastante – só passamos as roupas do filhote e o que ficar mais amassado. Costumo comprar roupas que já sejam de um tecido que não demande passar a ferro para vestir, então economizamos um tempo enorme com isso. Tem dias que sequer passo roupa, porque não tem nenhuma peça mesmo. Quando tem pouca, deixo para passar na leva do dia seguinte, para economizar energia. Para facilitar o processo, escolha um bom ferro de passar a vapor. Ninguém merece demorar o dobro do tempo passando roupas (ainda mais com esse calor que está fazendo) porque o ferro é ruinzinho.

Precisando de um ferro novo? Veja o post anterior com o sorteio para ganhar um ferro novinho da Black&Decker!

Facilite o processo

A melhor forma de separar a roupa suja é coletando tudo em um único cesto uma vez por dia, geralmente no final da noite, quando todos já tomaram banho e tiraram a roupa usada durante o dia. Aqui nós temos um cesto que fica na área de serviço mesmo, em frente à máquina. Os banheiros são pequenos e não dá para colocar um cesto em cada um. A solução é levar a roupa para o cesto mesmo.

Deixe os produtos utilizados juntos e sempre à mão. Se puder, tenha uma prateleira em cima da máquina com sabão em pó, amaciante, alvejante e o que mais utilizar. O objetivo é otimizar seu tempo, de modo que colocar a roupa para lavar leve poucos minutos.

Calcule o inventário de roupas

O ideal é ter roupas disponíveis para todos durante pelo menos 7 dias, pois garante que, caso você não consiga lavar naquele dia, as pessoas não ficarão sem opções. Você pode inclusive planejar as compras de roupas com base nisso, especialmente para as crianças.

Organize-se

Se outra pessoa lava a sua roupa, imprima uma planilha e cole em um lugar visível na lavanderia. Essa é a maneira mais fácil até para você se organizar no dia-a-dia. Eu mesma não sei isso de cor (e nos mudamos há três meses!), mas tenho tudo esquematizado no Toodledo.

Secagem

É claro que nada disso pode ser possível se a roupa não seca de um dia para o outro onde você mora, então é necessário adaptar cada rotina a uma realidade. Aqui venta bastante e secamos até mais de uma carga de roupa por dia, se quisermos, e outras pessoas têm máquinas que lavam e secam, enquanto outras nem máquina de lavar têm. Independente das suas condições, você pode criar uma rotina. Basta conhecer suas necessidades e se adaptar.

Thais Godinho
06/03/2012
Veja mais sobre:
22
Inspiração do dia: banheiro branco
Como limpar e desentupir o ralo
Quarto de outono

 

  1. Thais Bessa 06/03/2012

    A organizacao eh fundamental e a maior dica eu acho que eh nao deixar acumular, nem a roupa pra lavar, nem pra passar. Nao so porque fica mais dificil de tirar o prejuizo depois que acumula, mas porque bate aquele desanimo.

    Aqui a gente nao tem rotina assim nao. Temos 2 cestos: um nosso que fica no nosso closet e o da Bebella no quarto dela. Ai nao tem como nao ficar de olho. Eu nao lavo em dias certos, lavo a medida que vejo que esta ficando cheio: antes de lotar eu lavo, ou a nossa roupa ou a dela (separado). Ai faco uma vez por semana a roupa de cama e toalhas (nossas, dela faz com a roupa dela mesmo) e panos de prato. Ai faco um programa da maquina rapido com agua bem quente pros panos de chao e tapetes. Pra algumas roupas uso a lavadora e secadora, pra outras so a lavadora e seco dentro de casa mesmo (o aquecedor faz secar mais rapido que o vento, hahaha). Quando o tempo melhorar vou secar la fora. O truque eh deixar secar no cabide, especialmente camisa social, terno de homem. Fica facil de passar. Assim que secou eu ja passo, pra nao acumular, e so passo o que precisa mesmo, coisa que ajusta no corpo nao precisa.

    Enfim, aqui nao fazemos dias certinhos, ate porque nao lavamos todo dia, pra economizar (em geral a maquina eh usada 4 vezes na semana), mas funciona. Minha dica eh so nunca nunca nunca deixar acumular!

    Bjos

  2. Keila 06/03/2012

    Oi!
    Aqui em casa temos cestos empilháveis na área de serviço. Encontrei no Walmart há muito tempo. São ótimos. São grandes, empilham e tem uma abertura na frente. Etiqueto os cestos com o tipo de roupa e o tipo de sabão a utilizar. Assim, já armazeno a roupa separada e se minha ajudante põe para lavar, sabe o sabão a utilizar. Aqui não tenho uma rotina fixa mas lavamos tudo o que fica nos cestos em uma semana.
    Uma dica que tenho é juntar as roupas vermelhas com as escuras. Nunca tivemos manchas. Talvez porque uso sabão mais suave nestas roupas para não desbotar. Assim as roupas vermelhas voltam para o guarda-roupa mais rápido.
    Algumas pessoas já riram quando falei da minha rotina com as roupas: tudo escrito, etiquetado, sabão diferente… mas a verdade é que isso conserva as roupas e facilita o dia-a-dia.
    Acho que cada família tem sua maneira, mas ter uma rotina definida e escrita facilita muito a vida.
    Bjs

