ou

Dinheiro não traz felicidade, mas traz tranquilidade. Se você faz parte do 1% da humanidade que não precisa se preocupar com dinheiro, considere-se um felizardo. No entanto, se você pertence aos outros 99% e gostaria de economizar um pouco mais, essas dicas podem ser úteis:

  1. Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas.
  2. Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.
  3. Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
  4. Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.
  5. Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder te emprestar.
  6. Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez através de um hobbie.
  7. Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.
  8. Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular. Eu uso o Minhas despesas, mas existem vários.
  9. Leve comida de casa para o trabalho.
  10. Procure resolver mais coisas em casa sozinha(o) do que contratando o serviço. De instalar chuveiro novo a pintar a casa.
  11. Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
  12. Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.
  13. Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc, especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça.
  14. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.
  15. Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem em vez de ter vontade de comprar coisas novas.
São pequenas dicas que podem fazer diferença no seu bolso diariamente. E você, tem alguma dica para economizar dinheiro?

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):

Por FeedBurner

Thais Godinho
13/02/2012
Veja mais sobre:
103
Não gaste dinheiro à toa
Como economizar água
Montando um livro de preços

 

  1. Poupadinho 29/01/2014

    Pequenos gestos que geram grandes poupanças.
    Boas dicas.

  2. luciana bitencourt 10/03/2014

    Boa Tarde

    As dicas são valiosas, porém ha bastante tempo antes de efetuar uma compra sempre faço uma análise de custo/beneficio, hoje tenho bastante tranqüilidade financeira, pois sei que o mercado está cheio de ofertas, porém temos de ser seletivos em nossas escolhas, não tenho mais o impulso pela compra, mas fui adquirindo este habito ao longo do tempo e digo que me trouxe muita tranquilidade, pois o dinheiro e para nos trazer tranqüilidade e não aborrecimentos

    att

    luciana

  3. monica 11/03/2014

    nunca acredite em vendedor ou mascate q diz.é só pra daqui um mês.
    porque esse mês chega e ai algum imprevisto acontece .e agora como pagar?
    então pense bem .

  4. ana paula 20/03/2014

    tenho 28 anos, tenho 2 filhos,sou mae solteira.como faço pra economizar pra comprar minha casa propria.naõ sou consumista,consigo me controlar os que os meus olhos deseja.qual e o 1ºpasso que começo.as financiadora não me aprovam. meu salario é r$1.015.nesses casos como faço?

    • Alessandra respondeu ana paula 25/03/2014

      1. passo abra uma poupança (na caixa economica é a melhor na minha opinião), todo dinheiro que sobrar no mês, guarde na poupança.

    • Creide J Santos respondeu ana paula 21/08/2014

      Ana Paula, cadastre-se na sua prefeitura ou entidade que administra o projeto Minha Casa Minha Vida. Aqui em Curitiba as mães solteiras tem prioridade para ficar com uma casa ou apartamento nos conjuntos habitacionais que a prefeitura viabiliza através da COHAB.
      Também sugiro (além da poupança) fazer um trabalho extra qualquer e toda a renda obtida guardar na poupança. Em aniversários e natais, peça o presente em dinheiro para sua casa própria. Geralmente ganha-se coisas inúteis ou supérfluas e o dinheiro do presente irá engordar sua poupança.
      Converse com seus filhos e explique que a prioridade é a casa própria de vocês, um lar onde serão felizes, onde cada um terá seu quarto, etc. Ensine-os a sonhar e a planejar a realização de cada sonho, transformando as metas em tarefas diárias, semanais, mensais, até a completa realização do sonho.
      Anotar esses sonhos numa folha de papel por item também ajuda a se planejar e a visualizar o que se quer.
      Eu conquistei minha casa e tudo o que ela contém de bonito dessa forma.
      Boa caminhada.

  5. Douglas Moraes 03/04/2014

    Thais, parabéns pelo artigo, muito direto o assunto e muito eficaz. Acho que economizar é exatamente fazer dessas dicas um hábito. Sucesso Sempre!

  6. vanise nascimento dos santos 03/04/2014

    amei todas as dicas vou tentar colocar em pratica, obrigada

  7. Luis Henrique 18/04/2014

    Nunca empreste algo que vc acabou de comprar, empreste aquilo que vc geralmente não usa muito. Pq dps, vc verá como é ruim emprestar coisas novas.

    • Thais Godinho respondeu Luis Henrique 18/04/2014

      Para quem é budista, o legal é emprestar aquilo que você é mais apegado. =)

    • Gi respondeu Luis Henrique 01/01/2015

      Luis, sabe o que tenho percebido nesses últimos tempos? Comprar em demasia ou não compartilhar o que você tem resulta em duas situações: desperdício e acúmulo que incomoda! Acúmulo de gorduras, acúmulo de tralhas, dinheiro indo pelo ralo junto com a comida que compramos a mais porque acreditamos que pode vir a faltar.

