ou

Imagem: Better Homes and Gardens

Organizar a despensa é um desafio porque dependemos muito do espaço que temos, mas mesmo em apartamentos pequenos é possível encontrar soluções criativas que atendam bem a família. Veja 5 passos para deixar a sua despensa organizada:

1. Separe tudo

Tire tudo de dentro da despensa e separe por categorias. Sim, vai dar um trabalhão, mas é a única maneira de saber o que você tem e como pode se organizar. Para saber como separar os alimentos, basta se lembrar das seções do supermercado: mercearia, grãos, macarrão, legumes, frutas etc.

2. Jogue fora o que estiver vencido

Se você tem bastante coisa, provavelmente vai se deparar com um montão de produtos vencidos. Eu sei que é uma pena, mas jogue fora sem dó. Não vale correr o risco de intoxicação. Lembre-se disso quando for organizar or produtos de volta nas prateleiras, colocando os que estão mais próximos do vencimento na frente.

3. Agrupe os semelhantes

Junte os extratos de tomate, os sucos em pó, os pacotes de cereais e os outros produtos semelhantes uns com os outros. Você também pode colocar juntos os produtos que preparam uma refeição, como os pacotes de macarrão junto com os molhos, por exemplo.

4. Arrume os itens menores em compartimentos

Cestos de plástico são excelentes para organizar os pacotes pequenos. Nessa hora, o que conta é a padronização: use cestos da mesma cor ou estilo para guardar tais itens e manter a despensa visualmente bem organizada.

5. Arrume!

Comece a colocar as coisas de volta às prateleiras seguindo os passos acima. Depois, verifique os artigos básicos que você precisa sempre ter e faça uma lista de compras.

Outras dicas para deixar sua despensa funcionando:

  • Arrume os itens mais usados nas prateleiras que ficam à altura dos olhos.
  • Embaixo, coloque os itens mais pesados visualmente, como papel higiênico, rolo de papel toalha etc.
  • Etiquete os cestos com o que tem dentro.
  • Se o armário tiver portas, utilize ganchos internos para colocar mais coisas.
  • Guarde os itens de limpeza longe dos alimentos.
  • Temperos e grãos podem ser guardados em potes herméticos para facilitar o manuseio.
  • Use cestos ventilados para frutas e legumes.

Ter uma despensa organizada é prático, faz com que você economize dinheiro e facilita na hora de fazer compras. Como é a despensa da sua casa?

Thais Godinho
18/01/2012
Veja mais sobre:
10
Rotina de lavanderia
12 receitas para você fazer nesse outono
Limpe a bancada da sua cozinha

 

  1. Eliza 18/01/2012

    Thais, adorei suas dicas! Estou querendo comprar potes herméticos em quantidade e todos iguais para arrumar a minha dispensa. Acho que vai ficar organizado e bonito. Você sabe onde encontro aqui no RJ em um valor em conta? Obrigadaaa!

    • Thais Godinho respondeu Eliza 20/01/2012

      Eliza, não conheço muito o RJ. Se tiver algum bairro onde existam aquelas lojas de equipamentos para cozinhas profissionais, que vendam louças baratas etc, com certeza você encontrará mais em conta. Na Tok&Stok também tem com preço médio encontrado em outras lojas comuns, tipo uns R$18,00.

    • Elisabete respondeu Eliza 25/09/2014

      Eliza

      Existe uma loja no Centro do RJ chamada Principado das Louças que tem muitas coisas bonitas. Fica localizada na Avenida Marechal Floriano.
      Espero ter ajudado.

  2. Martha 18/01/2012

    Olá… onde será que encontramos essas prateleiras organizadoras? acredito que a gente possa usar para organizar pratos, xicaras, copos… fico no aguardo se caso saiba onde é possível encontrar essas prateleiras organizadoras. bjs e seu blog é muito legal.

    • Thais Godinho respondeu Martha 20/01/2012

      Oi Martha, em breve farei um post sobre uma loja onde encontramos essas prateleiras. =)

  3. Suelen 18/01/2012

    Ola Thais, achei seu blog hj e ja li um monte de posts! To adorando, vc escreve super bem!!
    Bom, aqui na minha casinha eu tenho um pequeno armario de cozinha onde guardo os alimentos. Eu procuro organizar grãos junto de grãos, os molhos juntos e por aí vai. Tb coloco em outra prateleira tudo q eh relacionado a cafe da manhã. Até que não fica tão mal assim.
    Estou gostando de saber sobre o Fly Lady; parece um bom jeito de organizar a vida e a casa!!!
    Beijos,
    Suelen.

  4. Thais Bessa 20/01/2012

    Aqui em casa em bastante espaco, mas eu ainda sonho em ter uma butler’s pantry, sabe, daquelas que eh um comodo ou mega-armario separado, pra ver tudo juntinho e arrumadinho, hehe.

    Bjos

    • Thais Godinho respondeu Thais Bessa 28/01/2012

      Ai Thais, meu sonho também!

  5. Cristiano 05/07/2013

    Boa tarde Thais, leio sempre seu blog, mas nunca comentei nada. Estou preste a mudar para o meu primeiro imovel e como sou extremamente organizado, vou aproveitando suas dicas para deixar tudo lá muito bem.

    Bem meu comentario é no intuito de ajudar suas leitoras, que perguntaram sobre os potes para mantimentos e tambem prateleiras organizadoras, façam buscas por imagens no google e encontrará de tudo. Achando o item que precisa, verifique o site do fabricante, pode ser que encontre uma loja no seu estado ou até mesmo sua cidade, senão, verifique a confiabilidade do fabricante e compre pela internet mesmo. Embora alguns itens, por necessidade ou mesmo por tato é melhor comprar pessoalmente. Mas espero que ajude suas leitoras. Um forte abraço. E otimo final de semana.

  6. auxiliadora corecha 02/09/2014

    Bom dia thais! Valeu a dica pois eu nunca havia arrumando um armario de mantimentos sempre trabalhei fora e nunca de importância a essas coisa. , hoje n trabalho mas fora e agora estou curtindo casa e tudo que vou arrumar tenho que buscar na Internet e amei suas dicas aramario em ordem, avts tambem estou”casa e armario novo”bjs.