  3. Déborah 06/03/2012

    Aqui em casa lavo roupa com água da direta, não da caixa. Então sempre que está caindo água aproveito para lavar alguma coisa e não acumular nos dias que não cai água!rsss

  4. Lolla 06/03/2012

    Gente, tô chocada. Eu lavo roupa no máximo uma vez por semana, jogo tudo dentro da máquina e lavo a 40 graus na esperança de que não vaze muita tinta e que as lãs não encolham, hahaha. Não conseguiria lavar roupa todo dia (ok, sou preguiçosa, mesmo). Especialmente porque acho um saco tirar a roupa da máquina e estender. Talvez, quando eu volte a ter secadora, seja uma boa idéia tentar dividir um pouco mais as lavagens. 🙂

  5. Melissa 06/03/2012

    Oi Thaís! A-D-O-R-O seu blog!!! Bom, aqui em casa as contas de água e luz estavam vindo muito altas e eu tinha uma rotina de lavar roupa todos os dias pois eu era super encanada de misturar muito as roupas, separava demais, separava até mesmo as masculinas e femininas mesmo que fossem da mesma cor. Resolvi mudar a rotina para economizar e, hoje em dia, lavo as roupas no sábado, e o enxoval (cama e banho) no domingo. As roupas separo bem pouco, como somos apenas eu e marido, separo entre coloridas e branca+
    Beje e eventualmente separo as roupas muuuito sujas. Percebi que o mais importante é separar entre tecidos e não cor, porque tecidos mais pesados como jeans e lã acabam prejudicando as de tecido mais leve como algodão fininho. E não ocorre grandes tragédias se vc lavar vermelho com azul escuro ou preto. Uso sabão liquido para roupas sensíveis e acho muito bom, não deixa resíduos e rende bem. E uma das melhores facilidades domesticas que já conheci é a secadora de roupas. Ninguém merece varal!! E apesar de gastar energia, vc compensa pelo fato de não precisar de ferro. Se vc tirar ela ainda quentinha, é só dobrar e guardar!! Hehe…beijão!

  6. Tati 06/03/2012

    Thaís, vc não gasta muita água lavando roupa na máquina todos os dias?
    Aqui em casa somos apenas eu e meu noivo, então deixamos juntar uma quantidade boa de roupa pra lavar de uma vez (as vezes nem separo por cor e por sorte nunca tive problema rs). A minha separação é bem básica: roupas / meias / toalhas. Roupas íntimas lavo à mão, e as peças delicadas também. Mas ainda assim uso a máquina 2x por semana geralmente.

    Como moro em casa, reaproveito a água pra lavar a calçada (tenho cachorro) e também regar o jardim! Acho uma boa dica essa pois a economia na conta ao final do mês é grande!

    Beijos

  7. pri 06/03/2012

    Nossa, muito cuidadosa vc! Aqui em casa sou mais relaxada hehehe Lavo umas 3 vezes por semana a roupa e separo apenas em claras e escuras/coloridas. As claras e brancas eu mistura porque só uso alvejante seguro e realmente são claras, não soltam pelos ou mancham as brancas. As coloridas também não vejo problema em misturar com as pretas, por exemplo. E sobre lavar roupas vermelhas separadas, isso só se aplica nas primeiras duas lavagens e dependendo do tecido. Alguns nem soltam tinta. Não acredito que um tecido vermelho solte tinta pra sempre…

  8. Thais Godinho 07/03/2012

    Gente, vamos pôr as coisas em perspectiva! A rotina de cada casa depende de uma série de fatores:

    1 – A quantidade de pessoas na casa.

    2 – A quantidade de roupas usadas no dia-a-dia, se você sai muito de casa, se pega ônibus e senta em lugares públicos, essas coisas.

    3 – O tamanho da máquina de lavar.

    Quando eu era solteira e trabalhava em casa, lavava a roupa uma vez por semana. No máximo duas, quando colocava também roupa de cama e de banho. Isso não mudou muito mesmo depois de ter casado, pois trabalhei bastante tempo em casa.

    Quando voltei a trabalhar fora, pegar ônibus, estudar de noite, nosso filho nasceu, etc etc, nossa rotina precisou mudar. Nossa máquina não é grande (7kg) e também usa pouca água (ciclos extra-baixo, baixo, médio e alto), então não gastamos tanto (vem o mínimo de conta de água em casa).

    E é claro que, se eu tenho 3 camisetas vermelhas, não vou usar um ciclo inteiro de lavagem somente para isso. Costumo deixar juntar e lavar na semana seguinte. O outro ponto é que eu detesto passar roupa, e faz umas duas semanas que passei pela última vez. As nossas roupas não ficam amassadas porque tomo cuidado na secagem. Mesmo camisas, uso só em caso de extrema necessidade e, quando lavo, coloco no cabide (como a Thais comentou) para facilitar a passagem. Mas 95% das nossas roupas não precisam ser passadas, então não tem estresse.