      Esse é o maior problema que impede compartilhar: o medo de que possa vir a faltar. Mas e se faltar? À medida que vc se torna solidário, esse medo será menor e mais fácil de administrar o que se tem. Feliz 2015!

      • Patricia respondeu Gi 03/04/2016

        Q legal! Adorei e concordo com o que vc escreveu!

  8. marilene 25/04/2014

    parabens adorei seu blog me ajudou bastante e ainda vou pesquisar mais .

  9. euda 26/04/2014

    Só não concordo com a 5 sugestão. Não gosto deste hábito……….

  10. Jorge Bizerra 17/05/2014

    Poupar dinheiro é muito difícil, porque numa Cidade como Luanda, poupar é difícil porque se você não tem, então ter que comprar, porque ninguém aceita emprestar, dizem que quem empresta nunca melhora.
    Então poupar é difícil, mas não podemos deixar de poupar o bocado que temos. Vamos economizar.

  11. Francisco Guedes 21/06/2014

    Eu li o artigo, e gostei muito vou aplicar as 15 formas durante esse final de semestre e veremos no que resulta.

    Grato. Boa Noite

  12. Graziele 02/07/2014

    Suas dicas são bacanas, e eu tenho uma bem legal.
    Junte moedinhas.
    Faça um cofre de uma maneira que só dê para colocar as moedas e que não dê para tirá-las com facilidade, o cofre também não pode ser transparente, pois assim você não fica tentado a retirar as moedas. estipule um período. Tipo, daqui ha 3 meses, você vai abrir o cofrinho.
    Todas as moedas de troco que for recebendo coloque neste cofrinho, de qualquer valor.
    Na primeira vez que juntei moedinha, fiz por um período de 3 meses e quando abri o cofrinho , tinha mas R$ 250,00 só em moedas. Faço isso sempre agora, e toda vez que começo estipulo um prazo maior.

    • andreia siilva respondeu Graziele 31/08/2016

      Caramba!!! 250 em 3 meses… legal a idéia pq as vezes temos moedinhas e ficamos dando no semaforo…

  13. Rafael 14/07/2014

    Ola, muito bom este seu artigo! Gostei muitos das dicas!

    tem um site legal em que eu li um artigo falando sobre como economizar dinheiro, e que me ajudou bastante também com este tema, e acho que vale a pena ler…

    http://seuguiadeinvestimentos.com.br/como-economizar-dinheiro/

    Parabens pelo site! Abraços!

  14. Maria 26/07/2014

    Gostei das sugetões, vou seguir passo a passo
    preciso economizar, sou muito gastadeira…
    e não vale à pena.

  15. Nossa Thais!
    que dicas legais que você disponibilizou, eu gostei muito.
    Eu também já tiver muita dificuldade em economizar dinheiro, vivia endividada com muitas contas para pagar, e eu cheguei ate a ter depressão por isso, mas graças a Deus eu conseguir vencer essa situação e consegui ter mais controle com meu dinheiro, e hoje com a minha experiência eu tenho um blog para ajudar as pessoas que tem essa dificuldade.

  16. Eliane 25/08/2014

    Thais, outra dica e ir ao supermercado depois do jantar, nunca antes. E tambem va com uma listinha do que necessita comprar. Ficar andando no supermercado a toa e com fome vai te levar a gastar mais. Isto tambem vale para os passeios ao shopping sem nenhum proposito, va ao um parque se quiser andar a toa!

  17. jhenifer Binott 10/09/2014

    tenho 16 ano e para economisar abrir uma conta poupança acho que isso vai me ajudar no futuro mais ainda compro muitas coisa futeis o que fazer ?

    • Gi respondeu jhenifer Binott 01/01/2015

      Saia de casa com o mínimo possível, de preferência só com o dinheiro da passagem (para o lanche da escola, leve frutas e sucos de casa, além de mais saudável, você não gastará).

      O dinheiro que sobrar em casa, coloque na poupança.

      Com 16 anos você já pode estagiar ou procurar um programa de jovem aprendiz. Além de garantir experiência de trabalho, você ainda ganha um dinheirinho. Sucesso em 2015!!!

  18. Miki 19/09/2014

    gostei muito do seu blog e de economizar dinheiro, mas eu não consigo economizar dinheiro, eu sempre tento juntar dinheiro para comprar um celular novo( Moto G)mas eu gasto com coisinhas que não vale a pena comprar. Pode me responder ?
    Obrigada…
    Meu nome é Miki…
    Tenho 12 anos, e sou menina se você não souber.

