ou

Novas leis trabalhistas para o trabalho remoto apenas refletem a tendência que já suspeitávamos faz tempo: o profissional que trabalha em casa economiza recursos da empresa, trabalha em seu próprio ritmo e não perde horas no trânsito. O grande desafio aí é justamente o “trabalha em seu próprio ritmo”. Como fazer funcionar? Veja algumas dicas preciosas:

1. Saiba separar

Separe o trabalho da vida pessoal. O ideal é ter um cômodo dedicado somente a isso, onde você pode fechar a porta e esquecer que trabalha em casa.

2. A roupa influencia

Vista-se normalmente todas as manhãs, como se fosse sair de casa. Nunca trabalhe de pijamas. Trocar de roupa faz nosso cérebro mudar automaticamente para a seção “trabalho”, em vez de alimentarmos aquela sensação letárgica e preguiçosa ao permanecer de pijama o dia inteiro.

3. Defina seus horários

Tenha um horário para começar, almoçar e terminar e atenha-se a ele.

4. Mesa arrumada

Arrume sua mesa ao menos uma vez por semana, talvez às sextas-feiras, ao encerrar o expediente. Mantê-la arrumada fará com que seu trabalho renda mais porque você terá seu foco onde precisa.

5. Bom sono é tudo

Durma bem. Não é porque você trabalha em casa que assistirá filmes madrugada afora diariamente.

6. Priorize seu bem-estar

Invista em bons materiais, especialmente os que dizem respeito à ergonomia, como a cadeira. Você precisa trabalhar confortavelmente. Essas cadeiras são caras, mas valem o investimento.

7. Resista à tentação de voltar ao trabalho

Não trabalhe se já tiver encerrado o expediente. Isso inclui ler e-mails antes de dormir, por exemplo.

8. Beba água

Coloque uma moringa ou garrafa com água em sua mesa para não ter que ir até a cozinha e se distrair com outra coisa pela casa sempre que estiver com sede. Ou mesmo para se lembrar de beber água enquanto está concentrado(a) no trabalho.

9. Tenha um direcionamento

Aprenda a estabelecer prioridades para executar tarefas.

10. Pense no lado bom

Sempre que se sentir cansado(a) ou estressado(a), lembre-se que você poderia estar no trânsito. ;D

 

Thais Godinho
15/02/2012
Veja mais sobre:
14
Checklist de volta às aulas
10 coisas simples que fazem toda diferença na produtividade
Montando um guarda-roupa básico para ir trabalhar

 

  1. Anette 15/02/2012

    ÓTIMO post.

    Frequentemente trabalho em casa e fico de pijama…

    Faz muitíssimo sentido o que escreveu! Obrigada pelas dicas.

    Beijinho

  2. Julia 15/02/2012

    Oi Thais,

    Estou fazendo monografia e li em alguns posts seus que vc também está com este projeto. Tem algumas dicas sobre o assunto?

    Beijos

    • Thais Godinho respondeu Julia 15/02/2012

      Oi Julia. Ainda estou me organizando nesse sentido. =) Assim que tiver boas dicas eu posto aqui.

  3. Luly 15/02/2012

    Gostei das dicas, principalmente da cadeira, pois eu q trabalho com artesanato, croche, trico essas coisas, canso muito e sempre fico com dor nas costas. Mas continuo na duvida.
    E como trabalhar em casa, com uma bebe de seis meses e nao ter ninguem pra ajudar a cuidar, e precisar desse dindin????
    bjs.

  4. Adriana 15/02/2012

    “Vc poderia estar no trânsito” é um argumento fortíssimo, cooom certeza!!! 😀

    Usei seu texto ontem à noite, foi epic win! 😀 Beijo!!

    • Thais Godinho respondeu Adriana 15/02/2012

      Dri, que legal! Obrigada!

    • Thais Godinho respondeu Adriana 22/02/2012

      Oi Dri, que legal. Bjo!

  5. José Luiz 16/02/2012

    Tava precisando muito de dicas do tipo! Acho que um “Não coma na sua mesa de trabalho” também deveria ser incluído, pelo menos é meu maior problema, viu?

  6. Luks Vieira 17/02/2012

    Adorei as dicas, especialmente quando se trata de sempre voltarmos depois do expediente para olharmos o e-mail…rs.
    Att.,
    Luks

  7. Vanessa 21/02/2012

    Thais, não sei como ainda não tinha visitado este seu blog antes. Fiquei horas aqui ontem , pulando de post em post. Sou uma desorganizada crônica e agora diagnosticada com TDA. Isso quer dizer que com as coisas que eu realmente me importo sou bastante organizada, mas quando eu não estou no clima, não tem santo que dê jeito. Sou mãe, escritora – e trabalho em casa- então organização é algo que eu realmente preciso cultivar. Acho que virarei visitante diária por aqui, já assinei o reader, atualizações do FB e vamos que vamos :-). Se eu conseguir me curar, aviso Um abraço e parabéns pelo trabalho.

  8. Ana Claudia 20/11/2012

    Oi Thais,

    Suas dicas são muito válidas.
    Ainda não olhei o seu blog todo.
    Eu sou arquiteta e trabalho em casa. A disciplina para separar o horário de trabalho do de dona de casa é muito difícil. O que eu acho mais complicado é organizar o meu tempo profissional, já que além de projetar atendo clientes, visito a obra, cuido do marketing, etc. Você tem dicas de como dividir melhor este tempo?

  9. Renata 09/12/2012

    Para quem trabalha em casa tem que ter em mente que é um trabalho sério, tem que ter uma meta traçada, horário estipulado, trajado de maneira adequada, um canto transformado em escritório, com sua mesa e cadeira confortável, pois passará várias horas se dedicando ao seu negócio, tem que se dedicar plenamente, pense que é daí que se consegue o sustento, mas também podemos nos dedicar muito mais aos nossos familiares do que se estivesse em uma empresa de terceiros que nem ao menos pudesse se ausentar para levar um filho ao médico sem o seu chefe ficar de cara feia. Bem essa é minha maneira de pensar e é assim que estou trabalhando. Obrigada a todos.

  10. Adriana Duarte 12/05/2017

    A gente que trabalha em casa tem que ter em mente que é fundamental estar sempre bem organizado pra melhor produtividade do nosso dia. Como ter um espaço só seu para trabalhar, usar roupas para a ocasião, definir horários para o trabalho e justamente ter os materiais de fácil acesso, sempre que precisar. Ótimas dicas! Só quem faz trabalho manual sabe o quanto é difícil organizar os materiais de artesanato e não fazer bagunça enquanto se cria.