    São necessidades diferentes. ;D

  9. JuhCimiano 07/03/2012

    Nossa, achei as suas dicas muito legais, principalmente pra passar a roupa, eu detesto, e tenho uma mania feia de amontoar de vários dias, e vou deixando tudo lá…
    Mas com as suas dicas, acho que vou mudar meu planejamento, vou passar mais vezes na semana, pelo menos umas 3 ou 4 vezes.

    Obrigada!

    BeijoO°
    JuhCimiano

  10. Aninha 07/03/2012

    Nossa, obrigada pelas dicas! Eu tinha passado por aqui não tem uma semana e pedido a vc estas dicas…não sei se foi atendendo meu pedido que vc fez o post…(pretesão a minha, hein?! rs)em todo caso…obrigada, mesmo! O melhor é q depois do seu post, outras leitoras tbm postaram mais dicas. Agora tá mais fácil pra eu aproveitar uma idéia aqui outra ali e melhorar a minha própria rotina. Valeu!!

  11. Monica Loureiro 09/04/2012

    Meninas,vocês tem alguma dica boa para toalhas? Costumam deixar de molho antes de colocarem na máquina? E peças íntimas? Existem sabões especiais para este tipo de roupa ?

  12. […] Fontes: Aqui e aqui Share this:EmailFacebookTwitterTumblrPinterestPrintGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  13. Nayara 10/05/2012

    Oi, tudo bem? Recentemente, aderimos aos cestos duplos aqui em casa, pra deixar a roupa já separada em branco, colorido, escuro e jeans/velcro. Roupa de cama, mesa e banho ficam próximos da máquina mesmo e esses cestos duplos ficam no banheiro. Isso já deu uma grande ajuda ao processo, mas gostaria de saber como você ou seus leitores fazem com as roupas que chegam úmidas (de suor da academia ou de chuva, por exemplo). Não colocamos no cesto junto com as outras, porque poderia mofar. Aí elas ficam “secando” em uma bancada no banheiro, mas fica um pouco feio entrar lá e dar de cara com aquele tanto de roupa espalhada… Será que alguém teria alguma ideia? Obrigada!

  14. Maria da Guia 13/06/2012

    Olá Thais, amei o seu site. Está me ajudando muito, pois no momento estou sem ajudante. Sinceramente, estou começando a pensar se elas são realmente tão necessárias. Obrigada.

  15. Maria da Guia 13/06/2012

    Eu de novo. Eu já tive uma máquina de 11 kg e não recomendo para ninguém, principalmente se vc é como eu e separa as peças como a Thais indicou. Ela demora horrores para encher, mesmo o menor ciclo demora umas 2 horas e às vezes as roupas não ficam totalmente limpas (principalmente para quem tem crianças em casa).

  16. […] organizar uma rotina de lavanderia para não deixar que nada se acumule. Aqui em casa nós temos esta rotina de lavanderia, mas é claro que cada casa, pessoa e família têm suas próprias necessidades. Observe-as e […]

  17. Helder 11/08/2012

    Olá,bom dia. Gostariabde saber como é o procedimento de lavagem na lavandeia. Eles misturam minhas roupas com as de outras pessoas? Tem algum tipo de procedimento padraão? E como fica a questão de ingiene?você tem alguma idéia de como é feito?
    Abraços.

  18. Helder 12/08/2012

    Bom dia,
    Gostaria de saber como é feita a lavagem nas lavanderias? Eles misturam nossas roupas com as de outras pessoas? E como fica a questão da higiene?
    Obrigado pala atenção .

  19. […] para simplificar a rotina de lavanderia Eu já escrevi um post sobre como nós organizamos a nossa rotina de lavagem de roupa e ele gerou uma polêmica porque eu disse que lavamos roupas todos os dias. Nós modificamos um […]

  20. Patricia 11/07/2014

    Thais, faça um post detalhado pra em como fazer para evitar passar todas as roupas !!! Muitas pessoas falam que conseguem isso mas as minhas saem da máquina e secam com aquele aspecto de mascadas( totalmente amarrotadas) !
    Vou amar saber como fazer isso !
    Obrigada !!
    Patricia

  21. leidimara camilo 28/11/2014

    Gente aqui em casa somos quatro pessoas,tenho duas filhas pequenas e odeio passar roupas, então devido a quantidade de pessoas estava ficando maluca com tanta roupa.Mas vi um video no youtube que me ajudou bastante. Como passar roupas no microondas, pois nunca gostei de colocar a roupa de cama amassada, mas e muito chato passar. Agora tiro as roupas da maquina, e ja passo no micro, estendo e tudo resolvido. Também procuro separar as roupas de cor, das brancas, e as toalhas coloco um pouquinho a mais de amaciante.