  19. Gi 01/01/2015

    Thais, primeiramente quero parabenizá-la pelo site. Sensacional! É uma ajuda valiosa.
    Gostei muito desse post e acrescentaria que um “ralo sem tampa” no orçamento, pelo menos para as mulheres, é a parte estética/salão. Por exemplo quem opta por ser loira ou ruiva com certeza vai gastar muito para retocar a cor, com hidratações etc. Quem quiser economizar, o jeito é manter a cor original, optar por hidratações caseiras, aprender a fazer a unha. Não é nenhum absurdo, afinal fora do Brasil é extremamente comum as mulheres fazerem tudo isso em casa.
    Dar valor a cada dinheirinho gasto é como quem quer emagrecer: se você perde um quilo por mês, em uma ano terá perdido incríveis 12 quilos. Da mesma forma, gastos com miudezas, como balas e chocolates, ou com cigarros e cervejinha, ou ainda o cafezinho no bar, tudo isso contribui para grandes perdas no fim das contas, só que são imperceptíveis naquele momento (como perder um quilo em um mês), mas no fim das contas o somatório tem um grande impacto! Obrigada por compartilhar sua sabedoria conosco! Feliz Ano Novo pra você e sua família!

  20. cidileice araujo 03/01/2015

    ola gente eu tenho um cartao no valor de 350.o meu esposo ta queredo compra um carro se for da vontade de jesus minha filha estuda em colegio paticular nois pagamos casa,agua,luz,intrnete atc……… o qui fazer pra economizar.

  21. Déldina 07/01/2015

    Gosto muito da iniciativa de desestimular o consumismo. O simples é bom.

  22. Claudio Santos 09/01/2015

    Muito boa suas dicas, gostei muito, também tenho umas dicas e um mini e-book com algumas dicas, espero que não se incomode com o link abaixo,

    http://bit.ly/17rHCrY

  23. […] aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos” (Thais Godinho: Dicas para economizar dinheiro). Faz bem para a saúde e para o […]

  24. Alexandre Fernandes 03/03/2015

    Achei as dicas bem legais para economizar dinheiro e tenho uma para ajudar: na hora de fazer compras, utilize um comparador de preços, como por exemplo o http://encontrebarato.com.br . Foi muito útil quando eu quis trocar de celular, já que pelo comparador eu pude ver onde o modelo que eu queria estava disponível e onde o preço estava mais em conta. É de bom tom pesquisar na internet antes da compra final.

  25. Joaquim de Sousa Andrade 25/03/2015

    Gostei muito das dicas para economizar dinheiro….. obrigado!

  26. tenho 16 anos e ganho atualmente 1.400 reais , sei que não ganho mal para a minha idade so que não estava
    sabendo administrar direito os meus gastos , com o blog eu me reeduquei novamente me ajudou demais são maravilhosas as dicas parabéns !

  27. joze camila 24/04/2015

    Eu gasto muito em 1 ano gastei 35 mil que ganhei no pé quente bradesco ai depois esse mes gastei 4 mil que vinha juntando o que faço preciso de ajuda porque acho que isso è doença neh em gastar demais

  28. Cristiane Gouget 10/09/2015

    Thais,

    Olá, tudo bem? O artigo ficou bem organizado e as dicas são ótimas! Se me permitir no seu item 14, elaborei um artigo onde abordo brincadeiras na educação financeira infantil. Link: http://guardedinheiro.com/brincadeiras-na-educacao-financeira-infantil/

    Sucesso e abraços,

    Cristiane Gouget

  29. gabrie 28/10/2015

    Muito boas as dicas.. quero compartilhar aqui tbm um ebook que tem me ajudado bastante a economizar sem deixar de me divertir! recomendo muuuuuito esse ebook: http://hotmart.net.br/show.html?a=I3513322O
    Abraços a todos!

  30. Daniel 10/11/2015

    Super show suas dicas, achei maravilhoso seu post.
    Sucesso e continua assim escrevendo conteúdo de qualidade.

  31. Nathan King 29/01/2016

    Melhores dicas! Vlw! 😀

  32. Osvaldo 21/05/2016

    Adorei as dicas…

  33. Osvaldo 21/05/2016

    Adorei as dicas…muito obrigado vai me ajudar bastante nas poupanças pra este e proximo mês.

  34. douglas 06/06/2016

    bom dia a todos, muito bom este artigo veio de encontro com a minha filosofia de vida., tenho 50 anos., ja fui um grande devedor a 5 anos atras, primeira coisa que fiz foi me livrar dos cartões de credito, foi muito difícil é igual a um vicio.

  35. […] também essas 15 dicas fantásticas e muito práticas para você começar a economizar dinheiro hoje com pequenas atitudes do dia a […]

  36. arthur torres 15/07/2016

    muito obrigado….ajudou muitooo

  37. Rodolfo Barros 20/07/2016

    economia pura esse seu pots. muito boas dicas. realmente cortar gastos e usar tudo com moderação é uma da maneiras de adquirir controle financeiro e estabilidade financeira.

    Dividas são dor de cabeça. obrigado por suas dicas.