ou

Um post direto ao ponto, porque estamos em fevereiro e a vida passa voando!

1. Analise a sua vida nesse exato momento

O que te deixa feliz? O que te deixa irritada(o)? O que você gostaria de mudar? O que gostaria de manter? O que gostaria de ter? Divida uma folha de papel em duas colunas e coloque de um lado o que deve ficar e o que deve ir embora. Isso vai servir para você ver com seus próprios olhos o que está te incomodando ou te segurando.

2. O que precisa ser feito?

Tome decisões práticas para o que você quer mudar. Se precisa pagar alguma dívida, faça as contas, faça planos. Seja realista nesse aspecto. Se precisa emagrecer, o que você sabe que dará certo? Não estamos falando de achismos por aqui – já foi o tempo. Se você sabe que só consegue emagrecer fazendo exercícios, monte uma rotina que você conseguirá seguir, longe de um ideal. Deixe o ideal para depois do suficiente, que vem depois do mínimo. O importante é começar e, para isso, você precisa de:

3. Baby steps

Ou passos de bebê, em português. Significa fazer uma coisa de cada vez, dar o primeiro passo, depois outro, e assim ir em frente, sem a expectativa da visão final. Eu, por exemplo, adoraria que a minha monografia já estivesse concluída, mas vou precisar me organizar para começar a escrevê-la do zero – isso porque nem tema definido eu tenho ao certo. Mas eu sei que, em outubro, ela deverá ser entregue. Eu sei que devo listar os passos e começar com o mais fácil, pois a cada passo eu estarei mais perto da conclusão do meu objetivo.

4. Registre e revise seus projetos

Tenha um caderno, use o Google Docs, o Toodledo, mas registre cada projeto e o andamento dele, para saber onde você está. E faça uma revisão semanal para ir dando seus passinhos sempre que tiver um tempinho. Você vai ver como conseguirá concluir seus projetos até mesmo sem perceber. Organização é isso! É simplificar a vida!

5. Cuide da sua saúde

Porque, sem ela, você não consegue fazer nada! Dê prioridade e marque seus exames de rotina amanhã. Tá bem?

Thais Godinho
05/02/2012
Veja mais sobre:
Objetivos
1
Um dia eficaz, por Tim Ferriss
Linkagem: perguntas mais frequentes sobre organização
3 práticas de organização que eu gostaria de ter aprendido 10 anos atrás

 

  1. gisele lopes 05/02/2012

    Oiii Thais adorei, meu ajudou muito, quero realizar o projeto de poupar todo mês!